Oliveira do Hospital: Homem que abusou sexualmente da mãe condenado a pena de prisão

Oliveira do Hospital: Homem que abusou sexualmente da mãe condenado a pena de prisão

O Tribunal de Coimbra condenou hoje a oito anos e meio de prisão um homem, de 53 anos, por ter abusado sexualmente e coagido a mãe, de 70 anos, em Oliveira do Hospital.

Além dos crimes de abuso sexual e de coação agravada, pelos quais foi condenado a cinco anos e a um ano e 10 meses de prisão, respetivamente, o arguido também foi condenado a quatro anos e meio de prisão por roubo.

O Tribunal fixou, em cúmulo jurídico, a condenação na pena única de oito anos e seis meses de prisão efetiva, tendo absolvido o homem da acusação de prática de sequestro continuado, segundo o acórdão do coletivo de juízes, que foi hoje divulgado e a cuja sessão o arguido foi dispensado de se apresentar no Tribunal, tendo participado na sessão por videoconferência.

O homem era acusado de dois crimes de roubo agravado, um crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, um crime de importunação sexual, um crime de coação agravada na forma continuada e dois crimes de sequestro.

“Muito jovem”, o arguido foi trabalhar para Espanha, regressando a Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, depois de 20 anos “sem dar qualquer notícia” e de ter cumprido uma pena de prisão no país vizinho, referia a acusação.

Regressado a Portugal em 2014, a coabitação entre o indivíduo e a mãe e o seu companheiro, em Oliveira do Hospital, “não foi pacífica”, tendo este sido expulso de casa.

Após a expulsão, o arguido deslocou-se à residência e ameaçou a mãe e o companheiro com um machado, apropriando-se de 300 euros.

O filho da vítima voltou mais uma vez para Espanha, onde foi novamente preso e, depois de cumprir nova pena de prisão, regressou a Portugal, passando a viver na casa da sua mãe, que, entretanto, sofria de “problemas de origem nervosa” e ingeria bebidas alcoólicas com frequência, devido à morte do seu companheiro.

Além de “comportamentos impróprios” ao longo do tempo, o filho da vítima, em 10 de fevereiro deste ano, aproveitou o facto de a ofendida ter adormecido depois de ingerir bebidas alcoólicas e tomar comprimidos para dormir, para abusar sexualmente da sua mãe.

Nos dias seguintes, o homem manteve “comportamentos impróprios” para com a vítima, circunstância que acabou por fazer com que um dos irmãos apresentasse queixa na GNR, que retirou o arguido da habitação.

O homem voltou, no entanto, à residência quatro dias depois, conseguindo entrar em casa, onde ameaçou com uma faca de cozinha um irmão e a sua mãe, agredindo a mãe e colocando-a a ela e ao irmão na varanda de casa, depois de lhes retirar os telemóveis, situação na sequência da qual o homem foi preso preventivamente.

O julgamento, que foi iniciado em 01 de março deste ano, decorreu à porta fechada.

lusa.pt

image_pdfimage_print
Previous Desde o início do ano ocorreram cinco incêndios em habitações em Oliveira do Hospital. No distrito foram 120
Next Politécnico de Coimbra participa na Futurália 2017

Artigos Relacionados

Informação

 “Eco-Côdea” representa concelho de Oliveira do Hospital na “Expo Empresas”, em Mortágua

A turma do 9.º O do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) é a representante do Município de Oliveira do Hospital na final intermunicipal …

Última Hora

Homem morreu após atropelamento em Pombal

Um homem morreu ontem à noite, após ter sido atropelado no IC2, no concelho de Pombal.

Informação

Camião de mercadorias despistou-se e incendiou-se na IP5

Um pesado de mercadorias despistou-se e incendiou-se, na manhã desta sexta-feira, na IP5, perto do nó de Boa Aldeia, no sentido Viseu-Aveiro, avançou fonte do CDOS de Viseu.

Cultura

Oliveira do Hospital fez forte promoção da Festa do Queijo em Lisboa

Realizou-se hoje em Lisboa uma forte ação de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital e de valorização do Queijo Serra da Estrela.

Informação

Operação de segurança em Fátima sem “ocorrências de relevo”

A operação de segurança em Fátima está a decorrer “dentro da normalidade” e sem registo, até ao momento, de “ocorrências de relevo”, de assaltos ou detenções, informou hoje o porta-voz

Informação

CIM Região de Coimbra avança para a criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais

O Conselho Intermunicipal aprovou por unanimidade, na reunião realizada no Edifício Mira Center, em Mira, o protocolo de colaboração da CIM Região de Coimbra, …

Última Hora

PJ deteve dois suspeitos de abuso de menores

Dois homens, de 45 e 57 anos, foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de abuso sexual a três menores no distrito de Coimbra, em casos distintos, anunciou hoje

Sociedade

“É sempre importante vir à terra onde nasci e cresci e ser tão bem recebido”

O vencedor do programa Masterchef 2015 foi um dos chefes que animou as sessões de showcooking da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. Natural do concelho oliveirense, Manuel Fernandes

Informação

Passeio de Automóveis Antigos e Clássicos na Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

A Casa do Pessoal do Hospital de São Teotónio de Viseu e o Grupo Viseense Amigos dos Clássicos vão realizar, no dia 11 de março, o Passeio de Automóveis Antigos

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 22.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Despiste de camião corta A25 em Celorico da Beira

Um camião despistou-se esta madrugada na A25, ficando tombado na via. O acidente aconteceu pela 6h30, junto ao nó de Celorico da Beira …

Região

Banda de Loriga comemora 110º aniversário

A Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, de Loriga, no concelho de Seia comemora nos dias 1 e 2 de julho, o 110º aniversário.

Última Hora

Polícia detém oito suspeitos de sequestrar e agredir jovem

A Polícia Judiciária (PJ) deteve cinco homens e três mulheres “fortemente indiciados pela prática de crimes de sequestro, …

Informação

PJ da Guarda deteve três suspeitos de tráfico de pessoas, sequestro e escravidão em Gouveia e em Espanha

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve três homens, “fortemente indiciados pela autoria dos crimes de tráfico de pessoas, de sequestro…

Região

Centro de Portugal foi a região de Turismo que mais cresceu em abril

O Centro de Portugal foi a região de turismo do país que mais cresceu em abril deste ano, relativamente ao mesmo mês de 2016,…

Destaque

 PSD realizou “pontal das beiras” com críticas ao PS e determinado a mudar o rumo do concelho

O PSD de Oliveira do Hospital realizou, ontem, o tradicional convívio nas Caldas de S. Paulo. No encontro conhecido por “Pontal das Beiras”, fizeram eco as críticas…

Informação

D. Ximenes Belo veio a Oliveira do Hospital transmitir mensagem de “paz”

O Prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo visitou esta tarde o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. No concelho, a convite da Unidade Pastoral no âmbito das comemorações

Informação

Acidente com dois feridos corta trânsito em Viseu

A Estrada Nacional (EN) 229, no distrito de Viseu, está cortada ao trânsito devido a um acidente em Cavernães, que causou dois feridos, segundo fonte do Comando Distrital de Operações

Sociedade

Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital prepara-se para assinalar o seu Dia Municipal para a Igualdade (21 de junho) com  a dinamização de várias iniciativas ao longo de uma semana,…

Educação

Município de Oliveira do Hospital apoia alunos no regresso às aulas

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital investe, uma vez mais, no apoio às famílias e à escola pública através do projeto “Escola + Feliz”, disponibilizando …

Informação

Cáritas de Coimbra entrega bens à população afetada pelos incêndios

Nos dias 03 e 04 de julho a Cáritas de Coimbra vai promover uma “Entrega de Bens” à população afetada pelos incêndios, ocorridos nos concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de

Informação

FCOH desloca-se aos Açores. Nogueirense recebe a Académica

Este fim de semana joga-se a jornada cinco do Campeonato de Portugal, Série E, fase da Manutenção. O FCOH tem jogo nos Açores. A ADN recebe a Académica. O Futebol

Cultura

No domingo, dia 10 de abril, o Município de Tábua celebrou o Feriado Municipal

A sessão Solene contou com as intervenções do secretário da Assembleia Municipal de Tábua, Pedro Cardoso e do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, que deu o mote

Sociedade

Seia promove Simpósio sobre Envelhecimento Ativo

No próximo dia 27 de janeiro, entre as 9h00 e as 16h30, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela,em Seia,  acolhe o I Simpósio sobre Envelhecimento Ativo.