Oliveira do Hospital: PCP está contra atribuição de medalha de Ouro à presidente da CCDRC

Oliveira do Hospital: PCP está contra atribuição de medalha de Ouro à presidente da CCDRC

O PCP de Oliveira do Hospital não concorda com a atribuição da medalha de Ouro à presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa,…

… na comemoração do Dia do Município, que se assinala no dia 7 de outubro.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, João Dinis, porta-voz do PCP concelhio considera que a condecoração aprovada em reunião do executivo é “uma autêntica afronta aos oliveirenses e ao município”, tendo em conta “os atrasos não explicados, injustos e prejudiciais que se verificaram na reconstrução de habitações e empresas ardidas no grande fogo de 15 e 16 de outubro do ano passado”. Para os comunistas, a proposta de atribuição de medalha de Ouro, “vem lavar a cara” de Ana Abrunhosa das “pesadas responsabilidades” por “toda esta situação gravemente lesiva dos direitos e interesses da região”.

A criticar o recém criado “formulário eletrónico” pela CCDRC, destinado à denuncia de alegadas irregularidades no processo de recuperação das habitações, considerando tratar-se de um “bufanço inadmissível no Portugal de 25 de Abril”, João Dinis acusa a CCDRC de assumir o papel de “carrasco oficial” ao “fazer passar para o lugar de culpados e oportunistas os maiores lesados pelos incêndios”.

No comunicado, João Dinis critica a Câmara presidida por José Carlos Alexandrino (PS) pela forma “não transparente, nem curial” como levou a cabo o processo de auscultação prévia das forças políticas do concelho. O representante do PCP garante que na reunião em que participou “não foi colocada a hipótese de condecoração da presidente da CCDRC”, só tendo tal acontecido em reunião com o representante do PSD.

Para o comunista, a Medalha de Ouro deveria antes ser atribuída “ao povo do concelho de Oliveira do Hospital pela forma heroica, resistente e com capacidade de recuperação de demonstrou durante o grande fogo e daí para cá”.

A proposta de atribuição da Medalha de Ouro a Ana Abrunhosa vai ser esta sexa-feira colocada à apreciação e votação da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. “Ainda há tempo para se evitar esta ignomínia, caso a Assembleia Municipal rejeite a condecoração”, refere o PCP.

Previous Carpintaria Brito & Brito recupera do grande incêndio de 15 de outubro (com vídeo)
Next Município de Penacova desativou 85 ninhos de vespa asiática desde o início do ano

Artigos Relacionados

Sociedade

GNR registou 67 acidentes e 21 detenções na última semana no distrito de Coimbra

A semana de 4 a 10 de abril fica marcada, no distrito de Coimbra, pela ocorrência de 67 acidentes e 21 detenções. Os dados são do Comando Territorial de Coimbra

Região

Presidente da República em Viseu para homenagear piloto que morreu na sequência da queda do helicóptero do INEM

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai estar presente na cerimónia de homenagem a João Lima que vai decorrer esta quarta-feira, 19 de dezembro, no Aeródromo de Viseu.

Última Hora

PJ deteve três homens suspeitos da morte de jovem em Montemor-o-Velho

Três homens foram detidos pela Polícia Judiciária (PS) por presumível autoria de um crime de ofensas à integridade física qualificadas, de que resultou…

Informação

Viseu: Incêndio em urbanização atinge quatro casas

Deflagrou, na tarde desta quinta-feira, um incêndio que atingiu quatro habitações no Bairro da Bela Vista, na freguesia de Silgueiros, em Viseu, sem registo de vítimas.

Nacional

“Há décadas que há trabalho que devia ter sido feito e não foi”, diz presidente ANMP

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, esteve hoje reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, para discutir as medidas a

Sociedade

Previsão de queda de neve com temperaturas a descer abaixo de zero

Cinco distritos do continente estão, esta quinta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de queda de neve acima de 800/1000 metros. No Interior, as temperaturas vão descer abaixo dos zero

Última Hora

Resultados desportivos de fim-de-semana

A Associação Desportiva Nogueirense empatou a 27ª jornada da Série C do Campeonato Nacional em casa, no passado sábado, frente ao Sertanense por duas bolas.

Informação

GNR felicita a Rádio Boa Nova no Dia Mundial da Rádio

A Guarda Nacional Republicana (GNR) felicita a Rádio Boa Nova, hoje, no dia em que se assinada o Dia Mundial da Rádio.

Programas

Marta Leite é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Marta Leite, que integra o projeto LAB-i-Duca desenvolvido junto das escolas da Beira Serra.

Última Hora

Turismo no Centro de Portugal bateu recordes em 2017

Os resultados definitivos da atividade turística em 2017, publicados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, comprovam que o ano passado foi o ano de todos os recordes para o Centro de

Destaque

Nem a chuva impediu o Carnaval da Beira Serra em Lagares da Beira

O Carnaval da Beira Serra animou, ontem à tarde, a vila de Lagares da Beira no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Aqua Village Health Resort & SPA é candidato a melhor hotel do mundo

O Aqua Village Health Resort & SPA, localizado em Caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, concorre em três categorias nos World Luxury Hotel Awards …