Oliveira do Hospital é beneficiário do programa CLDS 4G

Oliveira do Hospital é beneficiário do programa CLDS 4G

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital acaba de ser contemplado pelo Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-4G) tendo-lhe sido atribuído um financiamento no montante de 540 mil euros.

Oliveira do Hospital foi dotada com este programa no âmbito de dois dos quatro eixos de intervenção contemplados pelos CLDS de quarta geração. Assim, o Plano de Ação a desenvolver será na área do envelhecimento (eixo 3) numa dimensão da promoção do envelhecimento ativo e do apoio à população idosa e mais dependente; e no domínio das calamidades (eixo 4) com vista ao auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades, nomeadamente às famílias vítimas dos incêndios de outubro de 2017.

O programa, com uma duração de 36 meses, terá uma entidade coordenadora local e ainda entidades locais executoras das ações a dinamizar que passarão por ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas; que combatam a solidão e isolamento ou até de desenvolvimento de projetos de voluntariado vocacionados para a população envelhecida. No  eixo 4 têm particular relevo, entre outras, ações de promoção da auto-organização dos habitantes do território; e o desenvolvimento de instrumentos facilitadores do acesso das pessoas a serviços de utilidade pública, a  nível local, reduzindo isolamento e exclusão social.

Recorde-se que o Município de Oliveira do Hospital foi promotor e beneficiário, por altura da criação da primeira edição do Programa CLDS – que teve como entidade executora a Ass. para o Des. Social e Cultural Vale do Cobral, e que foi publicamente reconhecida pelo ISS, I.P. como “boa prática nacional” – e desde o seu término, em 2012, que a Câmara Municipal tem empenhado esforços para que o território concelhio fosse abrangido por novas edições deste instrumento.

É com satisfação que a Câmara Municipal vê o concelho ser beneficiário desta nova edição, como refere José Francisco Rolo, vereador do pelouro Solidariedade e Ação Social, “finalmente, depois de vários esforços, para Oliveira do Hospital regressar aos territórios beneficiários de Contratos Locais de Desenvolvimento Social – depois de seis anos de exclusão –, voltamos a dispor de um instrumento de trabalho em rede, um projeto agregador para reforçar a intervenção da Rede Social de Oliveira do Hospital e acima de tudo, criar equipas no terreno a operar próximo das pessoas para diminuir o isolamento, promover o envelhecimento ativo, saudável e solidário; e cuidar de todos aqueles que precisam de atenção e cuidados para reerguer as suas vidas”.

“Depois do que o concelho tem passado, esteve bem o Governo ao reintegrar Oliveira do Hospital no CLDS, fez-se justiça, faremos agora solidariedade – acompanhar, cuidar e proteger os mais frágeis”, sublinha.

O Programa CLDS-4G é um instrumento de intervenção social e de combate à exclusão, promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com vista à promoção da coesão social dos concelhos objeto de intervenção, nas áreas do desemprego, da pobreza, do envelhecimento e calamidades. É um programa financiado no âmbito do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Previous CTT lança selos em defesa da Ovelha Bordaleira
Next Conheça o calendário desportivo de fim de semana

Artigos Relacionados

Desporto

Diversidade desportiva “é uma riqueza que ninguém nos tira”

Oliveira do Hospital realizou no sábado a já habitual “Gala do Desporto”, distinguindo os agentes que mais se destacaram na última época desportiva.

Região

Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande recebe prémio

A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande e a sua presidente, Nádia Piazza, recebem hoje o Prémio Cidadania 2017 …

Informação

Município de Arganil celebra protocolo para reabilitação e limpeza de linhas de água

A Câmara Municipal de Arganil assinou um Protocolo de Colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que vai permitir a limpeza e a reabilitação de linhas de águas nas

Última Hora

CISE organiza “Caminhada na Neve”

Com a chegada do inverno e como vem sendo habitual em janeiro, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela organiza mais uma Caminhada na Neve na montanha

Destaque

Cinco bombeiros ficaram feridos em acidente em Arganil

Cinco bombeiros voluntários de Paço de Arcos ficaram hoje feridos, um deles com gravidade, mas sem correr risco de vida, na sequência de …

Última Hora

Camião despistou-se e tombou na A25

Um pesado de mercadorias “tombou lateralmente para a berma” na manhã desta terça-feira, situação que condicionou o trânsito na A25.  Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu

Região

Falecimento de jovem bombeiro é “uma perda muito grande” para corporação de Vila Nova de Oliveirinha

A morte do bombeiro José Marques, o jovem de 25 anos que faleceu esta manhã num acidente de viação em Tábua, é motivo de grande consternação na corporação de Vila

Região

Município de Tábua promove Gala do Desporto

A Gala do Desporto do Município de Tábua, referente à época desportiva 2017/2018, realiza-se a 20 de janeiro de 2018, no Centro Cultural de Tábua, a partir das 21h00.

Informação

GNR realizou mais de 2 300 transportes de órgãos humanos desde 2010

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou 2 303 transportes de órgãos humanos desde 2010 até à data, registando-se um aumento de registos no ano passado relativamente a 2017.

Última Hora

Movimento de cidadãos promove reflorestação na Vide

O Movimento de Cidadãos por Uma Estrela Viva vai realizar, no próximo sábado, 2 de março, mais uma ação de reflorestação. Desta vez será na Vide (Seia), em parceria com

Sociedade

Oliveira do Hospital recebe caminhada “O Que Nos Liga” a favor do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro

A cidade de Oliveira do Hospital vai acolher a caminhada designada “O Que Nos Liga”, organizada pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, dia 27 de

Informação

Municípios assinam protocolos para recuperação de casas ardidas  até final do ano

O município de Tondela assinou, ontem, o protocolo para a recuperação das 219 casas afetadas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro,…