Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade

Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital prepara-se para assinalar o seu Dia Municipal para a Igualdade (21 de junho) com  a dinamização de várias iniciativas ao longo de uma semana,…

…  de 17 a 23 de junho, com o objetivo primordial colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública de Oliveira do Hospital e da região.

PROGRAMA DIA MUNICIPAL IGUALDADEInstituído no âmbito das ações promovidas através do Projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável” (iniciado em 2011), o Dia Municipal para a Igualdade tem vindo a ser celebrado, anualmente, com atividades que desafiam a população do concelho a envolver-se ativamente no sentido da prossecução das políticas de desenvolvimento local para a promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação.

O programa, que tem o seu ponto alto no Dia Municipal para a Igualdade, inicia na noite de sábado, 18 de junho, com mensagens de sensibilização e fotografias pela Igualdade durante a realização das Marchas Populares, no Parque no Mandanelho. O dia seguinte será preenchido com a iniciativa “24H pela Igualdade” através da difusão de várias mensagens na Rádio Boa Nova e outros espaços de sensibilização em diferentes eventos, de que é exemplo o Torneio Inter-Freguesias.

Os dias 19 e 20 de junho são particularmente dedicados ao público infantil do pré-escolar e 1.º CEB e na manhã de segunda-feira (19 de junho), a Casa da Cultura César Oliveira recebe o teatro infantil “Mariana num Mundo Igual”, um projeto pedagógico de promoção da igualdade de género e oportunidades da atriz Mariana Monteiro. Já através da iniciativa “A brincar pela Igualdade” serão dinamizadas, nestes dois dias, atividades desportivas e de sensibilização lúdico-pedagógicas para os mais novos, no Centro Escolar de Nogueira do Cravo e no Pavilhão Municipal/Parque do Mandanelho.

O dia do solstício de verão foi a data escolhida para o Dia Municipal para a Igualdade em Oliveira do Hospital, pautado pelo lema igualitário “o sol quando nasce é para [email protected]”. As comemorações têm o seu ponto alto neste dia, 21 de junho, durante o qual a “Carrinha da Igualdade” do Roteiro  Cidadania em Portugal, uma iniciativa da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, vai estacionar na cidade de Oliveira do Hospital a partir das 10H00.

À tarde, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, serão apresentadas as linhas fortes do Plano Municipal para a Igualdade 2017/2020, que resultou de um processo participativo com avaliação, auscultação e recolha de contributos da comunidade, momento antecedido por um mini concerto para olhos vendados contra a violência de género – “Fechar os olhos à violência”. Seguir-se-á uma tertúlia da igualdade com a presença de Raquel Gonçalves, técnica do Roteiro Cidadania em Portugal e uma performance de dança. O Dia Municipal para a Igualdade terminará com uma caminhada pela Igualdade, momento de sensibilização de rua, a partir das 21H00 no Largo Ribeiro do Amaral, inserida no programa mOHve-te verão 2017.

O vasto programa comemorativo culmina com a mesa redonda “Igualdade, desigualdades e oportunidades de mudança” que terá emissão na Rádio Boa Nova às 12H00 de sexta-feira, 23 de junho. A promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação e a diversas formas de violência, particularmente na prevenção da violência doméstica e apoio a vítimas, bem como a informação e formação dos mais jovens para os problemas da violência ligada ao género têm sido apostas do Município de Oliveira do Hospital através do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”. Para além da criação do Dia Municipal para a Igualdade e da figura de Conselheira Municipal para a Igualdade foi disponibilizada uma linha de apoio jurídico e apoio social para as vítimas de violência doméstica (238 605 260), entre outras iniciativas, colocando a Igualdade de Género no centro da agenda pública do concelho e região.

image_pdfimage_print
Previous Bombeiro detido em Coimbra por atear cinco fogos
Next "Escola e o Meio" transmite último programa do ano letivo

Artigos Relacionados

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre o “Dia T” e a Gala do Desporto

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, Vítor Neves convida a um olhar sobre a atualidade nos EUA e centra-se na Gala do Desporto realizada em Oliveira

Informação

Urgências passam para a FAAD à noite, fins de semana e feriados. Medida entra hoje em vigor

As urgências em Oliveira do Hospital vão ser partilhadas com o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz que passa a assegurar aquele serviço…

Informação

Seia: Detidos dois homens que terão abusado sexualmente da mesma menor

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve dois homens suspeitos de abusos sexuais de uma menor, em Seia, informou esta autoridade através de um comunicado enviado às redações.

Nacional

Granizo, chuva e trovoada colocam cinco distritos sob aviso amarelo

Cinco distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Natal

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, nesta quadra festiva de Natal e Ano Novo, …

Região

Turismo Centro de Portugal apresentou mapa conjunto com a Extremadura Espanhola na BTL

O Centro de Portugal e a Extremadura espanhola são “regiões irmãs” e têm tudo a ganhar se elaborarem estratégias comuns na área do turismo. Este foi o mote …

Informação

Resultado de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, o Nogueirense conseguiu a sua 2ª vitória no campeonato ao derrotar em casa o CD Gouveia por 3-1. O Tourizense foi goleado em casa pelo

Sociedade

Papa anunciou que vem a Fátima em 2017

O papa Francisco anunciou que prevê viajar, em 2017, a Fátima (Portugal), Índia, ao Bangladesh e a África.

Informação

Homem que abusou, violentou e quase matou vizinha em Oliveira do Hospital condenado a 15 anos de prisão

Tribunal de Coimbra deu como provado que um homem de 33 anos violou a vizinha, que sofre de deficiência, num contexto de roubo, tendo ainda tentado tirar-lhe a vida, sem

Última Hora

Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital realiza Festa de Início da Catequese

A Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital irá levar a efeito, no próximo sábado, dia 23 de setembro, a sua Festa de Início da Catequese.

Politica

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em sessão ordinária

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital está, esta tarde, reunida em sessão ordinária. Na reunião, que teve início às 14h30, dominam matérias como as acessibilidades, o saneamento básico, a

Última Hora

Nelas substitui coberturas de fibrocimento das escolas secundárias

O presidente da Câmara de Nelas assina amanhã, dia 9 de junho, com a Secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão,…

Última Hora

Presépio avaliado em mais de 10 mil euros exposto em Viseu

Um presépio avaliado em mais de 10 mil euros foi, ontem, instalado em pleno coração da cidade de Viseu, podendo as três esculturas com mais de 400 quilogramas ser visitadas

Desporto

Ténis de Mesa: Atletas do CCPOH bem sucedidos no campeonato distrital

Quatro atletas dos escalões de infantis e de juniores do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), orientados pelo técnico Luís Marques, participaram, no último sábado, …

Destaque

EXPOH ao rubro com Xutos e Pontapés no palco do Mandanelho (com vídeo)

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital registou ontem uma das melhores noites de sempre. Tal aconteceu com o concerto de Xutos & Pontapés …

Educação

Semana Académica promove a cidade e a ESTGOH ate 30 de Abril

O espírito académico vai tomar conta da cidade de Oliveira do Hospital a partir de hoje, 24 de abril, e até domingo, dia 30. A iniciativa pretende promover a cidade

Informação

Cientistas de Coimbra ajudam a enfrentar riscos de incêndio na Suécia

A partilha de conhecimentos com a Suécia, onde um incêndio florestal matou duas pessoas em 2014, é um dos objetivos de um intercâmbio internacional que envolve investigadores da Universidade de

Última Hora

Maratona Clube da Vila Chã foi 3º classificado em São Silvestre da Serra da Estrela

O Maratona Clube da Vila Chã participou, no passado dia 30 de dezembro, na 31ª Corrida São Silvestre da Serra da Estrela na vila de Loriga, com nove atletas.

Região

GNR apreendeu armas, munições e cannabis em Celavisa, Arganil

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã e do Posto Territorial de Arganil,…

Região

Incêndio na prisão de Coimbra provocou quatro feridos ligeiros

Um incêndio que, ontem à noite, deflagrou no Estabelecimento Prisional de Coimbra provocou quatro feridos ligeiros, que foram transportados para o hospital.

Informação

Secretário de Estado das Florestas anuncia criação de unidades especiais de combate aos incêndios e comando único para sapadores

Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, anunciou ontem em Oliveira do Hospital…

Desporto

3ª Corrida do Alva realiza-se a 26 de março

O Maratona Clube de Vila Chã, em parceria com o Clube Atlético de Oliveira do Hospital, leva a efeito no dia 26 de Março de 2017 pelas 10h20m a 3ª Corrida do Alva,

Educação

Projeto da Eptoliva distinguido com menção honrosa em Espanha

O projeto “Requalificação dos Resíduos do Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”…

Região

Deputado do BE, solidário com oliveirenses, defende igualdade no apoio às empresas e à agricultura

José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Coimbra, escolheu hoje o concelho…