Oliveira do Hospital destruiu cerca de 340 ninhos de vespa asiática

Oliveira do Hospital destruiu cerca de 340 ninhos de vespa asiática

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira Hospital destruiu, até ao início do mês de outubro, cerca de 340 ninhos de vespa velutina, habitualmente designada como vespa asiática.

Os números foram revelados, na última reunião pública do executivo municipal, pela vereadora do Ambiente e das Florestas, que adiantou terem sido recebidas 387 comunicações pelos serviços da proteção civil sobre ninhos de vespa asiática. Teresa Dias explicou que daquele conjunto, foram intervencionados 375 ninhos, sendo que 90 por cento (cerca de 340) se tratavam de ninhos de vespa velutina e 10 por cento eram ninhos de vespa Europeia que não representavam perigo. Em falta estavam à data da reunião, 3 de outubro, 12 comunicações por intervencionar.

Teresa Dias referiu que “tem sido um trabalho árduo” e que a maior dificuldade se prende com o facto de os ninhos se encontrarem “bastante altos”. “A vara que é utilizada vai até 28 metros e por vezes tem que se usar a autoescada dos bombeiros”, explicou a responsável, que enaltece e agradece o apoio das equipas dos bombeiros de Oliveira do Hospital, coordenadas pelo adjunto Sousa  e elementos da Proteção Civil municipal , porque “tem sido um trabalho muito profissional no combate a esta invasora que é a vespa velutina”.

Esta é uma matéria que também preocupa o presidente do Município oliveirense, até pela existência de notícias de morte por picada da vespa velutina. É uma preocupação. Continuaremos a fazer este trabalho”, referiu José Carlos Alexandrino, explicando que todos os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra estão a fazer um trabalho semelhante no combate à vespa invasora.

Previous Município de Penacova entrega Bolsas de Estudo
Next Homem foi detido por violência doméstica e posse de explosivos na Covilhã

Artigos Relacionados

Informação

Agrupamento de Escolas sensibiliza para defesa do ambiente com “Festa da Primavera”

Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) promove, entre os dias 3 e 5 de abril a iniciativa AEOH a Florir – Festa da

Região

Fogo no concelho de Nelas está em fase de resolução

O incêndio na localidade de Lapa do Lobo, concelho de Nelas, distrito de Viseu, estava às 06h30, em fase de resolução, segundo a Proteção Civil,…

Informação

80ª Volta: Enrique Sanz venceu 7ª etapa em Viana do Castelo

Enrique Sanz (Euskadi-Murias) conquistou a sétima etapa da 80ª Volta a Portugal Santander, no alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Num final sempre seletivo,…

Sociedade

Penalva do Castelo abre ciclo de Feiras do Queijo na região

Vão ser dois dias de festa para dar a conhecer um dos produtos que mais caracteriza o concelho de Penalva do Castelo. A feira do queijo deste município, acontece neste

Última Hora

“Erasmus + Global Week” reúne 22 países no Politécnico de Coimbra

Começou na passada segunda-feira, dia 20 de maio, a “Erasmus+ Global Week”, uma semana internacional organizada pelo Politécnico de Coimbra,…

Informação

Pedrógão Grande: sobe para 16 o número de arguidos

A Procuradoria da Comarca de Leiria anunciou hoje que aumentou para 16 o número de arguidos no inquérito que investiga os incêndios de junho de 2017 em Pedrógão Grande, que

Informação

Mulher foi “violentamente agredida e ameaçada de morte”

A Guarda Nacional Republicana deteve um homem de 29 anos pelo crime de violência doméstica, no concelho de Montemor-o-Velho.

Destaque

Inauguração de nova viatura marcou 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira (AHBVLB) comemorou, ontem, o seu 73º aniversário, que ficou marcado pela inauguração de uma nova viatura.

Região

Seia: Pista de atletismo vai ser renovada. Prazo de recuperação da rede hidrográfica alargado. Assinatura revisão do ACEP com a STAL

A Câmara Municipal viu aprovada a candidatura ao Programa “BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais”, na ordem dos 190 mil euros, referente à renovação da pista de Atletismo do Estádio

Destaque

Oito detenções e 54 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial da GNR de Coimbra realizou, na semana de 27 de dezembro a 2 de janeiro, um conjunto de operações visaram a prevenção e combate…

Nacional

Sexta-feira há greve da função pública

A Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) espera uma grande adesão à greve nacional convocada para sexta-feira, avisando que, com o lema ‘Soluções já!’, a paralisação irá encerrar

Politica

Rádio Boa Nova entrevista os candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Candidato do PSD recusa participar

A Rádio Boa Nova inicia amanhã, dia 19 de setembro, o conjunto de entrevistas aos candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital …