• Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro

Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro

Hoje comemora-se em Oliveira do Hospital o Dia Municipal para a Igualdade. A efeméride criada em 2011 no âmbito do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”…

… visa alertar e sensibilizar para as questões das desigualdades entre homens e mulheres e chamar a atenção para problemática da violência doméstica e no namoro.

Em 2016 a data continua a ser evocada e justifica-se para “tornar a vida das comunidades mais igual” e “porque as questões da igualdade de género têm um lado negro que é a violência domestica e no namoro”. A participar no programa debate realizado, esta manhã, na Rádio Boa Nova, o vereador da ação social e saúde da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reportou-se ao facto de, em 11 anos, terem morrido 423 mulheres vítimas de violência doméstica. “É um drama”, registou, referindo-se de igual modo às desigualdades no trabalho, nas universidades e na política.

Desigualdades que tocam de perto a comunidade de Oliveira do Hospital que importa sensibilizar e consciencializar. A preocupar está sobretudo a realidade de violência doméstica que, no concelho, a julgar pelos números já assumiu contornos de maior gravidade. “Oliveira do Hospital já teve casos identificados na ordem das três ou quatro dezenas. Tivemos 13 casos em 2015 e temos 10 casos até ao momento em 2016”, referiu José Francisco Rolo.

Desde 2011 que o projeto coordenado por Carla Camacho tem associada uma linha de apoio social e jurídico (238605260) dirigido à vítima de violência doméstica. Determinante tem sido também a figura da conselheira municipal para a igualdade, Teresa Serra, que defensora da igualdade entre homens e mulheres nota uma “evolução” nesta matéria, mas destaca a importância de se por termo a situações de violência seja no namoro ou no casamento.

Combater a violência doméstica é promover a igualdade de género, que não se esgota no seio familiar. Emprego e educação são duas áreas onde as diferenças tendem a ser bem visíveis. Algo que Helena Berardo, professora na Eptoliva, com formação em engenharia eletrotécnica assegura ter sentido e continuar a sentir em contexto de trabalho, por aquela ser uma área mais ligada ao género masculino.

A violência no namoro foi outro dos temas em destaque no programa debate da Rádio Boa Nova, com Carla Camacho, coordenadora do projeto a revelar os resultados de um estudo que aponta para comportamentos controladores por parte dos jovens relativamente aos seus namorados/as.  Comportamentos reprovados pelos jovens estudantes Sebastião Barbosa (AEOH) e Luciano Magalhães (ESTGOH), que também se mostraram defensores da igualdade entre homens e mulheres nos seus vários contextos.

image_pdfimage_print
Previous Costinha na Académica assume-se treinador "caloiro"
Next Detidos por tráfico de droga em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Região

Coimbra prepara intervenção de cerca de oito milhões no rio Mondego

O município de Coimbra aprovou, ontem, o projeto de execução da Estabilização da margem direita do Rio Mondego, …

Informação

GNR deteve um homem por cultivo de cannabis e outro por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve no dia 7 de junho, um homem por cultivo de cannabis.

Região

Farmacêutica de Coimbra vai produzir medicamentos de combate ao cancro para o Brasil

O grupo farmacêutico Bluepharma, sediado em Coimbra, vai produzir medicamentos de combate ao cancro para o mercado brasileiro, o que deverá acontecer dentro de dois anos.

Última Hora

Feira do Livro de Oliveira do Hospital abre portas dia 28 de maio

O Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Feira do Livro que decorrerá de 28 de maio a 1 de junho no Largo Ribeiro do Amaral (entre

Região

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho, conseguido há 8 anos com a eleição de José

Informação

Suspeito de atear fogo fica internado para tratamento de alcoolismo

Um homem de 37 anos, suspeito de ter ateado um fogo no concelho de Penacova num “quadro de alcoolismo” ficou sujeito à medida de “internamento para tratamento”,…

Destaque

Lucinda Maria entrou na “máquina do tempo” e apresentou “Terra do Meu Coração”

É sob a forma de uma “bela declaração de amor” que Lucinda Maria apresenta o seu novo trabalho literário “Terra do Meu Coração”. A autora entrou na “máquina do tempo”

Última Hora

Temperaturas acima dos 30 graus em vários distritos esta sexta-feira

As temperaturas vão subir acima dos 30 graus em vários distritos do país, esta sexta-feira. As máximas variam entre os 33 de Santarém e os 22 na Guarda.

Região

Região: Dois feridos graves em acidente de trabalho numa pedreira

Um acidente de trabalho numa pedreira em Ferro Ventoso, Porto de Mós, resultou em dois feridos graves. As vítimas são dois homens que ficaram feridos na sequência de um “trauma“.

Última Hora

Marchas Populares desfilam em Seia na noite de São João

Na noite de São João, a 23 de junho, Seia volta a encher-se de cor e alegria com as tradicionais Marchas Populares. Este ano serão cinco as marchas …

Última Hora

Oliveira do Hospital assinalou Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Cerca de 50 crianças que frequentam os CAF da Fundação Aurélio Amaro Diniz e do Município de Oliveira do Hospital, participaram, ontem, na comemoração do Dia Internacional …

Última Hora

Oliveira do Hospital sinalizou “entre 20 a 25 casos de violência doméstica” em 2016

Oliveira do Hospital renova hoje, Dia Municipal para a Igualdade, o compromisso de combate às desigualdades e violência doméstica e no namoro. Em 2016,… … no âmbito do projeto “Igualdade

Informação

Tertúlia “não tem objetivo de comemorar Fátima, mas de debater Fátima”  

Luís Filipe Torgal, docente de História do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), responsável pela organização da tertúlia sobre Fátima adiantou à Rádio Boa Nova…

Informação

Turismo Centro de Portugal apresentou mapa conjunto com a Extremadura Espanhola na BTL

O Centro de Portugal e a Extremadura espanhola são “regiões irmãs” e têm tudo a ganhar se elaborarem estratégias comuns na área do turismo. Este foi o mote …

Sociedade

Incêndio em Penacova mobiliza 139 operacionais e três meios aéreos

Um Incêndio está a lavrar desde as 15h08 na localidade de Livraria Mondego, em Penacova. O fogo está a ser combatido por 139 operacionais, 33 veículos e três meios aéreos.

Informação

UCC Pinheiro do Abraços premiada pela Missão Sorriso com apoio de mais de 25 mil Euros

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraço foi premiada no âmbito do concurso Missão Sorriso 2016- Continente com um apoio de 25.241,52 Euros. A entrega oficial do prémio

Sociedade

Mundo: Trump é o novo presidente dos Estados Unidos da América

Este é o primeiro discurso de Donald Trump, esta madrugada eleito o 45º. presidente dos Estados Unidos da América.

Região

Oliveira do Hospital avança com construção de 10 novas ETAR no concelho

O Município de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção de 10 novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) em 10 freguesias do concelho.

Politica

PS volta a contar com José Carlos Alexandrino para “uma grande vitória” em Oliveira do Hospital (com áudio)

O PS e José Carlos Alexandrino oficializaram, ontem à tarde, a candidatura à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de olhos postos numa “grande vitória”.

Região

ANPC, desativou o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Coimbra

ANPC, desativou o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Coimbra Segundo comunicado da ANPC e, “Atendendo à gradual retoma da normalidade no que concerne aos incêndios rurais e

Última Hora

Ciência ao Rubro na BLC3

Nos dias 27 e 29 de junho, a BLC3 assinalou o términus do ano letivo e da atividade “Ciência sobre Rodas” que decorreu durante o ano, nos Jardins de Infância

Informação

“Dent Hi Tech” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Jorge Fernandes e Rita Lagos, promotores do projeto Dent Hi Tech, na área das

Cultura

Seia: Casa Municipal da Cultura recebe peça “Eu sou o Outro” da companhia Teatro em Caixa

No dia 31 de janeiro, pelas 10h30, a peça “Eu sou o Outro”, da companhia Teatro em Caixa, chega à Casa Municipal da Cultura de Seia.

Politica

José Carlos Alexandrino volta a ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

O atual presidente de Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é recandidato a um terceiro mandato para aquele órgão. A confirmação foi avançada pela própria Federação de Coimbra do PS.