Oliveira do Hospital convidado a dar testemunho do projeto “A Friendly Municipality”

Oliveira do Hospital convidado a dar testemunho do projeto “A Friendly Municipality”

O Município de Oliveira do Hospital foi convidado para participar na iniciativa “Pequeno Almoço com a Sustentabilidade”, um fórum temático de debate,…

… organizada pela Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a Rede de Autarquias Participativas (RAP). O encontro, subordinado ao tema “Democracia Participativa – Desafios e Resultados a Nível Local” decorreu no dia 28 de setembro, em Oeiras.

Oliveira do Hospital foi convidado para dar o testemunho sobre práticas de democracia participativa, tendo estado presente o vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo que focou a sua intervenção sobre o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” que tem vindo a ser desenvolvido, com sucesso, desde 2013.

No encontro, o vereador José Francisco Rolo deu a conhecer as especificidades desta plataforma de acolhimento e apoio aos novos residentes, estrangeiros e nacionais, que fomenta o diálogo e ações em vários domínios, da cultura e da língua, ao turismo, passando pela atividade social, cívica e ambiental, e que visa também o apoio e encaminhamento de questões relativas aos aspetos à administração local e outros serviços públicos, nomeadamente embaixadas e consulados. Refira-se que, através deste projeto, o Município abriu um Gabinete de Apoio/Support Office que dá apoio e acompanhamento a residentes, funcionando no Gabinete de Apoio à Vereação, e dinamiza, periodicamente, o Fórum Participativo que integra as várias comunidades a residir no concelho de Oliveira do Hospital.

Enquanto projeto de boas práticas no contexto de acolhimento a novos residentes, “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” tem obtido o reconhecimento por parte de diversos organismos nacionais tendo sido distinguido no âmbito do galardão “Município do Ano – Portugal  2015”, iniciativa da UM Cidades, e mais recentemente foi um dos cinco projetos nacionais nomeado para o Prémio de Boas Práticas de Participação, diferenciando-se por ser um projeto que reforça a proximidade com entre as comunidades no concelho, nomeadamente os novos residentes oriundos de vários países, particularmente europeus.

Sobre a presença neste encontro “Democracia Participativa – Desafios e Resultados a Nível Local”, em Oeiras, o vereador José Francisco Rolo, nota que “Oliveira do Hospital dispõe de um, cada vez mais, reconhecido instrumento de integração e participação de cidadãos na vida local: útil para os cidadãos e simultaneamente um elemento que define Oliveira do Hospital como um território de acolhimento de novos residentes, um “Friendly Municipality”.

De referir que já no próximo dia 4 de outubro, terça-feira, o Município de Oliveira do Hospital vai promover mais uma edição do Fórum das Comunidades onde serão debatidos vários assuntos dentro das linhas de ação que servem de suporte a esta plataforma. Inserida nas comemorações do Feriado Municipal, de 7 de outubro, a 5.ª edição deste encontro realiza-se a partir das 10h30 no Parque de Campismo da Ponte das Três Entradas, numa organização do Município com a colaboração da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

Previous Aldeia das Dez prestou homenagem a Viriato Gouveia
Next Papa anunciou que vem a Fátima em 2017

Artigos Relacionados

Cultura

Vote na “Mesa da Beira Serra” até ao dia 12 de agosto

A “Mesa da Beira Serra” encontra-se em votação, através do número 760 10 70 24, até ao dia 12 de agosto, no concurso “7 Maravilhas de Portugal à Mesa”, uma

Última Hora

ASAE suspende 12 parques infantis

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, desde o início do ano, no âmbito das suas atribuições de fiscalização dos espaços de jogo e recreio,…

Informação

Seis corporações de bombeiros combateram fogo em Lourosa

Um incêndio que teve início numa queimada na localidade de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital mobilizou ao final da manhã desta sexta feira,…

Última Hora

Estradas encerradas na Serra da Estrela devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse fonte do Comando Distrital de

Região

Homem confessa duplo assalto a loja de compra e venda de ouro

Um homem confessou hoje, no Tribunal de Aveiro, ter roubado duas vezes, no espaço de dez dias, uma loja de compra e venda de ouro de Águeda. 

Última Hora

Centro Hospitalar de Coimbra com nova técnica cirúrgica

O serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) iniciou um novo programa de artroplastias totais da anca através da utilização de uma técnica cirúrgica inovadora, desenvolvida

Região

Detidos dois suspeitos de tráfico de estupefacientes em Montemor-o-Velho

 A GNR deteve, ontem, dois homens e identificou uma mulher, por suspeita de tráfico de estupefacientes, na freguesia de Abrunheira. A operação, levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal

Última Hora

Semana de calor com temperaturas acima dos 30 graus

A semana que hoje começa vai ser de calor, com as temperaturas a passarem acima dos 30 graus, no interior e no sul.

Região

Secção Regional da Ordem dos Médicos quer mais especialistas para as maternidades de Coimbra

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, solicitou mais médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia para as maternidades de Coimbra, por considerar que

Sociedade

CISE promove passeio Botânico e workshop de Macrofotografia em julho

Nos dias 9 e 10 de julho, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) vai promover, sob a orientação do formador Pedro Martins, um Workshop de Macrofotografia.

Última Hora

Hóquei em Patins – no derbi a AAC vence o FCOH por 4-1

Hóquei em Patins – Campeonato Nacional da III Divisão -zona B Final: FCOH 1 – AAC 4 Partida muito disputada num derbi já antigo. A equipa da AAC mais eficaz

Sociedade

Papa anunciou que vem a Fátima em 2017

O papa Francisco anunciou que prevê viajar, em 2017, a Fátima (Portugal), Índia, ao Bangladesh e a África.