Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”
11 Maio, 2016 1058 Views

Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”

Cinco municípios da região, entre os quais Oliveira do Hospital, estão a estudar a possibilidade de criação de uma empresa supramunicipal com vista à gestão conjunta da água “em baixa”.

A primeira reunião de trabalho aconteceu esta semana em Oliveira do Hospital com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, de quem partiu o repto.

Até ao final do ano deverá ficar definida a estrutura da empresa supramunicipal que, numa fase inicial, já colhe o interesse dos municípios de Oliveira do Hospital, Seia, Gouveia, Fornos de Algodres e Celorico da Beira. O objetivo, como explicou o secretário de Estado do Ambiente, é de resolução dos problemas da gestão da água em baixa, com ganhos de escala e dimensão e assim potenciar a redução dos custos às autarquias e tarifas aplicadas aos munícipes. Em Oliveira do Hospital, Carlos Martins, notou que Portugal “tem cerca de 160 municípios com menos de 20 mil habitantes” e, por isso, com “escala pouco adequada para as exigências de natureza técnica e de intensidade económico-financeira”. Espera o governante que “esta semente” sirva de exemplo a outros municípios, com o objetivo de “concretizar escala supramunicipal para gestão da água, próxima dos 80 mil habitantes”. Carlos Martins quer assim atingir “coesão regional” que envolva os municípios, potenciando-os com “mais capacidade, know how e mão de obra”.

Para já, os cinco municípios envolvidos identificam as mais valias de uma futura participação, sendo que, antes da decisão final, terão lugar estudos vários. Num primeiro momento, José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara de Oliveira do Hospital nota que, desta forma, os municípios estão a “antecipar e a desafiar o futuro”. Nota, porém, que Oliveira do Hospital tem feito um bom trabalho na valorização da água, contando com níveis muito elevados de qualidade, pese embora os constrangimentos tidos até aqui com a empresa Águas do Zêzere e Côa, agora Águas de Lisboa e Vale do Tejo. Ainda assim, entende que “se tivermos escala responderemos melhor e teremos melhores tarifas”.

Filipe Camelo, autarca de Seia, nota que o seu objetivo é de “encontrar a eficiência e eficácia que por vezes não existiu e tem trazido desadequação entre custos e receitas”. “A ideia é conseguir ganhos de escala. Com certeza que encontremos a soluções”, registou.

É também com vista a uma “solução mais adequada, que possa conduzir a melhores níveis de qualidade de vida e redução de custos até para as empresas”, que Luís Tadeu, autarca de Gouveia, iniciou esta ronda de reuniões de trabalho.

José Francisco Monteiro, presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira manifestou interesse no projeto. Ao contrário do que se verifica em Oliveira do Hospital, o autarca notou que Celorico está “muito atrasado” em matéria de qualidade de água e tratamento de efluentes. “Estamos muito mal”, referiu.

É sobretudo a pensar na redução dos custos que Manuel Fonseca, autarca de Fornos de Algodres, acedeu ao repto do secretário de Estado do Ambiente. “Vejo vantagem na racionalização de custos para que fique mais alguma coisa para os munícipes. Vejo com agrado esta iniciativa”, registou ao autarca.

image_pdfimage_print
Previous Tábua participa em encontro internacional sobre desemprego jovem
Next Oliveira do Hospital adere ao Dia Europeu Sem Elevadores

Artigos Relacionados

Cultura

“Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” iniciaram no Dia Internacional das Florestas

Tiveram início na segunda-feira, 21 de março, as “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” promovidas pelas Bibliotecas Públicas Municipais e pelo Município de Oliveira do Hospital. No dia em que

Informação

Mortágua e Tábua venceram final do concurso intermunicipal de ideias de negócio

O projeto Walking Pal, dos alunos João Leitão, Rui Costa e Mateus Saldanha, sob orientação do professor José Augusto Rodrigues, do Agrupamento…

Última Hora

Eptoliva promoveu “Sports Manegement”

A Escola profissional Eptoliva promoveu, no dia 16 de março, uma palestra alusiva ao tema “Sports Manegement” no âmbito da disciplina…

Nacional

Carro de jovem de Seia desaparecida em França encontrado com corpo no interior

Foi encontrado em França o carro conduzido por Ana Lopes, a portuguesa de 25 anos, natural de Seia, a viver no Luxemburgo, que estava desaparecida desde a madrugada de segunda-feira.

Sociedade

Call Center da Altice já é uma realidade em Oliveira do Hospital

O Call Center já entrou em funcionamento na cidade de Oliveira do Hospital. Nesta fase de arranque, o projeto assegura meia centena …

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 36.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Bibliotecas promovem Férias Ativas em Oliveira do Hospital

Teve início, no dia 13 de junho, o programa “ Férias Ativas 2016” destinado à ocupação dos tempos livres das crianças, dinamizado nas Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital.

Última Hora

PJ deteve suspeito de pornografia de menores em Fornos de Algodres

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, procedeu à detenção de um homem de 27 anos,…

Última Hora

Paulo Amaral amplia negócio “Carnes Mota” a supermercado “Oliveira Fresca”

Abriu esta manhã, em Oliveira do Hospital, um novo e moderno supermercado. Trata-se de “Oliveira Fresca”, sob gerência do conhecido empresário…

Informação

CDS pede ao Governo que complete a ligação inacabada do IC6, desde Tábua até Oliveira do Hospital

O CDS deu hoje entrada de um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que complete a ligação inacabada do IC6, desde Tábua…

Informação

Três detidos por tráfico e posse ilegal de armas em Mangualde

Três homens foram detidos em Mangualde por tráfico e posse ilegal de armas. Os três suspeitos, de 26, 39 e 57 anos foram detidos…

Sociedade

Lagares da Beira convida à “Festa das Vindimas”

É já neste fim de semana, 24 e 25 de setembro, que acontece em Lagares da Beira, a Festa das Vindimas, numa organização do Rancho Folclórico e Cultural daquela freguesia.

Região

Visita do Papa deverá levar um milhão de pessoas a Fátima

O presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, estima que cerca de “um milhão de pessoas” acorra a Fátima a 12 e 13 de maio, no âmbito da visita do

Informação

Nuno Pereira é candidato ao PSD de Oliveira do Hospital

Nuno Pereira está na corrida à liderança da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital. A liderar a lista A, o social democrata defronta a lista de

Sociedade

Misericórdia de Galizes promove nova campanha “Criança Solidária”

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes iniciou, no passado dia 30,  a 5ª edição da Campanha de Natal no âmbito do seu Projeto Criança Solidária. Até 21 de dezembro,

Sociedade

Pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Na última noite, pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital. Os assaltantes, que se presume serem estrangeiros, destruíram sistemas de videovigilância, furtaram computadores portáteis,

Nacional

Governo adia fim do período crítico de incêndios para 15 de outubro

O Governo adiou, hoje, o fim do período crítico de incêndios para 15 de outubro, devido às condições meteorológicas, permanecendo a proibição,…

Sociedade

Trabalhadores de ‘call center’ da EDP de Seia em greve

Os trabalhadores do ‘call center’ da EDP de Seia, distrito da Guarda, estão hoje em greve para reclamar aumentos salariais à empresa de trabalho temporário que os contratou.

Última Hora

Liga de Travanca de Lagos promove “LigARTE”

“LigARTE” é a nova proposta, para o ano de 2017, da Liga de Travanca de Lagos em parceria com o projecto Espaço _Tempo. Através de Oficinas, Workshops entre outros encontros mensais,…

Informação

CDU contactou com população e trabalhadores de Oliveira do Hospital

Ontem, dia 15 de maio, uma delegação da CDU realizou uma ação de contacto com a população de Oliveira do Hospital por ocasião da Feira mensal.

Última Hora

PJ deteve duas mulheres que queriam introduzir droga na prisão de Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretora do Centro, deteve duas mulheres que se preparavam para introduzir 200 doses de haxixe, esteroides anabolizantes injetáveis e seringas, no Estabelecimento Prisional de Coimbra,

Região

Multiópticas abriu em Oliveira do Hospital

O início do novo ano marcou a abertura da loja Multiópticas na cidade de Oliveira do Hospital. Localizada na Rua do Colégio, em pleno centro da cidade, a loja espera

Informação

Jovem de 13 anos surpreende com novo vídeo promocional de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Duarte Gouveia, jovem oliveirense com 13 anos, produziu mais um vídeo no âmbito do “Venha e Descubra Oliveira do Hospital”, que foi divulgado na inauguração da EXPOH 2017.

Informação

PJ deteve viúva do homem enterrado no quintal de habitação

A Polícia Judiciária anunciou a detenção da mulher de 46 anos, viúva do cidadão estrangeiro, encontrado ontem à tarde enterrado na quinta onde ambos residiam, perto de Linhares da Beira,