• Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
  • Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro
21 Junho, 2016 1098 Views

Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro

Hoje comemora-se em Oliveira do Hospital o Dia Municipal para a Igualdade. A efeméride criada em 2011 no âmbito do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”…

… visa alertar e sensibilizar para as questões das desigualdades entre homens e mulheres e chamar a atenção para problemática da violência doméstica e no namoro.

Em 2016 a data continua a ser evocada e justifica-se para “tornar a vida das comunidades mais igual” e “porque as questões da igualdade de género têm um lado negro que é a violência domestica e no namoro”. A participar no programa debate realizado, esta manhã, na Rádio Boa Nova, o vereador da ação social e saúde da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reportou-se ao facto de, em 11 anos, terem morrido 423 mulheres vítimas de violência doméstica. “É um drama”, registou, referindo-se de igual modo às desigualdades no trabalho, nas universidades e na política.

Desigualdades que tocam de perto a comunidade de Oliveira do Hospital que importa sensibilizar e consciencializar. A preocupar está sobretudo a realidade de violência doméstica que, no concelho, a julgar pelos números já assumiu contornos de maior gravidade. “Oliveira do Hospital já teve casos identificados na ordem das três ou quatro dezenas. Tivemos 13 casos em 2015 e temos 10 casos até ao momento em 2016”, referiu José Francisco Rolo.

Desde 2011 que o projeto coordenado por Carla Camacho tem associada uma linha de apoio social e jurídico (238605260) dirigido à vítima de violência doméstica. Determinante tem sido também a figura da conselheira municipal para a igualdade, Teresa Serra, que defensora da igualdade entre homens e mulheres nota uma “evolução” nesta matéria, mas destaca a importância de se por termo a situações de violência seja no namoro ou no casamento.

Combater a violência doméstica é promover a igualdade de género, que não se esgota no seio familiar. Emprego e educação são duas áreas onde as diferenças tendem a ser bem visíveis. Algo que Helena Berardo, professora na Eptoliva, com formação em engenharia eletrotécnica assegura ter sentido e continuar a sentir em contexto de trabalho, por aquela ser uma área mais ligada ao género masculino.

A violência no namoro foi outro dos temas em destaque no programa debate da Rádio Boa Nova, com Carla Camacho, coordenadora do projeto a revelar os resultados de um estudo que aponta para comportamentos controladores por parte dos jovens relativamente aos seus namorados/as.  Comportamentos reprovados pelos jovens estudantes Sebastião Barbosa (AEOH) e Luciano Magalhães (ESTGOH), que também se mostraram defensores da igualdade entre homens e mulheres nos seus vários contextos.

image_pdfimage_print
Previous Costinha na Académica assume-se treinador "caloiro"
Next Detidos por tráfico de droga em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Luís Lagos foi eleito presidente da distrital do CDS-PP

O oliveirense Luís lagos foi eleito, no dia 25 de maio, presidente da distrital do CDS-PP  de Coimbra. A Mesa do plenário distrital…

Informação

SIRESP vai colocar 451 antenas até maio

A Rede de Emergência de Comunicações do Estado (SIRESP) vai colocar 451 antenas satélite, a partir de março, nas áreas consideradas de risco de incêndio este ano, anunciou hoje o

Informação

Estátua de S. João Paulo II, o futuro padroeiro de Oliveira do Hospital, está “quase pronta” (com vídeo)

 Pela mão de Zeferino Paulo Monteiro, mestre na arte de trabalhar a pedra, a estátua vai atingir dois metros meio de altura e cerca de três toneladas.

Última Hora

Oliveira do Hospital fez forte promoção da Festa do Queijo em Lisboa

Realizou-se hoje em Lisboa uma forte ação de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital e de valorização do Queijo Serra da Estrela.

Sociedade

Duarte Mendonça Gouveia produz mais um excelente vídeo. Desta vez o destaque é o Piodão.

Já é mais do que sabido que Duarte Gouveia gosta de imagem e, em especial o vídeo produzido por um drone. Desta vez, e numa altura em que a aldeia

Informação

Mário Wilson morreu, ontem, aos 86 anos

Mário Wilson, antigo futebolista, treinador e selecionador nacional, faleceu ontem, aos 86 anos. Conhecido como o ‘velho capitão’, …

Sociedade

Deputado do PSD criticou “festas, festinhas e festarolas”. Alexandrino acusou Rafael Costa de “tiques de autoritarismo de direita”

O período antes da Ordem do Dia da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital ficou marcado pela intensa troca de palavras entre o deputado do PSD, Rafael Costa  e o

Informação

Autarca de Nogueira do Cravo preocupado com estado da EN17, na Reta da Salinha

As obras na EN17, no concelho de Oliveira do Hospital, estiveram paradas e causaram verdadeiras dores de cabeça e prejuízos aos condutores, em particular no troço conhecido por Reta da

Última Hora

Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II

No próximo dia 22 de maio é esperada uma grande jornada de fé em Oliveira do Hospital. O concelho vai acolher S. João Paulo II como padroeiro com a inauguração

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro convida à “Festa da Rádio Boa Nova”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas, e em particular para o Convívio de Verão da rádio que se realiza

Sociedade

Incêndios no distrito de Viseu mobilizaram mais de uma centena de bombeiros

Mais de uma centena de bombeiros combateram, ontem, dois incêndios florestais que deflagraram em Couto de Baixo e Mangualde, no distrito de Viseu.

Última Hora

FCOH ainda acredita na manutenção, após vitória por 2-1 frente ao Sp.Ideal

O FCOH venceu hoje o Sp. Ideal por 2-1 e Nogueirense perdeu em Coimbra por 2-0. Na jornada 12 do Campeonato de Portugal Prio, o FCOH conseguiu uma vitória em

Última Hora

Fibra Óptica chega a Oliveira do Hospital, mas está longe de servir todo o concelho

A Meo está a proceder à instalação de uma rede de fibra ótica no concelho de Oliveira do Hospital, ficando limitada numa primeira fase à cidade e freguesias limítrofes, num

Informação

Zona Industrial vai ter 50 novos lotes, área de serviços e estacionamento para camiões

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acaba de ver aprovado o financiamento comunitário para ampliação da Zona Industrial (ZI) da cidade, num investimento estimado em dois milhões de Euros.

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Sociedade

Neve corta estradas na Serra da Estrela

Esta sexta-feira a neve cobriu de branco a Serra da Estrela e chegou à cidade da Guarda. Algumas das principais estradas de acesso à Serra da Estrela estão hoje encerradas

Informação

Temperaturas a rondar os 40 graus no domingo

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo, com as temperaturas máximas a subirem 08 a 10 graus Celsius,…

Última Hora

“Oliveira no Coração” apela à solidariedade no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital

“Oliveira no Coração” serve de mote à iniciativa solidária que vai acontecer sexta-feira, dia 22 de dezembro, das 18 às 03 horas, no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Chegada da primeira etapa da 25ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros é em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital recebe na próxima quinta-feira, dia 29 de junho, por volta das 15h44, na Av. Dr. Carlos Campos, a chegada da primeira etapa da 25ª Volta a Portugal

Região

Rádio Boa Nova promove “Mesa dos Presidentes” em dia de aniversário

No dia 19 de março, a Rádio Boa Nova senta os “presidentes” à volta do seu 31º aniversário. A “Mesa do Presidentes” tem início às 18h00.

Informação

Viseu investe 700 mil euros na manutenção de estradas

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), anunciou hoje um investimento municipal superior a 700 mil euros …

Informação

Exposição coletiva “Coroas de Natal” em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital, através do Pelouro da Cultura, está a promover a realização de uma exposição temática coletiva dedicada ao tema ‘Coroas de Natal’.

Informação

Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital

O Social tomou ontem conta da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital que decorre no Parque do Mandanelho. Ao terceiro dia, o certame brindou…

Região

Tondela: Jovem de 15 anos está “estável e já sem ventilação”

A jovem de 15 anos, vítima do incêndio de sábado em Tondela, encaminhada para o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, mantém-se “estável e sedada, mas já sem ventilação assistida”.