Oliveira do Hospital avança com construção de 10 novas ETAR no concelho
10 Maio, 2017 1886 Views

Oliveira do Hospital avança com construção de 10 novas ETAR no concelho

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção de 10 novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) em 10 freguesias do concelho.

Os contratos para a construção dos 10 equipamentos vão ser formalizados amanhã, pelas 11h00, numa sessão com o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins e o presidente da Águas do Vale do Tejo, José Manuel Sardinha, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

As dez novas ETAR, que representam um investimento global de cerca de 1,5 milhões de euros,    financiado em 85 por cento pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), vão ser construídas nas localidades Chamusca da Beira, Chão Sobral, Galizes, Lourosa, Negrelos, Póvoa das Quartas, Póvoa de São Cosme, Seixas, Vale Torto e  Vilela.

As novas infraestruturas, “conjuntamente com a conclusão de diversas ligações técnicas” a essas unidades de tratamento de esgotos domésticos, “permitirão que Oliveira do Hospital passe a ser um dos primeiros municípios do país sem fossas séticas coletivas e com uma taxa de cobertura de saneamento básico na ordem dos 100%”, afirma a autarquia em comunicado

Na sessão será também assinado o “contrato de empreitada de beneficiação da ETAR de Oliveira do Hospital”, que representa um investimento de cerca de 800 mil euros. Este investimento, que será suportado pela Águas do Vale do Tejo, empresa do grupo Águas de Portugal responsável pela gestão daquela ETAR, visa “melhorar o modo de funcionamento e aumentar a capacidade de tratamento de águas residuais desta infraestrutura, adianta o município”.

Com as candidaturas já aprovadas pelo POSEUR, a Câmara Municipal prepara-se também para realizar novos investimentos para que “o abastecimento de água chegue em quantidade e qualidade a algumas das localidades de montanha mais remotas do concelho oliveirense (Parceiro, Covão e Alentejo, na Freguesia de São Gião), à semelhança dos investimentos feitos recentemente nas aldeias de Moita, Formarigo e Carvalha, na União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira”, refere.

Em comunicado, o município informa que na área do abastecimento de água, Oliveira do Hospital fornece hoje aos seus consumidores “uma das melhores águas do país e, fruto dos investimentos que nos últimos anos têm vindo a ser realizados, o serviço público de abastecimento está praticamente acessível a quase 100 por cento da população”.

Previous Mulher de Mangualde e jovem de Viseu são novos casos de "Baleia Azul"
Next Grupo musical de Lagos da Beira comemora aniversário

Artigos Relacionados

Região

Homem de 67 anos detido por atear fogo na serra da Lousã

A Polícia Judiciária deteve um homem de 67 anos, casado e reformado, por ser o principal suspeito de ter ateado o fogo que está a consumir uma extensa área florestal

Informação

Operação “Oficina Limpa”: GNR abre 395 autos de contraordenação a oficinas

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 19 e 20 de novembro, realizou, em todo o território continental, ações de fiscalização com o objetivo de…

Desporto

Jorge Carvalho e Marco Vilas Boas vencem 3º Rali Poiares Caxamar

Jorge Carvalho e Marco Vilas Boas foram os grandes vencedores do Troféu Rally Regional Centro de 2018, inserido no 3º Rali de Poiares Caxamar.

Informação

Um morto em despiste de autocarro de viagem de finalistas

O despiste de autocarro de estudantes vindos de viagem de finalistas causou, ontem, cerca das 18h00, a morte a um jovem e feriu com gravidade outros quatro. Há registo de

Última Hora

Tondela consegue a chave certa para manutenção na Primeira Liga.

Não era só a vitória frente à Académica por 2-0, o suficiente para a manutenção. Mas da Madeira veio o resultado que ajudaria a que isso fosse possível. O União

Desporto

Oliveira do Hospital acolhe Encontro Internacional de Karaté

Nos dias 8, 9 e 19 de julho realiza-se em Oliveira do Hospital o 9º Estágio Internacional de Karaté orientado pelo Sensei Dino Contarelli (Itália)…

Informação

Sindicato aponta irregularidades no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

O Centro Hospitalar Tondela – Viseu vive uma “situação lamentável e irregular”, tal como defendeu hoje a delegação Centro do Sindicato Independente dos Médicos,…

Região

Visita do Papa deverá levar um milhão de pessoas a Fátima

O presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, estima que cerca de “um milhão de pessoas” acorra a Fátima a 12 e 13 de maio, no âmbito da visita do

Região

Banco Alimentar Contra a Fome promove campanha no fim de semana

O Banco Alimentar Contra a Fome promove, no próximo fim de semana, 3 e 4 de dezembro, mais uma recolha de alimentos. Às portas da última campanha do ano, o

Última Hora

Inês Ferreira é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece Inês Ferreira, bolseira de Doutoramento numa parceria entre a Associação BLC3 e o grupo…

Última Hora

Região: Homem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem de 35 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho da Guarda.

Informação

Município de Arganil avança com adjudicação da Reabilitação da ETAR da Relvinha

O Município de Arganil vai avançar com a adjudicação da reabilitação e beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Zona Industrial da Relvinha – Melhoria da Qualidade