• Oliveira do Hospital e vila de Avô galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência” (com áudio)

Oliveira do Hospital e vila de Avô galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência” (com áudio)

Oliveira do Hospital e a vila de Avô foram, esta manhã, galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência – Nível II”, como reconhecimento público do trabalho…

… que a autarquia tem vindo a desenvolver, no âmbito da qualificação do Município em eixos como a mobilidade clicável e pedonal, regeneração urbana e turismo.

Os fundamentos da atribuição prendem-se com o grau de evolução da implementação dos Planos de Ação Local propostos para a cidade de Oliveira do Hospital e para a vila de Avô, aquando da adesão  à Rede de Cidades e Vilas de Excelência. Em linha de conta também foram tidas as ações planeadas como a regeneração do Centro Histórico (através da requalificação do espaço público), a requalificação e beneficiação dos mais importantes arruamentos desta cidade, a criação do Centro Comercial ao Ar Livre e a reabilitação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital, assim como definição de percursos pedonais preferenciais. Pesaram de igual modo, as estratégias e ações em contexto de eficiência energética  – aposta na tecnologia Led e implementação de fibra óptica, por exemplo – para tornar Oliveira do Hospital numa “smart Citiy”.

Na renovação do galardão em Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal considerou a bandeira como algo que “prestigia” o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos oito anos. José Carlos Alexandrino destaca a regeneração urbana que está a acontecer no valor de 7,5 milhões de Euros. “Já muito fizemos, mas há muito para fazer”, referiu, dando o exemplo da Zona Histórica. O objetivo, frisou, é “tornar Oliveira do Hospital numa cidade mais moderna, que sirva melhor quem habita nela e no concelho”.

A renovação do galardão resulta da materialização de um plano de ação no âmbito do PEDU, considerando José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal, que o caminho é o de “melhorar a mobilidade da cidade, devolvê-las às pessoas e torna-la num espaço mais aprazível”. “O desafio é tornar Oliveira do Hospital uma smart city”, frisou.

Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, comprovou em Oliveira do Hospital a realização do plano de ação, procedendo, por isso, à entrega da bandeira ao presidente da Câmara Municipal. O hastear da bandeira coincidiu, esta quarta- feira com a comemoração do “Dia Mundial dos Avós”. “A bandeira é um prémio que sublinha uma cidade e um território para todos. O que está em causa é podermos viver 100 anos e sabermos que Oliveira do Hospital tende a eliminar os obstáculos e a promover uma vila mais amiga”, constatou a responsável.

image_pdfimage_print
Previous José Carlos Alexandrino apresenta candidatura sob o lema “No Caminho Certo”
Next Fogo em Penacova mobiliza quase 300 operacionais

Artigos Relacionados

Desporto

Atletas de Seia com boa prestação na Maratona de Bilbao

No passado dia 22 de outubro, realizou-se a 8ª EDP Bilbao Night Marathon, na cidade de Bilbao em Espanha. A representar o Maratona Clube Vila Chã, o atleta Jacinto Correia

Informação

Nogueirense disputa 1ª Eliminatória da Taça de Portugal com o Mortágua

A Associação Desportiva Nogueirense defronta o Mortágua na primeira eliminatória da Taça de Portugal, que se joga no dia 4 de setembro. O sorteio realizou-se ontem.

Região

CDU apresentou a sua candidatura em Oliveira do Hospital para as Autárquica 2017

CDU apresentou ontem a sua candidatura em Oliveira do Hospital A organização da CDU de Oliveira do Hospital, realizou ontem, uma acção pública junto às piscinas e ao Parque dos

Informação

Santuário de Fátima propõe passagem de ano para jovens de todo o país

Um fim de ano diferente e alternativo centrado na ‘Luz e no Tempo’ da mensagem de Fátima é a proposta do Santuário de Fátima para os dias de festa da

Última Hora

Dois concelhos em risco máximo de incêndio e 26 muito elevado

Os concelhos de Pampilhosa da Serra (Coimbra) e Monchique (Faro) estão hoje em risco Máximo de incêndio e outros 26 em risco Muito Elevado.

Região

Artistas portugueses unem-se em concerto solidário para com as vítimas dos fogos florestais

MEO Arena recebe concerto “Juntos Por Todos” a 27 de Junho, com transmissão ao vivo na RTP, SIC, TVI e em todas as rádios portuguesas.

Informação

Incêndio na fábrica de aglomerado do Grupo Sonae, sem danos pessoais

Ontem, dia 28 de dezembro, pelas 23:15, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio estrutural numa indústria de transformação de madeiras do Grupo Sonae. O

Sociedade

PCP exige remoção de amianto do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

O PCP reclamou a substituição parcial do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, por conter amianto, após o grupo parlamentar comunista ter questionado também o Governo sobre

Região

Duarte Mendonça Gouveia produz mais um excelente vídeo. Desta vez o destaque é o Piodão.

Já é mais do que sabido que Duarte Gouveia gosta de imagem e, em especial o vídeo produzido por um drone. Desta vez, e numa altura em que a aldeia

Última Hora

O Departamento de Saúde Pública da ARSCentro, deixa alguns conselhos para ter em conta com as temperaturas altas

  Listam-se abaixo conselhos que deverão ser divulgados: – Manutenção do corpo hidratado e fresco com ingestão de líquidos; – Evitar a exposição solar em especial entre as 11h e

Desporto

Está apresentado o Troféu Rally Regional Centro (TRRC) 2017,que conta já na sua sexta edição.

Foi o Salão Nobre da Câmara Municipal de Penela que recebeu a apresentação oficial do Troféu Rally Regional Centro (TRRC) 2017,que conta já na sua sexta edição. No exterior do Município

Última Hora

Góis com praia de Ouro

A Praia Fluvial da Peneda/Pego Escuro, em Góis, ostenta novamente o galardão qualidade de ouro. Uma distinção atribuída pela Quercus que atesta a excelente qualidade da sua água.

Última Hora

Passeio de Automóveis Antigos e Clássicos na Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

A Casa do Pessoal do Hospital de São Teotónio de Viseu e o Grupo Viseense Amigos dos Clássicos vão realizar, no dia 11 de março, o Passeio de Automóveis Antigos

Última Hora

GNR deteve 166 pessoas no fim de semana

A GNR deteve 166 pessoas em flagrante delito no fim de semana, 89 das quais por condução sob o efeito de álcool e seis por tráfico de droga.

Informação

GNR apreendeu 14 quilos de cannabis no concelho de Oliveira do Hospital

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR da Lousã apreendeu ontem, dia 10 de novembro, em Oliveira do Hospital, 14 quilos de cannabis.

Informação

Chuva forte amanhã, mas tempo de verão volta no fim de semana

Chuva forte num curto período temporal e descida das temperaturas vão marcar o dia de terça-feira em todo o território continental, mas o tempo de verão …

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital vai cadastrar sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais

O Município de Oliveira do Hospital vai cadastrar – através de um sistema de informação georeferenciado – todas as infraestruturas existentes…

Última Hora

Incêndio em habitação desalojou três pessoas em Loriga

Um casal e dois filhos menores ficaram desalojados ontem de manhã, na sequência de uma incêndio de habitação, que ocorreu em Loriga, no concelho de Seia.

Última Hora

Tábua aposta em projeto que promove o desporto em família

O Município de Tábua, em parceria com os Municípios de Mielec – Polónia e de Las Torres de Cotillas – Espanha, apresentou uma candidatura ao programa…

Informação

Eptoradio esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 10 de fevereiro, pelas 14h00, o programa da EPTORADIO apresenta, na primeira parte, as principais notícias sobre as várias atividades que se desenvolvem na EPTOLIVA, …

Desporto

Sampaense perde partida frente à Ovarense nos últimos segundos por 67-69

Partida importante para o Sampaense que procurava aqui a sua primeira vitória no campeonato. Desde o início que o Sampaense quis tomar as rédeas do jogo num jogo forte e

Última Hora

Avião da TAP assinala 72.º aniversário com pintura retro (com vídeo)

A TAP voltou aos anos 70 para dar uma imagem retro a um dos seus aviões. O objetivo é assinalar o 72 anos da Transportadora Aérea Portuguesa.

Última Hora

Projeto “Semear para Crescer” recebe menção honrosa da ABAE

O projeto “Semear para Crescer”, dinamizado pelo Município de Oliveira do Hospital, recebeu uma menção honrosa no concurso “Boas Práticas Bandeira Azul 2016” da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

No sábado, dia 20 de maio, entre as 19h00 e as 20h00,  foi emitido o 30.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.