• Oliveira do Hospital e vila de Avô galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência” (com áudio)
26 Julho, 2017 2036 Views

Oliveira do Hospital e vila de Avô galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência” (com áudio)

image_pdfimage_print

Oliveira do Hospital e a vila de Avô foram, esta manhã, galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência – Nível II”, como reconhecimento público do trabalho…

… que a autarquia tem vindo a desenvolver, no âmbito da qualificação do Município em eixos como a mobilidade clicável e pedonal, regeneração urbana e turismo.

Os fundamentos da atribuição prendem-se com o grau de evolução da implementação dos Planos de Ação Local propostos para a cidade de Oliveira do Hospital e para a vila de Avô, aquando da adesão  à Rede de Cidades e Vilas de Excelência. Em linha de conta também foram tidas as ações planeadas como a regeneração do Centro Histórico (através da requalificação do espaço público), a requalificação e beneficiação dos mais importantes arruamentos desta cidade, a criação do Centro Comercial ao Ar Livre e a reabilitação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital, assim como definição de percursos pedonais preferenciais. Pesaram de igual modo, as estratégias e ações em contexto de eficiência energética  – aposta na tecnologia Led e implementação de fibra óptica, por exemplo – para tornar Oliveira do Hospital numa “smart Citiy”.

Na renovação do galardão em Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal considerou a bandeira como algo que “prestigia” o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos oito anos. José Carlos Alexandrino destaca a regeneração urbana que está a acontecer no valor de 7,5 milhões de Euros. “Já muito fizemos, mas há muito para fazer”, referiu, dando o exemplo da Zona Histórica. O objetivo, frisou, é “tornar Oliveira do Hospital numa cidade mais moderna, que sirva melhor quem habita nela e no concelho”.

A renovação do galardão resulta da materialização de um plano de ação no âmbito do PEDU, considerando José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal, que o caminho é o de “melhorar a mobilidade da cidade, devolvê-las às pessoas e torna-la num espaço mais aprazível”. “O desafio é tornar Oliveira do Hospital uma smart city”, frisou.

Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, comprovou em Oliveira do Hospital a realização do plano de ação, procedendo, por isso, à entrega da bandeira ao presidente da Câmara Municipal. O hastear da bandeira coincidiu, esta quarta- feira com a comemoração do “Dia Mundial dos Avós”. “A bandeira é um prémio que sublinha uma cidade e um território para todos. O que está em causa é podermos viver 100 anos e sabermos que Oliveira do Hospital tende a eliminar os obstáculos e a promover uma vila mais amiga”, constatou a responsável.

Previous José Carlos Alexandrino apresenta candidatura sob o lema “No Caminho Certo”
Next Fogo em Penacova mobiliza quase 300 operacionais

Artigos Relacionados

Última Hora

Dirigentes da Associação de Vila Nova da Rainha podem ser acusados por incêndio

Os dirigentes da Associação de Vila Nova da Rainha, em Tondela, podem vir a ser responsabilizados criminalmente pelo trágico incêndio que decorreu na sede da instituição, faz hoje seis meses.

Educação

Cerca de 1500 crianças e acompanhantes desfilaram nas ruas de Oliveira do Hospital

Esta manhã cumpriu-se mais um desfile de Carnaval promovido pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. A iniciativa contou com a participação de cerca de 1500 crianças…

Última Hora

Mais de 50 concelhos de 10 distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos de 10 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

António Costa lançou requalificação do IP3

O primeiro-ministro presidiu, esta manhã, ao lançamento da empreitada de requalificação do IP3  entre os nós de Penacova e Lagoa Azul, no distrito de Coimbra.

Última Hora

Sinistralidade: nove detenções, 618 infrações e 66 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 11 a 17 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Rádio Boa Nova em reportagem na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital:

Última Hora

Oliveira do Hospital: Gasóleo esgotou em pelo menos um posto antes de a greve começar

Teve hoje início a greve dos motoristas de matérias perigosas, com os motoristas a garantirem a partir de hoje e por tempo indeterminado os serviços mínimos. Porém, …

Informação

Penacova acolhe fase intermunicipal do concurso nacional de leitura

O Plano Nacional de Leitura, em articulação com a RTP, com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, promove o Concurso

Última Hora

Ministra da Saúde na 1ª Pedcare Summit

O Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (HP, CHUC) em parceria com a Ordem dos Enfermeiros, Secção Regional do Centro (SRCentro) e a…

Última Hora

FACIT 2019 pretende “promover as empresas e as freguesias”

O Município de Tábua, em parceria com a ADI- Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, apresentou, na passada terça-feira, o cartaz referente à Feira Agrícola,

Região

Marchas do Sarzedo e de S. Martinho abrilhantaram ruas de Arganil

Arganil esteve em festa na passada sexta-feira, dia 13 de Julho, com a primeira edição das Marchas do Concelho, uma iniciativa da Câmara Municipal de Arganil, que levou às ruas

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 23 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do