Oliveira do Hospital aprova Plano Operacional Municipal contra incêndios
22 Maio, 2019 383 Views

Oliveira do Hospital aprova Plano Operacional Municipal contra incêndios

image_pdfimage_print

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) de Oliveira do Hospital aprovou, ontem por unanimidade, o Plano Operacional Municipal 2019 (POM), …

… numa reunião presidida por José Carlos Alexandrino, líder da autarquia, com a presença da vereadora da Floresta e Desenvolvimento Rural, Teresa Dias, do Comandante Operacional Municipal e elementos do Gabinete Técnico Florestal, e dos representantes das entidades que integram a Comissão.

Em comunicado, o Município refere que o POM, documento elaborado anualmente e que operacionaliza o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), tem como principal objetivo “preparar todo o dispositivo de defesa da floresta contra incêndios, definindo os meios humanos, técnicos e materiais que serão utilizados na execução das ações de prevenção, vigilância, deteção, fiscalização, 1.ª intervenção, combate, rescaldo e pós-rescaldo e vigilância pós-incêndio existentes no Município de Oliveira do Hospital”. “Procurando garantir a capacidade operacional de primeira intervenção, este Plano visa também assegurar a atuação coordenada entre todos os agentes de Defesa da Floresta Contra Incêndios, em todas as situações”, acrescenta.

Constaram na ordem de trabalhos desta reunião, da Comissão a que preside José Carlos Alexandrino, a aprovação da proibição da realização de queimas de sobrantes e amontoados durante o período crítico, entre 1 de julho e 30 de setembro; e a apresentação e aprovação do Regimento da CMDFCI. Ambos foram aprovados por unanimidade.

Na reunião foram também apresentadas e aprovadas as regras e recomendações a que obedecem a análise de risco e medidas excecionais para as novas construções ou ampliações, em espaço rural, sendo que neste âmbito foi dado conta dos pedidos para emissão de parecer relativos ao Pedido de Redução da Faixa de Proteção a Edificações.

O Município refere que que no âmbito desta nova legislação que incluiu o novo papel da CMDFCI na emissão do parecer vinculativo no que diz respeito à aprovação dos licenciamentos para novas edificações em espaço rural, foram acrescentadas três novas entidades a esta estrutura municipal: a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC).

Além destas entidades, integram a Comissão: os cinco representantes das Juntas de Freguesia do concelho, os comandantes dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira e Oliveira do Hospital, o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, o comandante do Destacamento Territorial da Lousã da Guarda Nacional Republicana, representante do Exército Português, a Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central, C. R. L., a Cooperativa dos Agricultores de Alvoco das Várzeas, C. R. L., representante da Entidade Gestora das ZIF Alva e Alvôco, Cordinha, Lourosa, Terra Chã, Moura Alva e Serra da Estrela Sul – CAULE – Associação Florestal da Beira Serra, Afocelca, ADESA – Associação de Desenvolvimento Regional da Serra do Açor, REN – Rede Elétrica Nacional, EDP – Energias de Portugal, IP – Infraestruturas de Portugal

Previous Carlos Bica é Embaixador de Arganil no Rally de Portugal
Next Bancos Alimentares apelam à solidariedade em mais uma campanha de recolha de alimentos

Artigos Relacionados

Informação

Seia: Terceira edição do Orçamento Participativo conta com 30 propostas

Já é conhecida a lista provisória das propostas ao Orçamento Participativo (OP) 2018/19. Nesta terceira edição foram submetidas 30 propostas, em que 16 reúnem, por inteiro,…

Informação

Gosto por Oliveira do Hospital leva Lucinda Maria a escrever “Terra do Meu Coração”

“Terra do Meu Coração” é o título do novo livro da oliveirense Lucinda Maria. O novo trabalho dedicado ao concelho, em jeito de prosa e poesia,…

Sociedade

Rio de Mel eleita como “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação INATEL

Rio de Mel (freguesia de S. Gião), no concelho de Oliveira do Hospital, foi eleita como “Aldeia dos Sonhos”, uma iniciativa organizada pela Fundação INATEL …

Informação

RTP2 exibe “Aquele Querido Mês de Agosto”, de Miguel Gomes

A longa –metragem “Aquele Querido Mês de Agosto” , que adopta o título da canção de Dino Meira (1940-1993) e foi rodado em aldeias de Arganil, Oliveira do Hospital, Góis,

Informação

Eurodeputado Álvaro Amaro constituído arguido na operação “Rota Final”

O antigo presidente da Câmara  Municipal da Guarda e recém-eleito eurodeputado pelo PSD é um dos cinco arguidos no âmbito da operação “Rota Final”, adiantou fonte policial.

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 14 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 32.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Festival Municipal da Canção realiza-se no sábado em Oliveira do Hospital

No próximo sábado, 2 de junho, realiza-se a terceira edição do “Festival Municipal da Canção”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que este ano, …

Última Hora

Confraria do Bucho de Arganil edita livro sobre a História das Farturas

A Confraria do Bucho de Arganil vai promover, no dia 22 de outubro em Lisboa, o lançamento do livro com o título “Farturas: Doce de Lisboa – O Contributo da

Informação

Tondela: Doente internado em Coimbra com prognóstico reservado. Em Viseu os feridos estão estáveis

Um dos feridos no incêndio de sábado numa associação recreativa em Tondela, que está internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), apresenta-se com prognóstico reservado, disse hoje fonte

Sociedade

EPAL promove educação ambiental em Alvôco das Várzeas

A EPAL- Grupo de Águas de Portugal promove, no próximo dia 21 de julho, uma ação de consciencialização ambiental na Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira

Informação

Turismo de Portugal e SFORI realizam 1ª Edição do 12h Turismo em Oliveira do Hospital

A cidade de Oliveira do Hospital vai ser anfitriã da 1ª edição do “12H de Turismo”, desenvolvido pela SFORI, consultora que atua nas áreas de desenvolvimento organizacional …

Informação

Férias Ativas 2016 terminaram com um encontro de todos os participantes

As Férias Ativas 2016 terminaram com um mega encontro onde se reuniram os participantes deste programa ocupacional dos tempos livres …