Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II
19 Maio, 2016 1969 Views

Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II

image_pdfimage_print

No próximo dia 22 de maio é esperada uma grande jornada de fé em Oliveira do Hospital. O concelho vai acolher S. João Paulo II como padroeiro com a inauguração ….

… de uma estátua no futuro santuário ao santo que foi o Papa que marcou a vida da igreja.

A iniciativa é da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital e António Loureiro, pároco local, encara este como um “momento importante” na vida do concelho, que é dedicado a todas as paróquias. A partir de domingo, dia em que vai ser inaugurada a estátua oferecida por todas as irmandades , António Loureiro acredita que aquele vai ser um “símbolo religioso” para todas as paróquias do concelho e ponto de encontro. Futuramente, assegura, o local vai dar lugar a um santuário dedica a S. João Paulo II.

As cerimónias têm início no Parque do Mandanelho a partir das 1000. Às 11h00 vai ali ser celebrada a eucaristia solene pelo Bispo Emérito de Leiria Fátima, Serafim de Sousa Ferreira e Silva, em substituição do Núncio Apostólico. Um momento de grandiosidade religiosa para dar as boas vindas ao futuro padroeiro do concelho, S. João Paulo II, o Papa que muitos conhecemos e que vai dar também nome à rua de acesso ao local onde vai ser inaugurada a estátua em granito.

A escolha de S. João Paulo II não foi casual. Pesou, como refere diácono Francisco Claro, o facto de S. João Paulo II ser “um santo dos nossos dias, apaixonado pela juventude, que pôs a igreja em diálogo com o mundo” e o facto de ter sido “um Papa muito ligado a Portugal”, em particular a “Fátima”.

Francisco Claro não tem dúvida de que a estátua será um “para-raios” no concelho por acreditar que “vai defender os oliveirenses de muitos males e atrair muitas graças de Deus”.

Na organização desta grande jornada dedicada a assinalar o Dia da Unidade Pastoral é determinante o apoio da Câmara Municipal que se associou “de alma e coração”, à semelhança do que já aconteceu aquando da receção à imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. De acordo com o padroeiro escolhido por se tratar de um santo que, enquanto to Papa “marcou a diferença” e “foi fantástico em termos de uma nova visão da igreja” tal como acontece agora com o Papa francisco, José Carlos Alexandrino, está em crer que este será “um momento de união dos oliveirenses e de alegria no concelho”. Entende que a estátua será ponto de partida para outras construções porque “o sonho de muitos oliveirenses era de aqui construírem uma igreja”.

Graça Silva não tem dúvidas de que o concelho ficará “mais rico”. “Passará a ter um património religioso para ser visitado pelos municípios e todos os que praticam a fé. João Paulo II abençoará não só os oliveirenses mas todos os visitantes”, referiu.

Previous Um avião da EgyptAir está desaparecido. Um português estava a bordo
Next Tribunal de Coimbra aceita providência cautelar dos colégios privados

Artigos Relacionados

Cultura

Município de Arganil acolhe Recital de Eufónio e Piano

Júlia Azevedo, pianista, e Inês Luzio, eufonista e arganilense, apresentam no próximo dia 20 de julho, pelas 21h30m, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil, um Recital com entrada gratuita.

Desporto

XVIII Torneio de Hóquei em Patins Cidade Oliveira do Hospital acontece este fim-de-semana

O Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital acolhe, no próximo fim-de-semana, dias 4 e 5 de maio, o “XVIII Torneio Cidade de Oliveira do Hospital de Hóquei em Patins”.

Última Hora

Confira os resultados do desporto de fim de semana

A quatro jornadas do fim do Campeonato de Portugal, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH)  e a Associação Desportiva  Nogueirense (ADN), …

Sociedade

Garantia de reposição de viatura ardida marca 95º aniversário dos bombeiros de Oliveira do Hospital

O secretário de Estado da Administração Interna, Sérgio Gomes, garantiu aos bombeiros de Oliveira do Hospital que vai resolver o problema da viatura ardida em  4 de maio de 2016,

Informação

Rádio Boa Nova associa-se a concerto solidário “Juntos por Todos”

Hoje, dia 27 de junho, a Rádio Boa Nova vai transmitir, pelas 21h00, o concerto solidário “Juntos por Todos” associando-se à iniciativa que junta 25 artistas…

Destaque

Portugal bate País de Gales por 2-0 e está na final.

Um jogo onde Portugal foi sempre melhor e golos marcados por Ronaldo e Nani. Portugal está assim na final a realizar no próximo domingo, esperando agora pelo adversário que vai

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital lança Concurso 3R NATAL Ambiental 2018

Encontram-se a decorrer, até 20 de novembro, as inscrições no concurso de decoração de natal, “3R_NATAL_Ambiental 2018”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Condutor alcoolizado despista-se e colhe sete pessoas

Um homem de 31 anos despistou-se ontem pelas 11h00 na estrada do Campo, em Barrô,  no concelho de Águeda, tendo atropelado sete peões que circulavam na berma….

Última Hora

Município de Seia promove ação de reflorestação em área ardida

O Município de Seia, através do serviço Municipal de Proteção Civil, e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), enquadrada na iniciativa “Verde Puro”, promovem uma ação

Informação

Atleta oliveirense sagra-se campeão nacional de atletismo

O jovem atleta José Carlos Pinto, de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, venceu o Campeonato de Portugal de Atletismo 2018, na distância de 800 metros,…

Desporto

Sampaense volta a perder na 3ª jornada da LPB Placard – Basquetebol

Final:    Sampaense 77   –   Vitória SC  90 Em partida muito bem disputada, o Sampaense teve sempre muitas dificuldades para superar o Vitória SC. A equipa comandada por

Última Hora

Nuno Ribeiro, vereador do desporto da CMOH, em entrevista ao programa “Minuto 91”

Nuno Ribeiro, vereador do desporto do município de Oliveira do Hospital em entrevista exclusiva ao programa desportivo da Rádio Boa Nova “Minuto 91”, falou sobre a Gala do Desporto e