• Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
21 Junho, 2016 1230 Views

Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro

Hoje comemora-se em Oliveira do Hospital o Dia Municipal para a Igualdade. A efeméride criada em 2011 no âmbito do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”…

… visa alertar e sensibilizar para as questões das desigualdades entre homens e mulheres e chamar a atenção para problemática da violência doméstica e no namoro.

Em 2016 a data continua a ser evocada e justifica-se para “tornar a vida das comunidades mais igual” e “porque as questões da igualdade de género têm um lado negro que é a violência domestica e no namoro”. A participar no programa debate realizado, esta manhã, na Rádio Boa Nova, o vereador da ação social e saúde da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reportou-se ao facto de, em 11 anos, terem morrido 423 mulheres vítimas de violência doméstica. “É um drama”, registou, referindo-se de igual modo às desigualdades no trabalho, nas universidades e na política.

Desigualdades que tocam de perto a comunidade de Oliveira do Hospital que importa sensibilizar e consciencializar. A preocupar está sobretudo a realidade de violência doméstica que, no concelho, a julgar pelos números já assumiu contornos de maior gravidade. “Oliveira do Hospital já teve casos identificados na ordem das três ou quatro dezenas. Tivemos 13 casos em 2015 e temos 10 casos até ao momento em 2016”, referiu José Francisco Rolo.

Desde 2011 que o projeto coordenado por Carla Camacho tem associada uma linha de apoio social e jurídico (238605260) dirigido à vítima de violência doméstica. Determinante tem sido também a figura da conselheira municipal para a igualdade, Teresa Serra, que defensora da igualdade entre homens e mulheres nota uma “evolução” nesta matéria, mas destaca a importância de se por termo a situações de violência seja no namoro ou no casamento.

Combater a violência doméstica é promover a igualdade de género, que não se esgota no seio familiar. Emprego e educação são duas áreas onde as diferenças tendem a ser bem visíveis. Algo que Helena Berardo, professora na Eptoliva, com formação em engenharia eletrotécnica assegura ter sentido e continuar a sentir em contexto de trabalho, por aquela ser uma área mais ligada ao género masculino.

A violência no namoro foi outro dos temas em destaque no programa debate da Rádio Boa Nova, com Carla Camacho, coordenadora do projeto a revelar os resultados de um estudo que aponta para comportamentos controladores por parte dos jovens relativamente aos seus namorados/as.  Comportamentos reprovados pelos jovens estudantes Sebastião Barbosa (AEOH) e Luciano Magalhães (ESTGOH), que também se mostraram defensores da igualdade entre homens e mulheres nos seus vários contextos.

image_pdfimage_print
Previous Costinha na Académica assume-se treinador "caloiro"
Next Detidos por tráfico de droga em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Carnaval

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Carnaval, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Última Hora

GNR detém 43 pessoas em 12 horas, 31 por condução sob o efeito do álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 43 pessoas entre as 20h00 de sábado e as 08h00 de hoje, em todo o território nacional, no âmbito das operações de combate à

Vídeos

Duarte Mendonça Gouveia produz mais um excelente vídeo. Desta vez o destaque é o Piodão.

Já é mais do que sabido que Duarte Gouveia gosta de imagem e, em especial o vídeo produzido por um drone. Desta vez, e numa altura em que a aldeia

Informação

PJ investiga tentativa de ‘carjacking’ em Coimbra 

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, está a investigar uma tentativa de “carjacking” ocorrida ao início da madrugada de quarta-feira, na zona da Portela, em Coimbra.

Sociedade

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 14 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 15.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Destaque

60 acidentes e um morto na última semana nas estradas do distrito de Coimbra

A semana de 28 de março a 3 de abril ficou marcada, nas estradas do distrito de Coimbra, pela ocorrência de 60 acidentes que resultaram numa vítima mortal.

Região

Luís Lagos quer “dar voz” às vítimas do incêndio e nega aproveitamento político

Luís Lagos, porta voz da Associação de Apoio às Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal afirmou, hoje, na Rádio Boa Nova que…

Destaque

Luís Antero e Tiago Cerveira voltam ao CineEco com “O rio-parte3”

A curta documental “O rio – parte 3”, da dupla de Oliveira do Hospital Luís Antero e Tiago Cerveira, marca presença no XXII CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental,

Região

Chuva, trovoada, vento e agitação marítima a partir de hoje Continente

A chuva forte, com probabilidade de ocorrência de trovoadas, o vento e a agitação marítima regressam a partir de hoje ao território do continente, sendo sexta-feira o dia mais gravoso,

Informação

PJ deteve homem suspeito de atear nove incêndios em Tondela 

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve um homem com 52 anos de idade, casado, servente de pedreiro,…

Sociedade

Grupo IG vai investir em Tábua

O Grupo IG, de Oliveira do Hospital, prepara-se para avançar com investimento no vizinho concelho de Tábua A aposta deverá recair na abertura de uma superfície comercial na vila de

Informação

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), que continua a lutar pela liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra,…

Última Hora

Oliveirense queixou-se ao Bastonário da Ordem dos Médicos

Na visita ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, o bastonário da Ordem dos Médicos teve oportunidade de perceber os problemas que subsistem no concelho devido à falta de

Sociedade

Sábado é o dia “Da Nossa Terra” em Oliveira do Hospital

No próximo sábado, 14 de maio, o Mercado Municipal acolhe mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital –

Destaque

Oliveira do Hospital é o terceiro município do distrito de Coimbra com melhor desempenho financeiro

Oliveira do Hospital é o terceiro município do distrito de Coimbra com melhor desempenho financeiro, revelou em novembro a Ordem dos…

Última Hora

Oliveira do Hospital distingue personalidades no dia do Município

O Município de Oliveira do Hospital assinala, no próximo dia 7 de outubro, o Feriado Municipal que tem como ponto alto das comemorações,…

Última Hora

“O Medronho passou a ter bastante mais protagonismo público na região da Beira Serra”

O medronho e o medronheiro assumem particular destaque no próximo domingo, dia 20, em mais um capítulo da Confraria do Medronho. O objetivo é “continuar a divulgar este fruto”  que

Região

GNR recuperou material furtado em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, apreendeu, no dia 24 de julho, em Seia, vário material furtado.

Região

Fim-de-semana da Páscoa atrai milhares de turistas ao Centro de Portugal

O Turismo Centro de Portugal considera que este fim-de-semana de Páscoa vai ser “extremamente positivo para a atividade turística” na região centro do país.

Informação

Mês de julho foi o segundo mais quente desde 1931

O mês de julho foi o segundo mais quente desde 1931, com médias de temperaturas máximas e mínimas muito superiores ao normal, …

Última Hora

Final do concurso Municipal de Ideias de Negócio em Tábua

Vai decorrer no próximo dia 16 de março, pelas 20h30, no Centro Cultural de Tábua, a Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio – Expo Empresas, fruto de uma

Região

PJ deteve suspeito de atear oito incêndios florestais em Águeda

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou a detenção de um homem suspeito de ter ateado oito incêndios florestais, desde agosto, em Águeda, um dos concelhos mais fustigados pelos fogos

Informação

Nova campanha do Banco Alimentar acontece este fim-de-semana

O Banco Alimentar realiza, este fim-de-semana, 2 e 3 de junho, uma nova campanha de recolha de alimentos, pelos 21 Bancos Alimentares Contra a Fome de Portugal.

Sociedade

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e