Oliveira do Hospital comemora Feriado Municipal no dia 7 de outubro

Oliveira do Hospital comemora Feriado Municipal no dia 7 de outubro

O Município de Oliveira do Hospital assinala no domingo, 7 de outubro, o Feriado Municipal com uma sessão solene comemorativa durante a qual serão entregues…

… os galardões municipais a cidadãos e instituições concelhias cujo prestígio, cargo ou ação são merecedoras da distinção.

Antes ainda, na noite de véspera (6 de outubro), acontece o espetáculo de rua “Nariz Preto” de Pedro Tochas onde o humorista cria uma aventura épica com a ajuda do público. Mímica, circo e teatro físico, em ambiente de cinema mudo, são os elementos que fazem parte de uma história cheia de mistério e emoção, povoada por heróis e monstros, que prometem encantar e fazer rir toda a família. Tem início às 21h30 no Jardim Oliveira Mano e entrada gratuita, dinamizado no âmbito do programa Coimbra Região de Cultura.

Já no domingo, o dia inicia com uma arruada na cidade pela Filarmónica de Ervedal da Beira, sendo que a partir das 10h00, nos Paços do Município, concretamente no salão nobre terá lugar a sessão solene comemorativa do Feriado Municipal. Para além da cerimónia de agraciamento às entidades concelhias serão também entregues os Diplomas de Reconhecimento/Promoção Escolar aos alunos do concelho que se destacam no ensino secundário, profissional e superior.

Este ano, a Medalha de Ouro, a mais alta distinção municipal, será atribuída a Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) que, segundo a autarquia, “ficará para sempre ligada a vários projetos de desenvolvimento no concelho, e depois dos incêndios de 15 de outubro tem contribuído decisivamente, num quadro muito complexo e de grandes constrangimentos, para o processo de renascimento concelho”.

Com a Medalha de Mérito Municipal são homenageados: Fernando Joaquim Brito, empresário no setor da carpintaria que é exemplo da capacidade de resiliência empresarial ao recomeçar do zero a sua empresa, destruída nos incêndios, mantendo a laboração e postos de trabalho; Maria do Carmo Vasconcelos (a título póstumo), professora que durante várias décadas dedicou a sua vida ao ensino e a causas sociais, é exemplo de cidadania e perdura na memória dos oliveirenses; António Raul Dinis Costa, tem sido um grande exemplo para a sociedade oliveirense pela sua grande capacidade de entrega à causa pública, com um percurso ligado ao associativismo, à cultura, ao desporto, aos bombeiros e proteção civil e ação social na freguesia de Lagares da Beira onde foi também presidente da Junta de Freguesia.

A tarde será ainda preenchida com a apresentação do livro “Brás Garcia Mascarenhas, aventureiro, poeta, guerreiro” de António Rodrigues Gonçalves, autor do concelho, a partir das 16h00 na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

image_pdfimage_print
Previous Incêndios: “Pretendo avançar para os tribunais porque tem que haver justiça” (com vídeo)
Next CDS-PP vai estar ausente da cerimónia do feriado municipal de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Região

Bankinter oferece dez mil árvores a “Pomares no Coração”. Ação de reflorestação junta 400 voluntários

No próximo sábado, dia 24 de fevereiro, cerca de 400 voluntários Bankinter, entre colaboradores do Banco, seus familiares e amigos, irão plantar mais de três mil árvores e plantas autóctones

Sociedade

CDS-PP apresentou os seus candidatos aos órgãos autárquicos para as eleições de 1 de outubro

O CDS -PP apresentou este sábado os seus candidata às Autárquicas 2017. Com o lema “Construir o futuro”, Luís Lagos que para além de presidente da Distrital do CDS-PP, é também

Última Hora

FCOH organiza almoço de convívio para sócios, patrocinadores e parceiros do clube

A direção do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), como forma de agradecer todo o apoio prestado ao clube “neste momento de reestruturação e ressurgimento do clube”, está a

Informação

Mundo: Várias famílias portuguesas viviam em prédio que se incendiou em Londres

Três famílias portuguesas e mais dois portugueses habitavam na Torre de Grenfell, em Londres, onde durante esta madrugada deflagrou …

Informação

Atropelamento provoca uma vítima mortal em Idanha-a-Nova

Uma mulher morreu hoje na sequência de um atropelamento por um veículo ligeiro na localidade de Relva, freguesia de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova.

Vídeos

“Em Oliveira do Hospital há 49 casas concluídas e 49 não é igual a zero, como se quis fazer crer”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital (MOH) reagiu, hoje, à reportagem da TVI “Ajuste direto”, alusiva à situação do concelho um ano após o grande incêndio de 15

Informação

José Carlos Alexandrino apela ao uso racional da água devido à intervenção da EDP

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, insurge-se contra uma intervenção feita, no domingo, pela EDP …

Informação

A1 reaberta pelas 7h00 após acidente na Mealhada

A Autoestrada do Norte (A1) foi reaberta cerca das 07h00 de hoje no nó da Mealhada, distrito de Aveiro, depois de ter estado cortada várias horas devido a um acidente

Última Hora

Homem detido por 39 furtos nos distritos de Viseu e Guarda

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve, na passada segunda-feira, um homem de 39 anos,…

Educação

VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai receber a segunda sessão da formação “VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio Ambiental”, no dia 1 de março.

Sociedade

Setembro foi o terceiro mais quente desde 1931

O valor médio da temperatura máxima em setembro foi de 28,96 graus celsius, muito superior ao normal e o terceiro mais alto desde 1931.

Última Hora

Homem detido por tentativa de assalto a ourivesaria com uma caçadeira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve, com a colaboração da GNR da Covilhã, um homem suspeito de coautoria …

Informação

GNR intensifica patrulhamento nas zonas de veraneio

A GNR vai intensificar a partir desta sexta-feira e até domingo o patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias, sobretudo nos percursos de e para os locais de

Região

Fogos de outubro: Relatório de comissão será entregue a 20 de março

A comissão técnica independente para analisar os incêndios de outubro de 2017 vai entregar o seu relatório ao parlamento em 20 de março, foi hoje anunciado.

Desporto

Oliveira do Hospital acolhe Encontro Internacional de Karaté

Nos dias 8, 9 e 19 de julho realiza-se em Oliveira do Hospital o 9º Estágio Internacional de Karaté orientado pelo Sensei Dino Contarelli (Itália)…

Última Hora

Queda de carro de rali ao rio em Mortágua causou a morte de Jorge Amorim

O carro de rali com dois ocupantes que, ontem à tarde, caiu ao rio Criz, em Mortágua provocou a morte a Jorge Amorim, personalidade conhecida no meio automobilístico. O piloto

Região

Eleições autárquicas realizam-se dia 1 de outubro

O Governo marcou esta quinta-feira as eleições autárquicas para o próximo dia 1 de outubro. O anúncio foi feito pela ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, após a reunião

Sociedade

Intermarché proporcionou formação a estudantes de Cozinha e Pastelaria

A loja Intermarché proporcionou uma aula diferente aos alunos do curso profissional de Cozinha e Pastelaria, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que tiveram oportunidade de aprender mais

Informação

Fórum Vê Portugal mostrou que o turismo abre portas e janelas para os territórios

A 5.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorreu na Guarda, resultou com sucesso, tanto a nível da qualidade das apresentações como do número de participações.

Última Hora

Marcelo Rebelo de Sousa cancela agenda devido a operação de urgência

O Presidente da República cancelou, até ao dia 1 de janeiro, a sua agenda para ser operado a uma hérnia umbilical.

Informação

Estradas do maciço central da Serra da Estrela encerradas devido à neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à neve e às condições meteorológicas adversas.

Informação

Bombeiros: Federação do Distrito de Coimbra denuncia dívida do Estado de mais de 2,5 milhões de Euros

O presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Coimbra considera “inadmissível” o incumprimento do Ministério da Saúde para com as corporações do distrito,…

Região

Exibição do documentário “Guia de Portugal – Oliveira do Hospital”

No âmbito das comemorações do Dia do Município de Oliveira do Hospital, vai ser hoje exibido o documentário…

Região

Cooperativa promove colóquio sobre “Nutrição Animal”

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central realiza no dia 21 de abril, pelas 11h00, um colóquio alusivo à “Nutrição Animal”.