Oliveira do Hospital é finalista ao Prémio Município do Ano

Oliveira do Hospital é finalista ao Prémio Município do Ano

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital é finalista ao Prémio Município do Ano- Portugal 2018, cuja cerimónia de entrega decorre dia 16 de novembro, pelas 17h00, em Guimarães.

Águeda, Mealhada, Oliveira do Hospital, Seia, Figueira de Castelo Rodrigo, Idanha-a-Nova, Lousã e Sátão são os candidatos representantes da região centro.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Universidade do Minho refere que o concurso, por si organizado, através da plataforma UM-Cidades e pela Câmara de Guimarães, “visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade”.

O galardão “pretende também colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país”, acrescenta a Universidade do Minho.

Este ano, a 5ª edição conta com a participação de: Avis, Coruche, Santarém e Sines (Alentejo), Albufeira, Alcoutim e Loulé (Algarve), Cascais, Lisboa, Mafra e Sesimbra (Área Metropolitana de Lisboa), Arouca, Espinho, Gondomar e Vila Nova de Gaia (Área Metropolitana do Porto), Águeda, Mealhada, Oliveira do Hospital e Seia (Centro), Figueira de Castelo Rodrigo, Idanha-a-Nova, Lousã e Sátão (Centro com menos de 20 mil habitantes), Braga, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Real (Norte), Alfândega da Fé, Armamar, Montalegre e Valpaços (Norte com menos de 20 mil habitantes), Horta, Madalena do Pico, Ribeira Grande e Vila Praia da Vitória (Regiões Autónomas).

A cerimónia de entrega dos dez galardões a concurso será antecedida pela conferência “Como os municípios podem contratar transportes públicos e partilhados”, proferida por Robert Stussi, vice-presidente da Associação Portuguesa do Veículo Elétrico.

Lisboa venceu esta iniciativa em 2014, com o projeto “Há Vida na Mouraria”, sendo que em 2015 foi vencedor Vila do Bispo, com o projeto “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza”. Em 2016 venceu o prémio o Fundão, com o projeto “Academias de Código”, e no ano passado Guimarães, com “Pay-as-You-Throw no Centro Histórico de Guimarães”. A edição deste ano contou com 56 candidaturas.

Previous PS de Oliveira do Hospital exige requalificação total da EN 230 até ao limite do distrito de Coimbra
Next Figueira da Foz: Detido por tráfico de produtos estupefacientes

Artigos Relacionados

Informação

Arganil refloresta dois mil hectares com espécies autóctones

Arganil vai avançar com a reflorestação de dois mil hectares de baldios com uma aposta nas espécies autóctones, um investimento previsto de cerca de três milhões de euros, suportado por

Informação

Turismo do Centro assinou acordo com projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal

O Turismo Centro de Portugal (TCP) assinou hoje um Acordo de Cooperação com o projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal” (NSCCP).

Desporto

“Rapada Village” volta a animar Santo António do Alva

Associação Progressiva de Santo António do Alva promove entre os dias 7 de junho e 6 de Julho a iniciativa “Rapada Village” no…

Informação

Exposição Coletiva “Pintura Solidária” reverte a favor das vítimas dos incêndios

Vai ser hoje inaugurada, pelas 17h30m, a Exposição Coletiva “Pintura Solidária”, na Biblioteca Pública Municipal João Brandão, em Tábua.

Informação

Região: Estado condenado por discriminar Mação no acesso a fundos europeus

A juíza do Tribunal de Leiria, Ana Reina Couto, considerou que o Estado discriminou a autarquia de Mação no que diz respeito à atribuição …

Informação

EXPOH “superou objetivos”, mas certame deve melhorar (com áudio)

Ao fim de nove dias de EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, o balanço é muito positivo. Segundo a organização esta foi a “maior feira de sempre”, superando

Região

Incêndios: Município de Góis mostra-se grato por solidariedade manifestada

Em comunicado, o executivo Municipal de Góis, que reuniu esta manhã, expressa  “o mais profundo agradecimento e reconhecimento a todas as corporações de bombeiros, …

Informação

Oliveira do Hospital formou laço azul humano contra os maus tratos infantis

Cerca de 650 participantes deram hoje forma a um gigantesco laço azul humano no Largo Ribeiro do Amaral, em pleno centro da cidade de Oliveira do Hospital. A iniciativa visou

Destaque

Alvôco de Várzeas quer hastear bandeira de “Ouro” na praia fluvial

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, renovou os galardões de bandeira “Azul” e “Praia Acessível”. O hastear das bandeiras …

Destaque

A figura do ano: José Carlos Alexandrino

O concelho de Oliveira do Hospital, na hora de votar, tomba para o lado direito. Esta verdade é verdade se as eleições não forem as…Autárquicas. E se o candidato não for

Região

Politécnico de Coimbra inaugura Centro Cultural Penedo da Saudade

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai inaugurar Centro Cultural Penedo da Saudade, no próximo dia 18 de janeiro, pelas 17h00.

Última Hora

Detido com sete armas diferentes após queixa de violência doméstica na Figueira da Foz

A PSP deteve esta segunda-feira, na Figueira da Foz, um homem de 41 anos pela posse de várias armas proibidas.