Oliveira do Hospital comemora Feriado Municipal no dia 7 de outubro

Oliveira do Hospital comemora Feriado Municipal no dia 7 de outubro

O Município de Oliveira do Hospital assinala no domingo, 7 de outubro, o Feriado Municipal com uma sessão solene comemorativa durante a qual serão entregues…

… os galardões municipais a cidadãos e instituições concelhias cujo prestígio, cargo ou ação são merecedoras da distinção.

Antes ainda, na noite de véspera (6 de outubro), acontece o espetáculo de rua “Nariz Preto” de Pedro Tochas onde o humorista cria uma aventura épica com a ajuda do público. Mímica, circo e teatro físico, em ambiente de cinema mudo, são os elementos que fazem parte de uma história cheia de mistério e emoção, povoada por heróis e monstros, que prometem encantar e fazer rir toda a família. Tem início às 21h30 no Jardim Oliveira Mano e entrada gratuita, dinamizado no âmbito do programa Coimbra Região de Cultura.

Já no domingo, o dia inicia com uma arruada na cidade pela Filarmónica de Ervedal da Beira, sendo que a partir das 10h00, nos Paços do Município, concretamente no salão nobre terá lugar a sessão solene comemorativa do Feriado Municipal. Para além da cerimónia de agraciamento às entidades concelhias serão também entregues os Diplomas de Reconhecimento/Promoção Escolar aos alunos do concelho que se destacam no ensino secundário, profissional e superior.

Este ano, a Medalha de Ouro, a mais alta distinção municipal, será atribuída a Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) que, segundo a autarquia, “ficará para sempre ligada a vários projetos de desenvolvimento no concelho, e depois dos incêndios de 15 de outubro tem contribuído decisivamente, num quadro muito complexo e de grandes constrangimentos, para o processo de renascimento concelho”.

Com a Medalha de Mérito Municipal são homenageados: Fernando Joaquim Brito, empresário no setor da carpintaria que é exemplo da capacidade de resiliência empresarial ao recomeçar do zero a sua empresa, destruída nos incêndios, mantendo a laboração e postos de trabalho; Maria do Carmo Vasconcelos (a título póstumo), professora que durante várias décadas dedicou a sua vida ao ensino e a causas sociais, é exemplo de cidadania e perdura na memória dos oliveirenses; António Raul Dinis Costa, tem sido um grande exemplo para a sociedade oliveirense pela sua grande capacidade de entrega à causa pública, com um percurso ligado ao associativismo, à cultura, ao desporto, aos bombeiros e proteção civil e ação social na freguesia de Lagares da Beira onde foi também presidente da Junta de Freguesia.

A tarde será ainda preenchida com a apresentação do livro “Brás Garcia Mascarenhas, aventureiro, poeta, guerreiro” de António Rodrigues Gonçalves, autor do concelho, a partir das 16h00 na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

Previous Incêndios: “Pretendo avançar para os tribunais porque tem que haver justiça” (com vídeo)
Next CDS-PP vai estar ausente da cerimónia do feriado municipal de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Tondela decreta três dias de luto municipal após tragédia

A Câmara Municipal de Tondela decretou três dias de luto municipal a começar hoje, 15 de janeiro, após a tragédia que, no último sábado, abalou o concelho.

Última Hora

Homem de 81 anos tentou matar mulher e ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem, de 81 anos, suspeito de tentar matar a esposa à facada, em Castanheira de Pêra.

Última Hora

IV Torneio Inter-Freguesias com mais de 200 participantes em competição

A 4ª edição do Torneio Inter-Freguesias de Futebol 7 arranca no próximo domingo, dia 10 de junho, às 10h00, com os primeiros jogos a realizarem-se no Estádio Municipal de Oliveira

Última Hora

A reflorestação de Pedrógão Grande ainda está por arrancar

Seis meses após os grandes incêndios, os sinais de reflorestação na zona de Pedrógão Grande são quase inexistentes. Há proprietários que querem …

Última Hora

Município de Arganil garante que equipamentos de escola dados como furtados estavam pagos

Equipamentos de uma escola de Arganil que haviam sido dados como furtados no final de dezembro, foram afinal retirados por uma empresa, por alegada falta de pagamento da responsável da

Informação

FCOH luta até ao fim pela manutenção. Nogueirense defronta o líder

Domingo joga-se a última jornada do campeonato de Portugal Prio, Série E. O FCOH  luta pela manutenção na receção ao Pampilhosa. O Nogueirense defronta o Operário Lagoa. No penúltimo lugar

Informação

Eptoliva promoveu palestra sobre energias renováveis

Integrada nos objetivos programáticos da disciplina de Tecnologias e Processos, do plano de estudos do curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel,…

Informação

Oliveira do Hospital assinala Dia Internacional da Juventude com “Open Day” nas Piscinas Municipais

O Município de Oliveira do Hospital assinala na próxima sexta-feira, dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude com um “Open Day”.

Região

Procissão do “Senhor dos Passos” quer atrair gente de todo país a Ervedal da Beira

Ervedal da Beira, prepara-se para mais uma Solene Procissão do Senhor dos Passos, que vai ter lugar no próximo domingo, 18 de março, pelas 14h30. A iniciativa que “é única”

Região

Xanana Gusmão trouxe solidariedade e prometeu ajudar Oliveira do Hospital

O ex presidente de Timor Leste, Xanana Gusmão, visitou hoje Oliveira do Hospital num gesto de solidariedade depois do…

Informação

FCOH vence dérbi com Lagares da Beira e mantém luta pela liderança

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o dérbi frente a Associação de Desportiva de Lagares por 2-1. Apesar da vitória nesta 20ª jornada do Campeonato da

Destaque

O Aqua Village é o Melhor Hotel de Luxo da Europa para Famílias em 2018, para os Luxury Travel Guide. Ao mesmo tempo, está nomeado em 3 categorias para os World Luxury Hotel Awards.

O Aqua Village Health Resort & SPA, localizado nas margens do Alva, no concelho de Oliveira do Hospital, na rede das Aldeias do Xisto, foi considerado o “o Melhor Hotel