Oliveira do Hospital promove concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela”

Oliveira do Hospital promove concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela”

Está a decorrer o prazo para as inscrições no concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela”, que será promovido pelo Município de Oliveira do Hospital, …

… no âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2019, que se realizará nos dias 16 e 17 de março. O concurso surge como uma atividade promotora do queijo Serra da Estrela, nas suas categorias “doces” e “salgados”.

A iniciativa, para além de dar a conhecer diferentes iguarias, doces e salgadas, confecionadas com queijo Serra da Estrela e seus derivados, procura incentivar a inovação e o empreendedorismo para a eventual criação de produtos de referência – um doce e um salgado – associados ao concelho de Oliveira do Hospital, onde serão produzidos e comercializados.

As inscrições encontram-se a decorrer até ao próximo dia 18 de fevereiro e podem ser efetuadas junto do Gabinete de Apoio à Vereação ou no site da autarquia. Posteriormente, os concorrentes terão até 1 de março para entregar a ficha técnica de ingredientes.

Este concurso gastronómico é aberto a todos os residentes no concelho de Oliveira do Hospital que podem participar a nível individual ou coletivo, em ambas as categorias. Será admitido qualquer tipo de doce ou salgado desde que integre na sua confeção Queijo Serra da Estrela, Queijo de Ovelha e/ou os seus derivados sendo que está vedada a participação com receitas que já fizeram parte deste concurso em anos anteriores.

Os doces e/ou salgados têm que ser entregues até às 9H00 do dia 16 de março no recinto da Festa do Queijo Serra da Estrela. A avaliação dos pratos admitidos a concurso, marcada para esse mesmo dia às 14H00, será feita por um júri de cinco pessoas constituído para o efeito pela Confraria do Queijo Serra da Estrela, pelo Município de Oliveira do Hospital, por um produtor de Queijo e um Chef de Cozinha. Na hora da decisão, o júri terá em conta os critérios como degustação, apresentação, originalidade da receita, outro que venha a ser considerado pertinente pelo júri, e viabilidade da sua produção empresarial.

Para cada uma das categorias a concurso está reservada a atribuição de três prémios nos valores de 100, 75 e 50 euros sendo que será entregue um diploma de participação a todos os concorrentes admitidos. A divulgação dos resultados e entrega dos prémios acontecerá ao final da tarde do primeiro dia da  Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2019, dia 16 de março. Regulamento e ficha de inscrição: https://tinyurl.com/yxkky4qq

Previous Gouveia: Septuagenário detido por violência doméstica
Next Carregal do Sal: Casal burla 5 mil euros a idoso

Artigos Relacionados

Última Hora

SEF detetou sete estrangeiros a trabalhar ilegalmente no concelho de Arganil

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras detetou sete pessoas “a trabalhar irregularmente para uma empresa nacional” no concelho de Arganil,…

Informação

Fernando Tavares Pereira apresentou programa eleitoral à presidência do Sporting

Fernando Tavares Pereira, conhecido empresário de Tábua, apresentou esta quarta-feira, em Lisboa, as linhas da sua candidatura à presidência do Sporting.

Última Hora

Explosão em fábrica de pirotecnia fez cinco mortos e três desaparecidos

A explosão num paiol (depósito de explosivos) de uma fábrica de pirotecnia, ocorrido ontem, em Avões, Lamego, causou cinco mortos. Esta manhã foram retomadas buscas pelos três desaparecidos.

Última Hora

Serafim Marques foi um dos “30 Nomes” distinguidos na Gala do 30 Anos da Rádio Boa Nova

Foi precisamente há um mês, que a Rádio Boa Nova distinguiu Serafim Marques, no âmbito da iniciativa “30 Anos, 30 Nomes”, com o objetivo de prestar homenagem a 30 nomes que marcaram os

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 25 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Região

GNR deteve mulher em Gouveia por crime de extorsão

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a detenção, em Gouveia, de uma mulher de 37 anos, pela alegada prática de um crime de extorsão.

Última Hora

Funeral do casal Rui Nunes Figueiredo e Alexandra Nunes realiza-se amanhã

O funeral do casal Rui Nunes Figueiredo e Alexandra Nunes vai realizar-se amanhã, pelas 11h00, em Penalva do Alva.

Região

Rui Silva apresenta candidatura pelo PS à Câmara de Arganil

Está marcada para domingo, 18 de junho, a apresentação do candidato pelo Partido Socialista, Rui Silva, à Câmara Municipal de Arganil.

Última Hora

Moimenta da Beira: 16 detidos no Festival Portugal 2018 ‘INFECTED’

A GNR deteve, no passado sábado, 15 homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 17 e 43 anos, por ocasião do Festival Portugal 2018 ‘INFECTED’.

Última Hora

A Escola e o Meio na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 22 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

V Gala do Desporto distinguiu os agentes que “contribuem para o prestígio da atividade”

O Município de Oliveira do Hospital realizou, na passada sexta-feira, a quinta edição da “Gala do Desporto”, distinguindo os agentes desportivos que mais se destacaram na última época desportiva, 2017/2018.

Educação

Feira do livro promove hábitos de leitura e autores do concelho até 1 de junho

Em Oliveira do Hospital decorre, até 1 de junho, a 11ª edição da Feira do Livro. O certame que visa a promoção de hábitos de leitura e dos autores do