Oliveira do Hospital culpa EDP por turvação da água. Bombeiros asseguram abastecimento à população

Oliveira do Hospital culpa EDP por turvação da água. Bombeiros asseguram abastecimento à população

Desde a passada segunda feira que o abastecimento público de água, em Oliveira do Hospital, está a ser assegurado pelo bombeiros. O Município oliveirense acusa a EDP de provocar a “turvação de água”.

Uma operação realizada pela EDP, a montante da Estação de Tratamento de Águas da Nossa Senhora do Desterro, colocou em causa a qualidade da água da rede pública, obrigando a que o Município de Oliveira do Hospital interrompesse o abastecimento. José Francisco Rolo, vice-presidente da autarquia disse, em declarações à Rádio Boa Nova, que a operação realizada pela EDP “elevou para níveis desmesurados a turvação da água”, provocando o “entupimento dos filtros”, com “impacto na água que foi canalizada”. “Tivemos que interromper o abastecimento e proporcionar água por via dos bombeiros”, adiantou o responsável.

Na prática, a corporação de bombeiros da cidade está a proceder à reposição de água nos reservatórios, a partir de captações alternativas que existem no concelho. Esta é, contudo, uma situação que não agrada ao executivo municipal oliveirense. “O presidente da Câmara Municipal fez ouvir a sua voz, no sentido de que esta situação não pode acontecer”, referiu José Francisco Rolo, que regista como “positivo” o facto de responsáveis da EDP se terem hoje deslocado a Oliveira do Hospital, para esclarecer o que aconteceu. Para além do “pedido de desculpas”, na reunião “foi pedida mais comunicação”, referiu.

À Rádio Boa Nova, o vice-presidente assegurou que o Município não foi avisado pela EDP sobre a realização dos trabalhos em causa. “Uma empresa como a EDP tem que perceber que está a atuar num território fragilizado devido aos incêndios”, observa José Francisco Rolo que, por isso, apela a que no futuro seja dirigida uma comunicação aos municípios para que se possam preparar.

No concelho de Oliveira do Hospital, os bombeiros da cidade estão desde a passada segunda feira a assegurar o abastecimento de água. José Francisco Rolo espera que a situação fique regularizada até amanhã ou sexta-feira. O autarca lembra que esta é uma situação com custos elevados para o município, pelo que espera que a EDP se mostre sensível nesta matéria.

Para além de Oliveira do Hospital, também os concelhos de Seia e Gouveia sofreram constrangimentos no abastecimento de água.

A propósito, em comunicado enviado à agência Lusa, a EDP refere que interveio na Estação de Tratamento de Águas (ETA) da Senhora do Desterro, para garantir a eficiência dos caudais à entrada da central. “As entidades competentes foram avisadas pela empresa, nomeadamente o ICNF, a APA e a Águas Vale do Tejo, no sentido de minimizar o potencial impacto dos trabalhos”, explica a EDP.

Previous Município de Penacova assinala Dia Mundial da Juventude
Next Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje

Artigos Relacionados

Informação

Pedrógão Grande: um ano após o incêndio o “inferno continua”

Um ano após os incêndios que tiraram a vida a 66 pessoas, o presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande faz um balanço que “nem é positivo, nem é negativo

Informação

Bebé Martim encontrado com vida

Martim foi encontrado depois de ter passado 24 horas desaparecido. O bebé desaparecido esta segunda-feira em Ourém foi encontrado com vida esta manhã,…

Última Hora

Município oliveirense apresenta Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade

O Município de Oliveira do Hospital acolhe uma sessão de esclarecimento sobre o Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade, na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, a partir

Sociedade

Grupo de Apoio angariou 1852 Euros em sorteio da Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Grupo de Apoio Comunitário de Oliveira do Hospital cumpriu mais um sorteio que resultou na angariação de 1852 Euros para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Última Hora

Diocese de Coimbra envia processo de canonização de Lúcia para o papa

O inquérito diocesano do processo de canonização de Lúcia de Jesus, um dos pastorinhos de Fátima, com mais de 15 mil páginas de “provas e testemunhos”, foi ontem …

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 26 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Misericórdia de Galizes iniciou comemorações dos 350 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes deu, ontem, início às comemorações dos 350 anos da instituição, fundada em julho de 1668.

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” prevê resultado eleitoral e destaca necessidade de oposição

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Informação

Temperaturas descem. Mínimas registam 12ºC

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado ou encoberto…

Informação

Homem suspeito de tráfico de armas na zona de Leiria foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, anunciou hoje ter detido um homem suspeito da autoria da prática de um crime de detenção de arma proibida e tráfico e

Informação

Playmobil em exposição no Museu do Brinquedo de Seia

A sala de exposições temporárias do Museu do Brinquedo de Seia dá este ano destaque à marca de referência mundial que é a Playmobil.

Desporto

“Pais Natais em Movimento” animaram Oliveira do Hospital

Domingo foi dia de mais uma edição da iniciativa “Pais Natais em Movimento”. Foram muitos os que enfrentaram o frio e participaram na edição de 2016 desta atividade, …