Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade

Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital prepara-se para assinalar o seu Dia Municipal para a Igualdade (21 de junho) com  a dinamização de várias iniciativas ao longo de uma semana,…

…  de 17 a 23 de junho, com o objetivo primordial colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública de Oliveira do Hospital e da região.

PROGRAMA DIA MUNICIPAL IGUALDADEInstituído no âmbito das ações promovidas através do Projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável” (iniciado em 2011), o Dia Municipal para a Igualdade tem vindo a ser celebrado, anualmente, com atividades que desafiam a população do concelho a envolver-se ativamente no sentido da prossecução das políticas de desenvolvimento local para a promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação.

O programa, que tem o seu ponto alto no Dia Municipal para a Igualdade, inicia na noite de sábado, 18 de junho, com mensagens de sensibilização e fotografias pela Igualdade durante a realização das Marchas Populares, no Parque no Mandanelho. O dia seguinte será preenchido com a iniciativa “24H pela Igualdade” através da difusão de várias mensagens na Rádio Boa Nova e outros espaços de sensibilização em diferentes eventos, de que é exemplo o Torneio Inter-Freguesias.

Os dias 19 e 20 de junho são particularmente dedicados ao público infantil do pré-escolar e 1.º CEB e na manhã de segunda-feira (19 de junho), a Casa da Cultura César Oliveira recebe o teatro infantil “Mariana num Mundo Igual”, um projeto pedagógico de promoção da igualdade de género e oportunidades da atriz Mariana Monteiro. Já através da iniciativa “A brincar pela Igualdade” serão dinamizadas, nestes dois dias, atividades desportivas e de sensibilização lúdico-pedagógicas para os mais novos, no Centro Escolar de Nogueira do Cravo e no Pavilhão Municipal/Parque do Mandanelho.

O dia do solstício de verão foi a data escolhida para o Dia Municipal para a Igualdade em Oliveira do Hospital, pautado pelo lema igualitário “o sol quando nasce é para tod@s”. As comemorações têm o seu ponto alto neste dia, 21 de junho, durante o qual a “Carrinha da Igualdade” do Roteiro  Cidadania em Portugal, uma iniciativa da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, vai estacionar na cidade de Oliveira do Hospital a partir das 10H00.

À tarde, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, serão apresentadas as linhas fortes do Plano Municipal para a Igualdade 2017/2020, que resultou de um processo participativo com avaliação, auscultação e recolha de contributos da comunidade, momento antecedido por um mini concerto para olhos vendados contra a violência de género – “Fechar os olhos à violência”. Seguir-se-á uma tertúlia da igualdade com a presença de Raquel Gonçalves, técnica do Roteiro Cidadania em Portugal e uma performance de dança. O Dia Municipal para a Igualdade terminará com uma caminhada pela Igualdade, momento de sensibilização de rua, a partir das 21H00 no Largo Ribeiro do Amaral, inserida no programa mOHve-te verão 2017.

O vasto programa comemorativo culmina com a mesa redonda “Igualdade, desigualdades e oportunidades de mudança” que terá emissão na Rádio Boa Nova às 12H00 de sexta-feira, 23 de junho. A promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação e a diversas formas de violência, particularmente na prevenção da violência doméstica e apoio a vítimas, bem como a informação e formação dos mais jovens para os problemas da violência ligada ao género têm sido apostas do Município de Oliveira do Hospital através do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”. Para além da criação do Dia Municipal para a Igualdade e da figura de Conselheira Municipal para a Igualdade foi disponibilizada uma linha de apoio jurídico e apoio social para as vítimas de violência doméstica (238 605 260), entre outras iniciativas, colocando a Igualdade de Género no centro da agenda pública do concelho e região.

image_pdfimage_print
Previous Bombeiro detido em Coimbra por atear cinco fogos
Next "Escola e o Meio" transmite último programa do ano letivo

Artigos Relacionados

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre o acolhimento à comunidade estrangeira em Oliveira do Hospital

No habitual espaço de opinião na Rádio Boa Nova – Ca$h Resto Z€ro- Vítor Neves convida a um olhar sobre a economia e as pessoas, com destaque para a capacidade

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova, pelo 6.º ano consecutivo

No dia 15 de outubro, sábado, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 2.º  programa “A Escola e o Meio” do ano letivo 2016-17, uma produção do Clube

Sociedade

Proteção Civil alerta para perigo de incêndios florestais nos próximos três dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou ontem para o perigo de incêndios florestais nos próximos três dias, especialmente nas regiões norte e centro, e lembrou que a lei

Região

Banco Alimentar Contra a Fome promove campanha no fim de semana

O Banco Alimentar Contra a Fome promove, no próximo fim de semana, 3 e 4 de dezembro, mais uma recolha de alimentos. Às portas da última campanha do ano, o

Politica

Rui Silva apresenta candidatura pelo PS à Câmara de Arganil

Está marcada para domingo, 18 de junho, a apresentação do candidato pelo Partido Socialista, Rui Silva, à Câmara Municipal de Arganil.

Sociedade

Unidades de Alojamento apoiadas pela Adiber registaram mais de cinco mil dormidas neste verão

No Dia Mundial do Turismo, que hoje se assinala, a ADIBER faz um balanço positivo perante os resultados alcançados pelas novas unidades…

Última Hora

Universidade da Beira Interior integra programa das Nações Unidas

A Universidade da Beira Interior (UBI), sediada na Covilhã, vai integrar a “United Nations Academic Impact (UNAI)”, programa que reúne academias e instituições de todo o mundo ligadas à investigação.

Desporto

Rafael Delaunay Gomes conseguiu 4º Lugar da Geral no Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo

Rafael Delaunay Gomes conseguiu o 4º Lugar da Geral no Campeonato Nacional Individual de triatlo disputado em Vilamoura.

Região

Coimbra: PSP deteve jovem que lançava o pânico entre estudantes

Agentes da PSP detiveram, na quarta-feira, um jovem de 20 anos que criava um ambiente de terror entre os estudantes de Coimbra.

Informação

Tribunal de Seia vai ter serviços e competências reforçadas

O Presidente da Câmara Municipal anunciou hoje, após ter reunido em Seia com a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, no âmbito de uma visita à Comarca

Cultura

Concerto de homenagem ao escritor holandês Gerrit Komrij

No próximo fim de semana, Vila da Pouca da Beira acolhe uma homenagem ao famoso escritor holandês Gerrit Komrij que ali viveu durante várias décadas.

Última Hora

Festival Municipal da Canção realiza-se dia 4 de junho em Oliveira do Hospital

A iniciativa promovida pela  Câmara  de Oliveira do Hospital vai contar com 19 participantes e  14 canções…

Destaque

Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai ter auditório para 300 pessoas

Maior e mais moderna. Assim vai ser a futura Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, fruto da ligação ao Colégio …

Destaque

Portugal acionou mecanismo europeu de proteção civil. Um avião Canadair italiano vem a caminho

O Governo português já acionou formalmente o mecanismo europeu de proteção civil e já obteve a resposta positiva de um avião Canadair italiano …

Última Hora

Equipa de Petizes do Futebol Clube Oliveira do Hospital é vice-campeã distrital

A equipa de petizes do Futebol Clube de Oliveira do Hospital depois de ter derrotado  a Académica de Coimbra na meia-final por 2-1, chegou à tão desejada final,…

Última Hora

Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital

O Social tomou ontem conta da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital que decorre no Parque do Mandanelho. Ao terceiro dia, o certame brindou…

Desporto

FCOH – Já é conhecida a nova equipa técnica para o futebol sénior

O FCOH, que este ano vai disputar o Distrital de Honra da AFC, deu a conhecer através do seu facebook oficial, que está praticamente constituída a nova equipa técnica do

Cultura

“A Voz” é tema das IV Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital organiza esta sexta-feira, 31 de março, às 21H00 na Casa da Cultura César Oliveira, a quarta edição das Jornadas Culturais…

Última Hora

Desemprego baixa em Oliveira do Hospital

O desemprego está a descer no concelho de Oliveira do Hospital. Atualmente são 710 os oliveirenses sem emprego. Em janeiro eram 1038.

Cultura

Viseu: Edifícios históricos vão ser fotografados para caracterização do património

Cerca de 500 edifícios do centro histórico de Viseu vão estar, no sábado, na mira das objetivas fotográficas de 180 profissionais e estudantes de todo o país, …

Destaque

Motociclista ficou gravemente ferido em colisão na Estrada da Beira

Um homem de 45 anos ficou ontem, ao final da tarde, ferido com gravidade na sequência de uma colisão entre a moto em que seguia e um automóvel.

Nacional

GNR vai estar na estrada com ‘Natal Tranquilo’

A GNR vai colocar na estrada a operação “Natal Tranquilo” intensificando, entre sexta e segunda-feira, o patrulhamento rodoviário em todo o território nacional para as vias com maior tráfego nesta

Destaque

Proteção Civil Municipal minimiza impacto das baixas temperaturas em Oliveira do Hospital

Para minimizar o efeito das baixas temperaturas que se têm feito sentir, o serviço municipal de Oliveira do Hospital tem vindo a monitorizar…

Região

Colisão no IP3 causou a morte a jovem de 17 anos

Uma adolescente de 17 anos, morreu no sábado à noite, numa colisão com um veículo ligeiro no IP3, em Cunhedo, no concelho de Penacova.