Oliveira do Hospital renova galardão de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”

Oliveira do Hospital renova galardão de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”

O Município de Oliveira do Hospital foi mais uma vez distinguido como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2016”  – um galardão atribuído pelo Observatório das…

… Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR),  que visa galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de apoio municipal às famílias.

AUTARQUIA RESPONSAVELA atribuição desta distinção à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) – em 2016 houve 58 municípios portugueses a merecerem este reconhecimento – resultou da avaliação feita pelo OAFR a todo um conjunto de políticas “familiarmente responsáveis” em 11 áreas de atuação, que a autarquia oliveirense tem vindo a implementar nos últimos anos.

Encontram-se neste caso – entre muitas outras medidas – o programa de incentivo à natalidade que entrou em vigor em janeiro de 2013; a criação de um tarifário social na fatura da água, que discrimina positivamente as famílias numerosas; o apoio à aquisição de manuais escolares concedido a alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico ou, por exemplo, a atribuição de cerca de 50 mil euros em bolsas de estudo a alunos do ensino superior.

Reconhecido a nível nacional – e pelo segundo ano consecutivo – como um município “amigo das famílias”, sublinhe-se que a CMOH voltou a aprovar este ano, no âmbito das políticas familiarmente responsáveis, uma redução no IMI para as famílias com filhos.

Para José Francisco Rolo, Vice-presidente da Câmara Municipal, este prémio não só reconhece como também certifica um conjunto de políticas municipais que o executivo camarário tem posto em prática com vista à resolução das necessidades e dos problemas concretos das pessoas

A distinção a nível nacional como “Autarquia + Familiarmente Responsável“, também significa que as pessoas e as famílias são efetivamente a primeira prioridade em Oliveira do Hospital”, frisa ainda o autarca, sem deixar de sublinhar que a implementação destas políticas de âmbito social só é possível graças à boa situação financeira da Câmara Municipal.

image_pdfimage_print
Previous Rafael Delaunay Gomes conseguiu 4º Lugar da Geral no Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo
Next Tábua: Homem de 80 anos morreu após ter sido atropelado

Artigos Relacionados

Região

GNR deteve um homem por cultivo de cannabis e outro por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve no dia 7 de junho, um homem por cultivo de cannabis.

Sociedade

Dominados dois dos três fogos que deflagraram no domingo em Mangualde

Dois dos três incêndios que deflagraram na tarde de domingo em Mangualde, no distrito de Viseu, estão hoje de manhã em resolução, mantendo-se ativo um, de acordo com a Proteção

Última Hora

Britânicos votaram “sim” à retirada da UE. Cameron anunciou demissão

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a intenção de se demitir em outubro, na sequência do referendo em que os britânicos decidiram pela saída do Reino Unido da União Europeia.

Região

Alunos da Secundária de Oliveira do Hospital disputam final nacional do “Parlamento dos Jovens”

Os alunos Michael Nunes e João Duarte (deputados efetivos) e André Gonçalves (suplente) da Escola Secundária de Oliveira do Hospital vão representar o distrito de Coimbra…

Região

Seia: Mulher estava morta em casa “há alguns dias” na localidade de Vila Verde

Uma mulher, com 68 anos, foi encontrada morta na casa onde morava sozinha, na localidade de Vila Verde, no concelho de Seia. O cadáver já estava…

Informação

Estudantes de Oliveira do Hospital insistem na remoção de amianto

A Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital insiste na necessidade de remover os materiais com amianto da sede do agrupamento, pedindo a intervenção do primeiro-ministro,

Politica

Nuno Pereira é candidato ao PSD de Oliveira do Hospital

Nuno Pereira está na corrida à liderança da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital. A liderar a lista A, o social democrata defronta a lista de

Informação

ADSC do Vale do Cobral presta serviço social há 15 anos na freguesia de Meruge

A Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, responsável pela prestação de serviço social na freguesia de Meruge, foi criada …

Região

GNR recuperou cinco aves em Tábua

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Lousã, apreendeu ontem, dia 28 de março, em Espariz – Tábua, cinco aves que se

Última Hora

Prisão preventiva para suspeito de abusar de uma criança

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um operário fabril, suspeito de ter abusado sexualmente…

Última Hora

Formandos do IEFP comemoraram o “Dia do PI” com alunos da EB1 de Arganil

Um grupo de formandos da área de Sapador Florestal do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Pinhal interior Norte – Arganil comemorou o Dia do PI, que hoje se

Região

PJ deteve dois suspeitos de abuso de menores

Dois homens, de 45 e 57 anos, foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de abuso sexual a três menores no distrito de Coimbra, em casos distintos, anunciou hoje

Nacional

Operação ‘Todos os Santos’ regista mais acidentes e mais mortos

GNR intensificou a patrulha nas estradas portuguesas entre a passada sexta-feira e esta terça-feira, dia 1 de novembro. Neste período, morreram sete pessoas vítimas de acidentes.

Região

Rotary Club de Oliveira do Hospital homenageia José Travassos Vasconcelos

O Rotary Club de Oliveira do Hospital realiza a habitual Cerimónia de Homenagem ao Profissional, no próximo dia 28 de janeiro de 2017, na Quinta da Hortinha, pelas 20h00.

Informação

Entrevista com Carlos Veiga: “A ESTGOH só pode crescer”

A formar quadros desde 2001, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) é cada vez mais uma referência no concelho, na região e no mundo.

Sociedade

Eptoliva volta a vencer Concursos Municipais de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital e em Tábua

A Eptoliva venceu as respetivas finais municipais que decorreram em Oliveira do Hospital e em Tábua, relativas à terceira edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio 2016,…

Sociedade

Artistas portugueses unem-se em concerto solidário para com as vítimas dos fogos florestais

MEO Arena recebe concerto “Juntos Por Todos” a 27 de Junho, com transmissão ao vivo na RTP, SIC, TVI e em todas as rádios portuguesas.

Região

Seia acolhe Ciclo de Conferências “Educação e Cinema”

A Casa Municipal da Cultura de Seia, com o apoio do Festival de Cinema Cine Eco, recebe no dia 20 de maio, das 15h às 18h, uma ação de formação

Última Hora

Ténis de Mesa:  CCPOH derrotado nos Açores

Na 12ª jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada no passado sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH)…

Última Hora

Chuva intensa, neve e vento nas próximas 24 horas, alerta Proteção Civil

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para os perigos do mau tempo na sexta-feira, com precipitação intensa, neve e vento, …

Nacional

Greve Geral arranca à meia-noite. Escolas e hospitais serão afetados

A greve nacional da Função Pública convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) inicia-se às 00h00 e deverá afetar sobretudo escolas, serviços de saúde e

Informação

ESTGOH aposta em novos cursos para atrair mais alunos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vive um momento de viragem no percurso de 15 anos de existência.

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre o acolhimento à comunidade estrangeira em Oliveira do Hospital

No habitual espaço de opinião na Rádio Boa Nova – Ca$h Resto Z€ro- Vítor Neves convida a um olhar sobre a economia e as pessoas, com destaque para a capacidade

Destaque

Programa de incentivo à Natalidade apoiou 299 crianças em três anos no concelho de Oliveira do Hospital

Em três anos de “Incentivo à Natalidade”, o Município de Oliveira do Hospital apoiou 299 crianças, num investimento de 357 mil Euros. O balanço é “positivo”, mas há aspetos a