Oliveira do Hospital comemorou 43º aniversário do 25 de Abril
25 Abril, 2017 2832 Views

Oliveira do Hospital comemorou 43º aniversário do 25 de Abril

Oliveira do Hospital comemorou, esta manhã, o 25 de Abril com uma sessão solene dando “voz” a todos os partidos com representação no concelho.

Foi à entrada dos Paços do Município que o entoar do hino nacional pelo Choral Poliphónico do Alva serviu de sinal para o hastear da bandeira nacional. Iniciava-se assim a comemoração oficia do 43º aniversário do 25 de Abril. A fanfarra e a Escolinha de bombeiros conferiram ainda maior dignidade ao momento.

Pela primeira vez, as comemorações prosseguiram na rua. O local escolhido foi o Jardim Oliveira Mano, em pleno centro da cidade. À semelhança de anteriores comemorações, todos os partidos tiveram “voz” na sessão municipal.

“Continua a fazer sentido comemorar Abril”, começou por referir o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, que feliz pela reposição da liberdade conseguida com 25 de abril, tem a registar que “não foi fácil o caminho percorrido desde aquela data”. Destacou os “muitos obstáculos criados à democracia”, mas ainda assim fez um “balanço positivo” dos últimos 43 anos. “Portugal está hoje irreconhecível”, verifica.

Também João Dinis, da CDU, disse que “é com profunda alegria democrática” que comemora o 25 de Abril. Observou que a própria situação política que hoje se vive no país é “consequência de Abril”. “Soubemos agir no momento certo para interromper o período de empobrecimento brutal”, frisou, aplaudindo a solução de governo contra a coligação PSD/ CDS-PP. João Dinis observou, porém, que o país precisa de “mais trabalho, educação, saúde…”, assim como de “preparar a saída do Euro”. “Precisamos de lhes dizer que lixo e bêbados são eles”, frisou.

Da “geração da\liberdade”, Nuno Alves, presidente da concelhia do CDS_PP e candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital notou que o que exige a democracia é “opinião e participação”. Por esse motivo, surge a candidatura do CDS-PP. Nuno Alves frisou, porém, que também a democracia “exige respeito pelo próximo”, situação que espera que venha a acontecer em campanha eleitoral. A sentir-se “gente da sociedade civil”, o centrista criticou os que fazem da política a sua profissão.

Do lado do PSD, Rafael Costa, líder da bancada social democrata na Assembleia Municipal é também da “geração da liberdade” e mostrou-se satisfeito por comprovar que “a democracia triunfou”. O jovem destaca em particular a adesão de Portugal à União Europeia e as conquistas conseguidas nas várias áreas. Entende, porém, necessário que “cada um lute por um poder político credível” e lamentou ver que Portugal é, nalgumas matérias, “um país a duas velocidades”, com “auto-estradas a mais” e “alcatrão a menos”, em especial no interior que tem sido “esquecido por sucessivos governos”.

“Emocionado” ao comemorar o 25 de Abril, Nuno Oliveira, presidente da UF de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços e em representação do PS, encara este como um “convite para celebrarmos a liberdade em responsabilidade, para que estimemos a democracia e participação cívica. “Respeito e tolerância pelo próximo” foram também as máximas defendidas pelo jovem socialista que no percurso de 43 anos de democracia, destacou em particular os 40 anos de poder local”, sem esquecer que “nem tudo foi bom” como a extinção de freguesias, escolas, postos de correios e outros serviços públicos.

“A palavra impossível não consta do meu dicionário”, rematou o autarca, que a fechar a sua intervenção na comemoração de abril, deixou implícita a sua recandidatura à autarquia oliveirense.

25 abril 2

Na hora de comemorar Abril, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital destacou todo o trabalho feito pelo executivo que lidera em prol dos “valores de abril”. “O clima político”, a preocupação com as pessoas, o trabalho social e a política de proximidade, o investimento na saúde com apoio dado no alojamento de três médicos e a unidade móvel de saúde, o projeto casa digna que já permitiu a requalificação de 23 habitações… foram alguns dos exemplos dados pelo autarca, a que juntou também o investimento do município na erradicação de quase todas as fossas sépticas e a substituição de água “amarelada” por água de confiança na rede de abastecimento. A presidir a uma “Câmara de porta aberta” que, entre 2010 e 2017 transferiu perto de cinco milhões de Euros para as Juntas de Freguesia, José Carlos Alexandrino referiu que “é com este espírito que estamos a celebrar o aniversário da revolução”.

A participar na última comemoração do 25 de Abril do seu segundo mandato autárquico, Alexandrino destacou também obras há muito reclamadas na cidade como a central de camionagem e outras que estão em fase de concurso e cujo atraso se deveu ao atraso do quadro comunitário. “Nunca um executivo conseguiu tantos financiamentos comunitários”, frisou. Mentor de uma feira do Queijo que hoje é reconhecida a nível nacional, o autarca orgulha-se do prestígio alcançado pelo município, que antes era “apagado e uma vil tristeza”.

Entre outras obras, o destaque recaiu na EN17 e IC6, com a certeza de que a requalificação da primeira iniciará em maio, e a segunda entrará em fase de concurso público até julho deste ano. “A palavra impossível não consta do meu dicionário”, rematou o autarca, que a fechar a sua intervenção na comemoração de abril, deixou implícita a sua recandidatura à autarquia oliveirense. “Não é hora de caminhos de retrocesso… continuo com a mesma esperança que aqui me trouxe em 2009”, observou.

image_pdfimage_print
Previous “Não é hora de caminhos de retrocesso...continuo com a esperança que aqui me trouxe em 2009”
Next Oliveira do Hospital acolhe fase regional do Concurso Nacional de Leitura

Artigos Relacionados

Última Hora

Atribuição de subsídios às freguesias vai dominar Assembleia Municipal de 8 de setembro

Está marcada para a próxima sexta-feira, dia 8 de setembro, a realização da última Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, …

Cultura

Nova Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai custar 1,5 milhões de Euros e deverá ficar concluída no próximo ano (Com vídeo)

O executivo Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, hoje, a adjudicação do projeto de arquitetura da requalificação e ampliação da Casa da Cultura César Oliveira.

Informação

Intermarché de Oliveira do Hospital festeja 21º aniversário com os clientes

A Loja Intermarché de Oliveira do Hospital está de parabéns. Neste fim de semana, 13 e 14 de maio, o espaço sob gerência de Jorge Graça e Cidália Lopes convida

Cultura

Tuna Cantares de Avô comemora 6º aniversário

A Tuna Cantares de Avô assinala no próximo domingo, 24 de abril, o seu VI Aniversário no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos. Composta por 18 elementos, a Tuna Cantares

Sociedade

Incêndio em Penacova mobiliza 139 operacionais e três meios aéreos

Um Incêndio está a lavrar desde as 15h08 na localidade de Livraria Mondego, em Penacova. O fogo está a ser combatido por 139 operacionais, 33 veículos e três meios aéreos.

Última Hora

País: Maioria dos alunos do 9.º ano chumba a Português e Matemática

Mais de metade dos alunos do 9.º ano chumbaram na 2.ª fase da prova final de Português, assim como a maioria dos estudantes que fez a prova…

Destaque

Volta a Portugal vai passar em Oliveira do Hospital

A 79ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta vai passar por Oliveira do Hospital, no decorrer da etapa rainha entre Lousã e a Guarda, com um prémio de montanha…

Última Hora

Mulher de Mangualde e jovem de Viseu são novos casos de “Baleia Azul”

Estão confirmados mais dois casos relacionados com o jogo “Baleia Azul”. Segundo a PSP e a GNR trata-se de uma jovem de 14 anos de Viseu e uma mulher, de

Informação

Ténis de mesa do CCPOH com jornada tripla no campeonato nacional

No passado sábado, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, a equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH)…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança obras com volume de investimento superior a 5 milhões de euros

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e do Pacto de Coesão da CIM do Centro 2020, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou, este ano,…

Última Hora

Origens –  Um festival cultural “multi-artes e multi-geracional” em Travanca de Lagos

Nos passados dias 13, 14 e 15 de Maio, Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, foi a capital do viver rural. Os Jovens da Liga de Travanca

Desporto

Desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana os destaques são: No Basquetebol a deslocação do Sampaense ao Eléctrico FC, procurando aqui trazer a sua primeira vitória na LPB. No futebol o

Região

Tábua participa em encontro internacional sobre desemprego jovem

O Conselho Municipal da Juventude de Tábua participou nos dias 4 e 5 de maio, em Lugo, Espanha, no primeiro encontro do projeto “Young Lab”.  

Última Hora

Feliciano da Silva lança livro “O meu lindo jardim florido”

No próximo domingo, 16 de julho, decorrerá o lançamento do novo livro de Feliciano da Silva, “O meu lindo jardim florido”.

Região

Góis com praia de Ouro

A Praia Fluvial da Peneda/Pego Escuro, em Góis, ostenta novamente o galardão qualidade de ouro. Uma distinção atribuída pela Quercus que atesta a excelente qualidade da sua água.

Região

Incêndio de Soure dado como dominado

O incêndio que deflagrou no concelho de Soure, em Coimbra, e que chegou a ter três frentes ativas, já foi dominado, disse o presidente do município.

Informação

Oliveirense queixou-se ao Bastonário da Ordem dos Médicos

Na visita ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, o bastonário da Ordem dos Médicos teve oportunidade de perceber os problemas que subsistem no concelho devido à falta de

Última Hora

PJ deteve dois suspeitos de abuso de menores

Dois homens, de 45 e 57 anos, foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de abuso sexual a três menores no distrito de Coimbra, em casos distintos, anunciou hoje

Informação

Hora da Criança estreou hoje na Rádio Boa Nova

A Rádio Boa Nova estreou, esta tarde, um novo programa dedicado às crianças. Trata-se do espaço “Hora da Criança” conduzido por Zé Conde, numa parceria com a Obra D. Josefina

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre 31º aniversário da Rádio Boa Nova

No habitual espaço de opinião na Rádio Boa Nova – Ca$h Resto Z€ro- Vítor Neves convida a um olhar para a Rádio Boa Nova e para o 31º aniversário.

Região

Incêndio na Guarda destrói casa e provoca um desalojado

Um incêndio destruiu uma habitação em Rapoula, no concelho da Guarda, e provocou um desalojado.

Última Hora

Alexandrino garante que amianto vai ser retirado da escola de Oliveira do Hospital

De visita à Escola de Lagares da Beira onde, de forma simbólica, assinalou o arranque do novo ano letivo no concelho de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal

Última Hora

Incêndio numa casa provoca queimaduras num residente

Hoje, pelas 14:00, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio urbano, na povoação de Catraia de S. Paio, originado pelo sistema de aquecimento. O incêndio

Destaque

Oliveira do Hospital reconheceu mérito aos melhores alunos

Na comemoração do Dia do Município, Oliveira do Hospital voltou a homenagear os melhores alunos do concelho com atribuição de prémios de mérito.