Oliveira do Hospital comemorou 43º aniversário do 25 de Abril
25 Abril, 2017 3114 Views

Oliveira do Hospital comemorou 43º aniversário do 25 de Abril

Oliveira do Hospital comemorou, esta manhã, o 25 de Abril com uma sessão solene dando “voz” a todos os partidos com representação no concelho.

Foi à entrada dos Paços do Município que o entoar do hino nacional pelo Choral Poliphónico do Alva serviu de sinal para o hastear da bandeira nacional. Iniciava-se assim a comemoração oficia do 43º aniversário do 25 de Abril. A fanfarra e a Escolinha de bombeiros conferiram ainda maior dignidade ao momento.

Pela primeira vez, as comemorações prosseguiram na rua. O local escolhido foi o Jardim Oliveira Mano, em pleno centro da cidade. À semelhança de anteriores comemorações, todos os partidos tiveram “voz” na sessão municipal.

“Continua a fazer sentido comemorar Abril”, começou por referir o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, que feliz pela reposição da liberdade conseguida com 25 de abril, tem a registar que “não foi fácil o caminho percorrido desde aquela data”. Destacou os “muitos obstáculos criados à democracia”, mas ainda assim fez um “balanço positivo” dos últimos 43 anos. “Portugal está hoje irreconhecível”, verifica.

Também João Dinis, da CDU, disse que “é com profunda alegria democrática” que comemora o 25 de Abril. Observou que a própria situação política que hoje se vive no país é “consequência de Abril”. “Soubemos agir no momento certo para interromper o período de empobrecimento brutal”, frisou, aplaudindo a solução de governo contra a coligação PSD/ CDS-PP. João Dinis observou, porém, que o país precisa de “mais trabalho, educação, saúde…”, assim como de “preparar a saída do Euro”. “Precisamos de lhes dizer que lixo e bêbados são eles”, frisou.

Da “geração da\liberdade”, Nuno Alves, presidente da concelhia do CDS_PP e candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital notou que o que exige a democracia é “opinião e participação”. Por esse motivo, surge a candidatura do CDS-PP. Nuno Alves frisou, porém, que também a democracia “exige respeito pelo próximo”, situação que espera que venha a acontecer em campanha eleitoral. A sentir-se “gente da sociedade civil”, o centrista criticou os que fazem da política a sua profissão.

Do lado do PSD, Rafael Costa, líder da bancada social democrata na Assembleia Municipal é também da “geração da liberdade” e mostrou-se satisfeito por comprovar que “a democracia triunfou”. O jovem destaca em particular a adesão de Portugal à União Europeia e as conquistas conseguidas nas várias áreas. Entende, porém, necessário que “cada um lute por um poder político credível” e lamentou ver que Portugal é, nalgumas matérias, “um país a duas velocidades”, com “auto-estradas a mais” e “alcatrão a menos”, em especial no interior que tem sido “esquecido por sucessivos governos”.

“Emocionado” ao comemorar o 25 de Abril, Nuno Oliveira, presidente da UF de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços e em representação do PS, encara este como um “convite para celebrarmos a liberdade em responsabilidade, para que estimemos a democracia e participação cívica. “Respeito e tolerância pelo próximo” foram também as máximas defendidas pelo jovem socialista que no percurso de 43 anos de democracia, destacou em particular os 40 anos de poder local”, sem esquecer que “nem tudo foi bom” como a extinção de freguesias, escolas, postos de correios e outros serviços públicos.

“A palavra impossível não consta do meu dicionário”, rematou o autarca, que a fechar a sua intervenção na comemoração de abril, deixou implícita a sua recandidatura à autarquia oliveirense.

25 abril 2

Na hora de comemorar Abril, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital destacou todo o trabalho feito pelo executivo que lidera em prol dos “valores de abril”. “O clima político”, a preocupação com as pessoas, o trabalho social e a política de proximidade, o investimento na saúde com apoio dado no alojamento de três médicos e a unidade móvel de saúde, o projeto casa digna que já permitiu a requalificação de 23 habitações… foram alguns dos exemplos dados pelo autarca, a que juntou também o investimento do município na erradicação de quase todas as fossas sépticas e a substituição de água “amarelada” por água de confiança na rede de abastecimento. A presidir a uma “Câmara de porta aberta” que, entre 2010 e 2017 transferiu perto de cinco milhões de Euros para as Juntas de Freguesia, José Carlos Alexandrino referiu que “é com este espírito que estamos a celebrar o aniversário da revolução”.

A participar na última comemoração do 25 de Abril do seu segundo mandato autárquico, Alexandrino destacou também obras há muito reclamadas na cidade como a central de camionagem e outras que estão em fase de concurso e cujo atraso se deveu ao atraso do quadro comunitário. “Nunca um executivo conseguiu tantos financiamentos comunitários”, frisou. Mentor de uma feira do Queijo que hoje é reconhecida a nível nacional, o autarca orgulha-se do prestígio alcançado pelo município, que antes era “apagado e uma vil tristeza”.

Entre outras obras, o destaque recaiu na EN17 e IC6, com a certeza de que a requalificação da primeira iniciará em maio, e a segunda entrará em fase de concurso público até julho deste ano. “A palavra impossível não consta do meu dicionário”, rematou o autarca, que a fechar a sua intervenção na comemoração de abril, deixou implícita a sua recandidatura à autarquia oliveirense. “Não é hora de caminhos de retrocesso… continuo com a mesma esperança que aqui me trouxe em 2009”, observou.

image_pdfimage_print
Previous “Não é hora de caminhos de retrocesso...continuo com a esperança que aqui me trouxe em 2009”
Next Oliveira do Hospital acolhe fase regional do Concurso Nacional de Leitura

Artigos Relacionados

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: “Se eu me chamasse Paulo Rogério ou Luís F. de Brito o que eu fazia mesmo era mandá-los à…”

No habitual espaço de opinião da Rádio Boa Nova, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves centra-se nas medidas de apoio ao interior que, hoje,…

Sociedade

Dia do Emigrante e do Ouvinte acontece no último dia da EXPOH

A EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital dedica o último dia, 7 de agosto, à comunidade emigrante e ouvintes da Rádio Boa Nova.

Informação

Chuva, trovoada, vento e agitação marítima a partir de hoje Continente

A chuva forte, com probabilidade de ocorrência de trovoadas, o vento e a agitação marítima regressam a partir de hoje ao território do continente, sendo sexta-feira o dia mais gravoso,

Desporto

Maratona Clube Vila Chã participou no XIX Grande Prémio de Atletismo Sobral de Ceira

O Maratona Clube Vila Chã participou no dia 3 de dezembro no XIX Grande Prémio de Atletismo Sobral de Ceira, estando representado por 3 atletas.

Destaque

Coberturas de amianto deverão ser retiradas da Escola de Oliveira do Hospital nas férias de Verão

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assegurou que a substituição das coberturas com amianto na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai acontecer nas

Última Hora

Empresa Secil doa material para reconstrução de casas em Góis

A Autarquia de Góis recebeu da parte da Secil, uma das principais empresas produtoras de cimento em Portugal, uma avultada quantidade de cimento.

Informação

Violência doméstica: Maioria das 49 queixas diárias feita por jovens

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítimas recebeu uma média de 49 queixas de violência doméstica por dia, entre 2013 e 2015,…

Região

Pepa é o novo treinador no Tondela

Pepa é o técnico que substitui Petit no comando técnico do clube de Tondela. Começa a trabalhar esta quarta-feira.

Informação

CIM Região de Coimbra promoveu iniciativa inovadora na Gestão do Risco à Escala Intermunicipal

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra promoveu esta terça-feira, uma mesa redonda sobre “Gestão do Risco à Escala Intermunicipal – A Capacitação da CIM-RC” que de forma inédita contou

Desporto

Hóquei Patins: Taça de Portugal em Seniores Femininos decide-se em Oliveira do Hospital

ACD Vila Boa do Bispo, AA Coimbra, Stuart HC Massamá e SL Benfica são as quatro equipas de seniores femininos que, nos dias 28 e 29 de maio, disputam,…

Desporto

Ténis de Mesa: Atleta do CCPOH venceu IV Circuito Municipal de Tábua

Ricardo Lino, jovem atleta do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), foi o grande vencedor do escalão de juniores do IV Circuito Municipal de Tábua de

Região

PJ deteve incendiário florestal em Penacova

A Polícia Judiciária deteve um homem solteiro e madeireiro, com 48 anos, pela presumível prática de um crime de incêndio florestal em terreno povoado …

Informação

PJ deteve mulher que tentou obrigar uma idosa a alterar testamento

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve uma mulher pela presumível prática de vários crimes, …

Politica

IC6: “Vamos ser sérios. Uma coisa é não haver nada. Outra coisa é haver um plano de intenções”

A visita do Primeiro Ministro ao concelho e o IC6 marcaram hoje o debate político na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospita. O presidente da Câmara …

Informação

AD de Lagares da Beira vive “ponto alto” com inauguração de balneários e bancada do complexo desportivo

A Associação Desportiva de Lagares da Beira (ADLB) prepara-se para, no próximo domingo, dia 21 de maio, viver um dia grande naqueles que já são os seus 40 anos de

Desporto

FCOH reage através de comunicado a “insinuações e alguma desinformação” após o ultimo jogo do Campeonato que ditou a descida do clube oliveirense.

O jogo da última jornada do Campeonato de Portugal Prio que se realizou no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital frente ao Pampilhosa, que terminou com o empate 1-1 e com

Informação

Homenagem às vítimas de Pedrógão inclui lançamento de 66 balões brancos

A cerimónia privada de homenagem às vítimas do incêndio que atingiu Pedrógão Grande em junho de 2017 inclui o lançamento de 66 balões brancos, um por cada vítima mortal e

Informação

Desporto de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) , a competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, vai jogar em casa, este domingo, frente

Região

Morreu António dos Santos, antigo bispo da Guarda

O bispo emérito da Guarda, António dos Santos, morreu na segunda-feira, aos 85 anos, no hospital daquela cidade.

Informação

“Vamos Plantar o Bosque da Memória” em Carragozela

O Movimento de Cidadãos Por Uma Estrela Viva irá levar a cabo uma ação de reflorestação nos Baldios da Carragozela (Seia), no próximo sábado, dia 24 de fevereiro, pelas 14 horas.

Última Hora

Rio de Mel: Viagem proporcionada a habitantes da “Aldeia dos Sonhos” foi inesquecível

Os habitantes de Rio de Mel, no concelho de Oliveira do Hospital, cumpriram este fim de semana o sonho de visitar as cidades do Porto e Viana do Castelo,…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 5 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Desporto

FCOH aumenta vantagem após vitória frente a Tourizense. AD Lagares derrotada pela Académica SF

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) assegura 1º lugar na tabela da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra…

Região

Incêndios: José Carlos Alexandrino satisfeito com o aumento do apoio à recuperação das empresas

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, congratula-se com a resolução do Conselho de Ministros que, no dia de ontem, decidiu apoiar as empresas afetadas pelos incêndios