Oliveira do Hospital lembra César de Oliveira por ocasião dos 20 anos da sua morte
18 Junho, 2018 2308 Views

Oliveira do Hospital lembra César de Oliveira por ocasião dos 20 anos da sua morte

image_pdfimage_print

No mês em que se assinala 20 anos após a morte de César de Oliveira, o Município de Oliveira do Hospital promove, na Casa da Cultura, uma exposição de multimédia de homenagem para “recordar uma figura histórica” que “marcou o concelho em termos do seu mandato autárquico”.

Na sessão de inauguração, decorrida na passada sexta-feira, 15 de junho, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, destacou a importância da exposição ao criar “sentimento de saudade e de recordação” em relação a César de Oliveira, antigo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que “morreu cedo e prematuramente”.

“Nós hoje estamos aqui a recordar o homem, o autarca, o político que foi e que fez grande trabalho em Oliveira do Hospital, tendo-se destacado na vida política mas também na vida literária”, referiu José Carlos Alexandrino.

 

O autarca oliveirense recordou que César Oliveira “foi professor universitário, historiador, investigador e, por isso, um homem que ultrapassa as dimensões”. “É um homem de nível nacional que ultrapassa, de longe, as fronteiras de Oliveira do Hospital”, acrescentou.

Com “alguns confrontos com César de Oliveira”, nomeadamente quando José Carlos Alexandrino “fazia parte da assembleia de freguesia de Ervedal da Beira”, o presidente não esconde que a relação entre ambos “nem sempre foi pacífica”. “Impulsivo, inteligente, frontal, homem de impulsos e emoções” são características que, hoje, o autarca relembra do homenageado.

 

Na ocasião, Graça Silva, vereadora da Cultura do Município oliveirense e responsável pela exposição, salientou que “era importante marcar a data neste mês de junho, não só por causa dos seus 20 anos”, mas também pelo facto de “as portas da casa” encerrarem no fim do mês, a 30 de junho. Tratar-se-á de um “ato simbólico de encerramento”, referiu a vereadora, dando conta de que a nova Casa da Cultura “certamente vai continuar com o nome César de Oliveira”.

A propósito, a responsável anunciou o lançamento de um site, “ainda inacabado”, de homenagem ao falecido presidente, que contempla “exposição de multimédia, conjunto de painéis, de imagens e de gravações de testemunhos”. “A partir de o dia de hoje, acredito que muitas pessoas nos queiram ajudar a fazer uma recolha com um espólio ainda mais profundo e com mais contributos”, disse.

Previous Força da população marcou o 1.º aniversário dos fogos de Pedrógão
Next Marchas Populares proporcionaram “grande noite” em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Artigos Relacionados

Desporto

Ténis de Mesa: Jovens do CCPOH brilham no III Circuito Municipal de Tábua

No último sábado, 22 de outubro, a jovem equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) deslocou-se ao vizinho concelho de Tábua,

Informação

Incêndios: Meios aéreos em Faro, Vila Real, Guarda e Bragança

Os quatro incêndios em Faro, Bragança, Vila Real e Guarda eram os que às 07h30 preocupavam mais os bombeiros e, por isso, vão ser reforçados …

Região

ADIBER assume vice-presidência da Federação Minha Terra

Em eleição intercalar, a ADIBER foi eleita por unanimidade para a Vice-presidência da Federação Minha Terra. 

Informação

Eptoradio na Rádio Boa Nova

No 6º programa Eptoradio apresentamos, na primeira parte, o Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Saúde da Escola Profissional EPTOLIVA,…

Última Hora

Empresas: Intermarché de Oliveira do Hospital está “mais próximo” da população

A loja Intermarché de Oliveira do Hospital está agora “mais próxima da população” no âmbito daquele que é posicionamento demonstrado pela nova gerência de maior envolvimento na comunidade.

Informação

Rádio Boa Nova promove “Mesa dos Presidentes” em dia de aniversário

No dia 19 de março, a Rádio Boa Nova senta os “presidentes” à volta do seu 31º aniversário. A “Mesa do Presidentes” tem início às 18h00.

Informação

Chuva regressa na quarta-feira

A chuva vai regressar ao território do continente a partir de quarta-feira, prevendo-se igualmente uma descida gradual das temperaturas, …

Destaque

João Pires deixa comando do Nogueirense

O treinador do Nogueirense, equipa de Nogueira do Cravo que na última época desportiva foi despromovida do Campeonato Nacional, confirmou …

Cultura

Tuna Recreativa Penalvense recebe congénere espanhola no 10º Sarau Musical da Primavera

A Sociedade Recreativa Penalvense recebe, no próximo dia 21 de abril, pelas 21h30, o “X Sarau Musical da Primavera” na sua sede, em Penalva de Alva, …

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” destaca Fernando Santos e João Nunes como figuras do ano 2016

No último “Cash Resto Zero” de 2016, Vítor Neves destaca as figuras que marcaram o ano de 2016 no país e na região.

Nacional

Chuva vai manter-se, pelo menos, até ao final da próxima semana

A chuva vai manter-se em Portugal continental pelo menos até ao final da próxima semana e o vento vai continuar forte, mas com tendência para diminuir, disse à Lusa a

Informação

Oliveira do Hospital recebe semana distrital da Proteção Civil

Oliveira do Hospital é o município do distrito de Coimbra que acolhe este ano a Semana da Proteção Civil, que decorrerá entre os dias 16 e 20 de março no