Oliveira do Hospital vai alocar verba para segundas habitações no orçamento de 2019

Oliveira do Hospital vai alocar verba para segundas habitações no orçamento de 2019

O presidente do Município de Oliveira do Hospital anunciou, em reunião pública do executivo, que pretende alocar uma verba no Orçamento, que está a ser preparado para o próximo ano,…

… destinada à recuperação das casas de segunda habitação que foram afetadas pelo grande incêndio de 15 de outubro.

Na reunião de trabalho realizada esta quinta feira, José Carlos Alexandrino disse que “neste momento” a autarquia está “concentrada e empenhada nas primeiras habitações”, mas deu conta da sua intenção de “alocar uma verba para as segundas habitações”. Para o presidente do Município, a forma encontrada pelo governo e que responsabiliza as autarquias pela recuperação daquelas habitações com recurso ao fundo de Apoio Municipal, por via da contração de empréstimo, foi “errada”. A esta altura, José Carlos Alexandrino disse ainda não ter decidido se vai ou não recorrer ao Fundo de Apoio Municipal, razão pela qual pretende aferir se o município terá capacidade de apoiar a recuperação das casas, por via de regulamento próprio, sem que tenha necessidade de contrair o empréstimo. Também considerou que é preciso que se seja “justo” neste processo. “Será justo uma pessoa, que não vem à aldeia há cinco ou 10 anos, receber apoio para depois a vender (a casa)?” questionou.

A propósito da recuperação das segundas habitações, o autarca oliveirense mostrou-se descontente por ter que pedir dinheiro a um fundo, onde o município tem “um saldo positivo” e para o qual contribui com “cento e tal mil Euros” todos os anos. “Propus ao secretário de Estado da Administração Local para que nos dessem o nosso saldo”, contou em reunião do executivo, lamentando que a resposta tenha sido negativa.

José Carlos Alexandrino respondeu assim à intervenção de João Paulo Pombo Albuquerque, vereador do PSD, que a tomar por base as preocupações partilhadas pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Gião, Luciano Correia, acerca das segundas habitações questionou sobre as diligências já tomadas pelo município tendentes à recuperação daquelas casas.

O problema em torno da recuperação das casas de segunda habitação também fez eco na reunião do executivo por um dos lesados do grande incêndio. António Capelas de Monteiro, residente na cidade, mas que perdeu a habitação que tinha na localidade das Seixas, questionou o motivo pelo qual o Estado Central não reduz o IVA para seis por cento “para quem queira reconstruir as casas”. “Eu não vou investir 100 mil Euros numa aldeia onde não vou ter beneficio nenhum. O interior está desertificado porque o governo não se preocupa com o interior”, lamentou.

Previous PSD está contra a atribuição da medalha de Ouro à presidente da CCDRC
Next "A Escola e o Meio"está de regresso à Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Informação

Taça Hugo dos Santos – Meias finais jogam-se este sábado

Estão encontradas as equipas apuradas para os jogos das meias finais da Taça Hugo dos Santos.. O Benfica que venceu o Sampaense, joga o primeiro jogo às 15:30 com o Galitos Barreiro que

Destaque

McDonald’s: “Sentimos que era nosso dever ajudar” (com vídeo)

A McDonald’s Portugal surpreendeu, hoje, o concelho de Oliveira do Hospital, com a oferta de 6200 árvores de fruto e 39 motocultivadores. Esta foi a resposta dada…

Cultura

Tiago Cerveira leva “o Meio e a Gente” à urbanidade de Coimbra

As imagens com que, diariamente, o jovem Tiago Ceveira nos tem habituado e que refletem o “Meio e Gente” desta região da Beira Serra e da Serra da Estrela estão

Região

Mais de 100 bombeiros combatem chamas em Cinfães

Mais de uma centena de bombeiros estão desde a madrugada de hoje a combater um incêndio que deflagrou em Cinfães, no distrito de Viseu. Segundo o Comando Distrital de Operações

Destaque

“Cada vez se pratica mais e melhor desporto em Oliveira do Hospital”

A prática desportiva ganha cada vez mais adeptos em Oliveira do Hospital. Prova disso foi o sucesso de mais um mOHve-te no Verão que, nas últimas sete semanas, …

Informação

Município de Seia atribui bolsas de estudo a estudantes do ensino superior

A Câmara Municipal de Seia volta a apoiar a formação académica, incentivo que se traduzirá na atribuição de bolsas de estudo aos estudantes do ensino superior, durante o ano letivo

Informação

“S. João Paulo II esteve a ajudar-nos” (com vídeo)

Oliveira do Hospital prepara-se para mais uma celebração do Dia da Unidade Pastoral e do padroeiro que consagrou em 22 de maio de 2016, S. João Paulo II.

Informação

Oliveira do Hospital: 77 casas ardidas vão ser recuperadas e parte da sinalética vai ser substituída

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) decidiu pela adjudicação da recuperação de 77 casas ardidas no concelho de Oliveira do Hospital…

Última Hora

Homem detido em Celorico da Beira por vender droga junto a escolas

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal, deteve, esta quinta-feira, um homem de 54 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes e de posse ilegal de

Informação

Polícia Judiciária deteve traficante de estupefacientes em Pombal

A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Centro, deteve uma mulher, desempregada, presumível autora da prática de um crime de tráfico de estupefacientes.

Informação

“É sempre importante vir à terra onde nasci e cresci e ser tão bem recebido”

O vencedor do programa Masterchef 2015 foi um dos chefes que animou as sessões de showcooking da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. Natural do concelho oliveirense, Manuel Fernandes

Informação

Ladrão reincidente apanhado a assaltar café em Aveiro

A PSP de Aveiro deteve um homem de 39 anos apanhado a assaltar um café no passado domingo, 20 de janeiro.