Oliveira do Hospital promove concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela”

Oliveira do Hospital promove concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela”

image_pdfimage_print

Está a decorrer o prazo para as inscrições no concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela”, que será promovido pelo Município de Oliveira do Hospital, …

… no âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2019, que se realizará nos dias 16 e 17 de março. O concurso surge como uma atividade promotora do queijo Serra da Estrela, nas suas categorias “doces” e “salgados”.

A iniciativa, para além de dar a conhecer diferentes iguarias, doces e salgadas, confecionadas com queijo Serra da Estrela e seus derivados, procura incentivar a inovação e o empreendedorismo para a eventual criação de produtos de referência – um doce e um salgado – associados ao concelho de Oliveira do Hospital, onde serão produzidos e comercializados.

As inscrições encontram-se a decorrer até ao próximo dia 18 de fevereiro e podem ser efetuadas junto do Gabinete de Apoio à Vereação ou no site da autarquia. Posteriormente, os concorrentes terão até 1 de março para entregar a ficha técnica de ingredientes.

Este concurso gastronómico é aberto a todos os residentes no concelho de Oliveira do Hospital que podem participar a nível individual ou coletivo, em ambas as categorias. Será admitido qualquer tipo de doce ou salgado desde que integre na sua confeção Queijo Serra da Estrela, Queijo de Ovelha e/ou os seus derivados sendo que está vedada a participação com receitas que já fizeram parte deste concurso em anos anteriores.

Os doces e/ou salgados têm que ser entregues até às 9H00 do dia 16 de março no recinto da Festa do Queijo Serra da Estrela. A avaliação dos pratos admitidos a concurso, marcada para esse mesmo dia às 14H00, será feita por um júri de cinco pessoas constituído para o efeito pela Confraria do Queijo Serra da Estrela, pelo Município de Oliveira do Hospital, por um produtor de Queijo e um Chef de Cozinha. Na hora da decisão, o júri terá em conta os critérios como degustação, apresentação, originalidade da receita, outro que venha a ser considerado pertinente pelo júri, e viabilidade da sua produção empresarial.

Para cada uma das categorias a concurso está reservada a atribuição de três prémios nos valores de 100, 75 e 50 euros sendo que será entregue um diploma de participação a todos os concorrentes admitidos. A divulgação dos resultados e entrega dos prémios acontecerá ao final da tarde do primeiro dia da  Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2019, dia 16 de março. Regulamento e ficha de inscrição: https://tinyurl.com/yxkky4qq

Previous Gouveia: Septuagenário detido por violência doméstica
Next Carregal do Sal: Casal burla 5 mil euros a idoso

Artigos Relacionados

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 23 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Proteção Civil registou 255 ocorrências no país devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou, desde as 00h00 até às 20h00 de quinta-feira, 255 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo, sendo que 106 foram

Última Hora

Vereador do PSD criticou novas contratações num concelho “em constante perda”

João Paulo Pombo Albuquerque votou contra novas contratações propostas pelo executivo, considerando que no município de Oliveira do Hospital “não há tarefas disponíveis para tanto funcionário”.

Informação

Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital

O Social tomou ontem conta da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital que decorre no Parque do Mandanelho. Ao terceiro dia, o certame brindou…

Informação

Colisão no IP3 causou a morte a jovem de 17 anos

Uma adolescente de 17 anos, morreu no sábado à noite, numa colisão com um veículo ligeiro no IP3, em Cunhedo, no concelho de Penacova.

Última Hora

Unidade de Saúde da Guarda com camas suplementares e reforço de equipas

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que no âmbito da segunda fase do Plano de Contingência da Gripe reforçou o número de camas suplementares…

Informação

Aveiro: Jovens detidos por tráfico de estupefacientes

A PSP deteve, ontem, dia 24 de janeiro, um homem e uma mulher, no distrito de Aveiro, por suspeitas de tráfico de estupefacientes.

Nacional

Hoje há previsão de aguaceiros fortes, granizo e trovoada

Dezasseis distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Informação

Greve nos combustíveis continua com serviços mínimos definidos

A greve dos motoristas de camiões de transporte de matérias perigosas vai continuar, com serviços mínimos definidos.

Cultura

Gosto por Oliveira do Hospital leva Lucinda Maria a escrever “Terra do Meu Coração”

“Terra do Meu Coração” é o título do novo livro da oliveirense Lucinda Maria. O novo trabalho dedicado ao concelho, em jeito de prosa e poesia,…

Educação

Curso de Artes do Espetáculo da Eptoliva encantou em Góis

Prestes a finalizar o curso em Julho próximo, os finalistas do Curso de Artes do Espetáculo/Interpretação, estrearam na Casa da Cultura de Góis, …

Região

Sinistralidade: 17 detenções e 1 028 infrações no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 9 a 15 de abril, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a