Oliveira do Hospital mostra “cartão vermelho” à violência doméstica

Oliveira do Hospital mostra “cartão vermelho” à violência doméstica

O Município de Oliveira do Hospital inaugurou, ontem, nos Paços do Concelho, a exposição “Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica,…

…a propósito do dia Municipal para a Igualdade, que reúne fotografias de figuras públicas a mostrar “cartão vermelho” a este tipo de violência.

Na ocasião, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, referiu que se trata de uma exposição com um forte “simbolismo” e que pretende sensibilizar para este problema que é “muito difícil de combater”. “É um trabalho de vizinhos, da sociedade em geral, dos autarcas, dos políticos. É um trabalho coletivo para que nós tenhamos um país onde não haja um número de mortes muito elevado”, afirmou o autarca.

José Francisco Rolo, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da Ação Social, afirmou que este mês “dedicado à causa das várias igualdades e chamando a atenção para as desigualdades”, representa uma preocupação com “dois fenómenos: a violência no namoro e a violência doméstica”. “O Município está implicado a 100 por cento neste processo. Somos parte ativa e queremos envolver as escolas, organizações da sociedade civil, a rede social e o setor da saúde”, disse.

Com o lema de “sair para a rua com este problema”, promovendo a proximidade com as pessoas, o responsável salienta que “83 por cento das mortes são no espaço doméstico”, reforçando que a ideia de que a exposição é de “confrontação”. “As pessoas olham, percorrem e os rostos não ficam felizes. Isso quer dizer que algo está a mudar no interior das pessoas”, afirmou.

Relativamente ao debate, decorrido na tarde de ontem, acerca da violência doméstica, José Francisco Rolo destacou a presença de “muita gente jovem” com um “grande nível de participação”. “O grande resultado daquele debate foi os jovens terem tomado a dianteira e estarem sempre na linha da frente das questões”, explicou. No decorrer do debate, Sílvia Pereira, da instituição ANIMAR e responsável pela moderação, deu conta de que “uma estatística assustadora” revela que “dos 100 por cento de situações de suspeita de violência, 85 por cento são processos que ficam arquivados”. Ao ressaltar que a violência doméstica é um crime público desde 2000, Sílvia Pereira revela que “desde 2004, quase 500 mulheres foram assassinadas e outras tantas foram alvo de tentativa de homicídio”.

O vice-presidente realçou, ainda, o trabalho desempenhado pelo Município que tem sido “inclusivo” e tem mostrado “preocupação com estas questões”. “É um Município que quer combater a violência doméstica e criar todas as condições para reabilitar as vítimas”, referiu, dando conta de que se trata de “responsabilidade social”. José Francisco Rolo fez questão de lembrar que “não é só neste mês que a equipa trabalha” pois há um trabalho “no resto do ano”.

A comemoração do Dia Municipal para a Igualdade culminou com uma largada de balões noturna no Largo Ribeiro do Amaral, no âmbito do programa mOHve-te Verão 2018.

image_pdfimage_print
Previous GNR reforça patrulhamento no âmbito na operação Verão Seguro 2018
Next Região: Duas vítimas encarceradas e um morto em acidente

Artigos Relacionados

Última Hora

Seis distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva veio para ficar nos próximos dias. Os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar

Última Hora

Turismo Centro de Portugal registou em 2016 “o melhor ano de sempre”

O ano de 2016 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal. As “Estatísticas do Turismo 2016”, publicadas pelo INE – Instituto Nacional de Estatística,

Informação

Ana Abrunhosa partilhou “medalha de ouro” com equipa da CCDRC e Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) recebeu, ontem, a medalha de Ouro do Município de Oliveira do Hospital.

Informação

Sérgio Pina venceu o 16º Torneio Aberto de Ténis de Mesa

O pavilhão multiusos do mercado municipal de Oliveira do Hospital recebeu, este sábado, o XIV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira do Hospital.  Sérgio Pina,…

Última Hora

Pedrógão Grande: sobe para 16 o número de arguidos

A Procuradoria da Comarca de Leiria anunciou hoje que aumentou para 16 o número de arguidos no inquérito que investiga os incêndios de junho de 2017 em Pedrógão Grande, que

Educação

Eptoliva quer continuar a crescer em Oliveira do Hospital e na região (com vídeo)

A Escola profissional Eptoliva é, hoje, responsável por ministrar um ensino de qualidade no concelho de Oliveira do Hospital e na região, captando alunos de vários concelhos limítrofes.

Informação

Jovem de 15 anos sentiu-se mal junto às piscinas de Oliveira do Hospital

Uma jovem de 15 anos desmaiou, esta manhã, cerca das 9h20, junto ao complexo das piscinas municipais de Oliveira do Hospital. A jovem recuperou, mais tarde, …

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

Amanhã, dia 13 de janeiro, tem lugar mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital, …

Sociedade

“A Floresta- Presente e Futuro” em debate no auditório Crédito Agrícola

Amanhã, dia 20 de março, pelas 18h30, o auditório do Crédito Agrícola, em Oliveira do Hospital, acolhe o debate “ A Floresta – Presente e Futuro”. 

Última Hora

Septuagenário morreu em acidente com trator em Oliveira do Hospital

Um homem, com 75 anos, morreu hoje na sequência de um acidente com um trator agrícola, na localidade da Carvalha, no concelho de Oliveira do Hospital. Em declarações à Rádio

Última Hora

Provedoria da Justiça abre procedimento sobre encerramento do SAP em Oliveira do Hospital

A provedoria da justiça deu abertura ao procedimento relativo ao encerramento do SAP de Oliveira do Hospital, na sequência de queixa apresentada pela…

Destaque

Alexandrino acusa PSD de “querer ganhar eleições com desgraça alheia”

O deputado do PSD, João Brito, opôs-se na última reunião da Assembleia Municipal ao executivo de José Carlos Alexandrino por continuar a “atribuir verbas para as festas” quando “as suas

Última Hora

Passagem da depressão Hugo traz chuva e vento forte

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar, entre as 06 horas e as 18 horas de sábado, sob aviso laranja …

Informação

Grande Rota do Alva valoriza percurso ribeirinho entre Seia e Penacova

Sete municípios criaram ontem a Grande Rota do Alva, numa sessão realizada em Penacova em que as partes assumiram o compromisso de valorização ambiental …

Informação

Sinistralidade: oito detenções, 862 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 25 de setembro a 1 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e

Informação

GNR reforça patrulhamento no âmbito na operação Verão Seguro 2018

A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça, durante o verão, em todo o território nacional, as ações de patrulhamento e apoio na sua área de responsabilidade,…

Região

Seia recebe jornadas regionais da infeção do VIH/ SIDA

A Casa Municipal da Cultura de Seia vai acolher, no próximo dia 22 de março, a partir das 9h30, as Jornadas Regionais da Infeção do VIH / SIDA subordinadas à

Última Hora

Condeixa vence supertaça 2017-2018 da AFCoimbra, ao derrotar no prolongamento o FCOH por 2-1

Disputou-se este sábado no Estádio Sérgio Conceição em Taveiro – Coimbra, a Supertaça entre o vencedor do campeonato distrital Divisão de Honra, o FC O.Hospital e o vencedor da Taça

Informação

Atropelamento em Aveiro provoca um morto

Um homem 47 anos morreu ontem após ser atropelado por um camião na estrada nacional 109, no concelho de Aveiro.

Destaque

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova Bandeira Azul

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi novamente galardoada com a Bandeira Azul e volta a hastear este símbolo de qualidade ambiental – pelo terceiro ano consecutivo – já

Desporto

“Tivemos boa adesão e atividade em pleno ao longo do ano”

O centro desportivo RD Sports assinalou no dia 19 de março o primeiro aniversário. O espaço localizado na Catraia de S. Paio, às portas da cidade de Oliveira do Hospital,…

Informação

Seilimp completou 15 anos de sucesso

A empresa Seilimp, que se dedica ao comércio de produtos de higiene e limpeza, completou no passado dia 14 de julho, 15 anos de atividade. Nascida em Seia, mas a

Última Hora

Adiber divulga apoios às empresas da Beira Serra

Na sequência da abertura do Aviso de Concurso ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E), através do qual é disponibilizado o apoio à criação, …

Última Hora

Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte assinala Dia do Empregador

O Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte , em colaboração com o Município da Pampilhosa da Serra, vai dinamizar uma sessão no âmbito do dia do empregador, …