Oliveira do Hospital lembra César de Oliveira por ocasião dos 20 anos da sua morte
18 Junho, 2018 2044 Views

Oliveira do Hospital lembra César de Oliveira por ocasião dos 20 anos da sua morte

No mês em que se assinala 20 anos após a morte de César de Oliveira, o Município de Oliveira do Hospital promove, na Casa da Cultura, uma exposição de multimédia de homenagem para “recordar uma figura histórica” que “marcou o concelho em termos do seu mandato autárquico”.

Na sessão de inauguração, decorrida na passada sexta-feira, 15 de junho, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, destacou a importância da exposição ao criar “sentimento de saudade e de recordação” em relação a César de Oliveira, antigo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que “morreu cedo e prematuramente”.

“Nós hoje estamos aqui a recordar o homem, o autarca, o político que foi e que fez grande trabalho em Oliveira do Hospital, tendo-se destacado na vida política mas também na vida literária”, referiu José Carlos Alexandrino.

 

O autarca oliveirense recordou que César Oliveira “foi professor universitário, historiador, investigador e, por isso, um homem que ultrapassa as dimensões”. “É um homem de nível nacional que ultrapassa, de longe, as fronteiras de Oliveira do Hospital”, acrescentou.

Com “alguns confrontos com César de Oliveira”, nomeadamente quando José Carlos Alexandrino “fazia parte da assembleia de freguesia de Ervedal da Beira”, o presidente não esconde que a relação entre ambos “nem sempre foi pacífica”. “Impulsivo, inteligente, frontal, homem de impulsos e emoções” são características que, hoje, o autarca relembra do homenageado.

 

Na ocasião, Graça Silva, vereadora da Cultura do Município oliveirense e responsável pela exposição, salientou que “era importante marcar a data neste mês de junho, não só por causa dos seus 20 anos”, mas também pelo facto de “as portas da casa” encerrarem no fim do mês, a 30 de junho. Tratar-se-á de um “ato simbólico de encerramento”, referiu a vereadora, dando conta de que a nova Casa da Cultura “certamente vai continuar com o nome César de Oliveira”.

A propósito, a responsável anunciou o lançamento de um site, “ainda inacabado”, de homenagem ao falecido presidente, que contempla “exposição de multimédia, conjunto de painéis, de imagens e de gravações de testemunhos”. “A partir de o dia de hoje, acredito que muitas pessoas nos queiram ajudar a fazer uma recolha com um espólio ainda mais profundo e com mais contributos”, disse.

Previous Força da população marcou o 1.º aniversário dos fogos de Pedrógão
Next Marchas Populares proporcionaram “grande noite” em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Artigos Relacionados

Informação

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016 atribuídos hoje em Bruxelas (com áudio)

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto português finalista…

Informação

Contribuintes têm até 15 de março para limpar terrenos

O Fisco está a avisar os contribuintes de que têm até 15 de março para limpar o mato e cortar árvores nas proximidades de casas e aldeias, podendo vir a

Informação

Terrorista que vivia em Aveiro teria ligações ao Estado Islâmico

Um dos sete suspeitos de planear atentado em França tinha residência em Portugal, na Gafanha da Nazaré, em Aveiro.

Última Hora

Fogo de Monchique com 95% do perímetro dominado

O fogo rural que deflagra em Monchique desde sexta-feira já consumiu entre 15 000 e 20 000 hectares, mas já foi considerado dominado em 95% do seu perímetro.

Nacional

GNR realiza operação “Carnaval 2019” de 1 a 5 de março

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 1 e 5 de março, realiza uma operação de intensificação do patrulhamento e fiscalização rodoviária intensiva em todo o país,…

Destaque

Incêndio em habitação em Gavinhos de Cima deixou único morador desalojado

Um homem, com 60 anos, ficou ontem à noite desalojado, na sequência de um incêndio na sua habitação, em Gavinhos de Cima, no concelho de Oliveira do Hospital.

Cultura

Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira realiza 32º Festival

O Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira realiza amanhã, dia 27 de maio, o 32º Festival de Folclore. O evento tem um “sabor especial” por coincidir…

Informação

Tábua espera bater record de visitantes na FACIT que arranca hoje (com áudio)

Está marcada para as 18h00 desta quarta-feira, 27 de junho, a inauguração da 10ª FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua. O certame decorre até domingo, dia 1

Última Hora

Misericórdia de Galizes distinguida com “Selo Protetor”

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes vai ser hoje distinguida com o “Selo Protetor” numa cerimónia pública, em Lousada.

Última Hora

Vinte operacionais em buscas por homem desaparecido na Figueira da Foz

Um homem de 47 anos está desaparecido desde quinta-feira no concelho da Figueira da Foz, informaram hoje fontes da GNR e da Proteção Civil, indicando que cerca de 20 operacionais

Programas

“Nós as Mulheres” com Salvador e Odete Nunes

A locutora da Rádio Boa Nova, Natália Novais, esteve hoje à conversa com Salvador e Odete Nunes.  

Última Hora

CIM da REgião de Coimbra promove Expo | Empresas, Artes e Ofícios em Condeixa-a-Nova

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), promove amanhã, dia 26 de maio, a Expo | Empresas, Artes e Ofícios, na Praça da República, em Condeixa-a-Nova.