Oliveira do Hospital vai alocar verba para segundas habitações no orçamento de 2019

Oliveira do Hospital vai alocar verba para segundas habitações no orçamento de 2019

O presidente do Município de Oliveira do Hospital anunciou, em reunião pública do executivo, que pretende alocar uma verba no Orçamento, que está a ser preparado para o próximo ano,…

… destinada à recuperação das casas de segunda habitação que foram afetadas pelo grande incêndio de 15 de outubro.

Na reunião de trabalho realizada esta quinta feira, José Carlos Alexandrino disse que “neste momento” a autarquia está “concentrada e empenhada nas primeiras habitações”, mas deu conta da sua intenção de “alocar uma verba para as segundas habitações”. Para o presidente do Município, a forma encontrada pelo governo e que responsabiliza as autarquias pela recuperação daquelas habitações com recurso ao fundo de Apoio Municipal, por via da contração de empréstimo, foi “errada”. A esta altura, José Carlos Alexandrino disse ainda não ter decidido se vai ou não recorrer ao Fundo de Apoio Municipal, razão pela qual pretende aferir se o município terá capacidade de apoiar a recuperação das casas, por via de regulamento próprio, sem que tenha necessidade de contrair o empréstimo. Também considerou que é preciso que se seja “justo” neste processo. “Será justo uma pessoa, que não vem à aldeia há cinco ou 10 anos, receber apoio para depois a vender (a casa)?” questionou.

A propósito da recuperação das segundas habitações, o autarca oliveirense mostrou-se descontente por ter que pedir dinheiro a um fundo, onde o município tem “um saldo positivo” e para o qual contribui com “cento e tal mil Euros” todos os anos. “Propus ao secretário de Estado da Administração Local para que nos dessem o nosso saldo”, contou em reunião do executivo, lamentando que a resposta tenha sido negativa.

José Carlos Alexandrino respondeu assim à intervenção de João Paulo Pombo Albuquerque, vereador do PSD, que a tomar por base as preocupações partilhadas pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Gião, Luciano Correia, acerca das segundas habitações questionou sobre as diligências já tomadas pelo município tendentes à recuperação daquelas casas.

O problema em torno da recuperação das casas de segunda habitação também fez eco na reunião do executivo por um dos lesados do grande incêndio. António Capelas de Monteiro, residente na cidade, mas que perdeu a habitação que tinha na localidade das Seixas, questionou o motivo pelo qual o Estado Central não reduz o IVA para seis por cento “para quem queira reconstruir as casas”. “Eu não vou investir 100 mil Euros numa aldeia onde não vou ter beneficio nenhum. O interior está desertificado porque o governo não se preocupa com o interior”, lamentou.

image_pdfimage_print
Previous PSD está contra a atribuição da medalha de Ouro à presidente da CCDRC
Next "A Escola e o Meio"está de regresso à Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Informação

Município de Oliveira do Hospital conquista galardão ECOXXI 2016

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente premiado com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

Sociedade

Tuna Cantares de Avô comemora 7º aniversário

A Tuna Cantares de Avô comemora no domingo, dia 23 de abril, o 7º aniversário com um programa cultural que vai ter lugar no Centro Cultural Vasco de Campos, a

Última Hora

CIM investe um milhão de Euros para afirmar região de Coimbra como destino turístico

A Comunidade Intermunicipal da Região (CIM) de Coimbra vai avançar com um plano de afirmação turística da região. A medida foi anunciada ontem,…

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo vai ser comemorado pelo Município de Oliveira do Hospital na próxima terça-feira, dia 27 de setembro com a iniciativa…

Última Hora

Pedrógão Grande: sobe para 16 o número de arguidos

A Procuradoria da Comarca de Leiria anunciou hoje que aumentou para 16 o número de arguidos no inquérito que investiga os incêndios de junho de 2017 em Pedrógão Grande, que

Última Hora

Município de Penacova assume compromisso sustentável com Ambiente

O Município de Penacova assinou, na passada quinta-feira, dia 19 de abril, um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que visa regular a prossecução dos objetivos

Região

Leiria: PJ deteve incendiária florestal

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e no desenvolvimento de imediatas investigações com a estreita colaboração da GNR de Leiria,…

Última Hora

Camião virou-se à entrada para o IC6

Um camião virou-se esta manhã à entrada para o IC6, no concelho de Tábua. O acidente aconteceu cerca das 07h40 e provocou ferimentos ligeiros no condutor do pesado.

Última Hora

ASAE apreende 1,5 toneladas de alimentos estragados em operação

A ASAE apreendeu uma tonelada e meia de alimentos estragados, entre os quais 700 quilos de carne, na operação nacional de fiscalização de transporte que terminou hoje de madrugada.

Última Hora

Orçamento Participativo Jovem: votação nas propostas até 14 de novembro

Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 14 de novembro, o período de votação nas propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Sociedade

Antigos autarcas de Santa Comba Dão condenados por uso indevido de telemóveis e “tablets”

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, assim como os antigos vice-presidente António Correia e vereador Fernando Cruz, foram condenados …

Destaque

Cantinas sociais apoiam cerca de uma centena de pessoas em Oliveira do Hospital

No concelho de Oliveira do Hospital há perto de uma centena de pessoas beneficiárias do projeto das “Cantinas Sociais” que, hoje,…

Informação

Preocupação com “urgências” marca 72º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira

O fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e a dificuldade em prestar o melhor socorro às populações marcaram, ontem,…

Última Hora

IEFP renovou credenciação da ADIBER

O Conselho Diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional renovou a credenciação da ADIBER, por um período de 3 anos, mantendo-a integrada na Rede Nacional de Entidades …

Informação

GNR intensifica patrulhamento em áreas florestais e agrícolas até 31 de janeiro de 2019

A Guarda Nacional Republicana realiza, a partir de hoje e até ao dia 31 de janeiro de 2019, a segunda fase da operação “Campo Seguro” em todo o território nacional,

Região

Autarca de Oliveira do Hospital refere que construção do IC6 será um “marco histórico”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital referiu, esta manhã, que a construção do IC6, tal como hoje foi anunciado pela Infraestrturas de Portugal, …

Última Hora

Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com serenata

A Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com a serenata monumental na Sé Velha, sem a realização da habitual garraiada.

Região

Lapa dos Dinheiros acolhe 3ª edição do Festival “Músicas do Bosque”

Com um conceito bem distante da agitação dos Festivais de Verão que proliferam pelo país, surge na Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros, em Seia, de 6 a 8

Nacional

Granizo, chuva e trovoada colocam cinco distritos sob aviso amarelo

Cinco distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Preocupações com o DLBC marcam tomada de posse na ADIBER

A tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da ADIBER que, ontem, decorreu perante a presença de mais de meia centena de Parceiros de toda a Região,…

Informação

Resultados de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, fase de manutenção, o Nogueirense foi perder ao Pampilhosa por 1-0 mas, mantém a 2ª posição beneficiando da derrota do Cinfães em S. João da

Informação

PJ deteve suspeito de atear dois fogos em Gouveia

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR – Destacamento de Gouveia – deteve um homem, sem profissão definida, presumível autor de

Cultura

Município de Seia acolhe Noite das Caçoilas e Festa da Castanha

O Município de Seia acolhe, no próximo fim-de-semana, a tradicional Noite das Caçoilas, no Sabugueiro, e a Festa da Castanha, na Lapa dos Dinheiros.