Oliveira do Hospital recebe 40ª reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens

Oliveira do Hospital recebe 40ª reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital recebe, na próxima quinta-feira, dia 8 de novembro, a partir das 9h00, no auditório do Crédito Agrícola, a 40ª Reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF).

Este evento, que se realiza pela primeira vez em Oliveira do Hospital, pretende debater a importância das “Pastagens e Forragens na Alimentação Animal e no Ordenamento do Território da Região Demarcada da Serra da Estrela” e conta com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

Nesta Reunião de Outono, promovida pela SPPF, com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, estarão presentes vários especialistas que se debruçarão – entre outros temas – sobre a importância da “Ovelha Serra da Estrela no Ecossistema Beirão”; As “Pastagens na Proteção e Conservação do Solo e no Ordenamento do Território”; A “Agricultura de Precisão na Gestão das pastagens” e, ainda, o “Programa de Valorização Económica e Territorial dos Queijos DOP da Região Centro”.

 

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, o Município adianta que este evento pretende contribuir para  promover a difusão entre os participantes dos mais recentes avanços no domínio das pastagens e forragens, tendo em vista o progresso da agricultura e o benefício público.

 

 

 

“Hoje reconhecido cientificamente que as superfícies ocupadas por prados, pastagens permanentes e pastagens temporárias, para além da sua função associada à alimentação animal, constituem cada vez mais um importante contributo na mitigação das alterações climáticas, assumindo-se também como verdadeiras “zonas tampão” para a proteção dos aglomerados populacionais em meio rural, redução do risco de incêndios e barreira à progressão dos incêndios florestais”, lê-se na nota.

É neste contexto que Oliveira do Hospital – um município em que o incêndio de 15 de outubro de 2017 devastou 97 por cento da sua área florestal, provocando a morte a mais de cinco mil ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela e deixando muitos animais privados da sua alimentação natural – recebe este importante evento de âmbito nacional.

Previous Câmara de Seia aprova Orçamento de 24,9 milhões de euros para 2019
Next Sinistralidade: 11 detenções, 247 infrações e 80 acidentes no distrito de Coimbra

Artigos Relacionados

Última Hora

Alexandrino garante que os tratores que se encontram no estaleiro “não pertencem à Câmara Municipal”

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, garante que os 19 tratores que se encontram no estaleiro municipal “não pertencem à Câmara Municipal” e que “já há

Região

Seia: Detidos dois homens que terão abusado sexualmente da mesma menor

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve dois homens suspeitos de abusos sexuais de uma menor, em Seia, informou esta autoridade através de um comunicado enviado às redações.

Informação

Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Ordem de Malta apoia FAAD com equipamento hospitalar

O presidente da Ordem de Malta, Guido Stoeckli, visitou esta manhã a Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), onde comprovou a boa utilização do equipamento hospitalar de que a instituição tem

Região

Pombal: Seis feridos em despiste na A1

Seis pessoas ficaram feridas, três delas em estado grave, na manhã desta terça-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira de mercadorias que ocorreu ao quilómetro 144 da A1

Região

Linha da Beira Alta esteve cortada após colisão entre comboio e viatura ligeira

A circulação na Linha da Beira Alta esteve interrompida desde as 02h30 devido a uma colisão entre um comboio e uma viatura ligeira em Cerdeira,…

Sociedade

Consulta de Saúde Mental acompanha 303 doentes e tem lista de espera de 39

Em Oliveira do Hospital, a consulta de saúde mental comunitária do Pinhal Interior Norte, acompanha 303 doentes. A lista de espera para esta consulta,…

Última Hora

Carlos Cardoso, engenheiro informático, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Carlos Cardoso, com funções de gestão e manutenção da rede interna da BLC3 e equipamentos adjacentes.

Região

Assembleia Geral da ADI aprovou Plano de Atividades e Orçamento para 2017

A direção da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, na qualidade de entidade responsável pela promoção do comércio local …

Última Hora

Incêndios: Administração Regional de Saúde do Centro desmente Passos Coelho sobre suicídio

O presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) disse esta segunda-feira que não há, até agora, “nenhum caso de suicídio com ligação” direta à zona afetada pelo incêndio

Informação

Deputados do PS apoiam conclusão do IC6

O deputado socialista Pedro Coimbra defendeu, ontem, a conclusão do IC6,  para servir Oliveira do Hospital e outros municípios vizinhos. Na ocasião, o presidente da Câmara disse que em janeiro

Região

Francisco Prior Claro vai ser ordenado sacerdote

O diácono Francisco Prior Claro que integrou, nos últimos anos, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, vai ser ordenado sacerdote no próximo dia 24 de junho, pelas 16h,…