Oliveira do Hospital junta-se a Seia e Gouveia na gestão de água e saneamento

Oliveira do Hospital junta-se a Seia e Gouveia na gestão de água e saneamento

O Município de Oliveira do Hospital vai avançar com a constituição de uma empresa intermunicipal com os vizinhos municípios de Seia e Gouveia, para a gestão …

…. do abastecimento de água potável, saneamento de águas residuais e outros serviços.

A proposta apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, e que  resulta de um conjunto de reuniões preparatórias com os concelhos, foi aprovada por unanimidade, carecendo ainda de parecer favorável da Assembleia Municipal que reúne sexta-feira, dia 15 de fevereiro.

Em reunião do executivo, Alexandrino explicou que esta é uma matéria que carece de validação célere por parte dos três municípios para efeito de candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), até 28 de fevereiro, que só tem verbas disponíveis para projetos de agregação. Segundo o autarca,  no âmbito das negociações já realizadas, à empresa intermunicipal será destinada uma verba entre 4,5 milhões e seis milhões de Euros.  “O governo está a apostar nas empresas intermunicipais para dar escala”, explicou Alexandrino, informando que as “exigências da ERSAR são muito elevadas e muitos municípios não as conseguem cumprir”. “Decorrem agregações a nível nacional. Este é um processo imparável porque as câmaras não têm tido receita para fazer investimentos na rede que tem mais de 30 anos”, disse ainda.

Em reunião do executivo, José Carlos Alexandrino, referiu que a empresa intermunicipal terá sede em Seia, por ser o concelho mais central, com delegações em Oliveira do Hospital e Gouveia. Referiu que os funcionários que já integram a estrutura das águas no concelho terão “acréscimo de salário e não perderão direitos”, sendo que alguns terão que passar a pertencer ao quadro da futura empresa.

Previous Intervenção na rede de abastecimento de água condiciona trânsito em Arganil
Next Idosos visitaram a Boa Nova no Dia Mundial da Rádio (com vídeo)

Artigos Relacionados

Região

Risco de incêndio ameaça vários concelhos

Alcoutim, no distrito de Faro, está hoje em risco máximo de incêndio e 26 concelhos do país estão em risco muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da

Informação

CISE organiza “Caminhada na Neve”

Com a chegada do inverno e como vem sendo habitual em janeiro, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela organiza mais uma Caminhada na Neve na montanha

Última Hora

Agricultores protestam hoje em Coimbra

Os agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios que ocorreram no distrito de Coimbra, entre julho e outubro, consideram…

Informação

CIM Região de Coimbra avança para a criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais

O Conselho Intermunicipal aprovou por unanimidade, na reunião realizada no Edifício Mira Center, em Mira, o protocolo de colaboração da CIM Região de Coimbra, …

Informação

MAAVIM reclama medidas iguais para todas as populações afetadas pelos incêndios

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), face às medidas apresentadas hoje pelo Ministério da Agricultura,…

Região

Deputados do PS reuniram com  autarcas afetados pelos incêndios

Pedro Coimbra, Elza País e João Gouveia, deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Coimbra, reuniram com Autarcas, …

Informação

S. Paio de Gramaços presta homenagem a Maria do Carmo Vasconcelos por ocasião do centenário do seu nascimento

A população de S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, presta amanhã, dia 7 de julho, homenagem a título póstumo a Maria do Carmo Pontes…

Informação

Estrada da Beira entrou hoje em obra. Trabalhos deverão demorar nove meses

Arrancaram, esta manhã, as obras de requalificação da EN17 (Estrada da Beira) numa intervenção estimada em 2,2 milhões de Euros e prazo de execução de nove meses.

Sociedade

Pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Na última noite, pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital. Os assaltantes, que se presume serem estrangeiros, destruíram sistemas de videovigilância, furtaram computadores portáteis,

Informação

Rádio Boa Nova realiza debate para assinalar Dia Municipal para a Igualdade

A Rádio Boa Nova associa-se às comemorações do Dia Municipal para a Igualdade promovidas pelo Município de Oliveira do Hospital. Amanhã, entre as 10h00 e as 12h00,…

Informação

Greve de professores fecha EB1 da cidade de Oliveira do Hospital

A greve geral de professores que hoje se realiza, levou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica Nº1 da cidade de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Despiste provocou um morto na Covilhã

Um homem de 33 anos morreu, ontem à noite, na sequência do despiste da viatura que conduzia numa das artérias da cidade da Covilhã.  O acidente ocorreu pelas 20h30 horas.