Oliveira do Hospital comemorou 43º aniversário do 25 de Abril
25 Abril, 2017 2906 Views

Oliveira do Hospital comemorou 43º aniversário do 25 de Abril

Oliveira do Hospital comemorou, esta manhã, o 25 de Abril com uma sessão solene dando “voz” a todos os partidos com representação no concelho.

Foi à entrada dos Paços do Município que o entoar do hino nacional pelo Choral Poliphónico do Alva serviu de sinal para o hastear da bandeira nacional. Iniciava-se assim a comemoração oficia do 43º aniversário do 25 de Abril. A fanfarra e a Escolinha de bombeiros conferiram ainda maior dignidade ao momento.

Pela primeira vez, as comemorações prosseguiram na rua. O local escolhido foi o Jardim Oliveira Mano, em pleno centro da cidade. À semelhança de anteriores comemorações, todos os partidos tiveram “voz” na sessão municipal.

“Continua a fazer sentido comemorar Abril”, começou por referir o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, que feliz pela reposição da liberdade conseguida com 25 de abril, tem a registar que “não foi fácil o caminho percorrido desde aquela data”. Destacou os “muitos obstáculos criados à democracia”, mas ainda assim fez um “balanço positivo” dos últimos 43 anos. “Portugal está hoje irreconhecível”, verifica.

Também João Dinis, da CDU, disse que “é com profunda alegria democrática” que comemora o 25 de Abril. Observou que a própria situação política que hoje se vive no país é “consequência de Abril”. “Soubemos agir no momento certo para interromper o período de empobrecimento brutal”, frisou, aplaudindo a solução de governo contra a coligação PSD/ CDS-PP. João Dinis observou, porém, que o país precisa de “mais trabalho, educação, saúde…”, assim como de “preparar a saída do Euro”. “Precisamos de lhes dizer que lixo e bêbados são eles”, frisou.

Da “geração da\liberdade”, Nuno Alves, presidente da concelhia do CDS_PP e candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital notou que o que exige a democracia é “opinião e participação”. Por esse motivo, surge a candidatura do CDS-PP. Nuno Alves frisou, porém, que também a democracia “exige respeito pelo próximo”, situação que espera que venha a acontecer em campanha eleitoral. A sentir-se “gente da sociedade civil”, o centrista criticou os que fazem da política a sua profissão.

Do lado do PSD, Rafael Costa, líder da bancada social democrata na Assembleia Municipal é também da “geração da liberdade” e mostrou-se satisfeito por comprovar que “a democracia triunfou”. O jovem destaca em particular a adesão de Portugal à União Europeia e as conquistas conseguidas nas várias áreas. Entende, porém, necessário que “cada um lute por um poder político credível” e lamentou ver que Portugal é, nalgumas matérias, “um país a duas velocidades”, com “auto-estradas a mais” e “alcatrão a menos”, em especial no interior que tem sido “esquecido por sucessivos governos”.

“Emocionado” ao comemorar o 25 de Abril, Nuno Oliveira, presidente da UF de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços e em representação do PS, encara este como um “convite para celebrarmos a liberdade em responsabilidade, para que estimemos a democracia e participação cívica. “Respeito e tolerância pelo próximo” foram também as máximas defendidas pelo jovem socialista que no percurso de 43 anos de democracia, destacou em particular os 40 anos de poder local”, sem esquecer que “nem tudo foi bom” como a extinção de freguesias, escolas, postos de correios e outros serviços públicos.

“A palavra impossível não consta do meu dicionário”, rematou o autarca, que a fechar a sua intervenção na comemoração de abril, deixou implícita a sua recandidatura à autarquia oliveirense.

25 abril 2

Na hora de comemorar Abril, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital destacou todo o trabalho feito pelo executivo que lidera em prol dos “valores de abril”. “O clima político”, a preocupação com as pessoas, o trabalho social e a política de proximidade, o investimento na saúde com apoio dado no alojamento de três médicos e a unidade móvel de saúde, o projeto casa digna que já permitiu a requalificação de 23 habitações… foram alguns dos exemplos dados pelo autarca, a que juntou também o investimento do município na erradicação de quase todas as fossas sépticas e a substituição de água “amarelada” por água de confiança na rede de abastecimento. A presidir a uma “Câmara de porta aberta” que, entre 2010 e 2017 transferiu perto de cinco milhões de Euros para as Juntas de Freguesia, José Carlos Alexandrino referiu que “é com este espírito que estamos a celebrar o aniversário da revolução”.

A participar na última comemoração do 25 de Abril do seu segundo mandato autárquico, Alexandrino destacou também obras há muito reclamadas na cidade como a central de camionagem e outras que estão em fase de concurso e cujo atraso se deveu ao atraso do quadro comunitário. “Nunca um executivo conseguiu tantos financiamentos comunitários”, frisou. Mentor de uma feira do Queijo que hoje é reconhecida a nível nacional, o autarca orgulha-se do prestígio alcançado pelo município, que antes era “apagado e uma vil tristeza”.

Entre outras obras, o destaque recaiu na EN17 e IC6, com a certeza de que a requalificação da primeira iniciará em maio, e a segunda entrará em fase de concurso público até julho deste ano. “A palavra impossível não consta do meu dicionário”, rematou o autarca, que a fechar a sua intervenção na comemoração de abril, deixou implícita a sua recandidatura à autarquia oliveirense. “Não é hora de caminhos de retrocesso… continuo com a mesma esperança que aqui me trouxe em 2009”, observou.

image_pdfimage_print
Previous “Não é hora de caminhos de retrocesso...continuo com a esperança que aqui me trouxe em 2009”
Next Oliveira do Hospital acolhe fase regional do Concurso Nacional de Leitura

Artigos Relacionados

Última Hora

Coimbra: PSP deteve jovem que lançava o pânico entre estudantes

Agentes da PSP detiveram, na quarta-feira, um jovem de 20 anos que criava um ambiente de terror entre os estudantes de Coimbra.

Última Hora

Festival Municipal da Canção realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promove, amanhã, a edição do “Festival Municipal da Canção”. O evento decorrerá no Parque do Mandanelho com início às 21h00.

Última Hora

Juventude Popular de Oliveira do Hospital toma posse amanhã

Nuno Rafael Dias toma posse, amanhã, dia 4 de março, como presidente da Juventude Popular de Oliveira do Hospital, numa sessão agendada paras as 20h30,…

Última Hora

Alunos de Oliveira do Hospital de visita ao Zoológico

Mais de 700 alunos dos jardins de infância e 1º Ciclo de Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital estão hoje de visita ao Jardim Zoológico, em Lisboa.

Nacional

Ministra ordena estudo e auditoria da IGAI ao SIRESP

A ministra da Administração Interna exigiu, ontem, um estudo independente ao funcionamento do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) e uma auditoria pela Inspeção-Geral da

Sociedade

Aldeia das Dez prestou homenagem a Viriato Gouveia

O tecelão e poeta popular, Viriato Gouveia, com 87 anos, foi ontem homenageado em Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 31 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, quase na passagem de ano para 2017, é emitido o 13.º programa “A Escola e o Meio”,

Informação

Homem esfaqueou os pais em Viseu e entregou-se às autoridades

Um homem de 25 anos esfaqueou pai e mãe, esta terça-feira à noite, em Moimenta da Beira, Viseu. O suspeito entregou-se às autoridades depois de ter cometido o crime.

Última Hora

“Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela

A Queijaria do Lameiras, em Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital é um nome de referência no que à produção do Queijo Serra da Estrela DOP

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital associa-se às comemorações nacionais dedicadas à Igualdade

No âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, o Município de Oliveira do Hospital através do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável” …

Informação

A ZIF Alva e Alvôco tem 10 anos e é “um exemplo que pode e deve ser replicado pelo país” (com áudio)

A ZIF (Zona de Intervenção Florestal) Alva e Alvôco é o território escolhido pelo governo para a apresentação, amanhã, das 20 novas equipas de sapadores florestais…

Destaque

Adeptoliva quer escola profissional “virada para a comunidade”

A Adeptoliva integrou 25 novos sócios na sua Assembleia Geral. São empresas e outras entidades, cujo contributo, permite “melhorar o desempenho” da Eptoliva que, no próximo dia 11 de novembro,

Última Hora

Bombeiros de Lagares comemoram 70º aniversário com remodelação do quartel

A inauguração da ampliação e remodelação do quartel vai marcar no próximo domingo, 5 de junho, a comemoração do 70º aniversário da Associação Humanitária…

Informação

ASAE apreende cerca de 12 000 garrafas de vinhos em preparador ilegal

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desencadeou, através da brigada especializada dos vinhos da Unidade Regional do Centro, …

Destaque

Sampaense apresentou-se para a nova época no regresso à LPB

O Sampaense Basket apresentou-se oficialmente este domingo, em jogo amigável frente ao Illiabum (70-86). Uma partida onde o resultado era o que menos interessava e o objectivo era consolidar a

Destaque

Introdução de “raças exóticas” põe em risco Queijo Serra da Estrela, alerta a Confraria

O Grande Conselheiro da Confraria do Queijo Serra da Estrela, Pedro Couceiro, foi hoje o convidado no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova.

Educação

Associação de Pais dinamizou recolha solidária a favor do Banco de Recursos Sociais  

  No âmbito da sua participação no concurso “3R_Natal_Ambiental” promovido pela Câmara Municipal, a APAS – Associação de Pais e Encarregados de Educação …

Região

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”.

Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital realiza Festa de Início da Catequese

A Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital irá levar a efeito, no próximo sábado, dia 23 de setembro, a sua Festa de Início da Catequese.

Região

‘Loriga Vila Lusitana’ é o grande vencedor da 1.ª edição do Orçamento Participativo de Seia

A comunidade respondeu afirmativamente ao repto lançado pela autarquia e mobilizou-se para escolher e votar nos projetos que vão agora ser desenvolvidos…

Última Hora

Acidente com trator mata ex-bancário em Nelas

Um homem de 74 anos morreu, ontem ao final do dia, vítima de um acidente com um trator, em Nelas, Viseu.

Informação

Desporto – Resultados de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, série D, o Nogueirense deslocou-se esta tarde ao Recreio de Águeda e perdeu por 3-0. O Tourizense foi ao Pampilhosa perder por 3-2 e é

Nacional

Operação Carnaval terminou com 821 acidentes e sem mortos

A Operação Carnaval 2017, que começou na sexta-feira, terminou às 24 horas de terça-feira com o registo de 821 acidentes e 14 feridos graves, mas sem vítimas mortais, segundo dados

Região

Condutor alcoolizado despista-se e colhe sete pessoas

Um homem de 31 anos despistou-se ontem pelas 11h00 na estrada do Campo, em Barrô,  no concelho de Águeda, tendo atropelado sete peões que circulavam na berma….