Oliveira do Hospital apresenta  campanha “Zero Plástico” no Dia Mundial do Ambiente (com vídeo)
5 Junho, 2019 750 Views

Oliveira do Hospital apresenta  campanha “Zero Plástico” no Dia Mundial do Ambiente (com vídeo)

image_pdfimage_print

“Cada coisa no seu lugar, o que cai no chão cai no mar”, serviu esta manhã de mote à Campanha “Zero Plástico” lançada pelo…

… Município de Oliveira do Hospital (MOH), com o envolvimento da Escola Profissional Eptoliva.

Tratou-se de uma ação de rua, realizada junto ao edifício do Crédito Agrícola onde foi recriada uma banca de peixe, para lembrar que tal como o lugar da banca de peixe não é na rua, também o lugar do plástico não é no mar. Fizeram, por isso, eco os “pregões” dos alunos da Eptoliva: “Olha o Pargo, Olha o Pargo, com sabor a plástico amargo. Olha o Salmão, olha o Salmão que tem sabor a poluição. É a bela da Truta com beatas de certeza absoluta. É um luxo, tinha 27 palhinhas no bucho. Cada coisa no seu lugar , o que cai no chão, cai no mar”.

“Pedimos que todos tenham cuidado em proteger e valorizar o ambiente. Só temos este planeta e não há planeta B. Temos que o cuidar”

A ação não deixou indiferente os oliveirenses, chamando até a atenção de uma conhecida peixeira da cidade, que também alertou para o perigo que a poluição representa na saúde de cada um de nós.

A ação de sensibilização consistiu, por isso, na entrega de sacos de pano, como  forma de incentivar os consumidores a não utilizarem sacos plásticos quando vão às compras, ou para outro fins. Com o saco foi também atribuído um mini pilhão e um cinzeiro de praia. José Francisco Rolo, vice-presidente do MOH e vereador do Ambiente na autarquia disse que o objetivo é “tentar reduzir a utilização  do plástico”. “Hoje, porque sabemos do impacto que tem o plástico junto das linhas de água, lançamos esta campanha de rua para chegar às pessoas e ao comércio, com a Eptoliva que é uma eco escola com boas práticas no âmbito do ambiente”, referiu.

A iniciativa decorre no âmbito do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente que já possibilitou a realização de outras ações no concelho, como a iniciativa Limpar Portugal, ações de replantação, incentivo à reciclagem junto dos mais jovens e à eficiência energética junto do comércio local, entre outras ações. “Pedimos que todos tenham cuidado em proteger e valorizar o ambiente. Só temos este planeta e não há planeta B. Temos que o cuidar”, observou José Francisco Rolo, lembrando a mobilização de jovens a nível mundial em defesa do planeta Terra.

Daniel Costa, presidente da Adeptoliva defendeu, do mesmo modo, que “o que podemos fazer é tentar minimizar e estancar tudo o que tem a ver com as alterações climáticas”. “O que fizermos hoje, por mais pequeno que seja, será muito importante para o nosso futuro”, observou, notando que “já que não há planeta B, nem plano B, vamos aproveitar este e tratá-lo o melhor possível”.

Previous GNR: Pessoas mais vulneráveis e idosos vão contar com teleassistência da GNR
Next Depressão 'Miguel' chega amanhã a Portugal e traz vento e chuva forte

Artigos Relacionados

Última Hora

GNR volta a intensificar a fiscalização nas estradas

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, a partir de hoje, o patrulhamento e a fiscalização rodoviária nos itinerários associados a festividades de Ano Novo.

Última Hora

Já foi retomada a circulação no IP3

A circulação automóvel foi retomada às 14h00 no IP3, depois de ter estado cortada cerca de uma hora e meia devido a um acidente que ocorreu na zona de Sabugosa,

Desporto

Presidente da autarquia de Arganil faz visita técnica ao centro logístico do Rally de Portugal

A poucas horas do Rally de Portugal chegar a Arganil, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, acompanhado por Luís Almeida, vereador do Desporto, visitou o centro logístico

Informação

Incêndios: MAAVIM continua a lutar pelos apoios prometidos

Após 10 meses dos grandes incêndios de 15 de outubro, o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM),…

Última Hora

Homem morreu após atropelamento em Pombal

Um homem morreu ontem à noite, após ter sido atropelado no IC2, no concelho de Pombal.

Informação

8 detenções, 667 infrações e 61 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 5 a 11 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Penacova acolhe fase intermunicipal do concurso nacional de leitura

O Plano Nacional de Leitura, em articulação com a RTP, com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, promove o Concurso

Última Hora

Salvador Sobral sobe ao palco da Eurovisão em Kiev (Com Vídeo)

Salvador Sobral sobe hoje, 9 de maio, ao palco da primeira meia-final da Eurovisão, na cidade ucraniana de Kiev, onde vai defrontar mais 17 países para conseguir um lugar na

Destaque

Oliveira do Hospital presta homenagem aos emigrantes que “labutam no estrangeiro” e vivem com “saudade”

Nos primeiros dias de agosto são muitos os emigrantes que regressam a Oliveira do Hospital e à região. Gente que vive o ano todo com “saudade”…

Informação

Deputado do PSD criticou “festas, festinhas e festarolas”. Alexandrino acusou Rafael Costa de “tiques de autoritarismo de direita”

O período antes da Ordem do Dia da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital ficou marcado pela intensa troca de palavras entre o deputado do PSD, Rafael Costa  e o

Última Hora

“O IC6 tem todas as condições para avançar. Esta era a condição para a minha recandidatura” (com Vídeo)

José Carlos Alexandrino fez ontem o anúncio da sua recandidatura, pelo PS, à presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. A comunicação de que o IC6 vai avançar foi

Informação

Avoense com “distrofia muscular” desafia responsáveis a viajar na sua cadeira numa carrinha de transporte de deficientes até Coimbra

António Marques é residente em Avô e vive, duas vezes por semana, o drama do mau estado das estradas que servem o concelho de Oliveira do Hospital.