Oliveira do Hospital culpa EDP por turvação da água. Bombeiros asseguram abastecimento à população
8 Agosto, 2018 1041 Views

Oliveira do Hospital culpa EDP por turvação da água. Bombeiros asseguram abastecimento à população

image_pdfimage_print

Desde a passada segunda feira que o abastecimento público de água, em Oliveira do Hospital, está a ser assegurado pelo bombeiros. O Município oliveirense acusa a EDP de provocar a “turvação de água”.

Uma operação realizada pela EDP, a montante da Estação de Tratamento de Águas da Nossa Senhora do Desterro, colocou em causa a qualidade da água da rede pública, obrigando a que o Município de Oliveira do Hospital interrompesse o abastecimento. José Francisco Rolo, vice-presidente da autarquia disse, em declarações à Rádio Boa Nova, que a operação realizada pela EDP “elevou para níveis desmesurados a turvação da água”, provocando o “entupimento dos filtros”, com “impacto na água que foi canalizada”. “Tivemos que interromper o abastecimento e proporcionar água por via dos bombeiros”, adiantou o responsável.

Na prática, a corporação de bombeiros da cidade está a proceder à reposição de água nos reservatórios, a partir de captações alternativas que existem no concelho. Esta é, contudo, uma situação que não agrada ao executivo municipal oliveirense. “O presidente da Câmara Municipal fez ouvir a sua voz, no sentido de que esta situação não pode acontecer”, referiu José Francisco Rolo, que regista como “positivo” o facto de responsáveis da EDP se terem hoje deslocado a Oliveira do Hospital, para esclarecer o que aconteceu. Para além do “pedido de desculpas”, na reunião “foi pedida mais comunicação”, referiu.

À Rádio Boa Nova, o vice-presidente assegurou que o Município não foi avisado pela EDP sobre a realização dos trabalhos em causa. “Uma empresa como a EDP tem que perceber que está a atuar num território fragilizado devido aos incêndios”, observa José Francisco Rolo que, por isso, apela a que no futuro seja dirigida uma comunicação aos municípios para que se possam preparar.

No concelho de Oliveira do Hospital, os bombeiros da cidade estão desde a passada segunda feira a assegurar o abastecimento de água. José Francisco Rolo espera que a situação fique regularizada até amanhã ou sexta-feira. O autarca lembra que esta é uma situação com custos elevados para o município, pelo que espera que a EDP se mostre sensível nesta matéria.

Para além de Oliveira do Hospital, também os concelhos de Seia e Gouveia sofreram constrangimentos no abastecimento de água.

A propósito, em comunicado enviado à agência Lusa, a EDP refere que interveio na Estação de Tratamento de Águas (ETA) da Senhora do Desterro, para garantir a eficiência dos caudais à entrada da central. “As entidades competentes foram avisadas pela empresa, nomeadamente o ICNF, a APA e a Águas Vale do Tejo, no sentido de minimizar o potencial impacto dos trabalhos”, explica a EDP.

Previous Município de Penacova assinala Dia Mundial da Juventude
Next Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje

Artigos Relacionados

Desporto

FCOH: “Estamos a um passo de cumprir o objetivo da época”

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) está a “um passo” de se sagrar campeão da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) e de subir

Sociedade

Acesso ao maciço central da Serra da Estrela cortado devido à neve

Alguns dos troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão, hoje de manhã, encerrados ao trânsito devido à queda de neve.

Última Hora

“Primavera Sénior – Encontro Concelhio de Idosos” junta cerca de 450 idosos no Parque do Mandanelho

O Parque do Mandanelho, na cidade de Oliveira do Hospital, acolhe hoje o “Primavera Sénior – Encontro Concelhio de Idosos”.

Nacional

Conan Osiris atua hoje em Telavive por um lugar na final da 64.ª edição do Festival Eurovisão da Canção

Hoje decorre a primeira semifinal do concurso, que será disputada por 17 países e, a avaliar pela média de várias casas de apostas, calculada pelo site eurovisionworld.com, especializado no concurso,

Informação

17 detenções, 934 infrações e 62 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 16 a 22 de janeiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Coimbra entre os distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros,…

Última Hora

GNR realizou mais de 2 300 transportes de órgãos humanos desde 2010

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou 2 303 transportes de órgãos humanos desde 2010 até à data, registando-se um aumento de registos no ano passado relativamente a 2017.

Região

Ensino Superior Público em Coimbra com mais vagas

O Ensino Superior de Coimbra apresenta, este ano, 5 675 vagas, mais 199 do que em 2017, aumento que está relacionado com o despacho governamental…

Sociedade

Proteção Civil sem os meios aéreos previstos para hoje

A Proteção Civil não vai poder contar com o reforço de 20 helicópteros e aviões a partir desta quarta-feira, no dia em que aumenta o nível do risco de incêndios

Sociedade

Calema trouxeram “boa energia e esperança” a Oliveira do Hospital (com vídeo)

Os Calema asseguraram animação e boa disposição na segunda noite da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Fórum Vê Portugal mostrou que o turismo abre portas e janelas para os territórios

A 5.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorreu na Guarda, resultou com sucesso, tanto a nível da qualidade das apresentações como do número de participações.

Nacional

Milhares de fiéis em Fátima

O santuário de Fátima acolheu ontem à noite milhares de pessoas para a tradicional procissão das velas. A missa foi celebrada pelo cardeal patriarca de Lisboa.