Oliveira do Hospital perdeu 714 eleitores em quatro anos

Oliveira do Hospital perdeu 714 eleitores em quatro anos

image_pdfimage_print

 

Oliveira do Hospital tem 18 334 inscritos em condições de votar nas eleições autárquicas do próximo domingo, dia 1 de outubro. Há quatro anos eram 19 048.

Segundo informação divulgada em Diário da República a 17 de julho deste ano, estão inscritos no concelho 18 289 cidadãos nacionais, 43 cidadãos da União Europeia  e dois cidadãos estrangeiros residentes em Portugal.

Os números dão conta de uma redução do número de inscritos para votar na ordem de quatro por cento. Em quatro anos, há menos 714 oliveirenses em condições de o fazer.

eleiçõesA tendência de redução do número de inscritos é transversal a quase todo o território concelhio, com exceção da freguesia de Lourosa que mantém o número de eleitores (514) e da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços que aumentou o número de inscritos de 5064 em 2013 para 5199 em 2017.

Aldeia das Dez passou de 499 para 455 eleitores, Alvôco de Várzeas de 280 para 265 e Avô também conta com menos eleitores, passando de 490 para 469.

Na freguesia da Bobadela o número passou de 597 para 576, em Lagares da Beira de 1310 para 1251 e Meruge conta agora com menos de meio milhar de eleitores, passando de 515 para 476.

Nogueira do Cravo também desceu a fasquia dos dois mil eleitores, passando de 2075 para 1992. Em S.Gião, os inscritos deixaram de ser 492 para serem agora 423. Na freguesia de Seixo da Beira, os inscritos passaram de 1604 para 1500 e em Travanca de Lagos de 1082 para 1043.

Em Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira, em 2013 estavam inscritos 1400, mas o número é agora de 1299. Lagos da Beira e Lajeosa também não escapou a tendência, passando de 1219 inscritos para 1118. Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira tem agora menos de mil eleitores, passando de 1090 para 993. E, em Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira os inscritos também são menos, passando de 817 para 761.

A diminuição do número de inscritos é uma tendência nacional. Portugal tem 9.396.680 eleitores inscritos que podem votar nas próximas eleições autárquicas. Há quatros anos estavam registados 9.501.103 eleitores.

Nas últimas eleições autárquicas, dos 19048 eleitores inscritos no concelho, votaram 12579, verificando-se uma abstenção de 34 por cento (não votaram 6469).

Previous Inspetora da PJ conhece hoje sentença do Tribunal de Coimbra
Next Oliveira do Hospital: Candidaturas para atribuição de bolsas no ensino superior decorrem até 30 de outubro

Artigos Relacionados

Informação

Oliveira de Frades: Duas pessoas desalojadas devido a explosão de botija de gás

Duas pessoas ficaram ontem desalojadas em Travanca, Oliveira de Frades, na sequência da explosão de uma botija de gás, que não provocou feridos.

Destaque

Agricultores e produtores florestais exigiram apoios ao governo

Um grupo de agricultores e produtores florestais lesados pelos incêndios de outubro exigiram, ontem, ao governo medidas de apoio, considerando que “já basta de propaganda de milhões”.

Região

Região de Coimbra com ações de fogo controlado

As ações de fogo controlado começaram, na passada sexta-feira, na Região de Coimbra, na sequência da candidatura apresentada pela CIM Região de Coimbra…

Informação

Clube Ciência Viva no AEOH “vai permitir que alunos façam atividades experimentais em parcerias com instituições de ensino público”

O Clube Ciência Viva é, agora, uma realidade no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH).

Última Hora

Lousã: Jovem detido por posse de arma proibida

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial da Lousã, deteve, no passado dia 21 de outubro, um jovem de 20 anos, por detenção de arma proibida, no concelho

Informação

Sabugueiro acolhe Noite das Caçoilas onde se revive uma das tradições mais antigas na região

A aldeia de Sabugueiro, no concelho de Seia, na Serra da Estrela, acolhe, no sábado, mais uma edição da Noite das Caçoilas, uma iniciativa que recupera uma tradição ancestral e

Informação

AEOH promove sessão sobre “Gestão Sustentável dos Recursos Florestais e Serviços de Ecossistemas”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) promove amanhã, dia 6 de novembro, uma sessão de informação e sensibilização sobre “Gestão Sustentável dos Recursos Florestais e Serviços de

Última Hora

Região: ASAE apreende mais de 85 toneladas de carne de bovino

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 85 toneladas de carne bovina, no valor de 245 mil euros, num entreposto frigorífico do concelho de Ílhavo, anunciou

Informação

AD Lagares da Beira perdeu na última jornada da Divisão de Honra da AFC

Em jogo da última jornada da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra (AFC), a Associação Desportiva de Lagares da Beira perdeu, ontem ,no reduto do Sourense por

Última Hora

22 estrangeiros identificados em situação irregular na zona Centro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou, hoje, ter identificado 22 cidadãos estrangeiros em situação documental irregular, na sequência de duas dezenas de ações nos últimos dias em Aveiro,

Região

Exposição “O Futuro É Amanhã” na Biblioteca Municipal de Nelas

A Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, em Nelas, acolhe a Exposição Itinerante “O Futuro é Amanhã!” da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Informação

Tiveram hoje início os funerais das vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital. Número de mortes subiu para 12

O funeral de Pedro Neves, de 46 anos, em Nogueira do Cravo, marcou esta sexta-feira o início das cerimónias fúnebres das vítimas…