Oliveira do Hospital atribui medalha de Ouro à presidente da CCDRC

Oliveira do Hospital atribui medalha de Ouro à presidente da CCDRC

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, na sexta-feira, a atribuição da medalha de Ouro à presidente da Comissão de Coordenação …

… e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), por ocasião da comemoração do Dia do Município, que se assinala no próximo dia 7 de outubro.

A atribuição da mais alta distinção do concelho a Ana Abrunhosa já tinha sido aprovada em reunião do executivo, após auscultação dos representantes dos partidos políticos do concelho. Porém, após a transmissão da reportagem da TVI sobre o processo de recuperação das casas ardidas no concelho, aquela decisão foi objeto de contestação por parte do PCP e do PSD, em comunicado e declarações prestadas à imprensa.

Em reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino manteve-se firme na intenção de homenagear Ana Abrunhosa, assegurando que “não é por alguns pedirem a sua cabeça, que ela cai”. “Não conheço ninguém que tenha feito mais do que ela fez”, disse o autarca oliveirense, considerando que Ana Abrunhosa é uma “senhora de ouro”. “Há partidos que não têm consciência”, referiu Alexandrino, lembrando que foi o primeiro Ministro Passos Coelho (PSD) que nomeou Ana Abrunhosa para presidente de CCDRC. “A senhora é competente e este governo manteve-a pela sua competência”, insistiu, verificando que Ana Abrunhosa é “uma pessoa estimada” por todos os presidentes. José Carlos Alexandrino lembrou que também o Município de Tábua homenageou a presidente da CCDRC com a medalha de Ouro.

Do lado do PS, na Assembleia Municipal, Rui Monteiro levantou a voz para criticar atuação da oposição que, inicialmente, não levantou questões, nem apresentou alternativas, encontrando na reportagem da TVI uma oportunidade para “carregar na Câmara Municipal”.

Também Carlos Maia considerou a atuação, em particular de João Brito do PSD de “hipocrisia política completa de gente que não tem espinha, nem coluna vertebral”. “Quando temos gente como esta, com este teor , como é que o político pode ter credibilidade desta forma? Nem pode, nem tem!”, afirmou o socialista.

A oposição à atribuição da medalha de Ouro surgiu na Assembleia Municipal pela social democrata Sofia Alexandra que, a título pessoal, deu conta do seu voto contra. A representar o PSD, João Brito, disse que o partido “não reconhece excecionalidade” ao trabalho realizado por Ana Abrunhosa, que até demonstrou “alguma inércia e falta de transparência na adjudicação das obras em ajuste direto”.

O voto contra foi também assumido por Rafael Dias que, a representar o CDS-PP, considerou que “esta atribuição é coroar a inoperacionalidade, para não dizer incompetência”. O jovem deputado que, numa intervenção interior já tinha acusado o presidente do Município oliveirense de ser cúmplice de Ana Abrunhosa, desafiou Alexandrino a mostrar qual foi a habitação “completamente reconstruída até hoje”, ou seja, com investimento superior a 25 mil Euros.

Em reunião da Assembleia Municipal foi ainda aprovada a atribuição das medalhas de Mérito Municipal a Fernando Brito (proprietário da carpintaria Brito & Brito), Maria do Carmo Pontes de Abreu e Vasconcelos (S. Paio Gramaços; a título póstumo) e António Raul Dinis Costa (Lagares da Beira).

image_pdfimage_print
Previous Trânsito vai estar cortado na Ponte sobre o Rio Mondego, nas Caldas da Felgueira
Next Semana "Tábua + Social" decorre de 1 a 4 de outubro

Artigos Relacionados

Nacional

Portugueses consomem álcool e açúcar a mais e comem pouca fruta

Vão ser hoje apresentados os resultados do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF), liderado pela Universidade do Porto e que avaliou mais de 6500 pessoas, com idade até

Última Hora

Incidência das doenças oncológicas aumenta três por cento ao ano

A incidência das doenças oncológicas está a registar um aumento de aproximadamente três por cento ao ano, constituindo a segunda causa de morte …

Destaque

Mega Presépio dá vida ao Natal na localidade de Gramaços

Nesta quadra natalícia, as atenções voltam a centrar-se na localidade de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, onde pelo terceiro ano consecutivo está instalado um Mega Presépio.

Última Hora

Victor Matias regressa ao volante em Penela

Penela marca o regresso de Victor Matias ao volante do seu BMW 325, após ter falhado a prova inaugural do TRRC devido a estar numa expedição por terras africanas e

Região

AHRESP promove ação de qualificação para proprietários de Alojamento Local

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai realizar, na próxima terça-feira, dia 2 de maio, em Aveiro, uma Ação de Qualificação dirigida aos proprietários de estabelecimentos de Alojamento Local.

Destaque

Colisão entre três viaturas provocou quatro feridos ligeiros em Oliveira do Hospital

Uma colisão entre três viaturas ligeiras provocou, ao final desta manhã, quatro feridos ligeiros, na Estrada Nacional 17, na conhecida Reta da Salinha, em Oliveira do Hospital.

Última Hora

Dois feridos, um deles grave, em acidente em Montemor-o-Velho

Uma colisão rodoviária no concelho de Coimbra na manhã desta terça-feira fez pelo menos dois feridos, um deles em estado grave.

Região

Depois de celebrar Missa Nova em Nogueira do Cravo, novo sacerdote assume paróquias do alto concelho de Arganil (com áudio)

O jovem Daniel Rodrigues partilhou hoje, em entrevista à Rádio Boa Nova, o “misto de alegria e de apreensão” que sentiu quando, no dia 25 de junho, …

Educação

Projeto da Eptoliva distinguido com menção honrosa em Espanha

O projeto “Requalificação dos Resíduos do Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”…

Última Hora

Rio de Mel: Viagem proporcionada a habitantes da “Aldeia dos Sonhos” foi inesquecível

Os habitantes de Rio de Mel, no concelho de Oliveira do Hospital, cumpriram este fim de semana o sonho de visitar as cidades do Porto e Viana do Castelo,…

Informação

ASAE apreende 350 quilos de mel na região Centro

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 350 quilos de mel na zona centro do país, num valor aproximado de 1.650 euros.

Informação

Município de Arganil entrega amanhã a chave de dez casas destruídas pelo incêndio

O Município de Arganil entrega amanhã, 17 de outubro, a chave de dez casas reconstruídas no âmbito do Programa de Apoio à Recuperação de Habitações Permanentes.

Informação

PJ da Guarda deteve casal por permanência ilegal em território português

No desenvolvimento de uma investigação relacionada com os crimes de tráfico de pessoas e de lenocínio, no âmbito da qual tinham já sido detidas, recentemente, três pessoas em Seia, a

Última Hora

Acusado de abusar da mãe de 70 anos conhece hoje  sentença em Coimbra

O coletivo de juízes do Tribunal de Coimbra lê, hoje, a sentença ao homem de 53 anos que é acusado de abusar e de coagir a mãe, de 70 anos,

Última Hora

Penacova promove Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e com o apoio do Município de Penacova, teve início o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas sob o

Última Hora

Leiria: Casal encontrado morto com ferimentos de bala

Um homem e uma mulher, que se presume serem marido e mulher, foram encontrados sem vida em casa, em Monte Real, em Leiria.

Educação

Semana do desporto adaptado no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Com a organização do grupo de Educação Especial irá decorrer entre os dias 6 e 10 de março, no agrupamento de escolas de Oliveira do Hospital, a Semana do Desporto

Sociedade

Virgílio Ribeiro & Costa “ganha força” com nova e moderna exposição de mobiliário

A empresa Virgílio Ribeiro & Costa, de Oliveira do Hospital, inaugura no próximo sábado, 18 de junho, o renovado espaço de venda ao público, apostando numa ampla…

Última Hora

Altice garante fibra ótica em 95 por cento do concelho de Oliveira do Hospital

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garante a cobertura de fibra ótica em 95 por cento do concelho…

Sociedade

Francisco Prior Claro vai ser ordenado sacerdote

O diácono Francisco Prior Claro que integrou, nos últimos anos, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, vai ser ordenado sacerdote no próximo dia 24 de junho, pelas 16h,…

Educação

Infantário da FAAD comemora 20 anos em modo de Gala

O Infantário da Fundação Aurélio Amaro Diniz prepara-se para comemorar o 20º aniversário. A efeméride vai ser assinalada com a realização de uma gala…

Cultura

Manuel da Costa apresenta livro “Do Homem e Da Terra”

No próximo dia 4 de março (sábado) será apresentado o livro “Do Homem e Da Terra” da autoria de Manuel da Costa. A sessão decorrerá na Biblioteca Municipal de Oliveira

Informação

FCOH com primeira derrota. AD Lagares ganhou ao União. ADN venceu na Sertã. Sampaense derrotou o Beira-Mar

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) foi jogar à Tocha, de onde saiu derrotado por 3-1.

Desporto

Desporto de fim de semana: Nogueirense, FCOH e AD Lagares da Beira empataram. Sampaense perde no Dragão Caixa

Campeonato de Portugal Prio – Jornada 8 – série D. O Nogueirense empatou com o Gafanha 0-0.