Oliveira do Hospital já tem programa de preparação para o parto e parentalidade
6 Junho, 2019 2716 Views

Oliveira do Hospital já tem programa de preparação para o parto e parentalidade

image_pdfimage_print

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Oliveira do Hospital conta, já a partir do próximo dia 19 de junho, com o programa “Laços”, que pretende preparar casais e grávidas para o parto e parentalidade.

Enfermeira no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital há 12 anos, Carla Santos vê agora realizado um dos seus grandes objetivos profissionais. Com especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, Carla Santos é a responsável pelo novo projeto, no qual coloca grandes expetativas.

Em declarações à Rádio Boa Nova, a enfermeira adianta que o programa “Laços” pretende fazer com que “as grávidas se sintam bem, acolhidas e que percebam que há muitas pessoas a viverem o mesmo processo”, conquistando, por isso, “ganhos em saúde”.

“Sendo uma área em que tenho muito gosto, investi, e agora estou aqui para permitir que as grávidas tenham um cuidado diferenciado ao nível da saúde materna”, afirma.

O programa contempla duas modalidades: teórica e prática. Nas questões teóricas, os casais ficarão a conhecer mais acerca das áreas da amamentação, trabalho de parto, cuidados com o recém-nascido, entre outras. Por sua vez, a parte prática aposta em “exercícios de vinculação entre o casal e o bebé”, como exercícios de relaxamento, respiração e de alívio de dor. “Vai ser algo dinâmico”, garante.

Segundo a promotora do projeto, as sessões realizam-se semanalmente e “todas as semanas os temas abordados vão ser diferentes para as grávidas terem acesso a vários temas”.

Para Miguel Cancela, Coordenador da UCSP de Oliveira do Hospital, este programa “é de extrema importância”, uma vez que pretende “servir cada vez mais e melhor a comunidade”. “Demonstra também, quer a nossa diferenciação ao nível dos cuidados, quer a nossa preocupação em não estar de costas voltadas para os utentes, mas também mostrar que trabalhamos em prol da comunidade e em prol de melhorarmos os índices de saúde cada vez mais”, refere à Rádio Boa Nova.

As sessões do programa “Laços” são gratuitas e dirigem-se a grávidas/ casais com idade gestacional igual ou superior a 28 semanas. Para tal, os interessados devem efetuar as inscrições por telefone (238 600 250), email ([email protected]) ou presencialmente no Centro de Saúde, com a enfermeira responsável, Carla Santos ou com médico/ enfermeiro de família.

Previous Junho é o mês da Igualdade em Oliveira do Hospital
Next Projeto de execução do IP3 estará concluído no final de 2021

Artigos Relacionados

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital aumenta para 50 mil euros o apoio a cada uma das corporações de bombeiros

O Município de Oliveira do Hospital aumentou em 12.500 Euros o subsídio anual a cada uma das duas corporações de bombeiros do concelho, que passam a contar com um apoio

Última Hora

Operação “DRUGS” da GNR: 24 detenções e 174 indivíduos identificados por tráfico de droga

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 28 e 30 de dezembro, na sua área de responsabilidade, desenvolveu uma operação policial de controlo e deteção de atividades criminosas relativas

Última Hora

Procissão do Senhor dos Passos em Ervedal da Beira

A localidade de Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, prepara-se para a realização da solene procissão do senhor dos Passos. Esta importante manifestação de fé acontece no

Destaque

Joaquim Marques, presidente do Nogueirense, quer apurar a “verdade desportiva”

Joaquim Marques, presidente do Nogueirense disse, em declarações, à Rádio Boa Nova, que quer saber se “foram facultados lances” ao Pampilhosa por parte do Futebol Clube ….

Última Hora

Poker de vitórias para Mário Patrão no Morocco Desert Challenge

Mário Patrão está imparável no Morocco Desert Challenge. O piloto inscrito pelo CRÉDITO AGRICOLA KTM BAHCO voltou a vencer, alargando assim, para quatro o número de triunfos em etapas desta grande maratona africana. 

Última Hora

“Coragem Eventos” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com João Coragem, promotor da empresa “Coragem Eventos”.

Última Hora

Mercadinho da Montanha valoriza candidatura da Estrela a Geopark da Unesco

É já no próximo domingo, dia 11, que se realiza no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, a edição especial da Mostra da Nossa Terra, sob o desígnio de Mercadinho

Cultura

Confraria de Ervedal da Beira realiza capítulo de entronização

A Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores de Ervedal da Beira realiza amanhã, dia 3 de dezembro, o 3º capítulo de entronização.

Cultura

Arganil acolhe sessão de abertura do Festival Literário do Interior

Arganil foi o Município escolhido para acolher a cerimónia de abertura da 2ª edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo.

Última Hora

Dois feridos graves em colisão entre pesados no IC2

Dois veículos pesados colidiram, ao início da manhã desta quinta-feira, no IC2 na zona de Arrifana, em Condeixa.

Informação

“Se não for candidato pelo PS não o serei por outra força partidária. A minha carreira política ficará por aqui”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital escusou-se, há instantes, a responder à questão que lhe foi dirigida por Luís Lagos (CDS PP) sobre uma possível recandidatura ao

Última Hora

António Soares, Presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, pediu hoje a demissão.

António Soares, Presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, pediu hoje a demissão. A carta com o pedido de demissão foi hoje entregue em mão ao presidente da