Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II
19 Maio, 2016 1877 Views

Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II

No próximo dia 22 de maio é esperada uma grande jornada de fé em Oliveira do Hospital. O concelho vai acolher S. João Paulo II como padroeiro com a inauguração ….

… de uma estátua no futuro santuário ao santo que foi o Papa que marcou a vida da igreja.

A iniciativa é da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital e António Loureiro, pároco local, encara este como um “momento importante” na vida do concelho, que é dedicado a todas as paróquias. A partir de domingo, dia em que vai ser inaugurada a estátua oferecida por todas as irmandades , António Loureiro acredita que aquele vai ser um “símbolo religioso” para todas as paróquias do concelho e ponto de encontro. Futuramente, assegura, o local vai dar lugar a um santuário dedica a S. João Paulo II.

As cerimónias têm início no Parque do Mandanelho a partir das 1000. Às 11h00 vai ali ser celebrada a eucaristia solene pelo Bispo Emérito de Leiria Fátima, Serafim de Sousa Ferreira e Silva, em substituição do Núncio Apostólico. Um momento de grandiosidade religiosa para dar as boas vindas ao futuro padroeiro do concelho, S. João Paulo II, o Papa que muitos conhecemos e que vai dar também nome à rua de acesso ao local onde vai ser inaugurada a estátua em granito.

A escolha de S. João Paulo II não foi casual. Pesou, como refere diácono Francisco Claro, o facto de S. João Paulo II ser “um santo dos nossos dias, apaixonado pela juventude, que pôs a igreja em diálogo com o mundo” e o facto de ter sido “um Papa muito ligado a Portugal”, em particular a “Fátima”.

Francisco Claro não tem dúvida de que a estátua será um “para-raios” no concelho por acreditar que “vai defender os oliveirenses de muitos males e atrair muitas graças de Deus”.

Na organização desta grande jornada dedicada a assinalar o Dia da Unidade Pastoral é determinante o apoio da Câmara Municipal que se associou “de alma e coração”, à semelhança do que já aconteceu aquando da receção à imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. De acordo com o padroeiro escolhido por se tratar de um santo que, enquanto to Papa “marcou a diferença” e “foi fantástico em termos de uma nova visão da igreja” tal como acontece agora com o Papa francisco, José Carlos Alexandrino, está em crer que este será “um momento de união dos oliveirenses e de alegria no concelho”. Entende que a estátua será ponto de partida para outras construções porque “o sonho de muitos oliveirenses era de aqui construírem uma igreja”.

Graça Silva não tem dúvidas de que o concelho ficará “mais rico”. “Passará a ter um património religioso para ser visitado pelos municípios e todos os que praticam a fé. João Paulo II abençoará não só os oliveirenses mas todos os visitantes”, referiu.

Previous Um avião da EgyptAir está desaparecido. Um português estava a bordo
Next Tribunal de Coimbra aceita providência cautelar dos colégios privados

Artigos Relacionados

Última Hora

ESTGOH colocou 49 alunos na 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital conseguiu a colocação de 49 novos alunos, mais nove do que no ano passado. Contabilidade e Administração foi o

Última Hora

GNR deteve três homens e uma mulher por tráfico, passagem de moeda falsa e posse de arma proibida na Expofacic

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Cantanhede, deteve ontem, dia 1 de agosto, três homens e uma mulher, …

Educação

Alunos de Oliveira do Hospital participam em Programa Empreendedorismo nas Escolas

No âmbito do Programa Empreendedorismo nas Escolas, iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) com os 19 municípios seus constituintes, alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico… …

Última Hora

Empresas: Intermarché de Oliveira do Hospital está “mais próximo” da população

A loja Intermarché de Oliveira do Hospital está agora “mais próxima da população” no âmbito daquele que é posicionamento demonstrado pela nova gerência de maior envolvimento na comunidade.

Informação

PJ da Guarda deteve jovem de 23 anos por suspeita de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem “fortemente suspeito da prática continuada,…

Última Hora

Fórum Vê Portugal mostrou que o turismo abre portas e janelas para os territórios

A 5.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorreu na Guarda, resultou com sucesso, tanto a nível da qualidade das apresentações como do número de participações.

Informação

Borba: Engenheiros do Exército avaliam segurança para operação de resgate

Três engenheiros do Exército encontram-se em Borba a participar na avaliação das condições de segurança para as operações de resgate das vítimas do deslizamento de terras, disse hoje à Lusa

Destaque

Aqua Village fechou 2018 com 15 mil hóspedes e mais de 32 mil dormidas (com vídeo)

Localizado nas Caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, o Aqua Village Health Resort & SPA é uma unidade de referência no país e no mundo.

Última Hora

Bombeiros de Lagares comemoram 70º aniversário com remodelação do quartel

A inauguração da ampliação e remodelação do quartel vai marcar no próximo domingo, 5 de junho, a comemoração do 70º aniversário da Associação Humanitária…

Destaque

Câmara de Oliveira do Hospital vai retirar amianto da escola

A Câmara Municipal vai avançar com a retirada das placas de fibrocimento, contendo amianto, da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Arderam quase 28 mil hectares no Algarve

O incêndio que deflagrou em Monchique, no passado dia 3 de agosto, destruiu perto de 28 mil hectares no Algarve, segundo a última atualização disponibilizada pelo Sistema Europeu de Informação

Informação

Finanças prolongam até esta sexta-feira prazo para validar faturas e entregar IVA

As Finanças anunciaram que o prazo para a entrega da declaração periódica de IVA, comunicação e classificação das faturas, bem como comunicação do agregado familiar foi alargado até sexta-feira, devido