Oliveira do Hospital é 21º município mais transparente do país

Oliveira do Hospital é 21º município mais transparente do país

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital ocupa o lugar 21 no índice da Associação Cívica Transparência e Integridade, que mede a disponibilização de informação de interesse público nos sites dos 308 municípios portugueses.

No índice liderado pelo município transmontano de Alfândega da Fé, Oliveira do Hospital surge na 21ª posição, registando uma descida de três lugares comparativamente ao último índice divulgado e que reportava ao ano de 2015, altura em que o município oliveirense ocupava o 18º lugar, integrando o “top 20” dos municípios mais transparentes do país.

Na posição 21, Oliveira do Hospital surge com índice de transparência de 89,97 por cento.

No distrito de Coimbra, Oliveira do Hospital é o 2º município mais transparente, sendo apenas ultrapassado por Miranda do Corvo que, na 12º posição, apresenta um índice de transparência de 92,58 por cento. No distrito, destaque também para o munício de Cantanhede  que ocupa o 35º lugar do índice, seguido de Arganil (49º), Figueira da Foz (52º),  Tábua (53º) e Vila Nova de Poiares (54º), Lousã (68º), Góis (103ª), Mira (135º), Pampilhosa (142º), Condeixa-a-Nova (190º), Coimbra (218º), Soure (228º), Penacova (229º), Montemor –o-Velho ( 238º) e Penela que ocupa o último lugar do índice (308º). De sublinhar que Coimbra e Penela estão entre os municípios que mais desceram no Índice da Associação Cívica Transparência e Integridade, figurando em 2015 nas posições 118º e 209º respetivamente.

O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira e Transparência na área do Urbanismo.

Confira o ranking aqui>>>

ATUALIZAÇÃO


Em declarações à Rádio Boa Nova – em direto, no noticiário das 12h00 – o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considerou a 21ª posição uma “pontuação honrosa”, representando porém “um objetivo não conseguido pela autarquia” que almejava ficar situada no “top 10” dos municípios mais transparentes. José Carlos Alexandrino explicou que tal se ficou a dever a “fatores externos”, nomeadamente problemas com a plataforma Construlink, que é responsável pelo lançamento das obras públicas.

Ainda assim, o autarca oliveirense considera que a 21ª posição é “lugar de excelência entre 308 concorrentes”. Somos o segundo na região de Coimbra. Temos a noção de que a Câmara não é nossa e temos ideia de que todos os dados são públicos e devem ser consultados por qualquer pessoa”, referiu. 

Previous Estão abertas as inscrições para o Festival Municipal da Canção
Next Oliveira do Hospital vai candidatar aldeias às "7 Maravilhas de Portugal"

Artigos Relacionados

Região

Incêndio na fábrica de aglomerado do Grupo Sonae, sem danos pessoais

Ontem, dia 28 de dezembro, pelas 23:15, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio estrutural numa indústria de transformação de madeiras do Grupo Sonae. O

Informação

Carla Miranda  é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Carla Miranda que exerce funções de técnica de suporte à investigação para uma spin-off da BLC3,

Informação

15 detenções, 684 infrações e 88 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu a um conjunto de operações no distrito, na semana de 14 a 20 de novembro,…

Região

Volta a Portugal: Etapa Vida vai passar por concelhos afetados pelos incêndios

A 80.ª Volta a Portugal promove, amanhã, uma homenagem solidária às populações atingidas pelos incêndios do ano passado. Coincidente com a terceira tirada da competição a decorrer …

Região

Assembleia Geral da ADI aprovou Plano de Atividades e Orçamento para 2017

A direção da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, na qualidade de entidade responsável pela promoção do comércio local …

Informação

Pena suspensa para ex-bombeiro de Condeixa-a-Nova acusado de atear fogos

O Tribunal de Coimbra condenou ontem um ex-bombeiro de Condeixa-a-Nova acusado de atear vários fogos entre março e maio de 2015 a quatro anos de prisão com pena suspensa na

Região

Câmara de Viseu autua infraestruturas de Portugal por falta de limpeza de vias

A Câmara de Viseu abriu um processo de contraordenação à Infraestruturas de Portugal por falta de limpeza das estradas no concelho.

Sociedade

Luís Lagos questiona regresso de competências ao tribunal e acusa Alexandrino de “número político”

O deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, acusou o presidente da autarquia de fazer um “número político”,…

Região

Proteção Civil alerta para chuva localmente intensa com possibilidade de inundações

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Autoridade Nacional de Proteção Civil  alerta para a previsão de precipitação localmente intensa,…

Sociedade

Equipa “+ Vida pela Vida” promove caminhada na luta contra o cancro (com vídeo)

“Caminhar pela Vida” é o nome da iniciativa que vai decorrer no próximo dia 16 de junho, no âmbito do projecto “Dou Mais Tempo à Vida” da Liga Portuguesa Contra

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 25 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

PJ desmantelou associação criminosa de tráfico de pessoas para  exploração laboral

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a intervenção direta do Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra, numa ação conjunta com a Guarda Civil espanhola, …