Oliveira do Hospital: PCP está contra atribuição de medalha de Ouro à presidente da CCDRC

Oliveira do Hospital: PCP está contra atribuição de medalha de Ouro à presidente da CCDRC

image_pdfimage_print

O PCP de Oliveira do Hospital não concorda com a atribuição da medalha de Ouro à presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa,…

… na comemoração do Dia do Município, que se assinala no dia 7 de outubro.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, João Dinis, porta-voz do PCP concelhio considera que a condecoração aprovada em reunião do executivo é “uma autêntica afronta aos oliveirenses e ao município”, tendo em conta “os atrasos não explicados, injustos e prejudiciais que se verificaram na reconstrução de habitações e empresas ardidas no grande fogo de 15 e 16 de outubro do ano passado”. Para os comunistas, a proposta de atribuição de medalha de Ouro, “vem lavar a cara” de Ana Abrunhosa das “pesadas responsabilidades” por “toda esta situação gravemente lesiva dos direitos e interesses da região”.

A criticar o recém criado “formulário eletrónico” pela CCDRC, destinado à denuncia de alegadas irregularidades no processo de recuperação das habitações, considerando tratar-se de um “bufanço inadmissível no Portugal de 25 de Abril”, João Dinis acusa a CCDRC de assumir o papel de “carrasco oficial” ao “fazer passar para o lugar de culpados e oportunistas os maiores lesados pelos incêndios”.

No comunicado, João Dinis critica a Câmara presidida por José Carlos Alexandrino (PS) pela forma “não transparente, nem curial” como levou a cabo o processo de auscultação prévia das forças políticas do concelho. O representante do PCP garante que na reunião em que participou “não foi colocada a hipótese de condecoração da presidente da CCDRC”, só tendo tal acontecido em reunião com o representante do PSD.

Para o comunista, a Medalha de Ouro deveria antes ser atribuída “ao povo do concelho de Oliveira do Hospital pela forma heroica, resistente e com capacidade de recuperação de demonstrou durante o grande fogo e daí para cá”.

A proposta de atribuição da Medalha de Ouro a Ana Abrunhosa vai ser esta sexa-feira colocada à apreciação e votação da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. “Ainda há tempo para se evitar esta ignomínia, caso a Assembleia Municipal rejeite a condecoração”, refere o PCP.

Previous Carpintaria Brito & Brito recupera do grande incêndio de 15 de outubro (com vídeo)
Next Município de Penacova desativou 85 ninhos de vespa asiática desde o início do ano

Artigos Relacionados

Última Hora

PJ deteve homem suspeito de matar o pai, depois de uma discussão, numa aldeia do Sabugal

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio qualificado,…

Sociedade

Alunos da Secundária de Oliveira do Hospital disputam final nacional do “Parlamento dos Jovens”

Os alunos Michael Nunes e João Duarte (deputados efetivos) e André Gonçalves (suplente) da Escola Secundária de Oliveira do Hospital vão representar o distrito de Coimbra…

Última Hora

Bibliotecas promovem oficina “Mini Árvores de Natal Criativas”

  As Bibliotecas Públicas Municipais vão dinamizar uma oficina subordinada ao tema “Mini Árvores de Natal Criativas”,…

Última Hora

Tribunal absolveu antiga presidente da Câmara de Nelas

O Tribunal de Nelas absolveu hoje a ex-presidente da Câmara de Nelas, Isaura Pedro, num processo relacionado com a instalação de um posto de combustível, …

Última Hora

José Carlos Alexandrino foi eleito presidente da CIM da Região de Coimbra

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra elegeu, hoje, por unanimidade o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, como presidente do Conselho Intermunicipal. O autarca oliveirense,

Última Hora

GNR deteve 46 pessoas por tráfico de estupefacientes no Boom Festival

A GNR deteve 46 pessoas por tráfico de estupefacientes durante o Boom Festival, que terminou no domingo, e levantou 85 autos de contraordenação por consumo de drogas.

Informação

Seis pessoas morreram nas estradas durante Operação Páscoa da GNR

Seis pessoas morreram nas estradas portuguesas durante a Operação Páscoa da GNR, que terminou às 24h00 de segunda-feira, segundo os dados disponíveis no ‘site’ da corporação.

Informação

Recuperação de jardins de Santuário de Nª Srª das Preces vence Prémio Vilalva

O projeto de recuperação dos jardins envolventes do Santuário de Nossa Senhora das Preces, afetados pelos incêndios de outubro, venceu a 10.ª edição do Prémio Vilalva, no valor de 50

Região

Região: GNR apreende cerca de 300 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, ontem, dia 11 de setembro, apreendeu 297 quilos de pescado, nas localidades da Gafanha da

Última Hora

Bispo de Coimbra apelou à renovação do amor familiar na Festa da Família de Oliveira do Hospital

A Unidade Paroquial de Oliveira do Hospital realizou, ontem,  a Festa das Famílias e comemorou os 25 anos da segunda Unidade do Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM), …

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Telefonema de Marcelo a Cristina Ferreira não é nada do outro mundo”

No habitual espaço de opinião da Rádio Boa Nova, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves centra-se nas pessoas, em particular no “exagero” em torno do telefonema…

Informação

Oliveira do Hospital reconhecida como “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo terceiro ano consecutivo

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido como “Autarquia + Familiarmente Responsável 2017” – um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente…