Oliveira do Hospital recebe III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação

Oliveira do Hospital recebe III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação

image_pdfimage_print

Na próxima segunda-feira, 1 de julho, o Município de Oliveira do Hospital é anfitrião do III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação, a partir das 9h30 no salão nobre dos Paços do Município.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o Encontro reúne vários oradores num momento de partilha e reflexão sobre estas temáticas e constituiu o encerramento da programação da iniciativa “Junho: mês da Igualdade @Oliveira do Hospital” que tem vindo a decorrer desde o início de junho com o objetivo de colocar no centro da agenda pública a promoção da igualdade de género e o combate à discriminação de género e às diversas formas de violência.

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, o vice-presidente José Francisco Rolo e a Conselheira Municipal para a Igualdade, Teresa Serra darão as boas vindas a todos os participantes num momento onde é esperada a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género, Rosa Monteiro.

Seguir-se-á a conferência de abertura sobre a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018- 2030 “Portugal + Igual” e o papel dos municípios na Promoção da Cidadania e Igualdade por Rosa Oliveira e Nuno Gradim, da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Após um breve momento cultural com o Projeto Guitarra Inclusiva (Equipa Igualdade Local: Cidadania Responsável e Arcial), serão apresentadas as “Boas Práticas na área da Igualdade, com moderação do jornalista Paulo Leitão. Neste painel serão abordados os “planos municipais para a Igualdade: sucessos, oportunidades, constrangimentos e desafios para o futuro” com os contributos dos municípios da Figueira da Foz, da Lousã, de Oliveira do Hospital, e do plano intermunicipal de Belmonte, Covilhã e Fundão.

À tarde, após o “Mini-concerto para olhos vendados – 8 anos de igualdade em Oliveira do Hospital”, os trabalhos prosseguem com um segundo painel dedicado ao tema “Violência de Género: conhecer, prevenir e responder” moderado por Sandra Silvestre, coordenadora de projetos sociais e formadora em Igualdade de Género. Margarida Teixeira e Ana Teresa Dias da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Respostas, falarão sobre “Prevenção de violência de género nas escolas – Projeto Art’Themis” e “Violência no Namoro – Apresentação de resultados do estudo de 2019 e análise comparativa”; e será ainda apresentada a Associações “Mulher século XXI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres”.

O III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação encerra com a exibição do documentário “Mulheres do Meu País”, de Raquel Freire, um filme-retrato sobre a condição da mulher portuguesa no séc. XXI. A participação é gratuita podendo ser efetuada inscrição através do email: [email protected] ou do gabinete de Ação Social e Saúde do MOH pelo telefone 238 605 260.

Previous Projeto “Dou Mais Tempo à Vida” angaria cerca de 30 mil Euros em Oliveira do Hospital
Next Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

FAAD apela à consignação de 0,5 por centro do IRS

Iniciada mais uma campanha da declaração de impostos sobre o rendimento, a Fundação de Aurélio Amaro Diniz (FAAD)  recorda possibilidade …

Última Hora

ANCOSE caminha para a reposição do efetivo perdido no grande incêndio de 2017 (com vídeo)

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) prepara-se para entregar mais 85 borregas Serra da Estrela a criadores…

Informação

Rede de Aldeias de Montanha aposta na valorização da sua autenticidade

A Direção e a Assembleia Geral da ADIRAM – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, entidade gestora da Rede de Aldeias de Montanha,…

Educação

Oliveira do Hospital distinguiu Carlos Martins e Dulce Pássaro com Medalha de Ouro

O oliveirense internacional de futebol, Carlos Martins, e a ex ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, foram homenageados, no dia 7 de outubro, com a Medalha de Ouro Municipal.

Região

ASAE apreendeu alimentos no valor de 5.500 euros em zonas de veraneio

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou diversas ações de fiscalização com especial enfoque na comercialização e consumo de géneros alimentícios em estabelecimentos …

Região

Acidente provoca um morto no concelho do Fundão

Um homem de 50 anos morreu, hoje de madrugada, na sequência de um despiste de um veículo ligeiro de mercadorias junto à localidade de Pêro Viseu, …

Educação

Eptoliva promove “25 anos” nas Marchas Populares

A Eptoliva decidiu fazer o pré-lançamento das comemorações do seu 25º aniversário, através da escolha dos “25 anos da EPTOLIVA”, como tema a apresentar nas Marchas Populares …

Informação

Termómetros vão chegar aos 36 graus. Há 17 concelhos em risco máximo de incêndio

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada

Informação

IC6: Autarca de Oliveira do Hospital não acredita no documento do PSD e quer reunião urgente com ministro das Infraestruturas

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considera “deplorável” a resposta dada pelo governo a um grupo de deputados do PSD, …

Última Hora

Fim-de-semana com nebulosidade e precipitação fraca

Apesar de a semana estar a terminar sem chuva, o fim-de-semana vai ficar marcado pela nebulosidade e precipitação fraca no litoral a norte do Cabo Carvoeiro.

Informação

Assembleia Municipal marcada por intervenções e discussão política antes da ordem do dia

A sessão ordinária que decorre, esta tarde, nos Paços do Município de Oliveira do Hospital está a ser marcada pelas intervenções e discussão política antes da ordem do dia. 

Informação

Região: Homem de 59 anos detido por posse de armas proibidas

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial da Lousã, deteve ontem, dia 18 de março, um homem de 59 anos, pela posse de armas proibidas,…