Oliveira do Hospital propõe rejeitar transferência de três competências do Estado

Oliveira do Hospital propõe rejeitar transferência de três competências do Estado

image_pdfimage_print

Habitação, Vias de Comunicação e Património Imobiliário Público sem Utilização são as três competências a que o Município de Oliveira do Hospital pretende dizer “não”, no âmbito…

… da Transferência de Competências do Estado para órgãos municipais. Cabe à Assembleia Municipal, que reúne sexta feira em sessão extraordinária a deliberação final.

O executivo liderado por José Carlos Alexandrino (PS) foi unânime em considerar que que o Município deve rejeitar as competências da Habitação, Vias de Comunicação e Património Imobiliário Público. Em reunião do executivo, o autarca oliveirense centrou-se na competência relativa às Vias de Comunicação para verificar que é “preciso alguma cautela” já que aquela competência corresponde às vias urbanas onde se insere a EN17. “Se algo correr mal é da responsabilidade da Câmara. É uma questão de cautela”, referiu dando ainda o exemplo da EN230 e da EN230-1.

Entre as competências que o Município oliveirense pretende aceitar, José Carlos Alexandrino destacou a que é relativa ao “Estacionamento Público”. Segundo o autarca, a GNR continuará a fiscalizar o estacionamento público, com a diferença de que o município passará a receber 70 por cento da receita das multas, ficando ainda responsável pelos processos de contraordenação relacionados com as pessoas que não pagaram as multas. “Se se mantiver este nível de multas, teremos um problema”, ironizou o autarca, considerando que o município deve aceitar esta competência. Apesar de o município passar a receber 70 por cento da receita das multas, Alexandrino assegurou que o que pretende é que “não haja multas”. “Quanto menos melhor”, concluiu.

A propósito de estacionamento, o autarca referiu na mesma reunião que a intenção do executivo é avançar com estacionamento pago em algumas artérias da cidade, logo que sejam criados lugares de estacionamento junto ao mercado. Avisou ainda que, a medida abrangerá o silo automóvel quando for devolvido ao estacionamento.

A proposta de transferência de competências para os órgãos municipais consta do primeiro ponto da Ordem do Dia da Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal, agendada para as 14h30 da próxima sexta-feira, 18 de janeiro. No ponto dois, os deputados são chamados a votar a proposta de transferência de competências para os órgãos das entidades intermunicipais. Na ocasião, serão ainda apresentados “Investimentos Estruturais para o Município de Oliveira do Hospital”.

Previous Tábua inaugura novo recinto de Feiras e Eventos
Next Playmobil em exposição no Museu do Brinquedo de Seia

Artigos Relacionados

Informação

Juventude Popular de Oliveira do Hospital toma posse amanhã

Nuno Rafael Dias toma posse, amanhã, dia 4 de março, como presidente da Juventude Popular de Oliveira do Hospital, numa sessão agendada paras as 20h30,…

Informação

Leiria: Trabalhador morre após ser atingido por árvore

Um homem morreu hoje vítima de um acidente de trabalho, após ter sido atingido por uma árvore, em Valongo, Colmeias, no concelho de Leiria.

Informação

Jornadas Parlamentares do PS trazem deputados a Oliveira do Hospital

Um grupo de deputados do PS na Assembleia da República visita, esta tarde,  o concelho de Oliveira do Hospital e reúne com o executivo municipal e empresários no âmbito das

Região

“Profissionalismo e humanismo” na base do sucesso da Eptoliva

O presidente da Adeptoliva, associação que gere o ensino profissional ministrado pela Eptoliva regozijou-se por a escola ser a melhor escola do distrito de Coimbra e a terceira melhor do

Sociedade

BVOH comemoraram 97º aniversário numa “missão por vezes tão difícil mas tão nobre” (com vídeo)

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemorou ontem, 24 de março, o 97º aniversário,…

Informação

Juventude Popular apresentou novos órgãos na tomada de posse

A Juventude Popular de Oliveira do Hospital tomou posse para mais um mandato, no passado sábado.

Educação

Alunos do AEOH chegam à final do concurso “Eco-Ementas”

Na passada sexta-feira, dia 29 de março, três equipas de Eco-Cozinheiros do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) deslocaram-se…

Informação

Bombeiros de Oliveira do Hospital comemoram 97º aniversário com sentimento de “dever cumprido”

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemora domingo, 24 de março, o 97º aniversário.

Informação

A reflorestação de Pedrógão Grande ainda está por arrancar

Seis meses após os grandes incêndios, os sinais de reflorestação na zona de Pedrógão Grande são quase inexistentes. Há proprietários que querem …

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Oliveira do Hospital foi notícia nacional. Interior não rima com inferior”

No habitual espaço de opinião da Rádio Boa Nova, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves reflete sobre a atitude tomada pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital em eliminar o

Região

Fogo em Penacova mobiliza quase 300 operacionais

Quase três centenas de operacionais combatem um incêndio no concelho de Penacova, distrito de Coimbra, que deflagrou cerca das 13h00, refere a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção

Informação

Covilhã: Homem detido por 17 furtos em residências

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Núcleo de Investigação Criminal da Covilhã, deteve, no passado dia 12 de fevereiro, um homem, de 50 anos, por furto em residência,