Oliveira do Hospital prepara nova AEC alusiva ao território

Oliveira do Hospital prepara nova AEC alusiva ao território

Com o objetivo de disponibilizar uma nova oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o Município de Oliveira do Hospital apostou numa formação…

… dedicada ao tema “Oficina do território: um programa educativo para Oliveira do Hospital”.

A formação está a ser participada por professores e profissionais de outras áreas que têm vindo a explorar esta temática, preparando-os para que no arranque do próximo ano letivo possam concorrer e desenvolver esta nova oferta educativa diferenciada junto dos alunos do 1.º ciclo.

Com a nova oferta educativa, o Município de Oliveira do Hospital pretende implementar e potenciar novas metodologias educativas, em que, ao mesmo tempo que se explora o território e o meio, se reforçam competências de escrita, comunicação, autonomia, responsabilidade, bem como outras que permitam aos jovens reconhecer, saber estar e participar em sociedade.

Temas como “Eu e a minha família no território”; “As freguesias e as suas riquezas”; “Os arguinas”; “O Rio Alva” e “Os vestígios romanos em Oliveira do Hospital” são alguns exemplos do que tem vindo a ser tratado ao longo da formação que iniciou em julho e se prolongará até ao início de setembro.

Entre os participantes, a convicção é de que este é um projeto pioneiro e um exemplo a ser seguido por outros municípios dado que “é extremamente importante para os alunos conhecerem o local onde estão inseridos”, refere Nuno Gonçalves, professor de Educação Física. Arquiteta de formação mas que também já foi durante alguns anos docente, Sandra Dinis realça que se trata de “uma formação muito interessante” e que decidiu inscrever-se ao constatar que “ia conhecer melhor o território e ia desenvolver as minhas competências na docência”. Para esta participante, este é “um projeto a seguir porque a forma como se pretende passar os ensinamentos é nova e a aprendizagem será feita através da exploração de temas”.

Docente de Português e História, Armanda Silva considera que será “muito interessante se for possível concretizar aquilo que temos abordado, debatido e dialogado nas sessões” da formação que têm sido desenvolvidas em contexto sala de aula mas também com deslocações aos locais de interesse no concelho. Sublinhando o carácter inovador da formação, Carla Oliveira, professora do 1.º ciclo, destaca que “vamos trabalhar com novas metodologias para que as AEC’s não sejam vistas como um espaço de ocupação de tempos livres mas como algo mais sério, mais trabalhado em sala de aula e no exterior”. Tratando-se de um projeto inovador e diferente que deverá ser por isso escolha dos pais, esta professora defende também que “é preciso uma oferta nova que desperte os sentidos e a curiosidade, e este é um projeto bem estruturado com metodologias novas e que será muito interessante”.

Construção de uma oferta específica sobre o território a implementar ao nível das AEC; desenvolvimento de competências de estudo, criatividade, resolução de problemas autonomia e responsabilidade nos jovens; implementação de atividades metodológicas inovadoras e práticas dinâmicas para exploração dos conteúdos do território; e aumento do conhecimento e interesse no território por parte das crianças e jovens são alguns dos objetivos deste programa, “Oficina do Território”.

image_pdfimage_print
Previous CDU candidata Luís Almeida à Câmara e João Dinis à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital
Next Concertos animam Oliveira do Hospital nas noites de verão

Artigos Relacionados

Educação

Feira do Livro de Oliveira do Hospital abre portas dia 28 de maio

O Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Feira do Livro que decorrerá de 28 de maio a 1 de junho no Largo Ribeiro do Amaral (entre

Informação

Hospitais de Coimbra ultrapassaram os 3.000 transplantes renais

O serviço de Urologia e Transplantação Renal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou hoje ter ultrapassado a barreira dos 3.000 transplantes renais,…

Informação

Presidente da CCDRC considera projeto da BLC3 “algo extraordinário”

A presença da BLC3 nos prémios Regio Stars decorre da importância do projeto Centro Bio e boa utilização dos fundos comunitários, …

Educação

Jovem oliveirense representa região Centro nas Olimpíadas Portuguesas de Geologia

O aluno Michael Nunes do 11º B do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai representar a região Centro na fase final das Olimpíadas Portuguesas de Geologia que se vão realizar

Sociedade

Alvôco de Várzeas renova bandeira “Azul” e “Praia Acessível”

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai hastear a bandeira “Azul” no próximo sábado, 2 de julho, …

Sociedade

Grupo do Senhor das Almas cuida há 12 anos dos peregrinos de Fátima

No mês da habitual peregrinação a Fátima, ressurge na localidade do Senhor das Almas, junto à EN17 no concelho de Oliveira do Hospital, o “Stop Solidário” que, a partir de

Última Hora

PSD de Oliveira do Hospital retoma “Pontal” das Caldas para mostrar que partido “está vivo”

O PSD de oliveirense realiza no próximo domingo, dia 25 de setembro, o 20º Convívio. A iniciativa conhecida por “Pontal das Caldas” marca a “rentrée”…

Informação

Procissão do Senhor dos Passos em Ervedal da Beira

A localidade de Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, prepara-se para a realização da solene procissão do senhor dos Passos. Esta importante manifestação de fé acontece no

Última Hora

Carlos Veiga assume candidatura ao Instituto Politécnico de Coimbra

O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) é candidato à liderança do Instituto Politécnico de Coimbra. Carlos Veiga é o quarto candidato ao

Última Hora

DGS alerta para temperaturas de 40º nos próximos dias

A Direção-Geral da Saude alertou hoje a população para as elevadas temperaturas que se prevêem para os próximos dias, aconselhando as pessoas a manterem o corpo fresco e hidratado e

Região

Operários de fábrica têxtil sofrem intoxicação por inalação de lixívia

Dez trabalhadores de uma fábrica têxtil do concelho de Mangualde sofreram hoje uma intoxicação por inalação de lixívia.

Desporto

Maratona Clube Vila Chã disputou Cross e Corta Mato em Torres Vedras

O Maratona Clube Vila Chã participou no Cross de Torres Vedras/35º Corta Mato de Matos Velhos, no parque Municipal de Torres Vedras, no passado dia 20 de novembro.

Informação

Dramatizando com nova sessão na Casa da Cultura no dia 2 de junho

No próximo dia 2 de Junho, a Casa da Cultura César Oliveira acolhe mais uma sessão do Dramatizando – Jornadas de Teatro Escolar, organizado pelo Município de Oliveira do Hospital…

Última Hora

Eptoliva festejou 25 anos de ensino profissional

A Eptoliva comemorou na sexta feira, dia 11, 25 anos de ensino profissional em Oliveira do Hospital e na região. César Oliveira, Maria Antónia Matos e Ivo Portela, fundadores da

Destaque

PSD retomou “Pontal das Beiras” com críticas ao executivo e a promessa de “melhores opções para o futuro deste concelho (com vídeo)

Acessibilidades (EN17 e IC6), BLC3, Feira do Queijo, EXPOH e outras “festas” foram as principais armas de arremesso usadas, ontem,  pelo PSD para criticar…

Última Hora

Hóquei Patins no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital

A equipa de sub 13 em Hóquei Patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital recebe no sábado, dia 11 de março, o HC Mealhada. A equipa sénior joga no

Última Hora

PJ deteve dois suspeitos de abuso de menores

Dois homens, de 45 e 57 anos, foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de abuso sexual a três menores no distrito de Coimbra, em casos distintos, anunciou hoje

Última Hora

Mário Ruivo integra Conselho Diretivo da ARS Centro

O ex diretor do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social, Mário Ruivo, integra, a partir de hoje, dia 1 de setembro, …

Última Hora

Região: Idosa sofreu ferimentos graves ao queimar papéis na varanda

Uma mulher de 77 anos sofreu hoje queimaduras em 50% do corpo, quando estava a queimar papéis na varanda do seu apartamento, situado no centro da cidade de Ílhavo, informou

Última Hora

Federação do PS assinala “magnífico” resultado eleitoral no distrito

A distrital de Coimbra do PS enaltece o “magnífico resultado eleitoral” alcançado pelos socialistas no distrito,…

Região

Luís Lagos foi eleito presidente da distrital do CDS-PP

O oliveirense Luís lagos foi eleito, no dia 25 de maio, presidente da distrital do CDS-PP  de Coimbra. A Mesa do plenário distrital…

Última Hora

Vítor Fernandes expõe “Um Desenho por Dia” no Museu Municipal da Bobadela

Até ao final do mês de julho está patente, no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, uma nova exposição intitulada “Um Desenho Por Dia”.

Região

Jovem de 21 anos morre colhido por comboio em Aveiro

Um jovem de 21 anos morreu, na madrugada desta terça-feira, colhido por um comboio, na zona sul da estação ferroviária de Aveiro.

Informação

Município de Oliveira do Hospital aposta em iluminação pública eficiente

O Município de Oliveira do Hospital e a EDP Distribuição – Energia, S.A assinaram um protocolo que tem como objetivo a definição dos tipos correntes de iluminação, …