Oliveira do Hospital comemora feriado 25 de abril com várias iniciativas
24 Abril, 2019 1317 Views

Oliveira do Hospital comemora feriado 25 de abril com várias iniciativas

image_pdfimage_print

Nos próximos dias, o Município de Oliveira do Hospital assinala o 45.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com a dinamização de várias iniciativas que convidam à participação ativa de todos os oliveirenses, como exposições, concertos, encontros intergeracionais e tertúlias.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o ponto alto das comemorações acontece na sessão solene evocativa, na quinta-feira, a partir das 10h30 nos Paços do Município. A cerimónia é antecedida por arruada na cidade, pelas Fanfarras dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira e pelo hastear da bandeira com interpretação do Hino Nacional pela voz do Coral de Sant’Ana, com participação da Fanfarra e da Escolinha dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira (10H00).

Será ainda inaugurado um painel de azulejo “Abril, Liberdade de Expressão” concebido no âmbito do curso de pintura do CEARTE bem como a exposição de fotografia/documental “Do Estado Novo ao 25 de abril”, cedida pelo docente de História, Abel Oliveira. Ao longo do dia irá disputar-se o “Troféu da Liberdade”, torneio de futsal no pavilhão municipal na cidade.

De destacar, na noite de 24 de abril, a inauguração da 5.ª Exposição Coletiva de Artes Plásticas, às 21h00 nos Paços do Município onde ficará patente até maio, seguida do concerto “Cantar Abril” com o grupo Musk Abril.

O público pode visitar várias exposições de abril patentes, até ao final do mês, em diversos espaços do concelho como as Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira, Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, Bibliotecas Escolares e Paços do Município.

Do programa consta ainda a tertúlia “A celebrar Sophia”, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, no dia 26 de abril às 21h00; o Encontro Internacional de Coros, no sábado a partir das 17h00, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital; e o espetáculo “InSomnio” (dia 27 de abril às 21h30) no Anfiteatro Romano da Bobadela no âmbito da programação cultural Coimbra Região de Cultura.

Neste mês, o projeto “Lar na Biblioteca” das Bibliotecas Públicas Municipais, nos dias 24 e 26 de abril em Lagares da Beira e Oliveira do Hospital, também convida os utentes seniores das IPSS concelhias a recordar “Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?”; o Ciclo de Conversas da Literatura à Ciência teve como convidada Vera Dias, jovem oliveirense e investigadora em biotecnologia vegetal; o Clube de Leitura em Voz Alta também não deixou passar em claro a Revolução dos Cravos centrando-se no poeta António Gedeão e para os mais novos, ao longo do mês, as bibliotecas públicas municipais fazem animação de leitura “O 25 de abril para os mais pequenos”.

Face às condições climatéricas adversas desta semana, as iniciativas previstas para a tarde do dia 25 de abril, no Jardim Oliveira Mano, foram canceladas.

Previous Vento forte e neve colocam vários distritos sob aviso amarelo
Next Tábua cancela Corrida João Brandão devido ao mau tempo

Artigos Relacionados

Destaque

Oliveira do Hospital deu exemplo de mobilização e solidariedade com projeto “Dou Mais Tempo à Vida” (com vídeo)

O balanço da 7ª edição do Projeto “Dou Mais Tempo à Vida” que, este ano, decorreu no concelho de Oliveira do Hospital não poderia ser mais positivo.

Informação

Guarda: colisão na A25 provoca dois mortos

Duas pessoas morreram hoje na sequência de uma colisão na autoestrada A25 (Aveiro – Vilar Formoso), próximo da Guarda.

Última Hora

Acidentes nas estradas provocaram 378 mortos, mais 56 do que em 2016

O número de mortos nas estradas portuguesas aumentou este ano cerca de 17%, tendo os acidentes rodoviários provocado 378 vítimas mortais, indicou hoje a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Sociedade

Filme sobre o Vale do Alvoco premiado no CineEco

“O rio – parte 3” realizado pelos oliveirenses Luís Antero e Tiago Cerveira recebeu Menção Honrosa, pelo Júri Juventude Lusofonia Panorama Regional,…

Informação

Dois detidos por posse de armas proibidas em Gouveia

O Comando Territorial da Guarda, através do Destacamento Territorial de Gouveia, deteve no passado dia 14 de abril dois homens de 35 e 46 anos, pela prática dos crimes de

Última Hora

Risco máximo de incêndio em sete concelhos de quatro distritos do país

Sete concelhos dos distritos Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Quercus e FNAPF assinalaram Dia da Floresta em Oliveira do Hospital e pediram maior investimento na floresta nacional

A Quercus e a Federação Nacional de Associações de Proprietários Florestais (FNAPF) assinalaram, ontem, o Dia Internacional da Floresta no concelho de Oliveira do Hospital, com a plantação simbólica de

Destaque

Sampaense Basket consegue a sua primeira vitória

Sampaense Basket consegue a sua primeira vitória  na casa do Eléctrico FC em Ponte de Soure por 75-79. Uma vitória suada e arrancada só no terceiro e quarto períodos. Com

Última Hora

Alvoco das Várzeas volta a hastear Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e Praia Acessível

É já no próximo domingo, dia 30, que Alvôco de Várzeas volta a hastear a Bandeira Qualidade de Ouro, Bandeira Azul e Praia Acessível.

Cultura

“Charanga” no ORIGENS de Travanca de Lagos

O ORIGENS – Festival Cultural de Travanca de Lagos, concelho de Oliveira do Hospital, que este ano se realiza nos dias 13, 14 e 15 de maio, acaba de lançar

Informação

Número de feridos em incêndios de Pedrógão e Góis sobe para 254

A Proteção Civil fez um novo balanço dos feridos nos incêndios de Pedrógrão e Góis já dominados que subiram para 254.

Última Hora

Avião lança sementes em zonas de encosta de Oliveira do Hospital

O projeto “Semear Portugal por Via Aérea” vai passar, amanhã, pelo concelho de Oliveira do Hospital, às 11h30.