Oliveira do Hospital mostra “cartão vermelho” à violência doméstica

Oliveira do Hospital mostra “cartão vermelho” à violência doméstica

O Município de Oliveira do Hospital inaugurou, ontem, nos Paços do Concelho, a exposição “Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica,…

…a propósito do dia Municipal para a Igualdade, que reúne fotografias de figuras públicas a mostrar “cartão vermelho” a este tipo de violência.

Na ocasião, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, referiu que se trata de uma exposição com um forte “simbolismo” e que pretende sensibilizar para este problema que é “muito difícil de combater”. “É um trabalho de vizinhos, da sociedade em geral, dos autarcas, dos políticos. É um trabalho coletivo para que nós tenhamos um país onde não haja um número de mortes muito elevado”, afirmou o autarca.

José Francisco Rolo, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da Ação Social, afirmou que este mês “dedicado à causa das várias igualdades e chamando a atenção para as desigualdades”, representa uma preocupação com “dois fenómenos: a violência no namoro e a violência doméstica”. “O Município está implicado a 100 por cento neste processo. Somos parte ativa e queremos envolver as escolas, organizações da sociedade civil, a rede social e o setor da saúde”, disse.

Com o lema de “sair para a rua com este problema”, promovendo a proximidade com as pessoas, o responsável salienta que “83 por cento das mortes são no espaço doméstico”, reforçando que a ideia de que a exposição é de “confrontação”. “As pessoas olham, percorrem e os rostos não ficam felizes. Isso quer dizer que algo está a mudar no interior das pessoas”, afirmou.

Relativamente ao debate, decorrido na tarde de ontem, acerca da violência doméstica, José Francisco Rolo destacou a presença de “muita gente jovem” com um “grande nível de participação”. “O grande resultado daquele debate foi os jovens terem tomado a dianteira e estarem sempre na linha da frente das questões”, explicou. No decorrer do debate, Sílvia Pereira, da instituição ANIMAR e responsável pela moderação, deu conta de que “uma estatística assustadora” revela que “dos 100 por cento de situações de suspeita de violência, 85 por cento são processos que ficam arquivados”. Ao ressaltar que a violência doméstica é um crime público desde 2000, Sílvia Pereira revela que “desde 2004, quase 500 mulheres foram assassinadas e outras tantas foram alvo de tentativa de homicídio”.

O vice-presidente realçou, ainda, o trabalho desempenhado pelo Município que tem sido “inclusivo” e tem mostrado “preocupação com estas questões”. “É um Município que quer combater a violência doméstica e criar todas as condições para reabilitar as vítimas”, referiu, dando conta de que se trata de “responsabilidade social”. José Francisco Rolo fez questão de lembrar que “não é só neste mês que a equipa trabalha” pois há um trabalho “no resto do ano”.

A comemoração do Dia Municipal para a Igualdade culminou com uma largada de balões noturna no Largo Ribeiro do Amaral, no âmbito do programa mOHve-te Verão 2018.

image_pdfimage_print
Previous GNR reforça patrulhamento no âmbito na operação Verão Seguro 2018
Next Região: Duas vítimas encarceradas e um morto em acidente

Artigos Relacionados

Região

Unidade de Saúde da Guarda instala sistema de informação para melhorar serviços

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda iniciou o processo de implementação de um sistema de informação, que custa 1,2 milhões de Euros.

Sociedade

Rixa em bairro da Guarda faz um ferido grave e oito ligeiros

Uma rixa ocorrida na quarta-feira, pelas 22h30, no bairro da Fraternidade, na cidade da Guarda, originou um ferido grave e oito ligeiros.

Última Hora

Um morto em tiroteio à porta de discoteca em Coimbra

Um tiroteio à porta de uma discoteca em Coimbra fez um morto e um ferido. O incidente aconteceu ontem de manhã, à porta da discoteca Avenue, na avenida Afonso Henriques.

Última Hora

Rafael Reis é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal

O ciclista português Rafael Reis (W52-FC Porto) venceu esta quarta-feira o prólogo de abertura da Volta a Portugal em bicicleta…

Destaque

José Carlos Alexandrino volta a ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

O atual presidente de Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é recandidato a um terceiro mandato para aquele órgão. A confirmação foi avançada pela própria Federação de Coimbra do PS.

Informação

Jantar das Mulheres foi “um sucesso” e reverteu para a Liga Portuguesa Contra o Cancro

No último sábado, 12 de março, cumpriu-se em Oliveira do Hospital o já tradicional Jantar das Mulheres. Cerca de 265 mulheres participaram na 31ª edição, que reverteu a favor da

Informação

Escritor José Fanha participa na final do concurso interescolar SER em Seia

José Fanha, autor da obra literária “Diário de Um Menino Já Crescido”, livro que tem sido objeto de análise na edição deste ano do concurso literário-cultural “S.E.R.” (Saber, Exprimir, Responder),

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital aumenta para 50 mil euros o apoio a cada uma das corporações de bombeiros

O Município de Oliveira do Hospital aumentou em 12.500 Euros o subsídio anual a cada uma das duas corporações de bombeiros do concelho, que passam a contar com um apoio

Última Hora

Ministro-Adjunto em  Góis para inaugurar Espaço do Cidadão e prestar reconhecimento à ADIBER

O Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, desloca-se ao concelho de Góis na próxima sexta-feira, dia 17 de março, a partir das 16h30m, para inaugurar o novo Espaço Cidadão e para presidir à

Informação

Cancros infantojuvenis aumentaram em Coimbra em 2017

O serviço de oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra registou um aumento de cancros infantojuvenis em 2017, ano em que foram realizadas quatro mil consultas e efetuados 480 internamentos, disse

Última Hora

Oliveira do Hospital vai ser o primeiro município do interior a acabar com fossas sépticas

Foi hoje assinado em Oliveira do Hospital o contrato de empreitada da requalificação e ampliação da ETAR da cidade, num investimento de mais de 800 mil Euros

Desporto

Alexandrino diz que chegada da Volta do Futuro é “estratégia de marketing” e apela aos oliveirenses para que apoiem os jovens ciclistas

Na antecipação à chegada da 1ª Etapa da Volta a Portugal do Futuro- Liberty Seguros, esta tarde, pelas 15h44, na Avenida Dr. Carlos Campos, o presidente da…

Destaque

Sampaense perde partida frente à Ovarense nos últimos segundos por 67-69

Partida importante para o Sampaense que procurava aqui a sua primeira vitória no campeonato. Desde o início que o Sampaense quis tomar as rédeas do jogo num jogo forte e

Informação

PSD de Oliveira do Hospital apresentou os seus candidatos para as Autárquicas 2017

Com o lema “Mudar o Rumo” a Comissão Politica Concelhia do PSD de Oliveira do Hospital apresentou esta segunda-feira os seus candidatos para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias

Desporto

FCOH recebe principal adversário este domingo

A 22ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra fica marcada, este domingo, pela disputa do primeiro lugar do campeonato entre os atuais líderes,

Informação

GNR deteve seis pessoas em Castelo Branco, Guarda e Viseu por crime de incêndio florestal

A GNR anunciou ter detido seis pessoas pelo crime de incêndio florestal, na quarta e quinta feira, nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu.

Última Hora

Coimbra aprova orçamento de 94 milhões de euros

  A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou ontem, por maioria, o orçamento da Câmara para 2017, no valor de 94,6 milhões de euros, …

Última Hora

Doente internado com legionella morreu em Coimbra

Um doente com diagnóstico inicial de legionella morreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde estava internado, informou ontem a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

Informação

Idoso morre em atropelamento ferroviário em Carregal do Sal

Um idoso de 84 anos morreu esta manhã depois de ter sido atropelado por um comboio, na localidade de Papízios, no concelho de Carregal do Sal.

Última Hora

 “Centro 2020” elege como grandes áreas a “competitividade, inovação, internacionalização, coesão territorial e política de cidades”

Depois de assistir à conquista do prémio RegioStars pela BLC3 (com o projeto Centro Bio), a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa,…

Última Hora

João Brito quer um PSD “forte” e “a uma só voz” para vencer autárquicas de 2017

O novo presidente do PSD de Oliveira do Hospital, João Brito, encara a sua eleição como um “virar de página” no partido que quer “forte” e “unido” para …

Região

Agricultores protestam hoje em Coimbra

Os agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios que ocorreram no distrito de Coimbra, entre julho e outubro, consideram…

Informação

Proteção civil emite aviso à população devido ao mau tempo

As condições meteorológicas previstas para os próximos dias levaram a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a emitir um aviso à população.

Última Hora

Incêndio em Pampilhosa da Serra é o que mais meios mobiliza

Dois aviões Canadair foram hoje mobilizados para o combate ao incêndio na Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, que às 08h30 era o fogo que mobilizava mais meios.