Oliveira do Hospital tem “das melhores águas do país” e garante saneamento “quase a 100 por cento”

Oliveira do Hospital tem “das melhores águas do país” e garante saneamento “quase a 100 por cento”

No dia Mundial da Água, que ontem, se assinalou, sobressaiu em Oliveira do Hospital a “qualidade da água” que corre nas torneiras, e a aposta que tem sido feita na área do saneamento básico, num investimento de cerca de oito milhões de Euros.

dia agua 2Num cenário alusivo água e convidativo a apreciar o ciclo da água, instalado na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e que, ontem à tarde, contou com a visita de utentes da Arcial, o presidente da autarquia oliveirense destacou a qualidade da água que chega à casa dos oliveirenses. “Oliveira do Hospital tem uma das melhores águas do país que provém da Senhora do Desterro”, referiu José Carlos Alexandrino, notando que as análises “bastante rigorosas” apontam para “bons resultados”. “Bebam água da torneira como eu faço”, aconselhou.

Em Dia Mundial da Água, o autarca deu ainda conta do trabalho feito na área do saneamento básico, destacando as candidaturas em fase de aprovação, num investimento de 1,5 milhões de Euros e que permitem “acabar com todas as fossas sépticas no concelho”. A estas junta-se a requalificação da ETAR de Oliveira do Hospital, da responsabilidade da Águas de Lisboa e Vale do Tejo, num investimento de dois milhões de Euros.dia agua 3

A faltar ficam “pequenas pontas”, mas José Carlos Alexandrino acredita que “ficamos com concelho mais equilibrado a nível ambiental”  nas áreas  de saneamento e abastecimento de água, notando que “está em fase de adjudicação o abastecimento de água em Alentejo, Parceiro e Covão” e está a ser trabalhado projeto para  o abastecimento de água ao glomerado da Adarnela. Contas feitas, a aposta do município ronda os oito milhões de Euros financiados em 50 por cento por fundos comunitários.

Às populações em que não é possível efetuar ligações de Saneamento Básico, o município vai assegurar, por via do pagamento da taxa de saneamento, a limpeza de fossas através de um veículo limpa fossas, de grandes dimensões, que vai ser adquirido no valor de 150 mil Euros. “Os esgotos deixarão de correr nos terrenos agrícolas”, referiu

Num olhar ao estado da água, José Carlos Alexandrino verificou ainda a qualidade da água dos rios Alva e Alvôco. Revelou-se menos otimista quanto ao rio Cobral devido a descargas de indústrias e, do Rio Mondego devido à radioatividade das minas da Urgeiriça, notando tratar-se de um problema “nacional”.

Em jeito de balanço, o autarca mostra-se satisfeito: “quando acabar este segundo mandato haverá muito pouco por fazer em relação a esta área”.

image_pdfimage_print
Previous Previsão de queda de neve com temperaturas a descer abaixo de zero
Next Bispo de Coimbra cumpre visita pastoral ao concelho de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Região

SL Benfica vence Taça Hugo dos Santos em Basquetebol

Numa reedição do ano passado mas com desfecho diferente, o Benfica conquistou, pela quinta vez, a Taça Hugo dos Santos, em jogo frente ao FC Porto, que se disputou em

Informação

Detidos em Mangualde por tráfico de estupefacientes e furto

O Comando Territorial da GNR de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve ontem, dia 4 de julho, …

Última Hora

Dez detenções e 67 acidentes no distrito de Coimbra na última semana

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 7 a 13 de fevereiro, procedeu a 10 detenções e registo 67 acidentes, no âmbito de um conjunto…

Última Hora

Distrito de Coimbra terá 289 bombeiros e 62 veículos na fase crítica de incêndios florestais

O distrito de Coimbra vai contar com 289 bombeiros, 62 veículos e 125 sapadores florestais para a fase ‘Charlie’, de julho a setembro, num dispositivo idêntico ao de 2016.

Última Hora

Viseu vai dar nome de Mário Soares a uma artéria da cidade

A Câmara de Viseu aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do antigo Presidente da República Mário Soares e decidiu dar o seu nome a uma artéria da

Última Hora

Oliveira do Hospital comemora Semana dedicada à Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital vai comemorar o Dia Municipal para a Igualdade, assinalado anualmente a 21 de junho, com diversas iniciativas que decorrem até 24 de junho.

Última Hora

Coral de Sant’Ana comemora 37º aniversário com Encontro Internacional de Coros

No âmbito das comemorações do seu 37º Aniversário, o Coral de Sant’Ana está a organizar o Encontro Internacional de Coros, a realizar …

Informação

Linha da Beira Alta cortada devido a incêndio

O incêndio que lavra no concelho de Anadia interrompeu a circulação de comboios. A Linha da Beira Alta está cortada entre Mortágua e Pampilhosa.

Cultura

Concerto de Orquestras de Guitarra em Oliveira do Hospital

A Casa da Cultura César Oliveira será palco de um concerto de Orquestras de Guitarra no próximo sábado, 8 de abril, resultante da parceria do…

Sociedade

GNR deteve suspeito de furtos em obras de construção em Oliveira do Hospital

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, identificou, no dia 27 de junho, um homem de 32 anos, por furto em obras

Informação

CAULE assume -se como um “exemplo a nível nacional” no controlo da doença do nemátodo do pinheiro

A CAULE recebeu a visita de mais uma comitiva internacional aos trabalhos que tem estado a desenvolver de controlo e erradicação da doença do nemátodo da madeira do pinheiro na

Região

Bombeira de Castanheira de Pera está a melhorar

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse, hoje, que três dos quatro bombeiros internados apresentam avanços e …

Informação

Ministra ordena estudo e auditoria da IGAI ao SIRESP

A ministra da Administração Interna exigiu, ontem, um estudo independente ao funcionamento do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) e uma auditoria pela Inspeção-Geral da

Última Hora

Filme sobre o Vale do Alvoco premiado no CineEco

“O rio – parte 3” realizado pelos oliveirenses Luís Antero e Tiago Cerveira recebeu Menção Honrosa, pelo Júri Juventude Lusofonia Panorama Regional,…

Informação

Câmara de Viseu removeu das ruas 90% dos carros abandonados

A Câmara de Viseu anunciou hoje ter removido mais de 90% dos carros abandonados que se encontravam nas ruas da cidade, no âmbito de uma operação lançada em abril.

Desporto

Terminou o Campeonato de Portugal Prio para o FCOH, enquanto o Nogueirense tem agora de disputar o play-off de despromoção.

Foi uma jornada de má memória para as duas equipas do concelho. O FCOH que acreditou até ao fim que era possível a manutenção, deitou tudo por terra e acabou

Última Hora

Saúde: Atividade gripal está a aumentar

A atividade gripal, que se manteve baixa até à primeira semana deste mês, está agora com tendência crescente, …

Última Hora

ASAE apreendeu cerca de 1,4 toneladas queijo em entreposto de Oliveira do Hospoital

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica anunciou hoje a apreensão de cerca de 1,4 toneladas de queijo curado, num valor total de 11 400 Euros…

Opinião

Comentário: “… o que aconteceu foi um passeio de José Carlos Alexandrino. Aquela cadeira vazia vai ficar na memória política de Oliveira do Hospital”

Num comentário ao debate entre os candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, realizado ontem à noite, …

Sociedade

Góis associa-se à Hora do Planeta

Tal como em 2016, o município de Góis volta, este ano, a associar-se à comemoração da “Hora do Planeta”. No dia  25 de março, o município mantém os seus princípios e

Informação

Desporto de fim de semana

No basquetebol o Sampaense não joga este fim de semana e vai na próxima jornada deslocar-se ao Benfica (26Nov) Os campeonatos nacionais estão parados este fim de semana devido aos

Região

IMT recorre de decisão que declara ilegal fecho de centros de inspeção

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), anunciou que vai recorrer das decisões judiciais que declaram “ilegal” o encerramento, em 2016, de três centros de inspeção automóvel em Ponte de

Última Hora

Torneio inter freguesias volta a acontecer em Oliveira do Hospital

Mais de 15o participantes de 10 freguesias participam, entre 25 de junho e 31 de julho no 2º torneio inter freguesias promovido pelo município de Oliveira do Hospital.

Sociedade

Coimbra na Idade Média é tema de conferência em Oliveira do Hospital

“A cidade de Coimbra na Idade Média. Olhares sobre o território, a população e as instituições eclesiásticas” é o tema da conferência que vai decorrer, no próximo dia 20 de