Oliveirense João Barreiros apresenta livro “Se eu pudesse amava-te”

Oliveirense João Barreiros apresenta livro “Se eu pudesse amava-te”

image_pdfimage_print

O oliveirense João Barreiros apresenta, no próximo domingo, dia 19 de agosto, pelas 15h00, em Vilela, Oliveira do Hospital, o seu terceiro livro “Se eu pudesse amava-te”.

Natural da freguesia de Nogueira do Cravo, em Oliveira do Hospital, e atualmente residente em Lisboa, João Barreiros escolheu as suas origens para apresentar mais uma obra de poesia.

Esta manhã, em entrevista na Rádio Boa Nova com Jorge Ramos, o autor explicou de que forma a escrita e a poesia começaram a fazer parte da sua vida.

“Inicialmente comecei um bocado por necessidade da vida”, refere, dando conta de que foi com o propósito de “cativar uma pessoa”. “Foi uma casualidade”, reforçou. Posteriormente, conseguiu “enquadrar-se” e “sentir-se bem com o que escrevia. “Fui cultivando este meu gosto pela poesia até aos dias de hoje”, afirma.

Após uma pausa na escrita, a sua passagem por Guiné Bissau, acrescida pela distância e saudades da família, suscitaram, de novo, a vontade de transcrever para o papel os seus pensamentos. Assim, surge o seu primeiro livro “A Viagem”, uma autobiografia. Surge depois o “Vice-Versa, “mais baseado no geral, nas pessoas e nos momentos da vida”. Quanto à coragem para lançar a sua primeira obra, João Barreiros confessa que não foi fácil. “A gente nunca tem a certeza se estamos devidamente preparados para avançar. Não sabemos, ao certo, se temos capacidades de sermos bons”, explica.

Prestes a lançar esta sua nova obra, que já se encontra disponível em várias plataformas digitais e livrarias, o autor deixa um “profundo agradecimento” ao presidente da Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo, Luís Nina, e ao presidente da Comissão de Melhoramentos de Vilela, Luís Nunes. “Sem eles, efetivamente não conseguiria, de alguma forma, ir à minha terra”, afirmou. João Barreiros adiantou, ainda, que a apresentação do livro está “integrada numa pequena festividade dedicada aos emigrantes”, em Vilela. “É uma comunhão de duas coisas que se ligam”, rematou.

No que diz respeito a publicações de obras, o autor revela que nem sempre é fácil. “O mundo literário e das editoras não é um mundo fácil. É bastante competitivo. Para um autor que não é conhecido, é bastante difícil, quer escolher uma editora, quer também a editora se rever na sua linha editorial e poder publicar”, concluiu.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Pombal: GNR apreende 45 aves de espécies cinegéticas protegidas
Next Aveiro: PJ deteve dois homens pelo crime de burla

Artigos Relacionados

Sociedade

Humberto Oliveira recandidata-se à Câmara de Penacova

A Concelhia do PS de Penacova aprovou, por unanimidade, a recandidatura de Humberto Oliveira ao Município de Penacova, no distrito de Coimbra.

Região

Idanha-a-Nova: Homem morreu após ser eletrocutado em acidente de trabalho

Um homem de 45 anos morreu, na manhã desta sexta-feira, após ter sido eletrocutado em plena via pública.

Última Hora

Nasceu mais um bebé no SAP do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Passava pouco tempo depois das três da manhã, quando uma jovem parturiente, tendo-se deslocado em carro próprio, entrou em trabalho de parto já no SAP (Serviço de Atendimento Permanente) do

Última Hora

Exposição “Livros da Memória, Memória dos Livros” inaugurada hoje em Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital vai acolher a exposição “Livros da Memória, Memória dos Livros”. A inauguração acontece hoje, dia 6 de fevereiro, pelas 15h00.

Região

Despiste de trator faz um ferido grave em Viseu

Esta manhã, um trator despistou-se e fez um ferido grave, na localidade de Póvoa de Penela, Penedono, no distrito de Viseu.

Informação

Missão Sorriso apoia “Casa da Obra” em projeto de recuperação das estufas e promoção de alimentação saudável

A Obra D. Josefina da Fonseca, instituição de Oliveira do Hospital, foi uma das contempladas pela Missão Sorriso, promovida pelo Continente,…

Última Hora

UGT defende conclusão do IC6 e investimento no interior

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu hoje a conclusão do Itinerário Complementar (IC) 6, que deveria ligar Coimbra à Covilhã, considerando que é necessário investir em rodovias para valorizar

Região

Homem encontrou cannabis quando apanhava míscaros no concelho de Oliveira do Hospital

Um homem encontrou um porta sacos com mais de dois quilos de cannabis, quando procedia à apanha de míscaros na localidade de Pinheirinho, freguesia de Lourosa, no concelho de Oliveira

Informação

Fixada em 70 mil euros indemnização mínima para vítimas mortais

O Conselho para a atribuição de indemnizações às vítimas dos incêndios entregou hoje o relatório ao primeiro-ministro, fixando em 70 mil euros o valor mínimo para privação de vida,…

Última Hora

Identificados quatro suspeitos de incêndio em Viseu

A GNR anunciou hoje ter identificado quatro pessoas em Lordosa, no concelho de Viseu, na sequência de incêndios florestais que terão sido originados…

Informação

Município de Arganil e Águas do Centro Litoral comemoram Dia Nacional da Água nas Escolas

O Município de Arganil e a Águas do Centro Litoral assinalaram o Dia Nacional da Água, que se comemora a 1 de outubro, com a realização de várias atividades de

Sociedade

ADIBER com apoios para as explorações agrícolas até 17 de fevereiro

Decorre até ao dia 17 de fevereiro o período de candidaturas para o apoio à diversificação da atividade na exploração agrícola, no âmbito da implementação da Estratégia Local…