Abastecimento de água deve ficar normalizado até ao meio da semana em Oliveira do Hospital

Abastecimento de água deve ficar normalizado até ao meio da semana em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O município de Oliveira do Hospital anunciou, hoje, que o abastecimento de água no concelho deverá ficar normalizado “até ao meio desta semana”, na altura em que…

… “os depósitos de reserva se encontrem já nos níveis adequados sem recurso aos camiões-cisterna dos bombeiros locais e de concelhos vizinhos”.

Numa nota enviada à agência Lusa, o gabinete do presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, adianta que o abastecimento de água ao concelho, no distrito de Coimbra, “está neste momento a processar-se com normalidade, embora com recurso a uma captação própria do município para enchimento do depósito”, com apoio das corporações de bombeiros de Oliveira do Hospital e Lagares da Beira.

Quando a situação é mais crítica, como já aconteceu, também participam os Bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha e Coja”, nos municípios de Tábua e Arganil, respetivamente, refere. No domingo, “graças a esse esforço, só houve uma localidade” de Oliveira do Hospital – Catraia de São Paio – “que ficou privada de água durante cerca de quatro horas”.

A autarquia sublinha que a água distribuída “reúne os parâmetros de qualidade exigidos por lei e está em constante monitorização”, enquanto a empresa Águas do Vale do Tejo não considerar resolvido o problema na captação da Senhora do Desterro.

“Este problema é recorrente e já aconteceu por oito vezes” na sequência dos incêndios de 2017. Quando chove com intensidade na Serra da Estrela, “o deslizamento de terras e cinzas das zonas de encosta desprotegidas em consequência dos fogos causa uma elevadíssima turvação na água, tornando-a imprópria para consumo”, lamenta a Câmara de Oliveira do Hospital.

Citado na nota, o autarca José Carlos Alexandrino entende que “a resolução do problema passará sempre por um investimento que terá de ser feito” pela Águas do Vale do Tejo, o qual “é impossível de realizar num espaço curto de tempo”.

O presidente da Câmara pediu aos munícipes para fazerem “um consumo de água eficiente e sem desperdícios”.

A situação na captação da Senhora do Desterro originou também constrangimentos no abastecimento de água nos concelhos de Gouveia e Seia, no distrito da Guarda, cujas câmaras informaram, entretanto, que as restrições deverão ser ultrapassadas ainda hoje.

Previous Taça de Portugal: FCOH prossegue. Nogueirense foi eliminado da competição
Next Termómetros vão chegar aos 36 graus. Há 17 concelhos em risco máximo de incêndio

Artigos Relacionados

Informação

GNR intensifica fiscalização com “Estrada Segura”  

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica a partir de amanhã, dia 21 e até 24 de setembro e no período de 27 a 30 de setembro a fiscalização rodoviária,…

Cultura

Município de Arganil acolhe Conferência “Património Cultural e a sua Diversidade”

Decorrente do programa municipal das Jornadas Europeias do Património, intitulado “Jornadas do Patrimó[email protected](e)”,…

Região

Camião de mercadorias despistou-se e incendiou-se na IP5

Um pesado de mercadorias despistou-se e incendiou-se, na manhã desta sexta-feira, na IP5, perto do nó de Boa Aldeia, no sentido Viseu-Aveiro, avançou fonte do CDOS de Viseu.

Nacional

País: Centenas de sismos registados em S. Miguel

Centenas de sismos com magnitude entre 1,9 e 3,6 na escala de Richter foram registados desde as 00h47 horas na ilha de São Miguel, Açores, …

Última Hora

A hora muda já este fim de semana

O horário de verão termina já este fim de semana. De sábado para domingo deve atrasar o relógio uma hora.

Última Hora

Aveiro: Duas mulheres identificadas por transporte ilegal de pescada e amêijoas

A GNR apreendeu 41 quilos de pescada branca e 114 quilos de amêijoa branca, esta terça e quarta-feira, no Porto de Pesca Costeira de Aveiro.

Sociedade

CISE promove caminhada na neve

Caminhar sobre a neve e apreciar a beleza única da natureza e paisagem na montanha mais alta de Portugal Continental é a proposta do CISE – Centro de Interpretação da

Última Hora

Acidente sem feridos congestionou trânsito em Oliveira do Hospital

Um acidente, ocorrido cerca das 13h30, junto à rotunda do empresário, na cidade de Oliveira do Hospital, causou estragos nas duas viaturas ligeiras envolvidas, mas não terá provocado feridos. Uma

Informação

Arganil: Assinatura do auto de consignação da beneficiação da EN 342

Está marcada para amanhã, 11 de setembro, às 11h20, a assinatura do auto de consignação da empreitada de beneficiação da EN 342, entre Arganil e Côja. A sessão realiza-se no

Desporto

Taça Hugo dos Santos – Meias finais jogam-se este sábado

Estão encontradas as equipas apuradas para os jogos das meias finais da Taça Hugo dos Santos.. O Benfica que venceu o Sampaense, joga o primeiro jogo às 15:30 com o Galitos Barreiro que

Última Hora

10 detenções, 802 infrações e 61 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 17 a 23 de abril, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Coimbra: Polícia Judiciária deteve autor de crime de violação

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem, pela presumível prática de um crime de violação, de que foi vítima uma mulher com 54 anos