Oliveira do Hospital atribui medalha de Ouro à presidente da CCDRC

Oliveira do Hospital atribui medalha de Ouro à presidente da CCDRC

image_pdfimage_print

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, na sexta-feira, a atribuição da medalha de Ouro à presidente da Comissão de Coordenação …

… e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), por ocasião da comemoração do Dia do Município, que se assinala no próximo dia 7 de outubro.

A atribuição da mais alta distinção do concelho a Ana Abrunhosa já tinha sido aprovada em reunião do executivo, após auscultação dos representantes dos partidos políticos do concelho. Porém, após a transmissão da reportagem da TVI sobre o processo de recuperação das casas ardidas no concelho, aquela decisão foi objeto de contestação por parte do PCP e do PSD, em comunicado e declarações prestadas à imprensa.

Em reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino manteve-se firme na intenção de homenagear Ana Abrunhosa, assegurando que “não é por alguns pedirem a sua cabeça, que ela cai”. “Não conheço ninguém que tenha feito mais do que ela fez”, disse o autarca oliveirense, considerando que Ana Abrunhosa é uma “senhora de ouro”. “Há partidos que não têm consciência”, referiu Alexandrino, lembrando que foi o primeiro Ministro Passos Coelho (PSD) que nomeou Ana Abrunhosa para presidente de CCDRC. “A senhora é competente e este governo manteve-a pela sua competência”, insistiu, verificando que Ana Abrunhosa é “uma pessoa estimada” por todos os presidentes. José Carlos Alexandrino lembrou que também o Município de Tábua homenageou a presidente da CCDRC com a medalha de Ouro.

Do lado do PS, na Assembleia Municipal, Rui Monteiro levantou a voz para criticar atuação da oposição que, inicialmente, não levantou questões, nem apresentou alternativas, encontrando na reportagem da TVI uma oportunidade para “carregar na Câmara Municipal”.

Também Carlos Maia considerou a atuação, em particular de João Brito do PSD de “hipocrisia política completa de gente que não tem espinha, nem coluna vertebral”. “Quando temos gente como esta, com este teor , como é que o político pode ter credibilidade desta forma? Nem pode, nem tem!”, afirmou o socialista.

A oposição à atribuição da medalha de Ouro surgiu na Assembleia Municipal pela social democrata Sofia Alexandra que, a título pessoal, deu conta do seu voto contra. A representar o PSD, João Brito, disse que o partido “não reconhece excecionalidade” ao trabalho realizado por Ana Abrunhosa, que até demonstrou “alguma inércia e falta de transparência na adjudicação das obras em ajuste direto”.

O voto contra foi também assumido por Rafael Dias que, a representar o CDS-PP, considerou que “esta atribuição é coroar a inoperacionalidade, para não dizer incompetência”. O jovem deputado que, numa intervenção interior já tinha acusado o presidente do Município oliveirense de ser cúmplice de Ana Abrunhosa, desafiou Alexandrino a mostrar qual foi a habitação “completamente reconstruída até hoje”, ou seja, com investimento superior a 25 mil Euros.

Em reunião da Assembleia Municipal foi ainda aprovada a atribuição das medalhas de Mérito Municipal a Fernando Brito (proprietário da carpintaria Brito & Brito), Maria do Carmo Pontes de Abreu e Vasconcelos (S. Paio Gramaços; a título póstumo) e António Raul Dinis Costa (Lagares da Beira).

Previous Trânsito vai estar cortado na Ponte sobre o Rio Mondego, nas Caldas da Felgueira
Next Semana "Tábua + Social" decorre de 1 a 4 de outubro

Artigos Relacionados

Última Hora

Incêndios: Cáritas conclui entrega de tratores em Oliveira do Hospital

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai, hoje, proceder à entrega dos “restantes nove tratores” à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, …

Politica

Assembleia Municipal vota contas de 2016 e subsídios às Juntas de Freguesia

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne na próxima segunda feira, dia 24 de abril, em sessão ordinária, a partir das 14h30, no Salão Nobre da Câmara.

Informação

Canceladas entrevistas a candidatos do PS e PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Ao contrário do que tinha sido anunciado, a Rádio Boa Nova não levou hoje a efeito a entrevista ao candidato do PS e atual presidente da Câmara Municipal de Oliveira

Região

Solidariedade marca  X Feira de S. Martinho na EB Cordinha

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital realiza amanhã a 10ª Feira de São Martinho, entre as 10 e as 14 horas, no recinto da Escola Básica da Cordinha,

Sociedade

Lourosa assinalou um ano de Unidade Móvel de Saúde na freguesia

A Junta de Freguesia de Lourosa assinalou, no dia 27 de janeiro, um ano desde que a Unidade Móvel de Saúde do Município de Oliveira do Hospital, em parceria com

Nacional

Estado do tempo vai agravar-se. Vem aí mais chuva e agitação marítima

A chuva forte vai manter-se em Portugal continental e na Madeira, sendo esperado a partir de amanhã, quarta-feira, um agravamento do estado do tempo, com o aumento da agitação marítima,

Última Hora

Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.

Última Hora

Jorge Conde sucede a Rui Antunes na presidência do Politécnico de Coimbra

Jorge Conde, atual presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), que venceu a eleição para a presidência …

Informação

Projeto quer criar ecopontos para resíduos florestais em Viseu

O promotor da central de biomassa de Viseu quer criar ecopontos para resíduos florestais nas 25 freguesias do concelho, com as receitas a reverterem a favor das autarquias, informou o

Última Hora

Incêndio em Góis agrava-se depois de ter estado “praticamente dominado”

O incêndio no concelho de Góis chegou à União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, depois de estar “praticamente dominado” na freguesia de Alvares,…

Educação

ESTGOH aposta em novos cursos para atrair mais alunos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vive um momento de viragem no percurso de 15 anos de existência.

Última Hora

BLC3 recebeu visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação

A BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital recebeu ontem a visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação,