Oliveirense João Barreiros apresenta livro “Se eu pudesse amava-te”

Oliveirense João Barreiros apresenta livro “Se eu pudesse amava-te”

O oliveirense João Barreiros apresenta, no próximo domingo, dia 19 de agosto, pelas 15h00, em Vilela, Oliveira do Hospital, o seu terceiro livro “Se eu pudesse amava-te”.

Natural da freguesia de Nogueira do Cravo, em Oliveira do Hospital, e atualmente residente em Lisboa, João Barreiros escolheu as suas origens para apresentar mais uma obra de poesia.

Esta manhã, em entrevista na Rádio Boa Nova com Jorge Ramos, o autor explicou de que forma a escrita e a poesia começaram a fazer parte da sua vida.

“Inicialmente comecei um bocado por necessidade da vida”, refere, dando conta de que foi com o propósito de “cativar uma pessoa”. “Foi uma casualidade”, reforçou. Posteriormente, conseguiu “enquadrar-se” e “sentir-se bem com o que escrevia. “Fui cultivando este meu gosto pela poesia até aos dias de hoje”, afirma.

Após uma pausa na escrita, a sua passagem por Guiné Bissau, acrescida pela distância e saudades da família, suscitaram, de novo, a vontade de transcrever para o papel os seus pensamentos. Assim, surge o seu primeiro livro “A Viagem”, uma autobiografia. Surge depois o “Vice-Versa, “mais baseado no geral, nas pessoas e nos momentos da vida”. Quanto à coragem para lançar a sua primeira obra, João Barreiros confessa que não foi fácil. “A gente nunca tem a certeza se estamos devidamente preparados para avançar. Não sabemos, ao certo, se temos capacidades de sermos bons”, explica.

Prestes a lançar esta sua nova obra, que já se encontra disponível em várias plataformas digitais e livrarias, o autor deixa um “profundo agradecimento” ao presidente da Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo, Luís Nina, e ao presidente da Comissão de Melhoramentos de Vilela, Luís Nunes. “Sem eles, efetivamente não conseguiria, de alguma forma, ir à minha terra”, afirmou. João Barreiros adiantou, ainda, que a apresentação do livro está “integrada numa pequena festividade dedicada aos emigrantes”, em Vilela. “É uma comunhão de duas coisas que se ligam”, rematou.

No que diz respeito a publicações de obras, o autor revela que nem sempre é fácil. “O mundo literário e das editoras não é um mundo fácil. É bastante competitivo. Para um autor que não é conhecido, é bastante difícil, quer escolher uma editora, quer também a editora se rever na sua linha editorial e poder publicar”, concluiu.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Pombal: GNR apreende 45 aves de espécies cinegéticas protegidas
Next Aveiro: PJ deteve dois homens pelo crime de burla

Artigos Relacionados

Informação

Rodrigo Leão apadrinha Mesa de Gouveia no concurso 7 Maravilhas à Mesa

Rodrigo Leão é o padrinho da Mesa de Gouveia no concurso 7 Maravilhas à Mesa, a única ainda em competição de toda a Beira Interior e Distrito da Guarda.

Informação

EPTORADIO estreia esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

A Eptoliva estreia hoje na Rádio Boa Nova o programa EPTORADIO.

Última Hora

Previsão de chuva, vento e descida das temperaturas nos próximos dias

A chuva, o vento e a descida das temperaturas estão de regresso a Portugal continental devido à passagem de sucessivas superfícies frontais a norte da Península Ibérica.

Informação

Condutora gravemente ferida em despiste no IP3

O despiste de uma viatura ligeira, no IP3, na zona de Almaça, Mortágua, provocou, ontem à tarde, ferimentos graves à condutora com 40 anos de idade, …

Informação

Universidade Senior de Nelas estreia web rádio

O dia 30 de junho vai ficar na história da Universidade Sénior de Nelas com o início de emissão da Web Rádio deste projecto educativo e social…

Politica

Líder do PS Arganil nomeado assessor do secretário de Estado da Agricultura

O presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Arganil, Fernando Vale foi nomeado assessor do secretário de Estado da Agricultura. Fernando Vale é engenheiro florestal e, à data da

Última Hora

Sismo de magnitude 2,8 registado na Mealhada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera detetou, pelas 12h30 de ontem, um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter na Mealhada, distrito de Aveiro.

Região

Homem morre em acidente com máquina agrícola em Montemor-o-Velho

Um homem de 44 anos morreu ontem em Arazede, Montemor-o-Velho, na sequência de um acidente com uma máquina agrícola, um “Dumper”, onde acabou por ficar entalado. Segundo os bombeiros voluntários

Última Hora

Presidente da Assembleia de Góis renunciou ao cargo

O presidente da Assembleia Municipal (AM) de Góis, José António Carvalho, renunciou ao cargo alegando razões políticas e de saúde, disse o próprio à agência Lusa.

Última Hora

Coimbra com 45 dias de festa em Programa de Natal e Fim de Ano

Coimbra prepara-se para receber a quinta edição do programa “Luzes Sobre a Baixa”, com início dia 1 de dezembro, que pretende assinalar a época natalícia, ao longo de 45 dias.

Informação

Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje, dia 18 de novembro, a proteção civil alerta…

Destaque

Idoso morto em assalto em localidade de Arganil

Um homem de 83 anos morreu ontem, ao início da noite, na sequência de um assalto violento ao estabelecimento comercial de que era proprietário na localidade de Casal de S.

Região

Criança colhida mortalmente por comboio na Guarda

Uma criança foi hoje colhida mortalmente por um comboio no apeadeiro de Sobral da Serra, na Guarda, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Informação

Oliveira do Hospital vai contrair empréstimo de dois milhões de Euros

Foi unânime a posição da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital na aprovação da proposta de contratação de um empréstimo de dois milhões de Euros…

Última Hora

Quatro vítimas dos incêndios de outubro continuam internadas

Quatro vítimas dos incêndios de outubro continuam internadas, entre elas, uma criança de 12 anos.

Última Hora

Acidente entre ligeiro e pesado provoca um morto no IC2 em Pombal

Um acidente ocorreu hoje entre uma viatura ligeira e um pesado no Itinerário Complementar 2 (IC2), em Pombal, e provocou um morto e um ferido ligeiro.

Informação

Seia: Raposeira abriga plantação de sequóias gigantes

Volvidos quatro anos, e depois de ultrapassadas algumas dificuldades, a Câmara Municipal de Seia e a Casa de Santa Isabel adaptaram e colocaram em prática o projeto …

Região

Acusado de atropelar peregrinos admite culpa, mas “não estava embriagado”

O arguido que atropelou mortalmente cinco peregrinos em Coimbra admitiu hoje a culpa no acidente, mas assegurou que, apesar de ter bebido “umas cervejas”,

Politica

CDU responsabiliza PS por resultados insatisfatórios e de fabricar “votos a martelo”

A CDU reduziu a votação conseguida quer para a Câmara Municipal com Luís Almeida (263 votos) quer para a Assembleia Municipal (426 votos)…

Última Hora

Meruge recria “Ciclo do Pão” no dia 23 de setembro

A Junta de Freguesia de Meruge e a ADSC Vale do Cobral realizam, no próximo dia 23 de setembro, pelas 15h00, na eira singular da Lage Grande, em Meruge, a

Última Hora

Seia: GNR deteve oito homens e duas mulheres por tráfico de estupefacientes

Oito homens e duas mulheres, com idades entre os 16 e os 46 anos, foram detidos por suspeita de tráfico de droga, no concelho de Seia.

Informação

Misericórdia de Galizes vai criar Centro de Acolhimento Temporário para a deficiência

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes vai apostar numa nova valência. Trata-se de um Centro de Acolhimento Temporário para crianças e jovens deficientes…

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 12 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH. Dele

Nacional

GNR reforça patrulhamento nas florestas e apela à sensibilização

A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça, a partir de hoje, o patrulhamento de visibilidade direcionado para a prevenção de incêndios,….