• Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
21 Junho, 2016 1034 Views

Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro

Hoje comemora-se em Oliveira do Hospital o Dia Municipal para a Igualdade. A efeméride criada em 2011 no âmbito do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”…

… visa alertar e sensibilizar para as questões das desigualdades entre homens e mulheres e chamar a atenção para problemática da violência doméstica e no namoro.

Em 2016 a data continua a ser evocada e justifica-se para “tornar a vida das comunidades mais igual” e “porque as questões da igualdade de género têm um lado negro que é a violência domestica e no namoro”. A participar no programa debate realizado, esta manhã, na Rádio Boa Nova, o vereador da ação social e saúde da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reportou-se ao facto de, em 11 anos, terem morrido 423 mulheres vítimas de violência doméstica. “É um drama”, registou, referindo-se de igual modo às desigualdades no trabalho, nas universidades e na política.

Desigualdades que tocam de perto a comunidade de Oliveira do Hospital que importa sensibilizar e consciencializar. A preocupar está sobretudo a realidade de violência doméstica que, no concelho, a julgar pelos números já assumiu contornos de maior gravidade. “Oliveira do Hospital já teve casos identificados na ordem das três ou quatro dezenas. Tivemos 13 casos em 2015 e temos 10 casos até ao momento em 2016”, referiu José Francisco Rolo.

Desde 2011 que o projeto coordenado por Carla Camacho tem associada uma linha de apoio social e jurídico (238605260) dirigido à vítima de violência doméstica. Determinante tem sido também a figura da conselheira municipal para a igualdade, Teresa Serra, que defensora da igualdade entre homens e mulheres nota uma “evolução” nesta matéria, mas destaca a importância de se por termo a situações de violência seja no namoro ou no casamento.

Combater a violência doméstica é promover a igualdade de género, que não se esgota no seio familiar. Emprego e educação são duas áreas onde as diferenças tendem a ser bem visíveis. Algo que Helena Berardo, professora na Eptoliva, com formação em engenharia eletrotécnica assegura ter sentido e continuar a sentir em contexto de trabalho, por aquela ser uma área mais ligada ao género masculino.

A violência no namoro foi outro dos temas em destaque no programa debate da Rádio Boa Nova, com Carla Camacho, coordenadora do projeto a revelar os resultados de um estudo que aponta para comportamentos controladores por parte dos jovens relativamente aos seus namorados/as.  Comportamentos reprovados pelos jovens estudantes Sebastião Barbosa (AEOH) e Luciano Magalhães (ESTGOH), que também se mostraram defensores da igualdade entre homens e mulheres nos seus vários contextos.

image_pdfimage_print
Previous Costinha na Académica assume-se treinador "caloiro"
Next Detidos por tráfico de droga em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Nacional

Salvador Sobral sobe ao palco da Eurovisão em Kiev (Com Vídeo)

Salvador Sobral sobe hoje, 9 de maio, ao palco da primeira meia-final da Eurovisão, na cidade ucraniana de Kiev, onde vai defrontar mais 17 países para conseguir um lugar na

Última Hora

Politécnico da Guarda nas finais do Campeonato Nacional Universitário

A equipa de Basquetebol do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) passou, em segundo lugar, para as finais do Campeonato Nacional Universitário.

Última Hora

Assembleia Municipal vota empréstimo de dois milhões de Euros

A proposta de contratação de um empréstimo de dois milhões de euros constitui o principal ponto da ordem de trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital…

Desporto

Atletas oliveirenses fazem, mais uma vez, um “brilharete” no atletismo distrital.

Miguel Jorge sagrou-se hoje campeão distrital corta mato juniores. Marta Lobo e Gonçalo Borges não fizeram diferente e, sagraram-se também campeões distritais de corta mato longo. De realçar o trabalho

Informação

Superlua foi a maior desde 1948

A Superlua pôde ser observada, ontem, em Portugal. Foi a maior e mais brilhante desde 1948. Só em 2034 a Superlua encontrará paralelo.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro com olhar político na recandidatura de José Carlos Alexandrino

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para a recandidatura de José Carlos Alexandrino.

Destaque

Oliveira do Hospital organizou as “melhores marchas do país”

Oliveira do Hospital foi palco, no sábado, 17 de junho, de uma grande noite de Marchas Populares. Três marchas infantis, seis seniores e duas convidadas, …

Informação

Incendio destruiu parte do teto de habitação de bombeiro em Lagares da Beira

O teto de uma habitação em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital ficou, ontem, parcialmente destruído por um incêndio que terá sido provocado pela chaminé de um

Informação

Maratona do Pedal animou Ervedal da Beira

A Serra da Estrela foi o pano de fundo para a 3ª edição da MARATONA do PEDAL – prova que integra o calendário da Taça Regional de XCM da Associação

Informação

Presidente da Câmara de Góis arguida por difamação a um vereador

A presidente da Câmara de Góis, a socialista Lurdes Castanheira, foi constituída arguida num processo por difamação movido por um vereador do seu partido.

Destaque

Exames nacionais e provas de aferição decorrem “com normalidade” em Oliveira do Hospital

O diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, garantiu há instantes à Rádio Boa Nova que a realização dos exames nacionais do secundário…

Última Hora

Última Assembleia Municipal marcada pelo apoio a José Carlos Alexandrino

Na derradeira Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, realizada na passada sexta feira, sobressaiu, o apoio a José Carlos Alexandrino …

Última Hora

Nuno Alves não foi eleito vereador, mas assegura que o CDS cresceu e tem a sua base consolidada

Nuno Alves, candidato pela coligação “Construir o Futuro” não cumpriu o objetivo de ser eleito vereador para a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

Cooperativa da Beira Central vota balanço e contas de 2016 em Assembleia Geral

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central reúne, esta quarta-feira, em Assembleia Geral ordinária numa sessão marcada paras as 17h00 no seu edifício localizado na Zona Industrial.

Informação

Oliveira do Hospital hasteou bandeiras ECOXXI e Familiarmente Responsável

O Município de Oliveira do Hospital hasteou hoje as bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável numa “cerimónia simples, mas com significado muito especial”.

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital aprovou voto de louvor às três empresas PME Excelência

As empresas Irmão Lopes & Cardoso, Seialab e Seilimp mereceram ontem um voto de louvor e reconhecimento pelo executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, fruto da distinção PME Excelência.

Informação

Incêndios: Administração Regional de Saúde do Centro desmente Passos Coelho sobre suicídio

O presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) disse esta segunda-feira que não há, até agora, “nenhum caso de suicídio com ligação” direta à zona afetada pelo incêndio

Região

Um morto e dois feridos em acidente no IC12 em Viseu

Um acidente ocorrido ao início da tarde desta quarta-feira, no Itinerário Complementar 12, em Carregal do Sal, Viseu, provocou um morto, um ferido grave e outro ligeiro.

Última Hora

Mortágua e Tábua venceram final do concurso intermunicipal de ideias de negócio

O projeto Walking Pal, dos alunos João Leitão, Rui Costa e Mateus Saldanha, sob orientação do professor José Augusto Rodrigues, do Agrupamento…

Região

Cooperativa informa associados sobre apoio aos rendimentos

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central realiza, hoje, em Oliveira do Hospital um colóquio alusivo aos apoios aos rendimentos e segurança no trabalho agrícola e florestal.

Destaque

Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”

Cinco municípios da região, entre os quais Oliveira do Hospital, estão a estudar a possibilidade de criação de uma empresa supramunicipal com vista à gestão conjunta da água “em baixa”.

Informação

Rádio Boa Nova associa-se a concerto solidário “Juntos por Todos”

Hoje, dia 27 de junho, a Rádio Boa Nova vai transmitir, pelas 21h00, o concerto solidário “Juntos por Todos” associando-se à iniciativa que junta 25 artistas…

Sociedade

Apresentação pública do 22º CineEco

Está a chegar mais uma edição do CineEco. A apresentação Pública da 22ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela acontece dia 22 de setembro.

Sociedade

Feira de Santo André está de volta ao dia 1 de dezembro em Ervedal da Beira

Amanhã, dia 1 de dezembro, realiza-se a habitual Feira de Santo André, em Ervedal da Beira no concelho de Oliveira do Hospital.