• “Oliveira do Hospital tem pela frente a revolução do renascimento”
  • “Oliveira do Hospital tem pela frente a revolução do renascimento”
  • “Oliveira do Hospital tem pela frente a revolução do renascimento”
  • “Oliveira do Hospital tem pela frente a revolução do renascimento”

“Oliveira do Hospital tem pela frente a revolução do renascimento”

A comemorar os 44 anos da revolução dos cravos, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital verificou ontem que o concelho tem pela frente “uma nova revolução”.

“Esta não é a revolução que desejámos”, disse José Carlos Alexandrino que, diante da “enorme ferida” causada pelo incêndio de 15 de outubro, considera que o concelho tem pela frente a “revolução do renascimento”.

O hastear da bandeira ao som do hino nacional cantado pelo Coral de Sant’Ana assinalou o arranque das comemorações do 25 de abril, em Oliveira do Hospital. Pelo segundo ano consecutivo, a sessão evocativa dos 44 anos da revolução dos cravos decorreu no Jardim Oliveira Mano, em pleno centro da cidade, com o objetivo de proporcionar a aproximação a todos os oliveirenses.

A sessão ficou marcada pela esperança no renascimento do concelho de Oliveira do Hospital que, no dia 15 de outubro, viveu “o pior dia da sua história”. “Estamos perante uma enorme ferida”, afirmou o presidente da Câmara Municipal que apelou a todos os oliveirenses, para que tenham “força e coragem” para fazer renascer Oliveira do Hospital. José Carlos Alexandrino deu conta da preocupação do município em “não deixar ninguém para trás” e destacou o caminho percorrido e conquistas alcançadas, como foi exemplo o aumento do apoio às empresas para 85 por cento. De acordo com o autarca, junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro já foram aprovados 7,5 milhões de Euros para a recuperação de empresas e, a Câmara Municipal instruiu150 processos para reconstrução de habitações. A dar conta do apoio à agricultura, a alimentação que foi garantida aos animais, entre outros auxílios, Alexandrino disse que em seis meses a Câmara já gastou “perto de um milhão de Euros”, sem gastar um cêntimo da conta solidária que já soma mais de 60 mil Euros. No que respeita à agricultura, garantiu o autarca que não desistirá de lutar por apoios iguais aos do setor empresarial.

Entende José Carlos Alexandrino que, o que se impõe ao concelho, é a “revolução do renascimento”. “Vamos ter esperança no futuro e acreditar no valor das nossas gentes”, afirmou.

Ainda que mergulhado na missão de reconstruir o que o fogo destruiu, José Carlos Alexandrino “não tira o pé do acelerador” no que respeita a outras obras que permitem que o concelho continue a ser visto como um “concelho modelo”. É o caso do saneamento básico (está em curso investimento de três milhões de Euros), a remodelação do complexo da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, a requalificação da Casa da Cultura (obra já em curso) entre outros projetos.

Junto do governo, José Carlos Alexandrino espera ainda reivindicar por melhor Saúde para o concelho, a concretização do IC6 e a devolução de competências ao tribunal de Oliveira do Hospital.

Ao fim de 44 anos, Dulce Pássaro, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital considerou que “nem tudo foi ainda conseguido”, como o “acesso a habitação condigna, direito a justiça célere e isenta e o combate a bolsas de pobreza que ainda existem”.

Numa sessão evocativa, que contou com canções e poemas de abril, pelo Coral de Sant’Ana e a oliveirense Lucinda Maria, os partidos políticos partilharam as preocupações que subsistem 44 anos após o 25 de abril.

Luís Almeida, representante da CDU, deu conta das “muitas exigência e preocupações que se colocam ainda no nosso concelho”, defendendo de modo particular os serviços públicos. Por seu lado, João Duarte, a representar o CDS-PP, teceu duras críticas ao percurso de 44 anos, mostrando-se contudo com esperança na sua geração, que “pode fazer a diferença”. João Brito (PSD) destacou as “responsabilidades enormes” que se verificam no concelho após o incêndio. “É necessário encontrar uma resposta” para todos os que foram afetados. “Muito pouco foi feito”, verificou João Brito que, do mesmo modo, destacou a preocupação do partido com o estado da saúde no concelho e os problemas em torno das acessibilidades ao concelho. “Temos de olhar mais para os jovens”, defendeu a jovem Diana Costa (PS), que fez questão de evidenciar o “orgulho” que sente pelo 25 de abril.

O oliveirense António Campos, que travou uma luta constante anti PIDE e anti ditadura e foi um dos fundadores do PS, foi convidado de honra da sessão evocativa do 25 de abril. “Para mim, o 25 de abril é dos dias mais felizes da minha vida”, disse emocionado, depois de recordar a privação da liberdade a que esteve sujeito, as perseguições e as marcas da sua infância em Oliveira do Hospital.

(Em atualização)

Sessão solene evocativa do 25 de abril 

image_pdfimage_print
Previous AHRESP promove ação de qualificação para proprietários de Alojamento Local
Next GNR detém dois suspeitos do crime de incêndio e identifica mais três

Artigos Relacionados

Última Hora

Incêndios: Já foram aceites 75 propostas de indemnização

A Provedora de Justiça recebeu, até hoje, 162 requerimentos de indemnizações, referentes a 74 vítimas mortais dos incêndios do ano passado,…

Última Hora

Caule realiza Festa do Sapador Florestal

A Caule – Associação Florestal da Beira Serra e Sapadores Florestais realiza no próximo dia 11 de fevereiro, pelas 21h30, a Festa do Festa do Sapador Florestal, …

Nacional

GNR intensifica fiscalização ao uso do cinto de segurança e telemóvel

A GNR intensifica hoje, em todo o país, a fiscalização ao uso do cinto de segurança, das cadeirinhas para bebés e do telemóvel durante a condução, algumas das principais causas

Última Hora

Município de Arganil distinguido com Diploma Pagamento Pontual 2018

A Câmara Municipal de Arganil foi distinguida com o “Diploma Pagamento Pontual 2018” pela ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores, em parceria com o IAPMEI e a CEP

Desporto

“Record” destaca golo de jogador do Nogueirense como candidato ao prémio “Puskas”

O jornal Record destaca na sua edição online o golo de Samuel Garrido, jogador da AD Nogueirense, no último fim de semana em Anadia, que…

Última Hora

António Costa entregou novas viaturas a 44 equipas de sapadores florestais

O primeiro-ministro, António Costa, procedeu ontem à entrega de novas viaturas a 44 equipas de sapadores florestais, numa cerimónia realizada na Lousã.

Última Hora

Muito frio coloca quatro distritos em alerta

Quatro distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo a partir de hoje e até sábado devido ao tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Município de Arganil avança com reabilitação e beneficiação da ETAR da Relvinha

A Câmara Municipal de Arganil e a empresa Ambiágua, Gestão e Equipamentos de Águas, S.A., assinaram, no passado dia 3 de maio, um contrato de empreitada de reabilitação e beneficiação

Última Hora

Rali de Portugal arranca esta quinta-feira

O Rali de Portugal começou a mexer esta manhã com a afinação das máquinas, com o tradicional “shakedown”, entre Paredes e Baltar.

Destaque

Nogueirense afastado da Taça de Portugal

A Associação Desportiva Nogueirense perdeu na 1ª eliminatória da taça de Portugal e afastou-se da competição.

Destaque

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016 atribuídos hoje em Bruxelas (com áudio)

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto português finalista…

Informação

Maratona Clube Vila Chã disputou Cross e Corta Mato em Torres Vedras

O Maratona Clube Vila Chã participou no Cross de Torres Vedras/35º Corta Mato de Matos Velhos, no parque Municipal de Torres Vedras, no passado dia 20 de novembro.

Última Hora

Turismo Centro de Portugal conquistou prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo

O Turismo Centro de Portugal venceu o prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo, numa categoria em que todas as entidades regionais de turismo do país eram candidatas. O prémio, recebido por Pedro Machado,…

Desporto

Calendário Desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) tem agendado para domingo, dia 25 de março, um derby regional, frente ao Grupo Desportivo Tourizense, pelas 15 horas. O jogo da

Última Hora

Homem de 67 anos detido por atear fogo na serra da Lousã

A Polícia Judiciária deteve um homem de 67 anos, casado e reformado, por ser o principal suspeito de ter ateado o fogo que está a consumir uma extensa área florestal

Nacional

PS conseguiu melhor resultado de sempre nas autárquicas. O PSD o pior.

Ontem, o PS alcançou o melhor resultado de sempre em eleições autárquicas. Já o PSD ficou-se pelo pior resultado de sempre, sem que Pedro Passos Coelho …

Informação

Eptoliva conta com campeão mundial de ralis em jornadas técnicas

O piloto de ralis, Rui Madeira, que se sagrou campeão mundial do grupo N é hoje o convidado das jornadas técnicas do Curso de Manutenção Industrial, Mecatrónica Automóvel promovidas…

Destaque

Alice Espingarda não baixa os braços após o 15 de outubro “impossível de esquecer”

Os incêndios de 15 de outubro deixaram rastos e muitos relatos para contar. Passadas três semanas da tragédia, Alice Espingarda relembra a fatídica noite em que, …

Informação

Terminou o Campeonato de Portugal Prio para o FCOH, enquanto o Nogueirense tem agora de disputar o play-off de despromoção.

Foi uma jornada de má memória para as duas equipas do concelho. O FCOH que acreditou até ao fim que era possível a manutenção, deitou tudo por terra e acabou

Última Hora

FCOH volta a liderar o campeonato após deslize do Condeixa

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) voltou à liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer o Vinha Rainha por duas

Informação

Quem são as Gym Dream, vencedoras do “Soltem Talentos”? (com vídeo)

Gym Dream, grupo vencedor da 7ª edição do Soltem Talentos, é o resultado de um projeto já existente, o Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital, e é composto por

Última Hora

Novo ano letivo começou “com toda a normalidade” no concelho de Oliveira do Hospital (Com vídeo)

As aulas arrancaram hoje para os 2441 alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Nas várias escolas, de Norte a Sul do concelho, tudo decorreu com “toda a

Região

Universidade de Aveiro credenciada para fazer sondagens eleitorais

O Centro de Informação de Marketing e Análise de Dados (UA-CIMAD) da Universidade de Aveiro foi credenciado para a realização e divulgação pública de sondagens políticas e eleitorais.

Última Hora

Bombeiros de Oliveira do Hospital cancelam desfile de fanfarras

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital cancelou o 8º encontro e desfile de fanfarras agendado para sábado, 24 de junho.