Oliveira do Hospital é 21º município mais transparente do país

Oliveira do Hospital é 21º município mais transparente do país

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital ocupa o lugar 21 no índice da Associação Cívica Transparência e Integridade, que mede a disponibilização de informação de interesse público nos sites dos 308 municípios portugueses.

No índice liderado pelo município transmontano de Alfândega da Fé, Oliveira do Hospital surge na 21ª posição, registando uma descida de três lugares comparativamente ao último índice divulgado e que reportava ao ano de 2015, altura em que o município oliveirense ocupava o 18º lugar, integrando o “top 20” dos municípios mais transparentes do país.

Na posição 21, Oliveira do Hospital surge com índice de transparência de 89,97 por cento.

No distrito de Coimbra, Oliveira do Hospital é o 2º município mais transparente, sendo apenas ultrapassado por Miranda do Corvo que, na 12º posição, apresenta um índice de transparência de 92,58 por cento. No distrito, destaque também para o munício de Cantanhede  que ocupa o 35º lugar do índice, seguido de Arganil (49º), Figueira da Foz (52º),  Tábua (53º) e Vila Nova de Poiares (54º), Lousã (68º), Góis (103ª), Mira (135º), Pampilhosa (142º), Condeixa-a-Nova (190º), Coimbra (218º), Soure (228º), Penacova (229º), Montemor –o-Velho ( 238º) e Penela que ocupa o último lugar do índice (308º). De sublinhar que Coimbra e Penela estão entre os municípios que mais desceram no Índice da Associação Cívica Transparência e Integridade, figurando em 2015 nas posições 118º e 209º respetivamente.

O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira e Transparência na área do Urbanismo.

Confira o ranking aqui>>>

ATUALIZAÇÃO


Em declarações à Rádio Boa Nova – em direto, no noticiário das 12h00 – o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considerou a 21ª posição uma “pontuação honrosa”, representando porém “um objetivo não conseguido pela autarquia” que almejava ficar situada no “top 10” dos municípios mais transparentes. José Carlos Alexandrino explicou que tal se ficou a dever a “fatores externos”, nomeadamente problemas com a plataforma Construlink, que é responsável pelo lançamento das obras públicas.

Ainda assim, o autarca oliveirense considera que a 21ª posição é “lugar de excelência entre 308 concorrentes”. Somos o segundo na região de Coimbra. Temos a noção de que a Câmara não é nossa e temos ideia de que todos os dados são públicos e devem ser consultados por qualquer pessoa”, referiu. 

Previous Estão abertas as inscrições para o Festival Municipal da Canção
Next Oliveira do Hospital vai candidatar aldeias às "7 Maravilhas de Portugal"

Artigos Relacionados

Informação

A hora muda já este fim de semana

O horário de verão termina já este fim de semana. De sábado para domingo deve atrasar o relógio uma hora.

Última Hora

Calor coloca nove distritos em alerta laranja

Nove distritos de Portugal continental vão estar a partir de quarta-feira e até à madrugada de quinta-feira em alerta laranja, o segundo mais grave, por causa do calor, segundo o

Informação

 “Noite do Queijo” anima Mercado Municipal no âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela

Promovido pela organização Oliveira no Coração, com a parceria do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital,

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 23 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Avião lança sementes em zonas de encosta de Oliveira do Hospital

O projeto “Semear Portugal por Via Aérea” vai passar, amanhã, pelo concelho de Oliveira do Hospital, às 11h30.

Destaque

“Valerá a nossa vontade e nossa perseverança para lutar e fazer com que a J.Guerra continue”

Prestes assinalar 50 anos de atividade, a empresa J.Guerra tem pela frente a árdua tarefa da recuperação. Há seis meses, o grande incêndio de 15 de outubro provocou a destruição

Desporto

Rally de Portugal: Pilotos e carros já estão na estrada

O Vodafone Rally de Portugal 2019 já se encontra oficialmente na estrada, depois da cerimónia de partida na Porta Férrea, em Coimbra, ao final da tarde de ontem,..

Destaque

Incêndios: “Pretendo avançar para os tribunais porque tem que haver justiça” (com vídeo)

Luís Miguel Falcão de Brito, produtor agrícola e florestal de Oliveira do Hospital, registou um prejuízo de mais de um milhão de Euros no grande incêndio,…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital já investiu meio milhão de euros no incentivo à natalidade

O Município de Oliveira do Hospital já investiu cerca de 500 mil euros no Programa Municipal de Incentivo à Natalidade (PMIN), com a particularidade de esse investimento social ter sido

Destaque

Deputado do PSD acusa executivo oliveirense de entrar em “modo pré campanha”.

O deputado Municipal do PSD, Rafael Costa, acusou há instantes o executivo de Oliveira do Hospital de entrar em “modo de pré campanha” e de recorrer à “velha estratégia da

Última Hora

Sampaense volta a perder na 3ª jornada da LPB Placard – Basquetebol

Final:    Sampaense 77   –   Vitória SC  90 Em partida muito bem disputada, o Sampaense teve sempre muitas dificuldades para superar o Vitória SC. A equipa comandada por

Destaque

António Costa inaugurou o BLC3 e garantiu reunir condições para construção do IC6

O Primeiro Ministro cumpriu, no sábado, a visita ao concelho de Oliveira do Hospital onde se deslocou com o propósito de inaugurar a BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação,…