Oliveira do Hospital tem “das melhores águas do país” e garante saneamento “quase a 100 por cento”

Oliveira do Hospital tem “das melhores águas do país” e garante saneamento “quase a 100 por cento”

No dia Mundial da Água, que ontem, se assinalou, sobressaiu em Oliveira do Hospital a “qualidade da água” que corre nas torneiras, e a aposta que tem sido feita na área do saneamento básico, num investimento de cerca de oito milhões de Euros.

dia agua 2Num cenário alusivo água e convidativo a apreciar o ciclo da água, instalado na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e que, ontem à tarde, contou com a visita de utentes da Arcial, o presidente da autarquia oliveirense destacou a qualidade da água que chega à casa dos oliveirenses. “Oliveira do Hospital tem uma das melhores águas do país que provém da Senhora do Desterro”, referiu José Carlos Alexandrino, notando que as análises “bastante rigorosas” apontam para “bons resultados”. “Bebam água da torneira como eu faço”, aconselhou.

Em Dia Mundial da Água, o autarca deu ainda conta do trabalho feito na área do saneamento básico, destacando as candidaturas em fase de aprovação, num investimento de 1,5 milhões de Euros e que permitem “acabar com todas as fossas sépticas no concelho”. A estas junta-se a requalificação da ETAR de Oliveira do Hospital, da responsabilidade da Águas de Lisboa e Vale do Tejo, num investimento de dois milhões de Euros.dia agua 3

A faltar ficam “pequenas pontas”, mas José Carlos Alexandrino acredita que “ficamos com concelho mais equilibrado a nível ambiental”  nas áreas  de saneamento e abastecimento de água, notando que “está em fase de adjudicação o abastecimento de água em Alentejo, Parceiro e Covão” e está a ser trabalhado projeto para  o abastecimento de água ao glomerado da Adarnela. Contas feitas, a aposta do município ronda os oito milhões de Euros financiados em 50 por cento por fundos comunitários.

Às populações em que não é possível efetuar ligações de Saneamento Básico, o município vai assegurar, por via do pagamento da taxa de saneamento, a limpeza de fossas através de um veículo limpa fossas, de grandes dimensões, que vai ser adquirido no valor de 150 mil Euros. “Os esgotos deixarão de correr nos terrenos agrícolas”, referiu

Num olhar ao estado da água, José Carlos Alexandrino verificou ainda a qualidade da água dos rios Alva e Alvôco. Revelou-se menos otimista quanto ao rio Cobral devido a descargas de indústrias e, do Rio Mondego devido à radioatividade das minas da Urgeiriça, notando tratar-se de um problema “nacional”.

Em jeito de balanço, o autarca mostra-se satisfeito: “quando acabar este segundo mandato haverá muito pouco por fazer em relação a esta área”.

image_pdfimage_print
Previous Previsão de queda de neve com temperaturas a descer abaixo de zero
Next Bispo de Coimbra cumpre visita pastoral ao concelho de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Morreu Leonard Cohen (Com vídeo)

Leonard Cohen morreu esta quinta-feira aos 82 anos. A morte do cantor, escritor e poeta canadiano foi confirmada pela editora Sony Music Canada na rede social Facebook.

Última Hora

PJ deteve suspeito de burla qualificada e falsificação de documentos na Covilhã

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de crimes de burla qualificada e de falsificação de documentos,…

Informação

Politécnico de Coimbra entrega Bolsas de Estudo por Mérito

O Politécnico de Coimbra (IPC) entrega aos seus alunos as Bolsas de Estudo por Mérito referentes ao ano letivo de 2012/2013, numa cerimónia …

Informação

Fixada em 70 mil euros indemnização mínima para vítimas mortais

O Conselho para a atribuição de indemnizações às vítimas dos incêndios entregou hoje o relatório ao primeiro-ministro, fixando em 70 mil euros o valor mínimo para privação de vida,…

Nacional

Morreu Belmiro de Azevedo

O empresário Belmiro de Azevedo morreu aos 79 anos. O homem forte do grupo Sonae faleceu no hospital da CUF, no Porto, onde estava internado desde segunda-feira, adianta a imprensa

Programas

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas pelo olhar de Vítor Neves.

Última Hora

Empresas: A Ópticas Lince chegou a Oliveira do Hospital

A Ópticas Lince abriu hoje, dia 15 de novembro, uma nova loja. A aposta recaiu na cidade de Oliveira do Hospital, na rua do Hotel, numa loja moderna, com uma

Cultura

Filme rodado em Oliveira do Hospital vai ser apresentado na Casa da Cultura César Oliveira

O Filme “O Pecado de Quem nos Ama”, rodado no Município de Oliveira do Hospital, vai ser apresentado e exibido no próximo sábado, dia 25 de fevereiro,…

Última Hora

Movimento “Rumo ao Camião” apoia vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital

Paulo Costa é um dos rostos da gigante onda de solidariedade que tem chegado ao concelho de Oliveira do Hospital após o incêndio de 15 de outubro.

Última Hora

Homem morre em acidente de trabalho em Coimbra

Um homem de 43 anos morreu, ontem, em Coimbra, após ter sofrido um acidente de trabalho numa fábrica de transformação de bagaço de azeitona.

Sociedade

Oliveira do Hospital aprova orçamento de 27,6 milhões de Euros para 2017

O Município de Oliveira do Hospital aprovou o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2017 no valor de 27,6 milhões de Euros.

Informação

Aldeias de Oliveira do Hospital “de fora” das 49 candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

A “7 Maravilhas de Portugal” desvendou esta sexta-feira na Aldeia da Pena (São Pedro do Sul) as 49 candidatas de entre 322 às aldeias mais maravilhosas do país.

Última Hora

PJ da Guarda deteve jovem de 23 anos por suspeita de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem “fortemente suspeito da prática continuada,…

Informação

11 detenções e 51 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações realizadas na semana de 11 a 17 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 11 detenções e 51 acidentes no

Desporto

Desporto de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), a jogar na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra,…

Informação

Seia: Raposeira abriga plantação de sequóias gigantes

Volvidos quatro anos, e depois de ultrapassadas algumas dificuldades, a Câmara Municipal de Seia e a Casa de Santa Isabel adaptaram e colocaram em prática o projeto …

Informação

“Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” representou Portugal na feira de emigração na Holanda

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” esteve representado através do membro do Fórum Participativo, Hans de Herder, empresário turístico, na 20.ª edição da “Emigratiebeurs

Informação

35ª FICABEIRA e Feira do Mont’alto arranca hoje em Arganil

É hoje inaugurada, pelas 18h00,  a 35ª Ficabeira e Feira do Mont’ alto que vai decorrer em Arganil até 11 de setembro. Ana Abrunhosa, …

Informação

Governo reconhece fogos como “catástrofe natural”

O Governo reconheceu como “catástrofe natural” os prejuízos causados pelos incêndios nas regiões norte e centro do país em julho e agosto passado,…

Informação

Governo avança com IC6 entre Tábua e Oliveira do Hospital

A Infraestrturas de Portugal anunciou hoje a construção do troço do IC6, entre Tábua e Oliveira do Hospital (Nó de Folhadosa), numa extensão de 19 quilómetros, num investimento de cerca

Nacional

Greve de três dias na distribuição começa hoje nos armazéns e logística

Os trabalhadores dos armazéns dos super e hipermercados iniciam hoje uma greve a que se juntará o pessoal das lojas no sábado e no domingo, …

Última Hora

IP5 já reabriu ao trânsito

O Itinerário Principal 5 (IP5), que estava cortado desde as 8h na zona de Viseu, nos dois sentidos, devido a um incêndio florestal, reabriu ao trânsito às 13h00.

Informação

 Despiste de carro com matrícula francesa fez dois feridos graves na A25

Dois jovens ficaram gravemente feridos, na madrugada de hoje, depois de o carro em que circulavam se ter despistado na A25, na zona de Mangualde.

Última Hora

Eptoliva festejou 25 anos de ensino profissional

A Eptoliva comemorou na sexta feira, dia 11, 25 anos de ensino profissional em Oliveira do Hospital e na região. César Oliveira, Maria Antónia Matos e Ivo Portela, fundadores da