Oliveira do Hospital atribui medalha de Ouro à presidente da CCDRC

Oliveira do Hospital atribui medalha de Ouro à presidente da CCDRC

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, na sexta-feira, a atribuição da medalha de Ouro à presidente da Comissão de Coordenação …

… e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), por ocasião da comemoração do Dia do Município, que se assinala no próximo dia 7 de outubro.

A atribuição da mais alta distinção do concelho a Ana Abrunhosa já tinha sido aprovada em reunião do executivo, após auscultação dos representantes dos partidos políticos do concelho. Porém, após a transmissão da reportagem da TVI sobre o processo de recuperação das casas ardidas no concelho, aquela decisão foi objeto de contestação por parte do PCP e do PSD, em comunicado e declarações prestadas à imprensa.

Em reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino manteve-se firme na intenção de homenagear Ana Abrunhosa, assegurando que “não é por alguns pedirem a sua cabeça, que ela cai”. “Não conheço ninguém que tenha feito mais do que ela fez”, disse o autarca oliveirense, considerando que Ana Abrunhosa é uma “senhora de ouro”. “Há partidos que não têm consciência”, referiu Alexandrino, lembrando que foi o primeiro Ministro Passos Coelho (PSD) que nomeou Ana Abrunhosa para presidente de CCDRC. “A senhora é competente e este governo manteve-a pela sua competência”, insistiu, verificando que Ana Abrunhosa é “uma pessoa estimada” por todos os presidentes. José Carlos Alexandrino lembrou que também o Município de Tábua homenageou a presidente da CCDRC com a medalha de Ouro.

Do lado do PS, na Assembleia Municipal, Rui Monteiro levantou a voz para criticar atuação da oposição que, inicialmente, não levantou questões, nem apresentou alternativas, encontrando na reportagem da TVI uma oportunidade para “carregar na Câmara Municipal”.

Também Carlos Maia considerou a atuação, em particular de João Brito do PSD de “hipocrisia política completa de gente que não tem espinha, nem coluna vertebral”. “Quando temos gente como esta, com este teor , como é que o político pode ter credibilidade desta forma? Nem pode, nem tem!”, afirmou o socialista.

A oposição à atribuição da medalha de Ouro surgiu na Assembleia Municipal pela social democrata Sofia Alexandra que, a título pessoal, deu conta do seu voto contra. A representar o PSD, João Brito, disse que o partido “não reconhece excecionalidade” ao trabalho realizado por Ana Abrunhosa, que até demonstrou “alguma inércia e falta de transparência na adjudicação das obras em ajuste direto”.

O voto contra foi também assumido por Rafael Dias que, a representar o CDS-PP, considerou que “esta atribuição é coroar a inoperacionalidade, para não dizer incompetência”. O jovem deputado que, numa intervenção interior já tinha acusado o presidente do Município oliveirense de ser cúmplice de Ana Abrunhosa, desafiou Alexandrino a mostrar qual foi a habitação “completamente reconstruída até hoje”, ou seja, com investimento superior a 25 mil Euros.

Em reunião da Assembleia Municipal foi ainda aprovada a atribuição das medalhas de Mérito Municipal a Fernando Brito (proprietário da carpintaria Brito & Brito), Maria do Carmo Pontes de Abreu e Vasconcelos (S. Paio Gramaços; a título póstumo) e António Raul Dinis Costa (Lagares da Beira).

Previous Trânsito vai estar cortado na Ponte sobre o Rio Mondego, nas Caldas da Felgueira
Next Semana "Tábua + Social" decorre de 1 a 4 de outubro

Artigos Relacionados

Última Hora

Marcelo Rebelo de Sousa cancela agenda devido a operação de urgência

O Presidente da República cancelou, até ao dia 1 de janeiro, a sua agenda para ser operado a uma hérnia umbilical.

Última Hora

Tábua acolhe IV Encontro Internacional Renault 4L

A Associação de Desportos e Makinas vai realizar, o próximo sábado, 30 de junho, a 4ª edição do Encontro Internacional de Renault 4L, em Tábua.

Sociedade

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado na época de Natal e Ano Novo

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Natal e Ano Novo, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados

Destaque

Feira do livro promove hábitos de leitura e autores do concelho até 1 de junho

Em Oliveira do Hospital decorre, até 1 de junho, a 11ª edição da Feira do Livro. O certame que visa a promoção de hábitos de leitura e dos autores do

Destaque

Antevisão: Sertanense vs FCOH. Caldas vs ADN

Este domingo arranca a 3ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Sociedade

Metro de Lisboa cria rede solidária online para ajudar vítimas dos incêndios de outubro

O Metropolitano de Lisboa decidiu associar-se à Create IT e criar uma plataforma online, onde todos podem doar bens e serviços e onde entidades se podem inscrever para registar as

Última Hora

Seia realiza Feira do Queijo Serra da Estrela de 25 a 28 de fevereiro

Entre 25 e 28 de fevereiro, o município de Seia convida a uma visita à Feira do Queijo Serra da Estrela, naquela que será a 39.ª edição de um dos

Desporto

Luís Mota vence mais uma edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela

Luís Mota foi o grande vencedor da 8ª edição do Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela (OMD), decorrida no fim-de-semana de 8, 9 e 10 de junho,…

Informação

Desporto de fim de semana

O Sampaense Basket defronta, hoje, a equipa do FC Porto B. No domingo, o FCOH desloca-se ao União FC, a equipa de Lagares recebe o Vigor Mocidade e…

Desporto

Jorge Carvalho coroado Rei de Porto de Mós por…uma décima

Porto de Mós recebeu este fim de semana o 1º Rallye Castelo Porto Mós, primeira prova do Troféu Ralis Regional do Centro cuja organização esteve a cargo do Penela Race

Informação

Operação Baco: GNR intensifica fiscalização da condução sob influência de álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de amanhã, e até dia 28 de maio, intensifica a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a

Informação

Jantar das Mulheres foi “um sucesso” e reverteu para a Liga Portuguesa Contra o Cancro

No último sábado, 12 de março, cumpriu-se em Oliveira do Hospital o já tradicional Jantar das Mulheres. Cerca de 265 mulheres participaram na 31ª edição, que reverteu a favor da