• Oliveira do Hospital e vila de Avô galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência” (com áudio)
26 Julho, 2017 1844 Views

Oliveira do Hospital e vila de Avô galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência” (com áudio)

image_pdfimage_print

Oliveira do Hospital e a vila de Avô foram, esta manhã, galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência – Nível II”, como reconhecimento público do trabalho…

… que a autarquia tem vindo a desenvolver, no âmbito da qualificação do Município em eixos como a mobilidade clicável e pedonal, regeneração urbana e turismo.

Os fundamentos da atribuição prendem-se com o grau de evolução da implementação dos Planos de Ação Local propostos para a cidade de Oliveira do Hospital e para a vila de Avô, aquando da adesão  à Rede de Cidades e Vilas de Excelência. Em linha de conta também foram tidas as ações planeadas como a regeneração do Centro Histórico (através da requalificação do espaço público), a requalificação e beneficiação dos mais importantes arruamentos desta cidade, a criação do Centro Comercial ao Ar Livre e a reabilitação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital, assim como definição de percursos pedonais preferenciais. Pesaram de igual modo, as estratégias e ações em contexto de eficiência energética  – aposta na tecnologia Led e implementação de fibra óptica, por exemplo – para tornar Oliveira do Hospital numa “smart Citiy”.

Na renovação do galardão em Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal considerou a bandeira como algo que “prestigia” o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos oito anos. José Carlos Alexandrino destaca a regeneração urbana que está a acontecer no valor de 7,5 milhões de Euros. “Já muito fizemos, mas há muito para fazer”, referiu, dando o exemplo da Zona Histórica. O objetivo, frisou, é “tornar Oliveira do Hospital numa cidade mais moderna, que sirva melhor quem habita nela e no concelho”.

A renovação do galardão resulta da materialização de um plano de ação no âmbito do PEDU, considerando José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal, que o caminho é o de “melhorar a mobilidade da cidade, devolvê-las às pessoas e torna-la num espaço mais aprazível”. “O desafio é tornar Oliveira do Hospital uma smart city”, frisou.

Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, comprovou em Oliveira do Hospital a realização do plano de ação, procedendo, por isso, à entrega da bandeira ao presidente da Câmara Municipal. O hastear da bandeira coincidiu, esta quarta- feira com a comemoração do “Dia Mundial dos Avós”. “A bandeira é um prémio que sublinha uma cidade e um território para todos. O que está em causa é podermos viver 100 anos e sabermos que Oliveira do Hospital tende a eliminar os obstáculos e a promover uma vila mais amiga”, constatou a responsável.

Previous José Carlos Alexandrino apresenta candidatura sob o lema “No Caminho Certo”
Next Fogo em Penacova mobiliza quase 300 operacionais

Artigos Relacionados

Região

“Estou a movimentar-me para continuar. Mas, para me reerguer preciso de ajuda”

A Carpintaria Brito, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, foi uma das 85 empresas afetadas pelo incêndio de 15 de outubro no concelho.

Última Hora

Amanhã é “Dia de Limpar Portugal” em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital volta a aderir à iniciativa “Limpar Portugal”. Amanhã, dia 3, promove uma ação de limpeza na Bobadela, em Moledos.

Sociedade

Jorge e Cidália dão ‘vida nova’ ao Intermarché de Oliveira do Hospital

Jorge Graça e Cidália Lopes são os novos responsáveis pela loja Intermarché de Oliveira do Hospital. Um projeto que abraçaram, desde o início de fevereiro,…

Sociedade

População exige respostas à administração da MEO sobre indisponibilidade dos serviços

Passado mais de um mês desde o grande incêndio de 15 de outubro são muitos os oliveirenses que se mantêm privados dos serviços de comunicações contratualizados…

Sociedade

Trotinetes elétricas chegam à cidade de Coimbra em março

A Câmara de Coimbra formalizou hoje um acordo com uma empresa para a instalação e operação de um sistema de partilha de trotinetes elétricas na cidade, que entrará em serviço

Desporto

Atletas do CCPOH em estágio da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra

Quatro atletas dos escalões de formação de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) estiveram presentes, na passada quarta-feira,…

Última Hora

Exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital mostra “Livros Miniatura”

O Município de Oliveira do Hospital vai receber na Biblioteca Municipal a exposição “Livros Miniatura”, um projeto de João Lizardo. A exposição será inaugurada no próximo dia 14 de Maio,…

Sociedade

7 de Outubro, Feriado Municipal em Oliveira do Hospital

7 de Outubro, Feriado Municipal com as comemorações a decorrerem na Casa da Cultura  

Informação

Cáritas inicia hoje peditório de quatro dias em todo o país

A Cáritas Portuguesa inicia hoje o seu Peditório Público Nacional de quatro dias, que visa angariar fundos para apoiar milhares de famílias carenciadas.

Informação

Incêndio em Tábua mobiliza 288 operacionais e sete meios aéreos

O incêndio que, às 13h49 desta terça feira, deflagrou no concelho de Tábua está a assumir contornos de maior gravidade, envolvendo já 288 operacionais, 66 viaturas  e sete meios aéreos

Educação

EPTOLIVA entre as três melhores PAP nacionais

No âmbito do Concurso Nacional “As melhores PAP”, a Escola Profissional EPTOLIVA logrou o prémio nacional, pelo contributo na promoção da excelência do Ensino Profissional, …

Última Hora

Banco Alimentar Contra a Fome recolheu mais de 1 600 toneladas de alimentos

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu mais de 1 600 toneladas de alimentos durante o fim-de-semana, na primeira campanha anual realizada em mais de 2 000 lojas no país.