• Oliveira do Hospital e vila de Avô galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência” (com áudio)
26 Julho, 2017 1055 Views

Oliveira do Hospital e vila de Avô galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência” (com áudio)

Oliveira do Hospital e a vila de Avô foram, esta manhã, galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência – Nível II”, como reconhecimento público do trabalho…

… que a autarquia tem vindo a desenvolver, no âmbito da qualificação do Município em eixos como a mobilidade clicável e pedonal, regeneração urbana e turismo.

Os fundamentos da atribuição prendem-se com o grau de evolução da implementação dos Planos de Ação Local propostos para a cidade de Oliveira do Hospital e para a vila de Avô, aquando da adesão  à Rede de Cidades e Vilas de Excelência. Em linha de conta também foram tidas as ações planeadas como a regeneração do Centro Histórico (através da requalificação do espaço público), a requalificação e beneficiação dos mais importantes arruamentos desta cidade, a criação do Centro Comercial ao Ar Livre e a reabilitação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital, assim como definição de percursos pedonais preferenciais. Pesaram de igual modo, as estratégias e ações em contexto de eficiência energética  – aposta na tecnologia Led e implementação de fibra óptica, por exemplo – para tornar Oliveira do Hospital numa “smart Citiy”.

Na renovação do galardão em Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal considerou a bandeira como algo que “prestigia” o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos oito anos. José Carlos Alexandrino destaca a regeneração urbana que está a acontecer no valor de 7,5 milhões de Euros. “Já muito fizemos, mas há muito para fazer”, referiu, dando o exemplo da Zona Histórica. O objetivo, frisou, é “tornar Oliveira do Hospital numa cidade mais moderna, que sirva melhor quem habita nela e no concelho”.

A renovação do galardão resulta da materialização de um plano de ação no âmbito do PEDU, considerando José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal, que o caminho é o de “melhorar a mobilidade da cidade, devolvê-las às pessoas e torna-la num espaço mais aprazível”. “O desafio é tornar Oliveira do Hospital uma smart city”, frisou.

Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, comprovou em Oliveira do Hospital a realização do plano de ação, procedendo, por isso, à entrega da bandeira ao presidente da Câmara Municipal. O hastear da bandeira coincidiu, esta quarta- feira com a comemoração do “Dia Mundial dos Avós”. “A bandeira é um prémio que sublinha uma cidade e um território para todos. O que está em causa é podermos viver 100 anos e sabermos que Oliveira do Hospital tende a eliminar os obstáculos e a promover uma vila mais amiga”, constatou a responsável.

image_pdfimage_print
Previous José Carlos Alexandrino apresenta candidatura sob o lema “No Caminho Certo”
Next Fogo em Penacova mobiliza quase 300 operacionais

Artigos Relacionados

Informação

Estradas da Serra da Estrela reabertas

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerradas ao trânsito desde terça-feira reabriram hoje de manhã.

Sociedade

Secretário de Estado do Desporto e Juventude visita Associação de Seixo da Beira

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, desloca-se na próxima sexta-feira, dia 7 de abril, às 10h00, à sede da Associação…

Nacional

Temperaturas sobem hoje mas chuva regressa amanhã

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o céu hoje vai apresentar-se geralmente pouco nublado, com neblina ou nevoeiro matinal sobretudo nas regiões Norte e

Última Hora

Tábua acolhe 2º encontro do Projeto “YOUNG LAB”

Depois de um primeiro encontro realizado em Lugo, Espanha, a Biblioteca Municipal de Tábua acolhe nos dias 19 e 20 de maio o segundo encontro do projeto “Young Lab”.

Região

PJ deteve em Viseu suspeito de tráfico de estupefacientes

Um homem de 31 anos foi hoje detido em flagrante delito pela Polícia Judiciária (PJ), na zona de Viseu, pela presumível prática de um crime de tráfico de estupefacientes. Em

Sociedade

Adeptoliva aprovou orçamento e plano de anual de atividades

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, por unanimidade, o plano anual de atividades

Última Hora

FCOH volta a liderar o campeonato após deslize do Condeixa

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) voltou à liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer o Vinha Rainha por duas

Região

ESTGOH comemora aniversário com mais alunos e com missão de ajudar a renascer o concelho

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira (ESTGOH) do Hospital está a comemorar 16 anos de existência.

Região

Câmara de Seia distingue personalidades e alunos no Dia do Município

Seia comemora no próximo dia 3 de julho o Dia do Município. Na cerimónia do 30º aniversário de elevação de Seia a cidade, a Câmara Municipal distingue,…

Região

Associação de vítimas dos incêndios não pede desculpa ao ministro da Agricultura

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) recusa-se a pedir desculpa ao ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que ontem desmentiu…

Última Hora

Líder do PS Arganil nomeado assessor do secretário de Estado da Agricultura

O presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Arganil, Fernando Vale foi nomeado assessor do secretário de Estado da Agricultura. Fernando Vale é engenheiro florestal e, à data da

Cultura

Viseu terá em 2018 sala de espetáculos para quatro mil pessoas

A cidade de Viseu deverá dispor, a partir de julho de 2018, de uma sala de espetáculos com capacidade para quatro mil pessoas, após a requalificação do pavilhão multiusos,…

Última Hora

PSD nacional aprovou segundo conjunto de candidatos às autárquicas

O Partido Social Democrata tem já cerca de um terço das candidaturas às eleições autárquicas homologadas. A Comissão Política Nacional reuniu ontem …

Sociedade

Semana começa com muito calor

Catorze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Provedora apela aos feridos para entregarem pedidos de indemnização

A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, apelou hoje às pessoas que ficaram gravemente feridas nos incêndios florestais do ano passado para entregarem os requerimentos para poderem ser indemnizadas. O

Sociedade

Oliveira do Hospital conta com novo instrumento de apoio à população

Rede Local de Intervenção Social (RLIS) é o novo dispositivo de articulação entre várias entidades, que irá assegurar o atendimento e acompanhamento social…

Informação

Ténis de Mesa:  CCPOH derrotado nos Açores

Na 12ª jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada no passado sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH)…

Sociedade

Empresário de Viseu foi detido por suspeita simulação de roubo para burlar seguradora  

  A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou três suspeitos, e deteve um deles, pela presumível autoria da prática dos crimes de burla relativa a seguro, …

Última Hora

Caule comemora Dia da Árvore e alerta para a necessidade de maior aposta na prevenção de incêndios florestais

Foi com um grupo de alunos da Escola Básica do Vale do Alva que a Caule – Associação Florestal da Beira Serra comemorou o Dia Mundial da Árvore no concelho

Última Hora

Deslizamentos e quedas de árvores em Oliveira do Hospital. Proteção Civil atenta à subida do Rio Alva

O mau tempo que se tem feito sentir provocou “um conjunto de situações de deslizamento de terras, queda de árvores e o aumento do caudal do Rio Alva”, referiu o

Última Hora

Oliveira do Hospital adere ao Dia Europeu Sem Elevadores

O Município de Oliveira do Hospital vai assinalar esta sexta-feira, 13 de maio, o Dia Europeu Sem Elevadores (No Elevators Day) com uma campanha simbólica que pretende sensibilizar os oliveirenses

Informação

Funcionários da ASAE criticam operação em áreas afetadas pelos incêndios

O sindicato dos funcionários da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica criticou hoje a operação anunciada pelo inspetor-geral para as áreas afetadas pelos incêndios, sublinhando que não está em causa

Informação

Hoje há previsão de aguaceiros fortes, granizo e trovoada

Dezasseis distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 25 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.