Oliveira do Hospital pede alargamento de prazo para a limpeza dos terrenos (com vídeo)

Oliveira do Hospital pede alargamento de prazo para a limpeza dos terrenos (com vídeo)

image_pdfimage_print

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta feira, dia 23, uma proposta a requerer ao governo o alargamento do prazo para a limpeza florestal, até ao dia 15 de maio.

A proposta inicialmente apresentada pelo deputado do PSD, João Brito, foi acolhida por toda a Assembleia. Na sua redação final, a proposta deverá contar com um maior alargamento do prazo.

Para o deputado do PSD os prazos “são curtos”, com a agravante de “as coimas serem a duplicar”. Na proposta que entregou na mesa da Assembleia Municipal, João Brito solicita o alargamento do prazo até 15 de maio para os particulares e que as Câmaras Municipais tenham até 30 de junho para se substituírem na limpeza dos terrenos.


Esta é uma proposta que, para o presidente da Câmara Municipal (PS), “faz sentido” e que vai de encontro a tomadas de posição já assumidas ao nível da Associação Nacional de Municípios Portuguesa e das Comunidades Intermunicipais, “achando que aplicação do diploma não é possível”. Para José Carlos Alexandrino “o prazo ainda deve ser mais dilatado”. Ainda que nesta fase o concelho de Oliveira do Hospital não seja de “risco”, já que 96 por cento da sua área florestal foi afetada pelo incêndio e não abunda a vegetação, o autarca observa que com o diploma o “governo quer deixar de ter responsabilidades” nesta matéria, querendo “passar as responsabilidades para as autarquias”.

Em reunião da Assembleia Municipal, Carlos Maia, presidente da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, Carlos Maia, deu conta da preocupação das populações que “querem saber com que linhas é que se cosem, e não estão interessadas em ser penalizadas”.

Teresa Dias, vereadora responsável pela área florestal, deu conta daquela que é a sua interpretação da lei, notando que no caso concerto dos prazos, o limite de15 de março é dirigido aos edifícios isolados, sendo que a limpeza em aglomerados populacionais decorre até 30 de abril.

Previous Chuva, vento, neve e agitação marítima a partir de hoje no continente
Next FCOH vence dérbi com Lagares da Beira e mantém luta pela liderança

Artigos Relacionados

Sociedade

Carta de condução com novas regras a partir de Janeiro 2017

A partir de Janeiro, os condutores não vão ter de alterar a carta de condução quando mudam de morada, já que passa a ser considerada a que está registada no

Informação

“Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” iniciaram no Dia Internacional das Florestas

Tiveram início na segunda-feira, 21 de março, as “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” promovidas pelas Bibliotecas Públicas Municipais e pelo Município de Oliveira do Hospital. No dia em que

Informação

11 detenções, 862 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 20 a 26 de fevereiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Educação

Município de Oliveira do Hospital oferece Fichas de Estudo a todos os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico

O Município de Oliveira do Hospital volta a oferecer neste ano letivo as fichas de estudo a todos os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico do Concelho. A medida

Sociedade

Linha da Beira Alta novamente interrompida devido a incêndio

A circulação na linha ferroviária da Beira Alta está hoje novamente interrompida, desde cerca das 14h30, entre Carregal do Sal e Mortágua, no distrito de Viseu, disse à agência Lusa

Região

Município de Arganil entregou chaves de 10 habitações reconstruídas após os incêndios 

Dez famílias do concelho de Arganil receberam, esta quarta-feira, dia 17 de outubro, a chave das suas habitações, reconstruídas no âmbito do Programa de Apoio à Recuperação de Habitações Permanentes

Nacional

Operação Natal Tranquilo: 15 mortos e mais de 200 detenções

Quinze pessoas morreram na operação ‘Natal Tranquilo’ da GNR este ano, mais do dobro da operação do ano passado, que durou menos um dia, segundo a corporação.

Região

Relatório sobre incêndio de Pedrogrão indica que houve documentos apagados ou destruídos

O relatório de uma auditoria interna da Autoridade Nacional de Proteção Civil aos trabalhos do combate ao fogo de Pedrógão Grande, em 2017, indica que houve documentos apagados ou destruídos.

Última Hora

ASAE instaurou 18 processos de contraordenação e um processo-crime no âmbito da Operação Estrela

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Centro, instaurou um processo-crime…

Informação

Idosa desaparecida em Trancoso foi encontrada “bem de saúde”

A mulher de 76 anos que estava dada como desaparecida desde terça-feira em Cótimos, no concelho de Trancoso, foi encontrada “bem de saúde”, numa aldeia vizinha.

Última Hora

Tábua: Homem de 80 anos morreu após ter sido atropelado

Um homem de 80 anos, residente em Percelada, morreu ontem após ter sido atropelado por um veículo ligeiro na EN230-6, naquela localidade da freguesia de Covas, Tábua.

Informação

Fogo em Góis lavra com grande intensidade

Fogo de grandes proporções está a lavrar floresta e mato no concelho de Góis (Colmeal e Cadafaz). Na última nota feita pela proteção civil, estão no terreno pelas 16h10, 342