Oliveira do Hospital já tem programa de preparação para o parto e parentalidade
6 Junho, 2019 3007 Views

Oliveira do Hospital já tem programa de preparação para o parto e parentalidade

image_pdfimage_print

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Oliveira do Hospital conta, já a partir do próximo dia 19 de junho, com o programa “Laços”, que pretende preparar casais e grávidas para o parto e parentalidade.

Enfermeira no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital há 12 anos, Carla Santos vê agora realizado um dos seus grandes objetivos profissionais. Com especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, Carla Santos é a responsável pelo novo projeto, no qual coloca grandes expetativas.

Em declarações à Rádio Boa Nova, a enfermeira adianta que o programa “Laços” pretende fazer com que “as grávidas se sintam bem, acolhidas e que percebam que há muitas pessoas a viverem o mesmo processo”, conquistando, por isso, “ganhos em saúde”.

“Sendo uma área em que tenho muito gosto, investi, e agora estou aqui para permitir que as grávidas tenham um cuidado diferenciado ao nível da saúde materna”, afirma.

O programa contempla duas modalidades: teórica e prática. Nas questões teóricas, os casais ficarão a conhecer mais acerca das áreas da amamentação, trabalho de parto, cuidados com o recém-nascido, entre outras. Por sua vez, a parte prática aposta em “exercícios de vinculação entre o casal e o bebé”, como exercícios de relaxamento, respiração e de alívio de dor. “Vai ser algo dinâmico”, garante.

Segundo a promotora do projeto, as sessões realizam-se semanalmente e “todas as semanas os temas abordados vão ser diferentes para as grávidas terem acesso a vários temas”.

Para Miguel Cancela, Coordenador da UCSP de Oliveira do Hospital, este programa “é de extrema importância”, uma vez que pretende “servir cada vez mais e melhor a comunidade”. “Demonstra também, quer a nossa diferenciação ao nível dos cuidados, quer a nossa preocupação em não estar de costas voltadas para os utentes, mas também mostrar que trabalhamos em prol da comunidade e em prol de melhorarmos os índices de saúde cada vez mais”, refere à Rádio Boa Nova.

As sessões do programa “Laços” são gratuitas e dirigem-se a grávidas/ casais com idade gestacional igual ou superior a 28 semanas. Para tal, os interessados devem efetuar as inscrições por telefone (238 600 250), email ([email protected]) ou presencialmente no Centro de Saúde, com a enfermeira responsável, Carla Santos ou com médico/ enfermeiro de família.

Previous Junho é o mês da Igualdade em Oliveira do Hospital
Next Projeto de execução do IP3 estará concluído no final de 2021

Artigos Relacionados

Região

Vinhos do Centro de Portugal promovidos em encontro mundial do setor

O Turismo Centro de Portugal vai participar na terceira edição do MUST – Fermenting Ideas, um dos mais importantes congressos mundiais de vinhos, que atrairá a Portugal 500 participantes, …

Região

PJ deteve em Viseu suspeito de tráfico de estupefacientes

Um homem de 31 anos foi hoje detido em flagrante delito pela Polícia Judiciária (PJ), na zona de Viseu, pela presumível prática de um crime de tráfico de estupefacientes. Em

Região

Município de Arganil promoveu ação de sensibilização sobre Ordenamento do Território

O Município de Arganil promoveu, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no passado dia 20 de abril, uma ação de sensibilização no âmbito

Região

Rotary Club de Oliveira do Hospital homenageia José Travassos Vasconcelos

O Rotary Club de Oliveira do Hospital realiza a habitual Cerimónia de Homenagem ao Profissional, no próximo dia 28 de janeiro de 2017, na Quinta da Hortinha, pelas 20h00.

Informação

Oliveira do Hospital: 77 casas ardidas vão ser recuperadas e parte da sinalética vai ser substituída

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) decidiu pela adjudicação da recuperação de 77 casas ardidas no concelho de Oliveira do Hospital…

Informação

Centro de Interpretação da Serra da Estrela promove percursos pedestres no período da Páscoa

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em aproveitamento do período da Páscoa e devido à afluência de turistas à região, está a promover percursos pedestres dirigidos a

Região

Oeiras entregou a 30 municípios mapas para um melhor planeamento do território após grandes incêndios

A Câmara de Oeiras entregou ontem aos 30 municípios mais afetados pelos incêndios de 2017, informação geográfica de alta resolução que lhes vai permitir …

Politica

Assembleia Municipal aprova por maioria orçamento para 2017

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, com uma abstenção do PSD, o Orçamento para 2017, no valor de 28 milhões de Euros.

Informação

Bombeiros de Oliveira do Hospital combatem fogo em Cabeçadas

Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital combatem, a esta altura, um incêndio florestal na localidade de cabeçadas, freguesia de Lourosa.

Opinião

Uma “vénia ao Queijo Serra da Estrela” em mais um “Ca$h Resto Z€ro”

Às portas da Festa do Queijo Serra da Estrela, em Oliveira do Hospital, Vítor Neves antecipa um “fim de semana gigante” e faz a devida “vénia” ao Queijo Serra da

Última Hora

Federação Portuguesa de Futebol entregou casa a família vítima dos incêndios de Oliveira do Hospital

Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), deslocou-se hoje a Pinheirinho, freguesia de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, para acompanhar as obras de reconstrução de uma

Região

PJ deteve seis pessoas em operação de combate ao tráfico em bairro de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na manhã de hoje seis pessoas numa operação de combate ao tráfico de estupefacientes no Bairro do Ingote, em Coimbra.