Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”
11 Maio, 2016 1138 Views

Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”

Cinco municípios da região, entre os quais Oliveira do Hospital, estão a estudar a possibilidade de criação de uma empresa supramunicipal com vista à gestão conjunta da água “em baixa”.

A primeira reunião de trabalho aconteceu esta semana em Oliveira do Hospital com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, de quem partiu o repto.

Até ao final do ano deverá ficar definida a estrutura da empresa supramunicipal que, numa fase inicial, já colhe o interesse dos municípios de Oliveira do Hospital, Seia, Gouveia, Fornos de Algodres e Celorico da Beira. O objetivo, como explicou o secretário de Estado do Ambiente, é de resolução dos problemas da gestão da água em baixa, com ganhos de escala e dimensão e assim potenciar a redução dos custos às autarquias e tarifas aplicadas aos munícipes. Em Oliveira do Hospital, Carlos Martins, notou que Portugal “tem cerca de 160 municípios com menos de 20 mil habitantes” e, por isso, com “escala pouco adequada para as exigências de natureza técnica e de intensidade económico-financeira”. Espera o governante que “esta semente” sirva de exemplo a outros municípios, com o objetivo de “concretizar escala supramunicipal para gestão da água, próxima dos 80 mil habitantes”. Carlos Martins quer assim atingir “coesão regional” que envolva os municípios, potenciando-os com “mais capacidade, know how e mão de obra”.

Para já, os cinco municípios envolvidos identificam as mais valias de uma futura participação, sendo que, antes da decisão final, terão lugar estudos vários. Num primeiro momento, José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara de Oliveira do Hospital nota que, desta forma, os municípios estão a “antecipar e a desafiar o futuro”. Nota, porém, que Oliveira do Hospital tem feito um bom trabalho na valorização da água, contando com níveis muito elevados de qualidade, pese embora os constrangimentos tidos até aqui com a empresa Águas do Zêzere e Côa, agora Águas de Lisboa e Vale do Tejo. Ainda assim, entende que “se tivermos escala responderemos melhor e teremos melhores tarifas”.

Filipe Camelo, autarca de Seia, nota que o seu objetivo é de “encontrar a eficiência e eficácia que por vezes não existiu e tem trazido desadequação entre custos e receitas”. “A ideia é conseguir ganhos de escala. Com certeza que encontremos a soluções”, registou.

É também com vista a uma “solução mais adequada, que possa conduzir a melhores níveis de qualidade de vida e redução de custos até para as empresas”, que Luís Tadeu, autarca de Gouveia, iniciou esta ronda de reuniões de trabalho.

José Francisco Monteiro, presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira manifestou interesse no projeto. Ao contrário do que se verifica em Oliveira do Hospital, o autarca notou que Celorico está “muito atrasado” em matéria de qualidade de água e tratamento de efluentes. “Estamos muito mal”, referiu.

É sobretudo a pensar na redução dos custos que Manuel Fonseca, autarca de Fornos de Algodres, acedeu ao repto do secretário de Estado do Ambiente. “Vejo vantagem na racionalização de custos para que fique mais alguma coisa para os munícipes. Vejo com agrado esta iniciativa”, registou ao autarca.

image_pdfimage_print
Previous Tábua participa em encontro internacional sobre desemprego jovem
Next Oliveira do Hospital adere ao Dia Europeu Sem Elevadores

Artigos Relacionados

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital criou conta solidária de apoio às vítimas do incêndio

O Município de Oliveira do Hospital criou uma conta solidária de apoio às vítimas do forte incêndio que afetou o concelho. Vamos todos ajudar através do IBAN: PT50 0035 0567 00026953430

Destaque

Incêndio em habitação em Gavinhos de Cima deixou único morador desalojado

Um homem, com 60 anos, ficou ontem à noite desalojado, na sequência de um incêndio na sua habitação, em Gavinhos de Cima, no concelho de Oliveira do Hospital.

Região

Papa envia mensagem de solidariedade às vítimas dos fogos

O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem de solidariedade às vítimas dos incêndios que atingiram Portugal, …

Última Hora

Tuna Cantares de Avô comemora 7º aniversário

A Tuna Cantares de Avô comemora no domingo, dia 23 de abril, o 7º aniversário com um programa cultural que vai ter lugar no Centro Cultural Vasco de Campos, a

Vídeos

Município sensibilizou lojistas sobre eficiência energética e gestão de resíduos (com vídeo)

Hoje, 5 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Ambiente. Em Oliveira do Hospital, a data fica marcada com a realização de uma ação…

Informação

FCOH vence o Pampilhosense (2-0) e Nogueirense vence o Pampilhosa (1-0)

No Distrital de Honra da AFC, Jornada 11, o FCOH venceu o Pampilhosense por 2-0. O resultado foi melhor do que a partida de futebol. A primeira parte foi muito dividida

Educação

Cristina Salgado apresenta “O Amor na Educação” na Eptoliva

No próximo dia 19 de janeiro (sexta-feira) terá lugar a apresentação do livro “O Amor na Educação” de Cristina Salgado.

Informação

Chuva e pequena subida da temperatura mínima a partir de quarta-feira

A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir, de acordo com a Paula Leitão meteorologista do

Região

Seia: Mulher estava morta em casa “há alguns dias” na localidade de Vila Verde

Uma mulher, com 68 anos, foi encontrada morta na casa onde morava sozinha, na localidade de Vila Verde, no concelho de Seia. O cadáver já estava…

Informação

Estudantes de Oliveira do Hospital insistem na remoção de amianto

A Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital insiste na necessidade de remover os materiais com amianto da sede do agrupamento, pedindo a intervenção do primeiro-ministro,

Região

Judiciária investiga “tiroteio” em Monte Formoso, Coimbra

A Polícia Judiciária está a investigar um “tiroteio” que ocorreu hoje na zona de Monte Formoso, na periferia de Coimbra, disse à agência Lusa fonte da PJ.

Última Hora

Crianças comemoraram Dia da Criança e dia do Nariz Vermelho em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Mais de 280 crianças deram, hoje, forma ao símbolo da Operação Nariz Vermelho, no Parque do Mandanelho, em Oliveira do Hospital.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 4 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 21.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Sociedade

Primeiro fim de semana de outono com temperaturas a chegar aos 30 graus

O primeiro fim de semana de outono vai ser marcado em Portugal continental por alguma nebulosidade, vento fraco e temperaturas máximas…

Última Hora

Temperaturas sobem e podem ultrapassar 30 graus

As temperaturas vão subir hoje entre 05 a 07 graus Celsius em relação aos últimos dias, prevendo-se na quinta-feira máximas acima dos 30 graus…

Desporto

Aurora Cunha e Paulo Guerra apadrinham corrida solidária em Oliveira do Hospital

Aurora Cunha e Paulo Guerra vão apadrinhar a Corrida/ Caminhada São Silvestre, prova organizada pelo Município de Oliveira do Hospital,…

Região

Câmara de Arganil prolonga suspensão de obras na vila por questões de segurança

  O Município de Arganil decidiu prolongar a suspensão dos trabalhos de requalificação urbana da vila até ao mês de janeiro.

Informação

III Maratona do Pedal em BTT em Ervedal da Beira

A Secção do Pedal do Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital  vai realizar no próximo domingo, 4 de junho, pelas 9h30, em Ervedal da Beira – Oliveira do

Última Hora

O nosso MIMO deste Natal 2016

Rádio Boa Nova – Oliveira do Hospital **** O nosso MIMO de Natal… CHEGOU 😉 😉 🙂 Um agradecimento muito, mas mesmo, muito especial ao Zé Luís, Paulo Luís e

Última Hora

Marchas Populares desfilam em Seia na noite de São João

Na noite de São João, a 23 de junho, Seia volta a encher-se de cor e alegria com as tradicionais Marchas Populares. Este ano serão cinco as marchas …

Última Hora

Oliveira do Hospital promove Concerto do 25 de Abril – Celebração da Liberdade

O Município de Oliveira do Hospital protagoniza, no dia 22 de abril, a partir das 21h30 na Casa da Cultura, o Concerto do 25 de Abril – Celebração da liberdade.

Região

Eptoliva vence pela terceira vez consecutiva o concurso de ideias de negócio em Tábua

No âmbito do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” e sob o slogan “Imagine. Create. Succeed.” promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra … … (CIM-RC) em

Região

Prazo para candidaturas para reconstrução de casas ardidas termina no final de janeiro

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) fixou no último dia do mês de janeiro, a data limite para a apresentação das candidaturas…

Informação

ASAE apreendeu seis toneladas de queijo com água oxigenada na zona Centro do país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu seis toneladas de queijo amanteigado por suspeitas de adição de água oxigenada,…