Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II
19 Maio, 2016 1437 Views

Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II

No próximo dia 22 de maio é esperada uma grande jornada de fé em Oliveira do Hospital. O concelho vai acolher S. João Paulo II como padroeiro com a inauguração ….

… de uma estátua no futuro santuário ao santo que foi o Papa que marcou a vida da igreja.

A iniciativa é da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital e António Loureiro, pároco local, encara este como um “momento importante” na vida do concelho, que é dedicado a todas as paróquias. A partir de domingo, dia em que vai ser inaugurada a estátua oferecida por todas as irmandades , António Loureiro acredita que aquele vai ser um “símbolo religioso” para todas as paróquias do concelho e ponto de encontro. Futuramente, assegura, o local vai dar lugar a um santuário dedica a S. João Paulo II.

As cerimónias têm início no Parque do Mandanelho a partir das 1000. Às 11h00 vai ali ser celebrada a eucaristia solene pelo Bispo Emérito de Leiria Fátima, Serafim de Sousa Ferreira e Silva, em substituição do Núncio Apostólico. Um momento de grandiosidade religiosa para dar as boas vindas ao futuro padroeiro do concelho, S. João Paulo II, o Papa que muitos conhecemos e que vai dar também nome à rua de acesso ao local onde vai ser inaugurada a estátua em granito.

A escolha de S. João Paulo II não foi casual. Pesou, como refere diácono Francisco Claro, o facto de S. João Paulo II ser “um santo dos nossos dias, apaixonado pela juventude, que pôs a igreja em diálogo com o mundo” e o facto de ter sido “um Papa muito ligado a Portugal”, em particular a “Fátima”.

Francisco Claro não tem dúvida de que a estátua será um “para-raios” no concelho por acreditar que “vai defender os oliveirenses de muitos males e atrair muitas graças de Deus”.

Na organização desta grande jornada dedicada a assinalar o Dia da Unidade Pastoral é determinante o apoio da Câmara Municipal que se associou “de alma e coração”, à semelhança do que já aconteceu aquando da receção à imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. De acordo com o padroeiro escolhido por se tratar de um santo que, enquanto to Papa “marcou a diferença” e “foi fantástico em termos de uma nova visão da igreja” tal como acontece agora com o Papa francisco, José Carlos Alexandrino, está em crer que este será “um momento de união dos oliveirenses e de alegria no concelho”. Entende que a estátua será ponto de partida para outras construções porque “o sonho de muitos oliveirenses era de aqui construírem uma igreja”.

Graça Silva não tem dúvidas de que o concelho ficará “mais rico”. “Passará a ter um património religioso para ser visitado pelos municípios e todos os que praticam a fé. João Paulo II abençoará não só os oliveirenses mas todos os visitantes”, referiu.

image_pdfimage_print
Previous Um avião da EgyptAir está desaparecido. Um português estava a bordo
Next Tribunal de Coimbra aceita providência cautelar dos colégios privados

Artigos Relacionados

Sociedade

Secretário de Estado do Ambiente inaugura a EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital é inaugurada amanhã, dia 30 de julho, às 19h00, no Parque do Mandanelho, pelo presidente …

Informação

ASAE  apreendeu equipamentos de diagnóstico automóvel contrafeito

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu 12 aparelhos e 12 computadores, em resultados de uma operação de fiscalização dirigida…

Sociedade

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário na quadra da Páscoa

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) concedeu um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração…

Informação

Meruge volta a recriar o “Ciclo do Pão”

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, vai ser recriada a iniciativa “Ciclo do Pão”, que terá lugar no próximo domingo, dia 18, …

Última Hora

Prisão preventiva para suspeito de abusar de uma criança

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um operário fabril, suspeito de ter abusado sexualmente…

Última Hora

Eptoliva comemora Natal dos 25 anos com a comunidade

São inúmeras as atividades natalícias que estão a ser promovidas pela Eptoliva no âmbito dos 25 anos daquela escola de ensino profissional.

Informação

Hospitais de Coimbra curaram 307 doentes de Hepatite C desde 2015

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) já curou 307 doentes de Hepatite C no último ano e meio no âmbito do programa de erradicação da doença.

Informação

Acidente no IP3 provocou seis feridos

Seis pessoas ficaram hoje feridas na sequência de um acidente que ocorreu no IP3, no concelho de Tondela, obrigando ao corte da via nos dois sentidos, disse o Centro Distrital

Região

Incêndio destruiu anexo de habitação em Coimbra

Um incêndio destruiu ontem à tarde um anexo de uma habitação na Rua da Baldeira, na Póvoa de S. Martinho do Bispo, em Coimbra.

Última Hora

Eptoliva promoveu palestra sobre energias renováveis

Integrada nos objetivos programáticos da disciplina de Tecnologias e Processos, do plano de estudos do curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel,…

Sociedade

Hoje há previsão de aguaceiros fortes, granizo e trovoada

Dezasseis distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Última Hora

Incêndios no distrito de Viseu mobilizaram mais de uma centena de bombeiros

Mais de uma centena de bombeiros combateram, ontem, dois incêndios florestais que deflagraram em Couto de Baixo e Mangualde, no distrito de Viseu.

Última Hora

Empresas: A Ópticas Lince chegou a Oliveira do Hospital

A Ópticas Lince abriu hoje, dia 15 de novembro, uma nova loja. A aposta recaiu na cidade de Oliveira do Hospital, na rua do Hotel, numa loja moderna, com uma

Nacional

País: Morreu o ex-ministro socialista José Lello

Morreu esta sexta-feira o ex-ministro, ex-secretário de Estado e ex-deputado do PS José Lello, com 72 anos.

Região

Góis: Local onde bombeiros descansaram ficou coberto de lama

Depois do fogo, o concelho de Góis foi afetado pelas enxurradas provocadas pelo mau tempo desta quinta-feira. A praia fluvial de Alvares, cujo relvado foi local de descanso para os

Informação

Bombeira sofreu queimaduras numa perna em Santa Comba Dão

Uma bombeira sofreu, ontem à tarde, queimaduras numa perna quando combatia o incêndio que lavrava em Santa Comba Dão, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

Região

Mário Ruivo integra Conselho Diretivo da ARS Centro

O ex diretor do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social, Mário Ruivo, integra, a partir de hoje, dia 1 de setembro, …

Região

Região: PJ deteve um homem suspeito de tentar matar o irmão

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem com 47 anos de idade, …

Sociedade

Judiciária investiga “tiroteio” em Monte Formoso, Coimbra

A Polícia Judiciária está a investigar um “tiroteio” que ocorreu hoje na zona de Monte Formoso, na periferia de Coimbra, disse à agência Lusa fonte da PJ.

Última Hora

Turismo Centro de Portugal quer atrair produções de cinema à região

O Turismo Centro de Portugal apresenta no dia 16 de outubro, pelas 12h00 no Seminário Maior de Coimbra, o “Centro Portugal Film Commission”,…

Última Hora

Agricultores afetados pelo incêndio reúnem domingo em Ervedal da Beira

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) vai promover uma reunião de agricultores e produtores florestais,…

Programas

Alandra apresenta “A noite é nossa” na Rádio Boa Nova

Alandra apresenta hoje no programa “Peça que Passa”, de Zé Conde, o seu primeiro disco intitulado “A noite é nossa”.

Destaque

Teatro e visita ao museu assinalam Dia Internacional dos Museus em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital comemorou hoje o Dia Internacional dos Museus brindando duas centenas de utentes de IPSS do concelho com uma peça de teatro e uma visita ao Museu Municipal

Informação

Semana começa com muito calor

Catorze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).