Oliveira do Hospital junta-se a Seia e Gouveia na gestão de água e saneamento

Oliveira do Hospital junta-se a Seia e Gouveia na gestão de água e saneamento

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital vai avançar com a constituição de uma empresa intermunicipal com os vizinhos municípios de Seia e Gouveia, para a gestão …

…. do abastecimento de água potável, saneamento de águas residuais e outros serviços.

A proposta apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, e que  resulta de um conjunto de reuniões preparatórias com os concelhos, foi aprovada por unanimidade, carecendo ainda de parecer favorável da Assembleia Municipal que reúne sexta-feira, dia 15 de fevereiro.

Em reunião do executivo, Alexandrino explicou que esta é uma matéria que carece de validação célere por parte dos três municípios para efeito de candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), até 28 de fevereiro, que só tem verbas disponíveis para projetos de agregação. Segundo o autarca,  no âmbito das negociações já realizadas, à empresa intermunicipal será destinada uma verba entre 4,5 milhões e seis milhões de Euros.  “O governo está a apostar nas empresas intermunicipais para dar escala”, explicou Alexandrino, informando que as “exigências da ERSAR são muito elevadas e muitos municípios não as conseguem cumprir”. “Decorrem agregações a nível nacional. Este é um processo imparável porque as câmaras não têm tido receita para fazer investimentos na rede que tem mais de 30 anos”, disse ainda.

Em reunião do executivo, José Carlos Alexandrino, referiu que a empresa intermunicipal terá sede em Seia, por ser o concelho mais central, com delegações em Oliveira do Hospital e Gouveia. Referiu que os funcionários que já integram a estrutura das águas no concelho terão “acréscimo de salário e não perderão direitos”, sendo que alguns terão que passar a pertencer ao quadro da futura empresa.

Previous Intervenção na rede de abastecimento de água condiciona trânsito em Arganil
Next Idosos visitaram a Boa Nova no Dia Mundial da Rádio (com vídeo)

Artigos Relacionados

Última Hora

Oliveira do Hospital mantém taxa de IMI e redução a famílias com filhos

Oliveira do Hospital vai manter, em 2018, a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 0,35 por cento. A medida foi aprovada na última Assembleia Municipal …

Região

CIM Região de Coimbra reivindica revitalização turística dos territórios afetados pelos incêndios

A CIM Região de Coimbra, em articulação com a tutela do Turismo, vai tomar medidas para a revitalização…

Opinião

Opinião: No PSD de Oliveira do Hospital “há uma reflexão profunda a fazer”

Na emissão especial conduzida ontem noite por Albino José na Rádio Boa Nova, Vítor Neves, que todas as semanas  assina Ca$h Resto Z€ro, afirmou que…

Última Hora

Temperatura sobe no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo, com temperaturas acima dos 30 graus em algumas regiões do país e sem precipitação.

Última Hora

Chuva deixa Portugal continental sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar esta quinta-feira, a partir das 11h, sob aviso amarelo, devido à possibilidade de chuva, trovoada e vento forte.

Região

Atropelamento em Aveiro provoca um morto

Um homem 47 anos morreu ontem após ser atropelado por um camião na estrada nacional 109, no concelho de Aveiro.

Informação

Coimbra: Ressonância Magnética tem lista de espera de mais de ano e meio

A secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos está preocupada com  o tempo de espera para a realização de um exame de ressonância magnética no Centro Hospitalar…

Destaque

“Esperança” marcou 33º Concurso Nacional de Ovinos promovido pela ANCOSE

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, realizou, este fim-de-semana, o 33º Concurso Nacional de Ovinos Serra da Estrela, que ficou marcado por palavras de conforto,

Destaque

Tânia e Fábio defendem “Requei-Bom” em concurso Intermunicipal de ideias de negócio

“Requei-Bom” é a ideia de negócio que parte de Oliveira do Hospital para a final do concurso intermunicipal que acontece domingo, dia 2 de abril, em Tábua.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital revela sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar

O Município de Oliveira do Hospital regressou, na semana passada, às escolas do 1.º CEB para verificar o sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar,…

Sociedade

Semana da Páscoa com muita chuva, nuvens e frio

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a semana que antecede a Páscoa começa com chuva. Para esta segunda-feira, está prevista precipitação …

Informação

O ARTIS XVI – Festival de Artes de Seia decorre até 13 de julho 2018

O Festival de Artes de Seia- O ARTIS XVI, que teve início a 5 de maio de 2018, na Casa Municipal da Cultura de Seia, Foyer do Cineteatro e Galeria