Oliveira do Hospital incluído no programa da Cruz Vermelha que apoia crianças afetadas pelos incêndios

Oliveira do Hospital incluído no programa da Cruz Vermelha que apoia crianças afetadas pelos incêndios

image_pdfimage_print

A Cruz Vermelha de Coimbra implementou um programa inovador para crianças afetadas por catástrofes em várias escolas da região Centro. O projeto está a ser implementado no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Depois do sucesso em várias escolas da região Centro, está a ser implementado em Oliveira do Hospital o projeto Fénix inserido na Coordenação Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), com sede em Coimbra.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, este programa pretende dar resposta no âmbito da saúde mental e psicossocial associada a catástrofes, em particular às pessoas e famílias atingidas pelos incêndios de 2017.

O Coordenador do programa Fénix da Delegação de Coimbra da CVP, Gonçalo Órfão explica que na prática o projeto Fénix promove competências para gestão de emoções em situações de catástrofe futuras, e normaliza os sintomas decorrentes da exposição a situações de exceção.

Entre as principais ações dinamizadas a equipa destaca o apoio às Equipas de Saúde Mental Comunitária e a implementação de um programa de Resiliência para crianças em contexto escolar. Acrescenta que “temos particular atenção aos casos de crianças uma vez que em cenários de crise e catástrofe ficam particularmente em risco e dependentes do cuidado dos adultos”.

O projeto teve início no presente ano letivo 2019/2020 e envolveu até ao momento o Agrupamento de Escolas de Arganil e Oliveira do Hospital, mas até ao final do programa, em março de 2020, farão ainda parte os Agrupamentos de Escolas de Tábua, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra e Pedrogão.

Previous Ricardo Teodósio e José Teixeira sagram-se Campeões Nacionais de Ralis 2019
Next Seis distritos do continente sob aviso laranja devido à agitação marítima

Artigos Relacionados

Região

18 detenções, 1016 infrações e 73 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 20 a 26 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Nacional

Operação Páscoa da GNR a partir de amanhã

A GNR inicia amanhã a Operação Páscoa 2017. O patrulhamento e a fiscalização rodoviária vão ser intensificados até domingo.

Região

Tempestade Leslie causou 38 milhões de prejuízos na Figueira da Foz

A Câmara da Figueira da Foz atualizou hoje a estimativa de prejuízos decorrentes da tempestade Leslie para os 38 milhões de euros, com mais de mil casas afetadas e problemas

Sociedade

Federação de Folclore Português reconheceu “mérito” a Manuel Madeira Mendes no processo de edificação da sede social (com vídeo)

Manuel Madeira Mendes, conhecido empresário oliveirense e presidente do Rancho Folclórico Sampaense foi um, dos responsáveis pela edificação da sede social…

Informação

FCOH goleou o Pampilhosense. Nogueirense saiu da linha da despromoção

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) goleou o Grupo Desportivo Pampilhosense por 5 bolas a zero. Varela (3), Fred e Rui Pereira foram os protagonistas do jogo…

Última Hora

Operação ‘Todos os Santos’ da GNR na estrada até terça feira

A Guarda Nacional Republicana vai intensificar, entre hoje e a próxima terça-feira, o patrulhamento nas estradas portuguesas.

Última Hora

13 detenções,  493 infrações e 81 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 20 a 26 de agosto, que visaram a prevenção e o

Última Hora

Idealmed vence projeto para construir hospital em Omã

O grupo do setor da saúde português Idealmed venceu o concurso internacional para o projeto de um hospital em Muscat, no sultanato de Omã,…

Última Hora

País: Maioria dos alunos do 9.º ano chumba a Português e Matemática

Mais de metade dos alunos do 9.º ano chumbaram na 2.ª fase da prova final de Português, assim como a maioria dos estudantes que fez a prova…

Última Hora

Serra da Estrela: EN 338 cortada devido à queda de neve

A queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, durante a madrugada, obrigou ao corte da Estrada Nacional 338 (EN 338), em Seia, em vários pontos, disse

Sociedade

Autarca de Oliveira do Hospital está “solidário” com o povo grego (com vídeo)

O presidente do Município de Oliveira do Hospital disse hoje que está “solidário” com a Grécia que “hoje é afetada por uma tragédia muito parecida àquela que afetou a região

Informação

Associação de Vítimas pondera avançar com ação coletiva contra o Estado

Luís Lagos, presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP), anunciou, ontem, a “intenção de colocar uma ação coletiva contra o Estado”…