Oliveira do Hospital recebe 40ª reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens

Oliveira do Hospital recebe 40ª reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens

O Município de Oliveira do Hospital recebe, na próxima quinta-feira, dia 8 de novembro, a partir das 9h00, no auditório do Crédito Agrícola, a 40ª Reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF).

Este evento, que se realiza pela primeira vez em Oliveira do Hospital, pretende debater a importância das “Pastagens e Forragens na Alimentação Animal e no Ordenamento do Território da Região Demarcada da Serra da Estrela” e conta com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

Nesta Reunião de Outono, promovida pela SPPF, com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, estarão presentes vários especialistas que se debruçarão – entre outros temas – sobre a importância da “Ovelha Serra da Estrela no Ecossistema Beirão”; As “Pastagens na Proteção e Conservação do Solo e no Ordenamento do Território”; A “Agricultura de Precisão na Gestão das pastagens” e, ainda, o “Programa de Valorização Económica e Territorial dos Queijos DOP da Região Centro”.

 

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, o Município adianta que este evento pretende contribuir para  promover a difusão entre os participantes dos mais recentes avanços no domínio das pastagens e forragens, tendo em vista o progresso da agricultura e o benefício público.

 

 

 

“Hoje reconhecido cientificamente que as superfícies ocupadas por prados, pastagens permanentes e pastagens temporárias, para além da sua função associada à alimentação animal, constituem cada vez mais um importante contributo na mitigação das alterações climáticas, assumindo-se também como verdadeiras “zonas tampão” para a proteção dos aglomerados populacionais em meio rural, redução do risco de incêndios e barreira à progressão dos incêndios florestais”, lê-se na nota.

É neste contexto que Oliveira do Hospital – um município em que o incêndio de 15 de outubro de 2017 devastou 97 por cento da sua área florestal, provocando a morte a mais de cinco mil ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela e deixando muitos animais privados da sua alimentação natural – recebe este importante evento de âmbito nacional.

Previous Câmara de Seia aprova Orçamento de 24,9 milhões de euros para 2019
Next Sinistralidade: 11 detenções, 247 infrações e 80 acidentes no distrito de Coimbra

Artigos Relacionados

Informação

Agricultores queixam-se da “falta de tudo” em Coimbra (com áudio)

Cerca de 150 agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndio de 2017 protestam hoje em Coimbra, para reclamar mais apoios ao governo. Nuno Pereira, do Movimento Associação de Apoio às

Última Hora

Pastores de Loriga mantêm tradição secular das chocalhadas de São Martinho

O outono na Serra da Estrela traz novas paisagens e sabores, mas também tradições que vale a pena reviver, existindo assim excelentes motivos para visitar as Aldeias de Montanha.

Informação

Torneio inter freguesias volta a acontecer em Oliveira do Hospital

Mais de 15o participantes de 10 freguesias participam, entre 25 de junho e 31 de julho no 2º torneio inter freguesias promovido pelo município de Oliveira do Hospital.

Informação

Coimbra: Apreendido colete balístico e uma arma de alarme

A PSP de Coimbra apreendeu ontem, 17 de janeiro, uma arma de alarme, um kubotan (objeto utilizado para defesa pessoal) e um colete balístico.

Informação

Luís Lagos questiona regresso de competências ao tribunal e acusa Alexandrino de “número político”

O deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, acusou o presidente da autarquia de fazer um “número político”,…

Sociedade

Centros de Saúde vão ter consulta aberta na passagem de ano

Os centros de saúde da região Centro vão reforçar o atendimento na Passagem de Ano, mantendo-se em funcionamento nos dias 31 de dezembro e 1 e 2 de janeiro.

Destaque

Colocação de dois novos médicos deverá melhorar estado da Saúde em Oliveira do Hospital

Por ocasião de mais uma comemoração do Dia Mundial da Saúde, que hoje se assinala, a Rádio Boa Nova tomou o “pulso” ao estado da saúde no concelho de Oliveira

Informação

36 Concelhos em risco máximo de incêndio e temperaturas acima dos 40 graus

Trinta e seis concelhos do Algarve, Alentejo e do interior Norte e Centro do país estão hoje em risco máximo de incêndio, numa altura em que uma onda de calor

Informação

Rafael Dias tomou posse na Comissão Política Distrital da Juventude Popular

A Comissão Política Distrital da Juventude Popular de Coimbra tomou posse, no dia 22 de dezembro, em Oliveira do Hospital, realizando-se também…

Informação

Semana com chuva fraca e descida das temperaturas

A semana começa com chuva que vai prolongar-se até quarta-feira, regressando depois o tempo seco com descida das temperaturas entre 6 e 8 graus…

Região

Seia assinala “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

Laços azuis em mais de 50 edifícios assinalam o início da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” em Seia, iniciativa que contempla um amplo programa

Última Hora

Árvores decoradas em exposição na cidade

O Município de Oliveira do Hospital entregou os prémios e certificados de participação às entidades que participaram no concurso “3R_NATAL_Ambiental 2016”.