Oliveira do Hospital quer preservar património cultural imaterial e gastronómico concelhio

Oliveira do Hospital quer preservar património cultural imaterial e gastronómico concelhio

image_pdfimage_print

No âmbito das comemorações do Feriado Municipal, no dia 7 de outubro, foram celebrados protocolos entre o Município de Oliveira do Hospital e diversas entidades para o desenvolvimento de dois novos projetos no concelho.

Um deles diz respeito ao “Guardianus – Museu Digital do Património Imaterial de Oliveira do Hospital”, projeto lançado pela autarquia em maio, e que visa a criação de um espaço digital destinado a salvaguardar o erário civilizacional do concelho.

Segundo a autarquia, o objetivo é garantir a preservação da identidade do povo desta região através da recolha e identificação do material já existente bem como da compilação daquele que ainda permanece na memória da população mais idosa, espalhada pelas aldeias e que é guardiã de um conjunto de saberes de experiência feitos que constituem um manancial de ilustração e de arte vivas do passado recente.

Assim, será feito um levantamento do património cultural imaterial, nas suas várias vertentes, o que permitirá quantificar o espólio cultural e planificar o seu registo. Numa segunda fase, será feita a recolha através de registo em suportes como vídeo e fotografia, que darão origem aos conteúdos multimédia a disponibilizar numa base digital – o “Guardianus – Museu Digital do Património Imaterial” que ficará acessível a todos em qualquer parte do mundo.

Na sessão que teve lugar no salão nobre dos Paços do Município, procedeu-se também à assinatura da “Carta de Compromisso de Proteção do Património Gastronómico do Concelho de Oliveira do Hospital” que tem como objetivo, em colaboração de várias entidades, a recolha sistemática do receituário intemporal do concelho com vista à elaboração do primeiro livro de gastronomia deste território.

Com a assinatura da Carta de Compromisso de Proteção do Património Gastronómico do concelho de Oliveira do Hospital fica dado um enorme passo para preservar este património identitário dado que a recolha do receituário concelhio dá a garantia da sua perpetuação e renovação, assegurando também que este conhecimento chegará às gerações vindouras. Refira-se que concelho de Oliveira do Hospital é detentor de um “saber fazer” rico e diversificado e de ingredientes endógenos de grande qualidade que é importante proteger e divulgar como é intenção da autarquia.

A vereadora da Cultura, Graça Silva, assinala a importância que estes dois novos projetos assumem na proteção e preservação do património cultural imaterial e gastronómico do concelho de Oliveira do Hospital disponibilizando-o às futuras gerações.

A sessão culminou com a degustação de produtos locais de qualidade com a colaboração dos alunos do Curso Profissional Técnico de Restaurante/Bar do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Previous Incêndio destrói casa devoluta na cidade de Oliveira do Hospital (com vídeo)
Next Filme promocional do Centro de Portugal vence prémio do público do Festival ART&TUR

Artigos Relacionados

Informação

Segurança Social apoiou 292 famílias afetadas pelos fogos de 2017

A Segurança Social anunciou, ontem, ter concedido um conjunto de apoios às populações afetadas pelos incêndios de outubro de 2017 que ascende a 152 mil euros destinados a 292 famílias.

Destaque

PSD de Oliveira do Hospital apresentou os seus candidatos para as Autárquicas 2017

Com o lema “Mudar o Rumo” a Comissão Politica Concelhia do PSD de Oliveira do Hospital apresentou esta segunda-feira os seus candidatos para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias

Informação

Incêndio de Tábua consumiu 120 hectares de mato e floresta

O incêndio florestal que, ao início da tarde de ontem, deflagrou no concelho de Tábua, foi dominado às 23h45 horas, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Informação

Gafanha da Nazaré: Apreendidos 506 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu 30 quilos de raia curva, Raja undulata, e 476 quilos de biqueirão, engraulis encrasicolus, ontem e hoje, na

Região

Dois detidos por posse de armas proibidas em Gouveia

O Comando Territorial da Guarda, através do Destacamento Territorial de Gouveia, deteve no passado dia 14 de abril dois homens de 35 e 46 anos, pela prática dos crimes de

Cultura

Oliveira do Hospital valoriza autores concelhios em mais uma edição da Feira do Livro

A Feira do Livro de Oliveira do Hospital abriu portas no domingo, dia 28 de maio, com uma homenagem aos vários autores do concelho. O certame que está de regresso

Informação

No próximo domingo há Mercado de Montanha em Oliveira do Hospital

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” tem uma edição especial neste mês de Dezembro.

Última Hora

Domingo foi um dia negro nas estradas. Duas crianças perderam a vida

Ontem foi um domingo negro nas estradas portuguesas, tendo duas crianças perdido a vida num acidente que envolveu três viaturas ligeiras, em Mira, no distrito de Coimbra.

Informação

Proteção Civil regista mais de 50 ocorrências em vários distritos devido ao mau tempo

Mais de 50 ocorrências relacionadas com quedas de árvore e estruturas, movimento de massas e inundações foram registadas em vários distritos do continente pela Proteção Civil entre as 00h04 e

Última Hora

Tempo quente coloca 12 distritos em alerta amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de sete para 12 os distritos sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido ao

Informação

Despiste na Nacional 17 deixa uma vítima encarcerada em Oliveira do Hospital

Uma vítima encarcerada, um homem de 73 anos, foi o resultado de um despiste ocorrido ao final da tarde desta quarta-feira na estrada Nacional 17, entre Vendas de Galizes e Venda

Informação

Homem encontrou cannabis quando apanhava míscaros no concelho de Oliveira do Hospital

Um homem encontrou um porta sacos com mais de dois quilos de cannabis, quando procedia à apanha de míscaros na localidade de Pinheirinho, freguesia de Lourosa, no concelho de Oliveira