Oliveirense João Barreiros apresenta livro “Se eu pudesse amava-te”

Oliveirense João Barreiros apresenta livro “Se eu pudesse amava-te”

O oliveirense João Barreiros apresenta, no próximo domingo, dia 19 de agosto, pelas 15h00, em Vilela, Oliveira do Hospital, o seu terceiro livro “Se eu pudesse amava-te”.

Natural da freguesia de Nogueira do Cravo, em Oliveira do Hospital, e atualmente residente em Lisboa, João Barreiros escolheu as suas origens para apresentar mais uma obra de poesia.

Esta manhã, em entrevista na Rádio Boa Nova com Jorge Ramos, o autor explicou de que forma a escrita e a poesia começaram a fazer parte da sua vida.

“Inicialmente comecei um bocado por necessidade da vida”, refere, dando conta de que foi com o propósito de “cativar uma pessoa”. “Foi uma casualidade”, reforçou. Posteriormente, conseguiu “enquadrar-se” e “sentir-se bem com o que escrevia. “Fui cultivando este meu gosto pela poesia até aos dias de hoje”, afirma.

Após uma pausa na escrita, a sua passagem por Guiné Bissau, acrescida pela distância e saudades da família, suscitaram, de novo, a vontade de transcrever para o papel os seus pensamentos. Assim, surge o seu primeiro livro “A Viagem”, uma autobiografia. Surge depois o “Vice-Versa, “mais baseado no geral, nas pessoas e nos momentos da vida”. Quanto à coragem para lançar a sua primeira obra, João Barreiros confessa que não foi fácil. “A gente nunca tem a certeza se estamos devidamente preparados para avançar. Não sabemos, ao certo, se temos capacidades de sermos bons”, explica.

Prestes a lançar esta sua nova obra, que já se encontra disponível em várias plataformas digitais e livrarias, o autor deixa um “profundo agradecimento” ao presidente da Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo, Luís Nina, e ao presidente da Comissão de Melhoramentos de Vilela, Luís Nunes. “Sem eles, efetivamente não conseguiria, de alguma forma, ir à minha terra”, afirmou. João Barreiros adiantou, ainda, que a apresentação do livro está “integrada numa pequena festividade dedicada aos emigrantes”, em Vilela. “É uma comunhão de duas coisas que se ligam”, rematou.

No que diz respeito a publicações de obras, o autor revela que nem sempre é fácil. “O mundo literário e das editoras não é um mundo fácil. É bastante competitivo. Para um autor que não é conhecido, é bastante difícil, quer escolher uma editora, quer também a editora se rever na sua linha editorial e poder publicar”, concluiu.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Pombal: GNR apreende 45 aves de espécies cinegéticas protegidas
Next Aveiro: PJ deteve dois homens pelo crime de burla

Artigos Relacionados

Educação

Associação de Estudantes da EPTOLIVA conta com novos Órgãos Sociais

Os novos Órgãos Sociais da Associação de Estudantes da EPTOLIVA tomaram posse no passado dia 4 de dezembro, numa cerimónia que decorreu na Biblioteca da sede da EPTOLIVA em Oliveira

Destaque

Praia fluvial de Avô entre as melhores de Portugal

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital integra o top 10 das melhores praias fluviais de Portugal.

Informação

Município de Tábua premeia Desporto em Gala emotiva

O Município de Tábua premiou, no dia 19, atletas, dirigentes, equipas e associações desportivas na anual Gala do Desporto, que decorreu no Centro Cultural de Tábua.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 27 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 31.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Filme rodado em Oliveira do Hospital vai ser apresentado na Casa da Cultura César Oliveira

O Filme “O Pecado de Quem nos Ama”, rodado no Município de Oliveira do Hospital, vai ser apresentado e exibido no próximo sábado, dia 25 de fevereiro,…

Região

Município de Penacova em combate contra “vespas invasoras”

O Município de Penacova, no âmbito do protocolo estabelecido com a RefCast e, em linha com o determinado no Plano de Ação Nacional para controlo do inseto Dryocosmus kuriphilus,…

Informação

Meruge acolhe 16ª Feira do Porco e do Enchido

A Lage Grande e o Terreiro do Santo, em Meruge, freguesia de Oliveira do Hospital, acolhe este domingo, 11 de novembro, a 16ª Feira do Porco e do Enchido.

Última Hora

Atropelamento na Guarda fez dois mortos

O despiste de um veículo ligeiro na cidade da Guarda na tarde deste domingo resultou na morte de duas mulheres e em ferimentos numa terceira vítima.

Última Hora

Santa Comba Dão garante cobertura de internet sem fios em todo o concelho

Santa Comba Dão já tem cobertura total de Internet sem fios em todo o concelho, dando assim um grande salto nas suas comunicações digitais. A notícia foi confirmada ao Jornal

Sociedade

Bandeira Praia Acessível vai ser hasteada em Avô e S. Sebastião da Feira

Depois de assinalar, no dia 1 de julho, o arranque da época balnear em Alvôco de Várzeas onde foram as hasteadas as bandeiras Azul e de Praia Acessível, …

Informação

Aldeias evacuadas e seis meios aéreos a combater chamas em Góis

Ao início da manhã, a presidente da Câmara de Góis, Lurdes Castanheira, alertava: “Nós temos uma situação grave e se calhar pode passar a ser gravíssima porque o incêndio passou

Destaque

Xanana Gusmão trouxe solidariedade e prometeu ajudar Oliveira do Hospital

O ex presidente de Timor Leste, Xanana Gusmão, visitou hoje Oliveira do Hospital num gesto de solidariedade depois do…