Oliveira do Hospital: Concurso para reconstrução de 52 casas ardidas deverá ser lançado em junho
15 Maio, 2018 1289 Views

Oliveira do Hospital: Concurso para reconstrução de 52 casas ardidas deverá ser lançado em junho

image_pdfimage_print

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) deverá lançar o concurso para reconstrução das primeiras 52 casas ardidas, no concelho de Oliveira do Hospital, na primeira semana de junho.

A informação foi avançada hoje à Rádio Boa Nova pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que te acompanhado o processo destinado à recuperação das habitações ardidas no concelho junto da CCDRC. “Os projetos de 52 casas estarão concluídos em maio e, na primeira semana de junho, será lançado o concurso e teremos obra ainda no mês de junho”, afirmou José Carlos Alexandrino no dia em que se assinalam sete meses após o grande incêndio, ocorrido no passado dia 15 de outubro de 2017.

O autarca lembra que concelho foi dos mais afetados no que respeita à destruição das primeiras habitações, a par do município de Tondela. “São processos mais complicados”, refere Alexandrino, lamentando que no caso de Oliveira do Hospital esteja atrasado “ligeiramente”, devido a procedimentos concursos que foram abertos pela CCDRC, numa primeira fase, e que “ficaram vazios”, por discordância com os valores inicialmente estimados para a realização das reconstruções (650 Euros o metro quadrado).

Às 52 habitações em fase de projeto, num trabalho que está a ser desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, deverão juntar-se mais 21 casas de primeira habitação, sinalizadas como de “difícil resolução” devido a “um conjunto de burocracias”, mas para as quais já foram encontradas soluções jurídicas. “Na sexta feira houve uma reunião com os lesados das primeiras habitações e foram encontradas soluções. De um universo de 22 habitações, só há um caso por resolver”, referiu José Carlos Alexandrino.

Depois de um primeiro levantamento junto das habitações ardidas, os técnicos da Faculdade de Arquitetura preparam-se para voltar ao concelho, para obter parecer final dos proprietários das habitações. “Isto está com alguma velocidade”, assegura o autarca.

O prazo para a reconstrução das primeiras 52 habitações, num valor estimado de 12 milhões de Euros, é de 31 de dezembro de 2018. “Será muito difícil esse limite. Mas, acredito que algumas delas estarão prontas até 31 de dezembro”, referiu.

À Rádio Boa Nova, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital referiu ainda que, no que respeita a reconstruções até 25 mil Euros, já se encontram recuperadas cerca de meia centena de casas.

Previous 14 detenções, 639 infrações e 56 acidentes no distrito de Coimbra
Next Páscoa foi muito positiva para o Turismo no Centro de Portugal

Artigos Relacionados

Destaque

José Carlos Alexandrino não se “conforma” com a desigualdade nos apoios para agricultores lesados dos incêndios

Passados quase sete meses do grande incêndio de 15 de outubro que assolou o concelho de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, presidente do Município, continua a reivindicar por melhores

Programas

Utentes da Misericórdia de Galizes visitaram a Boa Nova por ocasião do Dia Mundial da Rádio (com vídeo)

No âmbito do Dia Mundial da Rádio que ontem se assinalou, a Boa Nova recebeu hoje um grupo de utentes da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, acompanhados pelo monitor

Informação

Misericórdia de Galizes promove “Jornadas do Conhecimento” por ocasião dos 350 anos

No âmbito das comemorações dos 350 anos, a Santa Casa da Misericórdia de Galizes realiza hoje as “Jornadas do Conhecimento” alusivas ao “Novo Código dos Contratos Públicos” e…

Região

A Rádio Boa Nova lamenta o falecimento de Prudêncio Miguel Novais, filho da colaboradora e amiga Natália Novais.

A Rádio Boa Nova lamenta o falecimento de Prudêncio Miguel Novais, filho da colaboradora e amiga Natália Novais. A toda a família e, em particular a Natália Novais e a

Sociedade

Misericórdia de Galizes promove mais uma Gala “Dr. António Vaz Patto”

É já no próximo domingo, dia 27 de novembro, que a Santa Casa da Misericórdia de Galizes realiza a 4ª Gala “Dr. António Vaz Patto”. Na Gala que serve de

Vídeos

Jantares românticos e vouchers de beleza e bem estar para quem “Namorar Oliveira do Hospital”

Fazer compras em Oliveira do Hospital, entre 2 e 9 de fevereiro, abre caminho a 12 jantares românticos e a 13 vouchers de beleza e bem estar, …

Última Hora

“LUTO” estreia em Tábua nos dias 19, 20 e 21 de julho

A Rede Artéria e o Município de Tábua anunciam a estreia de “LUTO”, uma criação original da Circolando, que vai ser apresentada nos dias 19, 20 e 21 de julho,

Última Hora

Aldeia das Dez sem condições para realizar Festa da Castanha após incêndio

A Festa da Castanha que estava agendada para o próximo fim de semana não se vai realizar na freguesia de Aldeia das Dez.

Última Hora

Bandeira Praia Acessível vai ser hasteada em Avô e S. Sebastião da Feira

Depois de assinalar, no dia 1 de julho, o arranque da época balnear em Alvôco de Várzeas onde foram as hasteadas as bandeiras Azul e de Praia Acessível, …

Última Hora

Nem a chuva impediu o Carnaval da Beira Serra em Lagares da Beira

O Carnaval da Beira Serra animou, ontem à tarde, a vila de Lagares da Beira no concelho de Oliveira do Hospital.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar para “o que nós somos”

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas e, em particular, para “o que nós somos”.

Última Hora

28ª Feira do Vinho do Dão começa hoje em Nelas

A Câmara Municipal de Nelas, promove nos dias 6, 7 e 8 de setembro, a 28ª Feira do Vinho do Dão, proporcionando aos seus munícipes três dias de visitas, provas,