Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”
11 Maio, 2016 1091 Views

Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”

Cinco municípios da região, entre os quais Oliveira do Hospital, estão a estudar a possibilidade de criação de uma empresa supramunicipal com vista à gestão conjunta da água “em baixa”.

A primeira reunião de trabalho aconteceu esta semana em Oliveira do Hospital com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, de quem partiu o repto.

Até ao final do ano deverá ficar definida a estrutura da empresa supramunicipal que, numa fase inicial, já colhe o interesse dos municípios de Oliveira do Hospital, Seia, Gouveia, Fornos de Algodres e Celorico da Beira. O objetivo, como explicou o secretário de Estado do Ambiente, é de resolução dos problemas da gestão da água em baixa, com ganhos de escala e dimensão e assim potenciar a redução dos custos às autarquias e tarifas aplicadas aos munícipes. Em Oliveira do Hospital, Carlos Martins, notou que Portugal “tem cerca de 160 municípios com menos de 20 mil habitantes” e, por isso, com “escala pouco adequada para as exigências de natureza técnica e de intensidade económico-financeira”. Espera o governante que “esta semente” sirva de exemplo a outros municípios, com o objetivo de “concretizar escala supramunicipal para gestão da água, próxima dos 80 mil habitantes”. Carlos Martins quer assim atingir “coesão regional” que envolva os municípios, potenciando-os com “mais capacidade, know how e mão de obra”.

Para já, os cinco municípios envolvidos identificam as mais valias de uma futura participação, sendo que, antes da decisão final, terão lugar estudos vários. Num primeiro momento, José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara de Oliveira do Hospital nota que, desta forma, os municípios estão a “antecipar e a desafiar o futuro”. Nota, porém, que Oliveira do Hospital tem feito um bom trabalho na valorização da água, contando com níveis muito elevados de qualidade, pese embora os constrangimentos tidos até aqui com a empresa Águas do Zêzere e Côa, agora Águas de Lisboa e Vale do Tejo. Ainda assim, entende que “se tivermos escala responderemos melhor e teremos melhores tarifas”.

Filipe Camelo, autarca de Seia, nota que o seu objetivo é de “encontrar a eficiência e eficácia que por vezes não existiu e tem trazido desadequação entre custos e receitas”. “A ideia é conseguir ganhos de escala. Com certeza que encontremos a soluções”, registou.

É também com vista a uma “solução mais adequada, que possa conduzir a melhores níveis de qualidade de vida e redução de custos até para as empresas”, que Luís Tadeu, autarca de Gouveia, iniciou esta ronda de reuniões de trabalho.

José Francisco Monteiro, presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira manifestou interesse no projeto. Ao contrário do que se verifica em Oliveira do Hospital, o autarca notou que Celorico está “muito atrasado” em matéria de qualidade de água e tratamento de efluentes. “Estamos muito mal”, referiu.

É sobretudo a pensar na redução dos custos que Manuel Fonseca, autarca de Fornos de Algodres, acedeu ao repto do secretário de Estado do Ambiente. “Vejo vantagem na racionalização de custos para que fique mais alguma coisa para os munícipes. Vejo com agrado esta iniciativa”, registou ao autarca.

image_pdfimage_print
Previous Tábua participa em encontro internacional sobre desemprego jovem
Next Oliveira do Hospital adere ao Dia Europeu Sem Elevadores

Artigos Relacionados

Última Hora

Belezas naturais da Serra da Estrela em exposição no CISE

A Fauna da Serra da Estrela está retratada em fotografia por Gert Verrijdt, até ao final do mês no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Última Hora

Milhares de pessoas na Feira do Queijo atestam “vitalidade” de Oliveira do Hospital

Vários milhares de pessoas marcaram presença, no fim de semana, na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. Ainda sem conseguir contabilizar a enchente, …

Sociedade

Penalva do Castelo abre ciclo de Feiras do Queijo na região

Vão ser dois dias de festa para dar a conhecer um dos produtos que mais caracteriza o concelho de Penalva do Castelo. A feira do queijo deste município, acontece neste

Informação

ADIBER apresenta incentivos a investidores de Oliveira do Hospital

A ADIBER, em parceria com a CIM da Região de Coimbra, apresenta hoje em Oliveira do Hospital o conjunto de incentivos ao investimento e ao emprego em vigor. Para a

Última Hora

Novo caso de idoso encontrado carbonizado após perder controlo de queimada

Um idoso de 81 anos de idade foi encontrado carbonizado pelos bombeiros numa queimada, na freguesia de Lobão, em Santa Maria da Feira.

Destaque

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova bandeira azul e  é  recomendada a nível internacional

A Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas foi novamente recomendada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2017.

Informação

Turismo Centro de Portugal registou em 2016 “o melhor ano de sempre”

O ano de 2016 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal. As “Estatísticas do Turismo 2016”, publicadas pelo INE – Instituto Nacional de Estatística,

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre “uma das maiores desgraças de sempre”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para “uma das maiores desgraças de sempre” que se abateu sobre o país.

Última Hora

“Conversas com Barriguinhas” em Oliveira do Hospital

As Conversas com Barriguinhas vão estar em Oliveira do Hospital no próximo dia 25 de fevereiro, entre as  14h00 e as 17h00, na Clínica Médica e Paramédica.

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital aposta em novo site de Internet com cunho da “transparência”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou, esta manhã, o seu novo site de internet. Com nova imagem gráfica e mais funcionalidades, o site surge com a marca da

Região

Condutor alcoolizado despista-se e colhe sete pessoas

Um homem de 31 anos despistou-se ontem pelas 11h00 na estrada do Campo, em Barrô,  no concelho de Águeda, tendo atropelado sete peões que circulavam na berma….

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 29.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

PJ deteve a mãe de criança colhida por comboio por suspeita de crime de exposição ou abandono

A Polícia Judiciária anunciou a detenção da mãe do menino de dois anos e meio que foi colhido por um comboio Intercidades…

Região

Falta de camas no hospital de Viseu pode levar a cancelar cirurgias

O Centro Hospitalar Tondela Viseu alertou, hoje, que as cirurgias de rotina poderão ser canceladas durante o plano de contingência que ficará em vigor…

Região

Desporto de fim de semana

Está aí mais um fim de semana e com ele, muito desporto para acompanhar. No CNS, o Nogueirense recebe em casa o Mortágua e o Tourizense vai receber o líder

Informação

Explosão em fábrica de pirotecnia fez cinco mortos e três desaparecidos

A explosão num paiol (depósito de explosivos) de uma fábrica de pirotecnia, ocorrido ontem, em Avões, Lamego, causou cinco mortos. Esta manhã foram retomadas buscas pelos três desaparecidos.

Informação

Incêndio na fábrica de aglomerado do Grupo Sonae, sem danos pessoais

Ontem, dia 28 de dezembro, pelas 23:15, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio estrutural numa indústria de transformação de madeiras do Grupo Sonae. O

Destaque

AD Lagares da Beira vence Moinhos por 2-0 e mantém liderança do Distrital da 1º Divisão AFC

No Campeonato de Portugal Prio, o Gafanha assume-se como sério candidato ao ir vencer o Vildemoinhos por 3-2. O Nogueirense empatou 1-1 com o Anadia e o Tourizense, em casa,

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, …

Destaque

Voluntários já recolheram mais de 100 toneladas de resíduos em Oliveira do Hospital

Esta manhã um grupo de mais de 70 voluntários eliminou um “ponto negro” na freguesia da Bobadela. A ação junta-se a outras…

Última Hora

 ASAE apreende cerca 1 900 litros de azeite falsificado em Penacova

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu na semana passada 1900 litros de azeite falsificado e acondicionado …

Informação

“Situação ainda é preocupante”, adianta a proteção civil

Na mais recente avaliação à situação dos fogos que estão a afetar o centro do país, o Comandante Operacional da Proteção Civil, Elísio Oliveira, …

Última Hora

Detido sapador florestal suspeito de atear fogo na Covilhã

A Polícia Judiciária deteve sapador florestal suspeito de ter ateado o incêndio que começou ontem em Erada, na Covilhã.