Oliveira do Hospital mostra “cartão vermelho” à violência doméstica

Oliveira do Hospital mostra “cartão vermelho” à violência doméstica

O Município de Oliveira do Hospital inaugurou, ontem, nos Paços do Concelho, a exposição “Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica,…

…a propósito do dia Municipal para a Igualdade, que reúne fotografias de figuras públicas a mostrar “cartão vermelho” a este tipo de violência.

Na ocasião, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, referiu que se trata de uma exposição com um forte “simbolismo” e que pretende sensibilizar para este problema que é “muito difícil de combater”. “É um trabalho de vizinhos, da sociedade em geral, dos autarcas, dos políticos. É um trabalho coletivo para que nós tenhamos um país onde não haja um número de mortes muito elevado”, afirmou o autarca.

José Francisco Rolo, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da Ação Social, afirmou que este mês “dedicado à causa das várias igualdades e chamando a atenção para as desigualdades”, representa uma preocupação com “dois fenómenos: a violência no namoro e a violência doméstica”. “O Município está implicado a 100 por cento neste processo. Somos parte ativa e queremos envolver as escolas, organizações da sociedade civil, a rede social e o setor da saúde”, disse.

Com o lema de “sair para a rua com este problema”, promovendo a proximidade com as pessoas, o responsável salienta que “83 por cento das mortes são no espaço doméstico”, reforçando que a ideia de que a exposição é de “confrontação”. “As pessoas olham, percorrem e os rostos não ficam felizes. Isso quer dizer que algo está a mudar no interior das pessoas”, afirmou.

Relativamente ao debate, decorrido na tarde de ontem, acerca da violência doméstica, José Francisco Rolo destacou a presença de “muita gente jovem” com um “grande nível de participação”. “O grande resultado daquele debate foi os jovens terem tomado a dianteira e estarem sempre na linha da frente das questões”, explicou. No decorrer do debate, Sílvia Pereira, da instituição ANIMAR e responsável pela moderação, deu conta de que “uma estatística assustadora” revela que “dos 100 por cento de situações de suspeita de violência, 85 por cento são processos que ficam arquivados”. Ao ressaltar que a violência doméstica é um crime público desde 2000, Sílvia Pereira revela que “desde 2004, quase 500 mulheres foram assassinadas e outras tantas foram alvo de tentativa de homicídio”.

O vice-presidente realçou, ainda, o trabalho desempenhado pelo Município que tem sido “inclusivo” e tem mostrado “preocupação com estas questões”. “É um Município que quer combater a violência doméstica e criar todas as condições para reabilitar as vítimas”, referiu, dando conta de que se trata de “responsabilidade social”. José Francisco Rolo fez questão de lembrar que “não é só neste mês que a equipa trabalha” pois há um trabalho “no resto do ano”.

A comemoração do Dia Municipal para a Igualdade culminou com uma largada de balões noturna no Largo Ribeiro do Amaral, no âmbito do programa mOHve-te Verão 2018.

image_pdfimage_print
Previous GNR reforça patrulhamento no âmbito na operação Verão Seguro 2018
Next Região: Duas vítimas encarceradas e um morto em acidente

Artigos Relacionados

Região

BLC3 promoveu Semana da Ciência e Tecnologia junto de crianças, jovens e idosos

A BLC3 realizou a Semana da Ciência e Tecnologia no âmbito do evento local “Europe in My Region/City” da Comissão Europeia.

Última Hora

EPTORADIO esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 13h00, o EPTORADIO será um programa musical, dedicado aos prémios Grammy. Será dada atenção à 59ª cerimónia anual…

Informação

Autoridades procuram menina desaparecida em Foz Côa

A GNR e a PJ da Guarda têm desde quarta-feira no terreno uma operação de busca para encontrarem uma criança de 9 anos que desapareceu do Agrupamento de escolas de

Informação

Acidente entre dois camiões causou um ferido grave no IP3

Um acidente, entre dois veículos pesados, provocou ontem ferimentos graves num dos condutores. O homem foi transferido …

Informação

Polícia Judiciária detém incendiários florestais em Figueira de Castelo Rodrigo

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR e de elementos dos Bombeiros Voluntários de Figueira de Castelo Rodrigo, identificou e

Destaque

Ferjoia inaugurou nova ourivesaria na cidade de Oliveira do Hospital

Nome de referência no concelho e na região, a Ferjoia inaugurou, ontem, a nova loja na cidade de Oliveira do Hospital. O joalheiro Eugénio Campos e a embaixadora da marca,

Informação

15 detenções, 870 infrações e 58 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

São Paio de Gramaços acolhe 38º Festival de Folclore Beira Serra

O Rancho Folclórico Sampaense promove, no próximo fim-de-semana, 13 e 14 de julho, o 38º Festival de Folclore Beira Serra, em São Paio de Gramaços.

Última Hora

Tábua inaugurou Posto de Carregamento de Veículos Elétricos

A Câmara Municipal inaugurou esta manhã o Posto de Carregamento de Veículos Elétricos, assinalando desta forma a comemoração do Dia Mundial da Energia, firmando a aposta deste executivo na promoção

Destaque

Federação de Suinicultores ofereceu 71 leitões a criadores de Oliveira do Hospital

A solidariedade para com as gentes de Oliveira do Hospital chegou hoje ao concelho pela mão dos suinicultores de Portugal.

Informação

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

Educação

Professora tornou possível viagem de 670 alunos de Oliveira do Hospital à Vila Natal de Óbidos

As turmas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital cumprem, nesta quarta-feira, o terceiro dia de uma visita à Vila Natal de Óbidos, …

Vídeos

Duarte Gouveia volta a surpreender com vídeo promocional de prova BTT

O jovem oliveirense Duarte Mendonça Gouveia continua a surpreender com a realização de vídeos, com recurso a imagens aéreas, captadas através de drone.

Informação

GNR apreendeu 14 quilos de cannabis no concelho de Oliveira do Hospital

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR da Lousã apreendeu ontem, dia 10 de novembro, em Oliveira do Hospital, 14 quilos de cannabis.

Última Hora

Empreitada de requalificação do IP3 lançada na próxima semana

A Empreitada de Requalificação do Troço do Itinerário Principal (IP) 3 vai ser lançada na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, pelas 10h20.

Informação

Crianças sensibilizadas para a Igualdade de Género

A sensibilização da população para as questões da Igualdade de Género, em diferentes momentos da agenda pública, tem dominado o arranque das comemorações da Semana Municipal…

Última Hora

Tábua acolhe conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”

Vai realizar-se no próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 9h30m, no Centro Cultural de Tábua, a Conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”,…

Informação

Cooperativa Beira Central lança cartão para atrair mais sócios às lojas agrícolas

Prestes a comemorar o 52º aniversário, a Cooperativa Beira Central lança um novo projeto para alargar o número de associados e proporcionar ainda mais benefícios.

Informação

Rádio Boa Nova transmite inauguração da BLC3 com presença do Primeiro-Ministro

A Rádio Boa Nova realiza amanhã, dia 27 de maio, um especial de informação por ocasião da visita do Primeiro Ministro ao concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Três meses depois do fogo, ainda falta repor 5 por cento da rede de comunicação

Passados três meses dos incêndios de outubro, a Altice assume ainda não ter conseguido repor, na totalidade, as comunicações nas zonas afetadas.

Região

Região: Homem morreu ao escorregar para um poço

Um homem de 73 anos morreu, esta manhã de terça-feira, afogado dentro de um poço, em Quintela da Lapa, Sernancelhe.

Última Hora

GNR deteve 468 pessoas na última semana em todo o país

A GNR deteve 468 pessoas durante operações de combate à criminalidade violenta e de fiscalização rodoviária realizadas ao longo da última semana em todo o país, indicou hoje a corporação.

Última Hora

Agricultores e produtores florestais realizam manifestação para reclamar apoios ao governo

Os agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios de 2017 manifestam-se na próxima sexta feira, 2 de fevereiro, junto ao Ministério da Agricultura para reclamar apoios.

Educação

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital entrega diplomas de mérito escolar e companheirismo

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital entrega, na próxima sexta-feira, pelas 21h30, no pavilhão desportivo da escola-sede, os diplomas alusivos ao Mérito Escolar e ao Companheirismo, alusivos ano