Oliveira do Hospital propõe rejeitar transferência de três competências do Estado

Oliveira do Hospital propõe rejeitar transferência de três competências do Estado

image_pdfimage_print

Habitação, Vias de Comunicação e Património Imobiliário Público sem Utilização são as três competências a que o Município de Oliveira do Hospital pretende dizer “não”, no âmbito…

… da Transferência de Competências do Estado para órgãos municipais. Cabe à Assembleia Municipal, que reúne sexta feira em sessão extraordinária a deliberação final.

O executivo liderado por José Carlos Alexandrino (PS) foi unânime em considerar que que o Município deve rejeitar as competências da Habitação, Vias de Comunicação e Património Imobiliário Público. Em reunião do executivo, o autarca oliveirense centrou-se na competência relativa às Vias de Comunicação para verificar que é “preciso alguma cautela” já que aquela competência corresponde às vias urbanas onde se insere a EN17. “Se algo correr mal é da responsabilidade da Câmara. É uma questão de cautela”, referiu dando ainda o exemplo da EN230 e da EN230-1.

Entre as competências que o Município oliveirense pretende aceitar, José Carlos Alexandrino destacou a que é relativa ao “Estacionamento Público”. Segundo o autarca, a GNR continuará a fiscalizar o estacionamento público, com a diferença de que o município passará a receber 70 por cento da receita das multas, ficando ainda responsável pelos processos de contraordenação relacionados com as pessoas que não pagaram as multas. “Se se mantiver este nível de multas, teremos um problema”, ironizou o autarca, considerando que o município deve aceitar esta competência. Apesar de o município passar a receber 70 por cento da receita das multas, Alexandrino assegurou que o que pretende é que “não haja multas”. “Quanto menos melhor”, concluiu.

A propósito de estacionamento, o autarca referiu na mesma reunião que a intenção do executivo é avançar com estacionamento pago em algumas artérias da cidade, logo que sejam criados lugares de estacionamento junto ao mercado. Avisou ainda que, a medida abrangerá o silo automóvel quando for devolvido ao estacionamento.

A proposta de transferência de competências para os órgãos municipais consta do primeiro ponto da Ordem do Dia da Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal, agendada para as 14h30 da próxima sexta-feira, 18 de janeiro. No ponto dois, os deputados são chamados a votar a proposta de transferência de competências para os órgãos das entidades intermunicipais. Na ocasião, serão ainda apresentados “Investimentos Estruturais para o Município de Oliveira do Hospital”.

Previous Tábua inaugura novo recinto de Feiras e Eventos
Next Playmobil em exposição no Museu do Brinquedo de Seia

Artigos Relacionados

Desporto

De Mateos vence em Braga e Alarcón conserva a camisola amarela

O espanhol Vicente De Mateos (Louletano) venceu, nesta sexta-feira, a oitava etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou Barcelos a Braga, na distância de 147,6 quilómetros. O portista

Última Hora

Mais de dois milhões de euros para valorização dos queijos da Região Centro

Quinze entidades vão desenvolver um projeto para a valorização de três queijos da Região Centro, num investimento superior a dois milhões de euros e que prevê a criação de uma

Sociedade

Oliveira do Hospital recebe 11º Encontro de Associações Juvenis do Distrito de Coimbra

Oliveira do Hospital vai receber, pela primeira vez, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, o encontro de Associações Juvenis do Distrito de Coimbra.

Destaque

15 detenções, 684 infrações e 88 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu a um conjunto de operações no distrito, na semana de 14 a 20 de novembro,…

Informação

Tondela: Idoso de 76 anos detido por violência doméstica

Um homem de 76 anos está obrigado a usar pulseira eletrónica depois de ter sido detido pela GNR por violência doméstica em Tondela.

Sociedade

Inscrições abertas para o Programa “Férias + Solidárias”

Encontram-se a decorrer, até ao dia 2 de julho, as candidaturas para a edição deste ano do programa “Férias + Solidárias” promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

Acidentes com árvores causam um morto e um ferido grave na região Centro

Um homem morreu, no sábado, no concelho de Trancoso ao ser atingido por uma árvore que estava a ser derrubada, e outro ficou gravemente ferido em circunstâncias idênticas, em Tondela,

Informação

Portugueses têm ouvido mais rádio através da internet

A rádio tem passado por um processo de inovação e a presença na internet faz parte dessa aposta em muitos órgãos de comunicação portugueses.

Informação

Incêndio deflagrou em hotel desativado em Penacova

Um incêndio deflagrou, ao inicio da tarde desta sexta-feira, num hotel que estava desativado há um ano, em Penacova. O incêndio já se encontra em fase de rescaldo. São desconhecidas

Região

Cooperativa informa associados sobre apoio aos rendimentos

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central realiza, hoje, em Oliveira do Hospital um colóquio alusivo aos apoios aos rendimentos e segurança no trabalho agrícola e florestal.

Destaque

Oliveira do Hospital sinalizou “entre 20 a 25 casos de violência doméstica” em 2016

Oliveira do Hospital renova hoje, Dia Municipal para a Igualdade, o compromisso de combate às desigualdades e violência doméstica e no namoro. Em 2016,… … no âmbito do projeto “Igualdade