Abastecimento de água deve ficar normalizado até ao meio da semana em Oliveira do Hospital

Abastecimento de água deve ficar normalizado até ao meio da semana em Oliveira do Hospital

O município de Oliveira do Hospital anunciou, hoje, que o abastecimento de água no concelho deverá ficar normalizado “até ao meio desta semana”, na altura em que…

… “os depósitos de reserva se encontrem já nos níveis adequados sem recurso aos camiões-cisterna dos bombeiros locais e de concelhos vizinhos”.

Numa nota enviada à agência Lusa, o gabinete do presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, adianta que o abastecimento de água ao concelho, no distrito de Coimbra, “está neste momento a processar-se com normalidade, embora com recurso a uma captação própria do município para enchimento do depósito”, com apoio das corporações de bombeiros de Oliveira do Hospital e Lagares da Beira.

Quando a situação é mais crítica, como já aconteceu, também participam os Bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha e Coja”, nos municípios de Tábua e Arganil, respetivamente, refere. No domingo, “graças a esse esforço, só houve uma localidade” de Oliveira do Hospital – Catraia de São Paio – “que ficou privada de água durante cerca de quatro horas”.

A autarquia sublinha que a água distribuída “reúne os parâmetros de qualidade exigidos por lei e está em constante monitorização”, enquanto a empresa Águas do Vale do Tejo não considerar resolvido o problema na captação da Senhora do Desterro.

“Este problema é recorrente e já aconteceu por oito vezes” na sequência dos incêndios de 2017. Quando chove com intensidade na Serra da Estrela, “o deslizamento de terras e cinzas das zonas de encosta desprotegidas em consequência dos fogos causa uma elevadíssima turvação na água, tornando-a imprópria para consumo”, lamenta a Câmara de Oliveira do Hospital.

Citado na nota, o autarca José Carlos Alexandrino entende que “a resolução do problema passará sempre por um investimento que terá de ser feito” pela Águas do Vale do Tejo, o qual “é impossível de realizar num espaço curto de tempo”.

O presidente da Câmara pediu aos munícipes para fazerem “um consumo de água eficiente e sem desperdícios”.

A situação na captação da Senhora do Desterro originou também constrangimentos no abastecimento de água nos concelhos de Gouveia e Seia, no distrito da Guarda, cujas câmaras informaram, entretanto, que as restrições deverão ser ultrapassadas ainda hoje.

Previous Taça de Portugal: FCOH prossegue. Nogueirense foi eliminado da competição
Next Termómetros vão chegar aos 36 graus. Há 17 concelhos em risco máximo de incêndio

Artigos Relacionados

Informação

Incêndios: Três municípios recebem 10,5 milhões para recuperar casas

Os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera vão ter à sua disposição cerca de 10,5 milhões de euros para a recuperação das casas de primeira

Última Hora

Sabugal: Detido suspeito de atear fogo

A GNR deteve, na segunda-feira, um homem de 63 anos de idade, no concelho do Sabugal, Guarda, por suspeita de ter ateado um incêndio florestal.

Última Hora

Pirâmide de Natal Solidário angariou 1.530 kg de bens alimentares em Oliveira do Hospital

Decorreu, nos dias 24 e 25 de novembro, mais uma recolha de bens alimentares, “Pirâmide de Natal Solidário”, dinamizada pelo Município de Oliveira do Hospital…

Região

Incêndio industrial destruiu 10 viaturas e armazéns em Ortigosa, Leiria

Um incêndio industrial, que deflagrou na madrugada de hoje em Lameira, na freguesia de Ortigosa, no concelho de Leiria, destruiu dez veículos e parte dos armazéns de uma empresa, disse

Informação

EXPOH arrancou com anúncio de novos projetos para Oliveira do Hospital (com vídeo)

Oliveira do Hospital abriu, hoje, as portas para nove dias de EXPOH.  O arranque do certame ficou marcado pelo “pensamento” para com os oliveirenses que perderam familiares no incêndio, …

Última Hora

Polícia Judiciária deteve guarda prisional e recluso por suspeita de tráfico de droga e corrupção

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve dois homens, um recluso em gozo de licença jurisdicional e um guarda prisional, …

Informação

FCOH conhece já o calendário dos jogos do Distrital de Honra época 2016/2017

O sorteio realizou-se esta sexta na sede da Associação de Futebol de Coimbra, no Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Taveiro e ditou que o FCOH recebesse em casa na 1ª

Informação

Evacuada escola primária na Guarda devido a incêndio

Um incêndio deflagrou na Escola Primária Vila Fernando, na Guarda, ao final desta tarde.

Sociedade

Festival Municipal da Canção revelou jovens talentos

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu no passado sábado, 4 de junho, a primeira edição do Festival Municipal da Canção que revelou novos talentos.

Região

Neve corta estrada e fecha escolas no distrito de Viseu

A queda de neve obrigou ao corte da Estrada Nacional (EN) 321, entre Castro Daire e Cinfães, no distrito de Viseu.

Informação

Frio coloca todos os distritos do continente sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quarta e na quinta-feira devido ao tempo frio.