Oliveira do Hospital tem “das melhores águas do país” e garante saneamento “quase a 100 por cento”

Oliveira do Hospital tem “das melhores águas do país” e garante saneamento “quase a 100 por cento”

No dia Mundial da Água, que ontem, se assinalou, sobressaiu em Oliveira do Hospital a “qualidade da água” que corre nas torneiras, e a aposta que tem sido feita na área do saneamento básico, num investimento de cerca de oito milhões de Euros.

dia agua 2Num cenário alusivo água e convidativo a apreciar o ciclo da água, instalado na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e que, ontem à tarde, contou com a visita de utentes da Arcial, o presidente da autarquia oliveirense destacou a qualidade da água que chega à casa dos oliveirenses. “Oliveira do Hospital tem uma das melhores águas do país que provém da Senhora do Desterro”, referiu José Carlos Alexandrino, notando que as análises “bastante rigorosas” apontam para “bons resultados”. “Bebam água da torneira como eu faço”, aconselhou.

Em Dia Mundial da Água, o autarca deu ainda conta do trabalho feito na área do saneamento básico, destacando as candidaturas em fase de aprovação, num investimento de 1,5 milhões de Euros e que permitem “acabar com todas as fossas sépticas no concelho”. A estas junta-se a requalificação da ETAR de Oliveira do Hospital, da responsabilidade da Águas de Lisboa e Vale do Tejo, num investimento de dois milhões de Euros.dia agua 3

A faltar ficam “pequenas pontas”, mas José Carlos Alexandrino acredita que “ficamos com concelho mais equilibrado a nível ambiental”  nas áreas  de saneamento e abastecimento de água, notando que “está em fase de adjudicação o abastecimento de água em Alentejo, Parceiro e Covão” e está a ser trabalhado projeto para  o abastecimento de água ao glomerado da Adarnela. Contas feitas, a aposta do município ronda os oito milhões de Euros financiados em 50 por cento por fundos comunitários.

Às populações em que não é possível efetuar ligações de Saneamento Básico, o município vai assegurar, por via do pagamento da taxa de saneamento, a limpeza de fossas através de um veículo limpa fossas, de grandes dimensões, que vai ser adquirido no valor de 150 mil Euros. “Os esgotos deixarão de correr nos terrenos agrícolas”, referiu

Num olhar ao estado da água, José Carlos Alexandrino verificou ainda a qualidade da água dos rios Alva e Alvôco. Revelou-se menos otimista quanto ao rio Cobral devido a descargas de indústrias e, do Rio Mondego devido à radioatividade das minas da Urgeiriça, notando tratar-se de um problema “nacional”.

Em jeito de balanço, o autarca mostra-se satisfeito: “quando acabar este segundo mandato haverá muito pouco por fazer em relação a esta área”.

image_pdfimage_print
Previous Previsão de queda de neve com temperaturas a descer abaixo de zero
Next Bispo de Coimbra cumpre visita pastoral ao concelho de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Desemprego baixa em Oliveira do Hospital

O desemprego está a descer no concelho de Oliveira do Hospital. Atualmente são 710 os oliveirenses sem emprego. Em janeiro eram 1038.

Última Hora

CCPOH em 8º lugar no campeonato nacional

Na sexta jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) perdeu…

Informação

ESTGOH desafia oliveirenses a integrarem “Bolsa de Alojamento”

Com a chegada de novos alunos, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital apela aos proprietários de quartos, apartamentos ou estúdios para que integrem a “Bolsa

Última Hora

Polícia detém oito suspeitos de sequestrar e agredir jovem

A Polícia Judiciária (PJ) deteve cinco homens e três mulheres “fortemente indiciados pela prática de crimes de sequestro, …

Última Hora

Região: PJ deteve suspeito de atear fogo à própria casa

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem, de 24 anos, suspeito de no dia de ontem, pelas 06h00, ter ateado fogo…

Sociedade

Câmara de Oliveira do Hospital aprovou voto de louvor e reconhecimento à BLC3 por projeto premiado em Bruxelas (Com vídeo)

No rescaldo da conquista do prémio RegioStars em Bruxelas, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou esta manhã, por unanimidade, …

Última Hora

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto…

Última Hora

Incêndio em Tábua mobiliza 288 operacionais e sete meios aéreos

O incêndio que, às 13h49 desta terça feira, deflagrou no concelho de Tábua está a assumir contornos de maior gravidade, envolvendo já 288 operacionais, 66 viaturas  e sete meios aéreos

Informação

PS de Oliveira do Hospital congratula-se com anúncio do Governo de 38 Milhões de euros para a construção do IC6

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital (PSOH) congratula-se com o recente anúncio do Governo Socialista, que prevê investir 38 milhões de euros…

Última Hora

Livro apresenta “Contributos para a história da Freguesia de Meruge”

O arqueólogo Pedro Pina Nóbrega é o autor do livro “Contributos para a História da Freguesia de Meruge” que vai ser apresentado dia 15 de abril, pelas 21h00, no Salão

Última Hora

Primeiro “Ca$h Resto Z€ro” de 2017 aplaude “vitória” da Estrada da Beira

No primeiro “Cash Resto Zero” de 2017, Vítor Neves destaca a importância que este dia, 6 de janeiro, tem para o concelho de Oliveira do Hospital em matéria de acessibilidades.

Informação

Quase 150 bombeiros combatem chamas em Mangualde

Um incêndio numa zona de mato na localidade de Abrunhosa, concelho de Mangualde, estava, às 07h30 de hoje, a ser combatido por 143 operacionais,…

Última Hora

Dois homens detidos em Coimbra por tráfico de droga

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de dois homens, de 35 e 38 anos, em Coimbra, pela presumível autoria do crime de tráfico de estupefacientes.

Última Hora

Hoje é o último dia para a entrega do IRS

Termina esta quarta-feira o prazo para todos os contribuintes entregarem a declaração de Imposto do Rendimento de pessoas Singulares (IRS) relativa aos rendimentos auferidos em 2016.

Informação

Campanha ‘Portugal sem fogos depende de todos’ sensibiliza para a importância da limpeza dos terrenos

A primeira fase da campanha ‘Portugal sem fogos depende de todos’, promovido pelas empresas associadas ao Movimento ECO, já arrancou e pretende sensibilizar…

Última Hora

Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”: inscrições abertas até 13 de fevereiro

Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela” que será promovido pelo Município de Oliveira do Hospital no âmbito da XXVI Festa do Queijo Serra

Última Hora

Comboios retomaram circulação numa só via entre Pampilhosa e Coimbra B

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi restabelecida, esta terça-feira de madrugada, apenas numa via entre Coimbra B e Pampilhosa, anunciou a CP, alertando para os atrasos e “algumas

Informação

Aqua Village abre hoje e convida a experiências de natureza nas Caldas de S. Paulo

O complexo turístico Aqua Village Health Resort & Spa, localizado nas caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital entra hoje em funcionamento.

Última Hora

Prisão preventiva para homem filmado a tentar afogar a mulher

O homem que na sexta-feira foi filmado a tentar afogar a mulher, nas margens do rio Águeda, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, estando indiciado pelo crime de tentativa de

Região

Banda de Loriga comemora 110º aniversário

A Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, de Loriga, no concelho de Seia comemora nos dias 1 e 2 de julho, o 110º aniversário.

Informação

Oliveira do Hospital homenageou PME Excelência e outras empresas

As cinco empresas de Oliveira do Hospital que recentemente foram distinguidas com o estatuto de PME Excelência viram também o seu mérito ser reconhecido pela Câmara Municipal de Oliveira do

Última Hora

Eptoliva vence pela terceira vez consecutiva o concurso de ideias de negócio em Tábua

No âmbito do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” e sob o slogan “Imagine. Create. Succeed.” promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra … … (CIM-RC) em

Programas

Especial “Cá se Fazem, Cá se Tocam” no 31º aniversário da Rádio Boa Nova

Em dia de aniversário da Rádio Boa Nova, no dia 19 de março, Pedro Oliveira apresenta uma emissão especial do programa “Cá se Fazem, Cá se Tocam”.

Cultura

Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo

Na comemoração oficial do 42º aniversário do 25 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garantiu, ontem, não dar “tréguas” ao governo na resolução dos problemas