Oliveira do Hospital renova galardão de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”

Oliveira do Hospital renova galardão de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”

O Município de Oliveira do Hospital foi mais uma vez distinguido como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2016”  – um galardão atribuído pelo Observatório das…

… Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR),  que visa galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de apoio municipal às famílias.

AUTARQUIA RESPONSAVELA atribuição desta distinção à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) – em 2016 houve 58 municípios portugueses a merecerem este reconhecimento – resultou da avaliação feita pelo OAFR a todo um conjunto de políticas “familiarmente responsáveis” em 11 áreas de atuação, que a autarquia oliveirense tem vindo a implementar nos últimos anos.

Encontram-se neste caso – entre muitas outras medidas – o programa de incentivo à natalidade que entrou em vigor em janeiro de 2013; a criação de um tarifário social na fatura da água, que discrimina positivamente as famílias numerosas; o apoio à aquisição de manuais escolares concedido a alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico ou, por exemplo, a atribuição de cerca de 50 mil euros em bolsas de estudo a alunos do ensino superior.

Reconhecido a nível nacional – e pelo segundo ano consecutivo – como um município “amigo das famílias”, sublinhe-se que a CMOH voltou a aprovar este ano, no âmbito das políticas familiarmente responsáveis, uma redução no IMI para as famílias com filhos.

Para José Francisco Rolo, Vice-presidente da Câmara Municipal, este prémio não só reconhece como também certifica um conjunto de políticas municipais que o executivo camarário tem posto em prática com vista à resolução das necessidades e dos problemas concretos das pessoas

A distinção a nível nacional como “Autarquia + Familiarmente Responsável“, também significa que as pessoas e as famílias são efetivamente a primeira prioridade em Oliveira do Hospital”, frisa ainda o autarca, sem deixar de sublinhar que a implementação destas políticas de âmbito social só é possível graças à boa situação financeira da Câmara Municipal.

image_pdfimage_print
Previous Rafael Delaunay Gomes conseguiu 4º Lugar da Geral no Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo
Next Tábua: Homem de 80 anos morreu após ter sido atropelado

Artigos Relacionados

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Sociedade

Nelas é palco do projeto “Tourism Train Experiences”

No âmbito do projecto “Tourism Train Experiences” desenvolvido por estudantes da Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade da Universidade Europeia…

Informação

Rui Nuno Castro eleito líder do CDS-PP no distrito de Coimbra

Rui Nuno Castro foi eleito em lista única, no sábado, para a liderança distrital do CDS-PP, sucedendo a Luís Lagos, que há quatro meses se demitiu para assumir…

Sociedade

“Qualidade de Ouro” para praia fluvial de Alvôco de Várzeas

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas integra o grupo de 390 praias portuguesas com a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída pela associação ambientalista Quercus.

Destaque

Empresas: Pastelaria Zé Manel abriu hoje em Oliveira do Hospital

A Pastelaria Zé Manel, nome de referência na cidade de Seia, abriu hoje um novo espaço em Oliveira do Hospital. Aberta diariamente, entre as 08h e as 20h00,…

Opinião

Ca$h Resto Z€ro olha para o que não acontece só em Portugal

No habitual espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha esta sexta-feira para a atualidade em Espanha, em particular para o caso…

Informação

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital promove Feira das Universidades e do Ensino Secundário

A sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital recebe amanhã, dia 12 de abril, das 10 às 13h30 horas, a Feira das Universidades e do Ensino Secundário.

Informação

Desporto: Nogueirense assegura manutenção. FCOH mantém luta pela subida

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) assegura a manutenção após vitória sobre o Gafanha por 2-0.

Educação

Carlos Quintino é o novo presidente da Associação de Estudantes da Eptoliva

Carlos Quintino, aluno do 3º ano do curso de Manutenção Industrial e Mecatrónica Automóvel, tomou ontem posse na liderança da Associação de Estudantes da Eptoliva. O estudante sucede ao aluno

Destaque

“O Santiago marcou muito a minha vida”

Rui Santos foi um dos bombeiros da corporação de Oliveira do Hospital que, na madrugada de 3 de janeiro, auxiliou o nascimento do bebé Santiago, no IC6, a caminho da

Desporto

Volta a Portugal com o percurso mais longo em cinco anos

Decorreu esta terça-feira a apresentação da 78.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que decorre entre 27 de julho e 7 de agosto, …

Última Hora

Carlos Veiga, presidente da ESTGOH, em entrevista na Rádio Boa Nova

O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Carlos Veiga, é o convidado da entrevista Rádio Boa Nova, que acontece hoje em direto, depois das

Região

Mau tempo continua e coloca sete distritos sob aviso laranja

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste com 5 a 6 metros, …

Última Hora

Luís Lagos entende que ausência do PSD no debate “é mau demais para o concelho, para o nosso futuro coletivo”

O candidato da coligação “Construir o Futuro” à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, partilhou na sua página de facebook a “tristeza”…

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 9 de setembro, realiza-se a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”,…

Região

Seis distritos do continente e Madeira sob aviso laranja devido a chuva

Seis distritos de Portugal continental e a Madeira estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas, segundo o Instituto Português do

Informação

Universidade Sénior é “um projeto de sucesso” em Oliveira do Hospital

A Universidade Senior Rotary de Oliveira do Hospital conta com cinco anos de atividade e cerca de uma centena de alunos. No arranque do novo ano letivo, a certeza é

Última Hora

Misericórdia de Galizes promove mais uma Gala “Dr. António Vaz Patto”

É já no próximo domingo, dia 27 de novembro, que a Santa Casa da Misericórdia de Galizes realiza a 4ª Gala “Dr. António Vaz Patto”. Na Gala que serve de

Última Hora

O Departamento de Saúde Pública da ARSCentro, deixa alguns conselhos para ter em conta com as temperaturas altas

  Listam-se abaixo conselhos que deverão ser divulgados: – Manutenção do corpo hidratado e fresco com ingestão de líquidos; – Evitar a exposição solar em especial entre as 11h e

Sociedade

Operação ‘Todos os Santos’ da GNR na estrada até terça feira

A Guarda Nacional Republicana vai intensificar, entre hoje e a próxima terça-feira, o patrulhamento nas estradas portuguesas.

Região

I Torneiro de Educação Gamificada no Agrupamento de Escolas de Gouveia

O Agrupamento de Escolas de Gouveia realiza o I Torneio de Educação Gamificada na próxima sexta- feira, dia 15 de junho, pelas 14h00, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de

Sociedade

Feira do Porco e do Enchido volta a animar Meruge

Foi dado o pontapé de saída para a 14ª edição da Feira do Porco e do Enchido de Meruge, que decorre dia 13 de Novembro no emblemático cenário da Laje

Última Hora

Número de animais mortos pode chegar aos cinco mil em Oliveira do Hospital

Os primeiros números, após o incêndio de 15 de outubro, apontavam para cerca de três mil animais mortos, a maioria ovinos e caprinos,…

Informação

Federação de Suinicultores ofereceu 71 leitões a criadores de Oliveira do Hospital

A solidariedade para com as gentes de Oliveira do Hospital chegou hoje ao concelho pela mão dos suinicultores de Portugal.