Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II
19 Maio, 2016 1619 Views

Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II

No próximo dia 22 de maio é esperada uma grande jornada de fé em Oliveira do Hospital. O concelho vai acolher S. João Paulo II como padroeiro com a inauguração ….

… de uma estátua no futuro santuário ao santo que foi o Papa que marcou a vida da igreja.

A iniciativa é da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital e António Loureiro, pároco local, encara este como um “momento importante” na vida do concelho, que é dedicado a todas as paróquias. A partir de domingo, dia em que vai ser inaugurada a estátua oferecida por todas as irmandades , António Loureiro acredita que aquele vai ser um “símbolo religioso” para todas as paróquias do concelho e ponto de encontro. Futuramente, assegura, o local vai dar lugar a um santuário dedica a S. João Paulo II.

As cerimónias têm início no Parque do Mandanelho a partir das 1000. Às 11h00 vai ali ser celebrada a eucaristia solene pelo Bispo Emérito de Leiria Fátima, Serafim de Sousa Ferreira e Silva, em substituição do Núncio Apostólico. Um momento de grandiosidade religiosa para dar as boas vindas ao futuro padroeiro do concelho, S. João Paulo II, o Papa que muitos conhecemos e que vai dar também nome à rua de acesso ao local onde vai ser inaugurada a estátua em granito.

A escolha de S. João Paulo II não foi casual. Pesou, como refere diácono Francisco Claro, o facto de S. João Paulo II ser “um santo dos nossos dias, apaixonado pela juventude, que pôs a igreja em diálogo com o mundo” e o facto de ter sido “um Papa muito ligado a Portugal”, em particular a “Fátima”.

Francisco Claro não tem dúvida de que a estátua será um “para-raios” no concelho por acreditar que “vai defender os oliveirenses de muitos males e atrair muitas graças de Deus”.

Na organização desta grande jornada dedicada a assinalar o Dia da Unidade Pastoral é determinante o apoio da Câmara Municipal que se associou “de alma e coração”, à semelhança do que já aconteceu aquando da receção à imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. De acordo com o padroeiro escolhido por se tratar de um santo que, enquanto to Papa “marcou a diferença” e “foi fantástico em termos de uma nova visão da igreja” tal como acontece agora com o Papa francisco, José Carlos Alexandrino, está em crer que este será “um momento de união dos oliveirenses e de alegria no concelho”. Entende que a estátua será ponto de partida para outras construções porque “o sonho de muitos oliveirenses era de aqui construírem uma igreja”.

Graça Silva não tem dúvidas de que o concelho ficará “mais rico”. “Passará a ter um património religioso para ser visitado pelos municípios e todos os que praticam a fé. João Paulo II abençoará não só os oliveirenses mas todos os visitantes”, referiu.

image_pdfimage_print
Previous Um avião da EgyptAir está desaparecido. Um português estava a bordo
Next Tribunal de Coimbra aceita providência cautelar dos colégios privados

Artigos Relacionados

Informação

Municípios assinam protocolos para recuperação de casas ardidas  até final do ano

O município de Tondela assinou, ontem, o protocolo para a recuperação das 219 casas afetadas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro,…

Última Hora

Mais de 170 homens combatem chamas em Águeda

Mais de 170 homens combatem desde a madrugada de hoje um incêndio em Águeda e, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, terão o apoio de

Região

Fábio Oliveira “Fux Acústico” em entrevista na Rádio Boa Nova

Fábio Oliveira inicia agora um novo projecto de música a solo. O rosto principal do filme “Aquele querido mês de agosto” lançado a 21 de agosto de 2008 e com

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital já investiu meio milhão de euros no incentivo à natalidade

O Município de Oliveira do Hospital já investiu cerca de 500 mil euros no Programa Municipal de Incentivo à Natalidade (PMIN), com a particularidade de esse investimento social ter sido

Informação

Sexta-feira há greve da função pública

A Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) espera uma grande adesão à greve nacional convocada para sexta-feira, avisando que, com o lema ‘Soluções já!’, a paralisação irá encerrar

Informação

Incêndio em lar de idosos faz 16 feridos em Arganil

Um incêndio no lar da Santa Casa da Misericórdia de Arganil provocou 16 feridos esta segunda-feira de madrugada. Tiveram de ser assistidos em unidades de saúde…

Última Hora

DGS alerta para tempo quente e deixa conselhos para se proteger

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta para a previsão de temperaturas elevadas nos próximos dias e recorda que o calor pode ter efeitos negativos na saúde e que a população

Região

Acidente interrompe circulação nos dois sentidos do IP3

A circulação automóvel encontra-se interrompida desde as 12h30 no Itinerário Principal 3 (IP3) devido a um acidente que ocorreu na zona de Sabugosa, no concelho de Tondela.

Politica

Arganil: PS apresenta candidatura de Rui Silva no dia 8 de julho

Está marcada para dia 8 de julho, pelas 20h00, a apresentação do candidato pelo Partido Socialista, Rui Silva, à Câmara Municipal de Arganil.

Informação

Penacova aposta na gestão de combustível no âmbito da Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios

A Câmara Municipal de Penacova tem, ao longo dos últimos meses, promovido um conjunto de ações de Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios, com o objetivo de reduzir os

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar político na recandidatura de José Carlos Alexandrino

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para a recandidatura de José Carlos Alexandrino.

Informação

13 estrangeiros identificados em situação irregular na região Centro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje ter identificado 50 cidadãos de nacionalidade estrangeira na zona do Centro do país, 13 dos quais com situação documental irregular em

Última Hora

Autarca de Oliveira do Hospital pede para que “não se faça política da terra queimada”

José Carlos Alexandrino iniciou a sua intervenção na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital com um pedido que dirigiu…

Informação

Incêndio de Tábua consumiu 120 hectares de mato e floresta

O incêndio florestal que, ao início da tarde de ontem, deflagrou no concelho de Tábua, foi dominado às 23h45 horas, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Última Hora

Empresa investe 20 milhões para produzir canábis medicinal em Cantanhede

A empresa canadiana Tilray estima investir, até 2020, 20 milhões de euros em Portugal na produção de canábis medicinal com que abastecerá o mercado europeu,…

Região

Fogo no concelho de Nelas está em fase de resolução

O incêndio na localidade de Lapa do Lobo, concelho de Nelas, distrito de Viseu, estava às 06h30, em fase de resolução, segundo a Proteção Civil,…

Informação

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital realiza 4ª edição da Gala do Desporto

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) realiza no próximo sábado, pelas 21 horas, na Casa da Cultura César Oliveira, a 4ª edição da Gala do Desporto.

Última Hora

Homem detido por tentativa de homicídio em S. João da Pesqueira

A Polícia Judiciária deteve um homem de 66 anos de idade “pela presumível autoria do crime de homicídio tentado”, em S. João da Pesqueira, distrito de Viseu.

Última Hora

Incêndio em Tábua mobiliza 288 operacionais e sete meios aéreos

O incêndio que, às 13h49 desta terça feira, deflagrou no concelho de Tábua está a assumir contornos de maior gravidade, envolvendo já 288 operacionais, 66 viaturas  e sete meios aéreos

Desporto

Ténis de Mesa:  CCPOH derrotado nos Açores

Na 12ª jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada no passado sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH)…

Informação

Estradas do maciço central da Serra da Estrela encerradas devido à neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à neve e às condições meteorológicas adversas.

Informação

País: Proteção Civil adianta que todos os incêndios “estão dominados”

Na primeira atualização desta quarta-feira sobre o combate aos incêndios, a Autoridade Nacional de Proteção Civil acaba de dar como controlados todos os 14 incêndios que estão nesta altura ativos

Educação

Escolas de Oliveira do Hospital com oscilações no ranking

Das cinco escolas que integram o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, o ensino secundário registou uma ligeira descida no ranking divulgado no fim-de-semana. A nível do terceiro ciclo,

Informação

Misericórdia de Galizes vai criar Centro de Acolhimento Temporário para a deficiência

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes vai apostar numa nova valência. Trata-se de um Centro de Acolhimento Temporário para crianças e jovens deficientes…