Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II
19 Maio, 2016 1827 Views

Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II

No próximo dia 22 de maio é esperada uma grande jornada de fé em Oliveira do Hospital. O concelho vai acolher S. João Paulo II como padroeiro com a inauguração ….

… de uma estátua no futuro santuário ao santo que foi o Papa que marcou a vida da igreja.

A iniciativa é da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital e António Loureiro, pároco local, encara este como um “momento importante” na vida do concelho, que é dedicado a todas as paróquias. A partir de domingo, dia em que vai ser inaugurada a estátua oferecida por todas as irmandades , António Loureiro acredita que aquele vai ser um “símbolo religioso” para todas as paróquias do concelho e ponto de encontro. Futuramente, assegura, o local vai dar lugar a um santuário dedica a S. João Paulo II.

As cerimónias têm início no Parque do Mandanelho a partir das 1000. Às 11h00 vai ali ser celebrada a eucaristia solene pelo Bispo Emérito de Leiria Fátima, Serafim de Sousa Ferreira e Silva, em substituição do Núncio Apostólico. Um momento de grandiosidade religiosa para dar as boas vindas ao futuro padroeiro do concelho, S. João Paulo II, o Papa que muitos conhecemos e que vai dar também nome à rua de acesso ao local onde vai ser inaugurada a estátua em granito.

A escolha de S. João Paulo II não foi casual. Pesou, como refere diácono Francisco Claro, o facto de S. João Paulo II ser “um santo dos nossos dias, apaixonado pela juventude, que pôs a igreja em diálogo com o mundo” e o facto de ter sido “um Papa muito ligado a Portugal”, em particular a “Fátima”.

Francisco Claro não tem dúvida de que a estátua será um “para-raios” no concelho por acreditar que “vai defender os oliveirenses de muitos males e atrair muitas graças de Deus”.

Na organização desta grande jornada dedicada a assinalar o Dia da Unidade Pastoral é determinante o apoio da Câmara Municipal que se associou “de alma e coração”, à semelhança do que já aconteceu aquando da receção à imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. De acordo com o padroeiro escolhido por se tratar de um santo que, enquanto to Papa “marcou a diferença” e “foi fantástico em termos de uma nova visão da igreja” tal como acontece agora com o Papa francisco, José Carlos Alexandrino, está em crer que este será “um momento de união dos oliveirenses e de alegria no concelho”. Entende que a estátua será ponto de partida para outras construções porque “o sonho de muitos oliveirenses era de aqui construírem uma igreja”.

Graça Silva não tem dúvidas de que o concelho ficará “mais rico”. “Passará a ter um património religioso para ser visitado pelos municípios e todos os que praticam a fé. João Paulo II abençoará não só os oliveirenses mas todos os visitantes”, referiu.

image_pdfimage_print
Previous Um avião da EgyptAir está desaparecido. Um português estava a bordo
Next Tribunal de Coimbra aceita providência cautelar dos colégios privados

Artigos Relacionados

Desporto

Desporto de fim de semana – Resultados

Esta sábado, jogou-se por antecipação devido às eleições autárquicas de domingo, mais uma jornada do Campeonato de Portugal Prio e Distritais.   Na 5ª jornada do Campeonato de Portugal, Série

Informação

ARCIAL distinguida com o 1º prémio BPI capacitar

A ARCIAL, Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, foi distinguida com o 1º prémio BPI capacitar, na passada segunda-feira, com o projeto “Flores Ser”.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre a importância de “discutir Fátima”

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas e para a fé.

Nacional

Presidente da República vai condecorar Aristides de Sousa Mendes com Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou em Nova Iorque que vai condecorar a título póstumo o cônsul português Aristides de Sousa Mendes com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Destaque

Carro furtado e tentativa de assalto na última madrugada em Oliveira do Hospital

Uma viatura foi alvo de furto na última madrugada, na cidade de Oliveira do Hospital. A GNR registou ainda uma tentativa de assalto numa empresa de transformação de pedra na

Informação

Incidência das doenças oncológicas aumenta três por cento ao ano

A incidência das doenças oncológicas está a registar um aumento de aproximadamente três por cento ao ano, constituindo a segunda causa de morte …

Informação

Município de Penacova comemorou Dia da Floresta Autóctone

Num dia que tem como objetivo apelar à preservação das espécies autóctones presentes no nosso território, o Gabinete Técnico Florestal e a Equipa de Sapadores Florestais do Município de Penacova,…

Informação

Carregal do Sal: Jovem de 20 anos detido com 94 doses de haxixe

Um jovem de 20 anos foi detido pela GNR em Carregal do Sal por tráfico de droga.

Informação

Eptoliva é “Eco Escola” a tempo inteiro

Galardoada com a 1ª Bandeira Verde no ano letivo transacto, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, realizou no passado dia 8 de março, …

Informação

Misericórdia de Galizes vai criar Centro de Acolhimento Temporário para a deficiência

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes vai apostar numa nova valência. Trata-se de um Centro de Acolhimento Temporário para crianças e jovens deficientes…

Informação

Oliveira do Hospital participou na caminhada “O que nos Liga”

Esta manhã, os oliveirenses responderam de forma positiva ao repto lançado pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Contra o Cancro e participaram na Caminha “O que nos Liga”.

Última Hora

Região: PJ deteve um homem suspeito de tentar matar o irmão

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem com 47 anos de idade, …

Informação

Acidente no IP3 provocou seis feridos

Seis pessoas ficaram hoje feridas na sequência de um acidente que ocorreu no IP3, no concelho de Tondela, obrigando ao corte da via nos dois sentidos, disse o Centro Distrital

Educação

“Papel do Enfermeiro na Saúde Escolar” em debate na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

O “Papel do Enfermeiro na Saúde Escolar” é o tema do debate que vai ter lugar, amanhã, pelas 14h30,…

Informação

Despiste de camião na A25 provoca um morto e vários feridos

Um camião embateu em veículos da concessionária Ascendi que se encontravam a fazer a manutenção das vias, acabando por provocar um morto e cinco feridos, um deles grave.

Última Hora

Estrada Nacional 1 cortada na zona de Anadia devido a atropelamento mortal

Às 10h40 da manhã desta quinta-feira, as autoridades receberam um alerta que dava conta de um atropelamento na Estrada Nacional 1, na zona da Malaposta, em Anadia, no distrito de Aveiro.

Sociedade

Festival de Folclore volta a animar São Paio de Gramaços

O Folclore volta a ser motivo de atração a São Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital. Nos dias 8 e 9 de julho decorre o 36º Festival

Última Hora

Funcionários da ASAE criticam operação em áreas afetadas pelos incêndios

O sindicato dos funcionários da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica criticou hoje a operação anunciada pelo inspetor-geral para as áreas afetadas pelos incêndios, sublinhando que não está em causa

Informação

PJ deteve suspeito de homicídio em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem, desempregado, pela presumível autoria de um crime de homicídio, na forma tentada, em Coimbra.

Informação

Quim Machado é o novo treinador da Académica

Quim Machado é o novo treinador da Académica, substituindo Ricardo Soares, que abandonou o seu cargo após derrota frente ao Oliveirense, no passado sábado, que pode ter comprometido as aspirações

Informação

Lembraças de artesanato em exposição de Natal no Município de Góis

  O Município de Góis está a promover uma exposição coletiva de natal,…

Informação

FAAD investe cinco milhões de Euros na ampliação do hospital

A Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) vai avançar com a ampliação do hospital num investimento de cinco milhões de Euros.

Última Hora

Rio de Mel: Habitantes da “Aldeia dos Sonhos” vão passear este fim de semana ao Porto

Os residentes na aldeia de Rio de Mel, Oliveira do Hospital, vão passar o fim de semana no Porto e Viana do Castelo, no âmbito do projeto “Aldeia das Sonhos”

Informação

Associação Juvenil promove concerto a Favor das Vítimas dos Incêndios no concelho de Tábua

A Associação Juvenil Tábua XXI promove, no próximo dia 9 de dezembro, a partir das 17h00, no Pavilhão Multiusos de Tábua, …