Oliveira do Hospital comemora  Feriado Municipal

Oliveira do Hospital comemora  Feriado Municipal

image_pdfimage_print

No próximo dia 7 de outubro, o Município de Oliveira do Hospital comemora o seu Feriado Municipal com a realização da sessão solene comemorativa…

… durante a qual serão entregues os galardões municipais a cidadãos e instituições concelhias cujo prestígio, cargo ou ação são merecedoras da distinção.

O dia inicia com uma arruada na cidade pela Filarmónica Sangianense sendo que a partir das 10h00 as comemorações tomarão lugar nos Paços do Município, concretamente no salão nobre onde terá lugar a sessão solene comemorativa do Feriado Municipal. Para além da cerimónia de agraciamento às entidades concelhias serão também entregues os Diplomas de Reconhecimento/Promoção Escolar aos alunos do concelho que se destacam no ensino secundário, profissional e superior.

Um momento musical com a Estotuna D’espital (Tuna Masculina da ESTGOH), a assinatura de um protocolo entre a autarquia e o professor catedrático Luciano Fernandes Lourenço e a inauguração de uma pequena mostra do trabalho do pintor Agostinho Lourenço Duarte enriquecem a programação da manhã.

Este ano, serão homenageados com a Medalha de Mérito Municipal: Manuel Madeira Mendes, empresário com décadas dedicadas ao associativismo de S. Paio de Gramaços e elemento da Federação de Folclore Português; Francisco Marques de Oliveira (a título póstumo), antigo comandante dos Bombeiros de Oliveira do Hospital, fundou uma fábrica de motores elétricos e foi responsável pela eletrificação do concelho; Albano José Ribeiro de Almeida, coronel de infantaria reformado foi também professor no ensino primário e secundário, e vereador na Câmara Municipal oliveirense; José António Freire Falcão de Brito (a título póstumo), fundador da empresa Azeites do Cobral, Lda dedicou a sua vida à agricultura tendo tomado conta da casa agrícola da sua família na produção de azeite e vinho, foi presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, impulsionador e dirigente de várias instituições concelhias; e Armazéns Neves, empresa fundada por Francisco Luciano das Neves vai, atualmente, na sua terceira geração de proprietários (os seus netos) e é uma das referências comerciais da cidade mantendo-se em atividade há 75 anos no Largo Ribeiro do Amaral.

A tarde será preenchida, a partir das 16H no salão nobre da autarquia, com a assinatura do protocolo do “Guardianus – Museu Digital do Património Imaterial de Oliveira do Hospital”; assinatura da “Carta de Compromisso de Proteção do Património Gastronómico do Concelho de Oliveira do Hospital”; e a degustação de produtos locais de qualidade com a colaboração dos alunos do Curso Profissional Técnico de Restaurante/Bar do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Integram o programa comemorativo do Feriado Municipal, a realização do III Encontro de Cavaquinhos do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital, no dia 5 de outubro às 15H (Jardim Oliveira Mano) e do espetáculo “Alzira, uma mulher do caraças – uma comédia portuguesa com certeza!” nesse mesmo dia às 21H no Clube Desportivo Vasco da Gama (Seixo da Beira).

Foto: Arquivo RBN 2018

Previous Presidentes de Junta alertam para "urgência" do corte de árvores ardidas nas bermas de estradas e caminhos
Next Mulher retirou bastão a polícia e agrediu três agentes em Coimbra

Artigos Relacionados

Última Hora

Câmaras querem mais tempo para pedir empréstimos para recuperar segundas habitações

As autarquias querem que o Governo alargue prazo para pedidos de empréstimos à Direção-Geral das Autarquias Locais, que termina a 30 de novembro,…

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital aprova voto de pesar pelo falecimento de Belmiro de Azevedo

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por maioria, um voto de pesar pelo falecimento do “prestigiado empresário de renome internacional que sempre nos impressionou pela sua capacidade

Região

Câmara de Arganil avança com a colocação de 44km de guardas metálicas em intervenção de 2,5 milhões na rede viária

O Município de Arganil tem em curso as intervenções de reposição das condições da rede viária, que foi  fortemente danificada …

Informação

Despiste com capotamento provocou dois feridos em Oliveira do Hospital

Um despiste provocou, ao início desta tarde, dois feridos, no sentido Oliveira do Hospital – Catraia de S. Paio, junto à conhecida zona da Lameira.

Informação

Festa do Queijo recebe visita de Marcelo e promete ser um sucesso até domingo

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital abriu esta manhã, prometendo atrair milhares de pessoas nos dois dias do certame. Maria do Céu Albuquerque, …

Sociedade

António Loureiro reflete em livro sobre “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”

“Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” é o nome do novo livro de António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital. Um tema sobre o qual se propôs refletir …

Educação

EPTOLIVA promoveu Semana de Leitura para a Comunidade

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil assinalou a Semana da Leitura, entre os dias 18 a 22 de março, levando a efeito diversas atividades,…

Região

Quatro detidos por tráfico de estupefacientes em Gouveia

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia detiveram três homens e uma mulher, com idades entre os 21 e os 24 anos, por tráfico de estupefacientes, em Gouveia.

Região

Ponte de Sor: Despiste faz um morto e fere com gravidade duas pessoas

Um despiste de uma viatura ligeira, seguido de uma colisão numa árvore de grande porte, na Estrada Nacional 2 (EN2), em Ponte de Sor, causou a morte a um homem de 52 anos e

Informação

Guarda: Jovem detido por violência doméstica

 A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve, na passada sexta-feira, o presumível autor de um crime de violência doméstica, ocorrido no dia imediatamente

Sociedade

Frio coloca todos os distritos do continente sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quarta e na quinta-feira devido ao tempo frio.

Última Hora

Temperaturas podem chegar aos 28º C no primeiro fim de semana de Primavera

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê  para este fim de semana, o primeiro da primavera temperaturas que podem chegar aos  28ºC em algumas regiões do país.