Oliveira do Hospital é beneficiário do programa CLDS 4G

Oliveira do Hospital é beneficiário do programa CLDS 4G

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital acaba de ser contemplado pelo Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-4G) tendo-lhe sido atribuído um financiamento no montante de 540 mil euros.

Oliveira do Hospital foi dotada com este programa no âmbito de dois dos quatro eixos de intervenção contemplados pelos CLDS de quarta geração. Assim, o Plano de Ação a desenvolver será na área do envelhecimento (eixo 3) numa dimensão da promoção do envelhecimento ativo e do apoio à população idosa e mais dependente; e no domínio das calamidades (eixo 4) com vista ao auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades, nomeadamente às famílias vítimas dos incêndios de outubro de 2017.

O programa, com uma duração de 36 meses, terá uma entidade coordenadora local e ainda entidades locais executoras das ações a dinamizar que passarão por ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas; que combatam a solidão e isolamento ou até de desenvolvimento de projetos de voluntariado vocacionados para a população envelhecida. No  eixo 4 têm particular relevo, entre outras, ações de promoção da auto-organização dos habitantes do território; e o desenvolvimento de instrumentos facilitadores do acesso das pessoas a serviços de utilidade pública, a  nível local, reduzindo isolamento e exclusão social.

Recorde-se que o Município de Oliveira do Hospital foi promotor e beneficiário, por altura da criação da primeira edição do Programa CLDS – que teve como entidade executora a Ass. para o Des. Social e Cultural Vale do Cobral, e que foi publicamente reconhecida pelo ISS, I.P. como “boa prática nacional” – e desde o seu término, em 2012, que a Câmara Municipal tem empenhado esforços para que o território concelhio fosse abrangido por novas edições deste instrumento.

É com satisfação que a Câmara Municipal vê o concelho ser beneficiário desta nova edição, como refere José Francisco Rolo, vereador do pelouro Solidariedade e Ação Social, “finalmente, depois de vários esforços, para Oliveira do Hospital regressar aos territórios beneficiários de Contratos Locais de Desenvolvimento Social – depois de seis anos de exclusão –, voltamos a dispor de um instrumento de trabalho em rede, um projeto agregador para reforçar a intervenção da Rede Social de Oliveira do Hospital e acima de tudo, criar equipas no terreno a operar próximo das pessoas para diminuir o isolamento, promover o envelhecimento ativo, saudável e solidário; e cuidar de todos aqueles que precisam de atenção e cuidados para reerguer as suas vidas”.

“Depois do que o concelho tem passado, esteve bem o Governo ao reintegrar Oliveira do Hospital no CLDS, fez-se justiça, faremos agora solidariedade – acompanhar, cuidar e proteger os mais frágeis”, sublinha.

O Programa CLDS-4G é um instrumento de intervenção social e de combate à exclusão, promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com vista à promoção da coesão social dos concelhos objeto de intervenção, nas áreas do desemprego, da pobreza, do envelhecimento e calamidades. É um programa financiado no âmbito do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Previous CTT lança selos em defesa da Ovelha Bordaleira
Next Conheça o calendário desportivo de fim de semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre a dívida nacional

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, Vítor Neves convida a um olhar pela dívida nacional.

Informação

Nelas acolheu “Concurso Municipal de Ideias de Negócio”

“Water4life” de Daniela Matias e João Moura, do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, foi a ideia vencedora do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, que decorreu ontem, 9

Informação

Região Centro recebe 264 novos médicos

A região Centro recebe, de um total de 264 novos médicos, 200 para a área hospitalar, 62 em Medicina Geral e Familiar e dois na área da Saúde Pública, anunciou

Nacional

Mais de 330 condutores detidos com taxa crime de álcool e 121 sem carta

Mais de 330 condutores foram detidos pela GNR durante a Operação Baco por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue…

Destaque

mOHve-te no Verão 2018 contou com mais de mil participantes

O programa mOHve-te no Verão 2018 encerra hoje, pelas 21h00, no Largo Ribeiro do Amaral, com a dinamização das atividades praticados nos últimos dois meses.

Desporto

CCPOH em 8º lugar no campeonato nacional

Na sexta jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) perdeu…

Última Hora

Festival “Origens” regressa a Travanca de Lagos para “valorizar a cultura” da região

Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a 6ª edição do Festival Cultural “Origens”, que tem como objetivo

Última Hora

Alunos do 1.º CEB sobem ao palco da Casa da Cultura César Oliveira

Esta sexta-feira, amanhã, dia 8 de junho, o Município de Oliveira do Hospital recebe a aventura “No Palco com o Gaspar e a Inês”, uma iniciativa dinamizada no âmbito do

Última Hora

Chuva coloca amanhã oito distritos sob aviso amarelo

Oito distritos de Portugal continental vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão períodos de chuva, por vezes forte.

Última Hora

GNR capturou foragido e apreendeu várias armas de fogo

A GNR deteve um homem de 38 anos em cumprimento de um mandado de detenção para cumprimento de pena, tendo ainda apreendido várias armas de fogo nos distritos de Aveiro

Última Hora

Incêndios: Pampilhosa da Serra apoia reconstrução de segundas habitações

Um regulamento que viabiliza o apoio à reconstrução de segundas habitações de Pampilhosa da Serra, afetadas pelos incêndios de 2017, vai ser apresentado à Assembleia Municipal, na sexta-feira, após ter

Região

Penacova: alunos do IEFP entregaram sementes à população afetada pelos incêndios

A Assembleia Municipal de Penacova recebeu, num ato simbólico, sementes de espécies hortícolas, uma iniciativa dos alunos do IEFP…