Oliveira do Hospital apresenta  campanha “Zero Plástico” no Dia Mundial do Ambiente (com vídeo)
5 Junho, 2019 1268 Views

Oliveira do Hospital apresenta  campanha “Zero Plástico” no Dia Mundial do Ambiente (com vídeo)

image_pdfimage_print

“Cada coisa no seu lugar, o que cai no chão cai no mar”, serviu esta manhã de mote à Campanha “Zero Plástico” lançada pelo…

… Município de Oliveira do Hospital (MOH), com o envolvimento da Escola Profissional Eptoliva.

Tratou-se de uma ação de rua, realizada junto ao edifício do Crédito Agrícola onde foi recriada uma banca de peixe, para lembrar que tal como o lugar da banca de peixe não é na rua, também o lugar do plástico não é no mar. Fizeram, por isso, eco os “pregões” dos alunos da Eptoliva: “Olha o Pargo, Olha o Pargo, com sabor a plástico amargo. Olha o Salmão, olha o Salmão que tem sabor a poluição. É a bela da Truta com beatas de certeza absoluta. É um luxo, tinha 27 palhinhas no bucho. Cada coisa no seu lugar , o que cai no chão, cai no mar”.

“Pedimos que todos tenham cuidado em proteger e valorizar o ambiente. Só temos este planeta e não há planeta B. Temos que o cuidar”

A ação não deixou indiferente os oliveirenses, chamando até a atenção de uma conhecida peixeira da cidade, que também alertou para o perigo que a poluição representa na saúde de cada um de nós.

A ação de sensibilização consistiu, por isso, na entrega de sacos de pano, como  forma de incentivar os consumidores a não utilizarem sacos plásticos quando vão às compras, ou para outro fins. Com o saco foi também atribuído um mini pilhão e um cinzeiro de praia. José Francisco Rolo, vice-presidente do MOH e vereador do Ambiente na autarquia disse que o objetivo é “tentar reduzir a utilização  do plástico”. “Hoje, porque sabemos do impacto que tem o plástico junto das linhas de água, lançamos esta campanha de rua para chegar às pessoas e ao comércio, com a Eptoliva que é uma eco escola com boas práticas no âmbito do ambiente”, referiu.

A iniciativa decorre no âmbito do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente que já possibilitou a realização de outras ações no concelho, como a iniciativa Limpar Portugal, ações de replantação, incentivo à reciclagem junto dos mais jovens e à eficiência energética junto do comércio local, entre outras ações. “Pedimos que todos tenham cuidado em proteger e valorizar o ambiente. Só temos este planeta e não há planeta B. Temos que o cuidar”, observou José Francisco Rolo, lembrando a mobilização de jovens a nível mundial em defesa do planeta Terra.

Daniel Costa, presidente da Adeptoliva defendeu, do mesmo modo, que “o que podemos fazer é tentar minimizar e estancar tudo o que tem a ver com as alterações climáticas”. “O que fizermos hoje, por mais pequeno que seja, será muito importante para o nosso futuro”, observou, notando que “já que não há planeta B, nem plano B, vamos aproveitar este e tratá-lo o melhor possível”.

Previous GNR: Pessoas mais vulneráveis e idosos vão contar com teleassistência da GNR
Next Depressão 'Miguel' chega amanhã a Portugal e traz vento e chuva forte

Artigos Relacionados

Informação

Associação Progressiva de Santo António do Alva promoveu fim-de-semana cultural

A Associação Progressiva de Santo António do Alva promoveu um conjunto de atividades que visaram, essencialmente, a promoção da prática desportiva, a valorização  cultural e a convivência entre a população. 

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana. Domingo há dérbi concelhio

Este domingo acontece o primeiro dérbi concelhio entre o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN). As equipas, que jogam na Série C do

Informação

Chuva forte amanhã, mas tempo de verão volta no fim de semana

Chuva forte num curto período temporal e descida das temperaturas vão marcar o dia de terça-feira em todo o território continental, mas o tempo de verão …

Região

GNR apreende 106 artigos contrafeitos em Carregal do Sal

O Comando Territorial de Viseu, através do Posto Territorial de Carregal do Sal, identificou ontem, dia 3 de dezembro, um homem de 47 anos, pela prática do crime de contrafação,

Informação

Incêndio destruiu novo setor da fábrica da Roca em Cantanhede

Um incêndio que deflagrou ontem, cerca das 19h12, destruiu o setor mais recente da fábrica de torneiras da Roca, localizada na Zona Industrial de Cantanhede.

Informação

Região: PJ deteve dois suspeitos por crime de lenocínio

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, procedeu à detenção em flagrante delito de dois suspeitos da prática do crime de Lenocínio.

Informação

Estão abertas as inscrições para a Feira do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

A 26ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital realiza-se este ano entre os dias 11 e 12 de março, …

Última Hora

Marchas Populares desfilam em Seia na noite de São João

Na noite de São João, a 23 de junho, Seia volta a encher-se de cor e alegria com as tradicionais Marchas Populares. Este ano serão cinco as marchas …

Informação

Celorico da Beira: Detidos quatro homens na posse de 150 munições

A GNR deteve, na passada sexta-feira, quatro homens que estavam na posse de 150 munições de diversos calibres, em Celorico da Beira.

Destaque

DGS alerta para temperaturas de 40º nos próximos dias

A Direção-Geral da Saude alertou hoje a população para as elevadas temperaturas que se prevêem para os próximos dias, aconselhando as pessoas a manterem o corpo fresco e hidratado e

Informação

CISE organiza “Caminhada na Neve”

Com a chegada do inverno e como vem sendo habitual em janeiro, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela organiza mais uma Caminhada na Neve na montanha

Última Hora

Coimbra com 45 dias de festa em Programa de Natal e Fim de Ano

Coimbra prepara-se para receber a quinta edição do programa “Luzes Sobre a Baixa”, com início dia 1 de dezembro, que pretende assinalar a época natalícia, ao longo de 45 dias.