Oliveira do Hospital aposta em projeto pioneiro direcionado para “o aluno do século XXI” (com vídeo)

Oliveira do Hospital aposta em projeto pioneiro direcionado para “o aluno do século XXI” (com vídeo)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital tem em curso o projeto de autonomia e flexibilização curricular aplicado no início de cada ciclo escolar.

No 1º ano sobressai o projeto inovador “Ensinar a VOAR” direcionado para o “aluno do século XXI”.

A comemoração do Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro, serviu de mote à realização da 1ª Semana Multidisciplinar, entre 15 e 19 de outubro, e que envolveu todos os alunos do 1º anos do 1ºCEB em torno do tema globalizante “Pãorelho: o novo pão da Serra da Estrela”, produzido com o sorelho resultante da feitura do requeijão.

Natália Amaral, docente do 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital explicou esta manhã, na Rádio Boa Nova, que o projeto de flexibilização curricular decorre de despacho do governo e é transversal aos restantes ciclos de ensino, aplicando-se este ano apenas aos 1º,5º,7º e 9º anos de escolaridade. No caso do 1º ano, Natália Amaral destaca a escolha do “Pãorelho” como tema aglutinador, que servirá de mote a um conjunto de semanas multidisciplinares, num total de cinco. “Este despacho apela para a prática de novas pedagogias, menos expositivas e tendo em atenção o ritmo de aprendizagem dos alunos, tendo em vista a diminuição da indisciplina e alunos mais motivados.

No domínio da flexibilização curricular aplicada a nível nacional, na EB1 de Oliveira do Hospital sobressai o projeto “Ensinar a VOAR”, que para além inovador é também “pioneiro” no país. “Pretende dar resposta a todo um conjunto de dinâmicas e trabalhar em função do aluno do século XXI”, referiu Cristina Guerra, docente envolvida no projeto que está a ser aplicado este ano pela primeira vez. “É um projeto sem manuais. Só estamos presos aos interesses dos alunos. O trabalho de grupo, de pesquisa e de partilha é fundamental”, acrescentou.

No programa realizado esta manhã, na Rádio Boa Nova, destinado a divulgar a iniciativa realizada entre 15 e 19 de outubro, bem como o projeto de flexibilização curricular em curso no Agrupamento de Escolas participaram também as professoras Isabel Fonseca e Isabel Escalda; e os alunos: Vicente Lourenço, Simão do Carmo, António Gouveia, Miguel Alves e Rodrigo Cruz.

Veja o vídeo>>>

 

image_pdfimage_print
Previous Município de Oliveira do Hospital lança programa “Escola + Saudável”
Next CCDRC entregou chaves de habitações em Seia e garante que até ao final do ano "muitas habitações" estarão concluídas

Artigos Relacionados

Região

Incêndio em Góis agrava-se depois de ter estado “praticamente dominado”

O incêndio no concelho de Góis chegou à União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, depois de estar “praticamente dominado” na freguesia de Alvares,…

Última Hora

GNR intensifica fiscalização com “Estrada Segura”  

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica a partir de amanhã, dia 21 e até 24 de setembro e no período de 27 a 30 de setembro a fiscalização rodoviária,…

Informação

Arganil altera Projeto de Requalificação do Espaço Público

O Município de Arganil vai apresentar a alteração ao Projeto de Requalificação do Espaço Urbano Público da Vila, nomeadamente a reabilitação do centro histórico, dia 11 de abril, no Salão

Sociedade

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho, conseguido há 8 anos com a eleição de José

Nacional

Temperaturas descem a partir de amanhã

Hoje, as temperaturas podem chegar aos 29 graus em algumas zonas do país, mas a partir de amanhã começam a descer.

Região

 Município de Oliveira do Hospital adere à Hora do Planeta

O Município de Oliveira do Hospital adere no próximo sábado, 24 de março, à “Hora do Planeta”, desligando as luzes exteriores no edifício dos Paços do Município e no Largo

Informação

Maratona Clube Vila Chã disputou Cross e Corta Mato em Torres Vedras

O Maratona Clube Vila Chã participou no Cross de Torres Vedras/35º Corta Mato de Matos Velhos, no parque Municipal de Torres Vedras, no passado dia 20 de novembro.

Sociedade

Falso alarme gerou pânico total na cidade de Oliveira do Hospital

Um falso alarme em torno da possibilidade de rebentamento da unidade industrial Sonae localizada na Catraia de S. Paio,…

Região

GNR deteve 12 suspeitos de tráfico em Seia, Oliveira do Hospital e Arganil

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia detiveram no dia 12 de julho, 10 homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 17 e 70 anos,…

Última Hora

Estrada Nacional 1 cortada na zona de Anadia devido a atropelamento mortal

Às 10h40 da manhã desta quinta-feira, as autoridades receberam um alerta que dava conta de um atropelamento na Estrada Nacional 1, na zona da Malaposta, em Anadia, no distrito de Aveiro.

Sociedade

Especialistas debatem em seminário “perturbação de hiperatividade com défice da atenção”

A Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe no próximo dia 9 de setembro, a partir das 9h00, o seminário “Hiperatividade e Deficit de Atenção: dos mitos

Região

Sampaense perde em casa 84-83 após prolongamento, em jogo da LPB, segunda fase.

Campeonato Nacional Basquetebol – LPB – 2ª Fase  O Sampaense teve “o pássaro na mão” mas acabou por o deixar fugir nos momentos finais da partida. Uma partida muito disputada

Destaque

EPTOLIVA definiu oferta formativa para o próximo ano

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA deu o seu parecer positivo, por unanimidade, relativamente à oferta formativa de cursos profissionais da EPTOLIVA, para o próximo ano letivo de 2016/2017. A corresponder

Informação

Maria de Fátima Veiga lançou “Beira Alta…Naturalmente” na papelaria/livraria Meio Mundo

“Beira Alta… Naturalmente” é o livro de Maria de Fátima Veiga que, ontem à tarde, foi apresentado na papelaria/ livraria Meio Mundo, em Oliveira do Hospital. A obra que reúne

Última Hora

População de Seia promoveu vigília em defesa do hospital

Mais de uma centena de pessoas mobilizou-se, sexta feira à noite, numa vigília em defesa do hospital de Seia, que recentemente viu desativadas três camas de internamento …

Destaque

Assembleia Municipal “reconhece esforço, empenho e sentido de missão” na recuperação do concelho após o grande incêndio

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, na sexta-feira, um voto de reconhecimento ao executivo municipal, Juntas de Freguesia, povo,…

Desporto

Ténis de mesa do CCPOH com jornada tripla no campeonato nacional

No passado sábado, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, a equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH)…

Região

Outono traz temperaturas altas e risco de incêndio

Mais de 60 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão, esta segunda-feira, em risco máximo de incêndio, segundo o IPMA, …

Informação

Motociclista ficou gravemente ferido em colisão na Estrada da Beira

Um homem de 45 anos ficou ontem, ao final da tarde, ferido com gravidade na sequência de uma colisão entre a moto em que seguia e um automóvel.

Cultura

Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje

Começa hoje a 626.ª edição da Feira de S. Mateus, a feira franca anual que se realiza todos os anos na cidade de Viseu e que se prolonga até ao dia

Última Hora

Incêndio de Soure dado como dominado

O incêndio que deflagrou no concelho de Soure, em Coimbra, e que chegou a ter três frentes ativas, já foi dominado, disse o presidente do município.

Sociedade

Turismo Centro de Portugal congratula-se com escolha de Coimbra como Região Europeia de Gastronomia

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com a distinção atribuída, ontem, à Região de Coimbra, que será Região Europeia da Gastronomia em 2021. 

Última Hora

Viseu: GNR identificou dois suspeitos da prática de crime de fogo florestal

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Moimenta da Beira, identificou dois homens, com 61 e 77 anos, por suspeita da prática de crime de

Destaque

Xanana Gusmão trouxe solidariedade e prometeu ajudar Oliveira do Hospital

O ex presidente de Timor Leste, Xanana Gusmão, visitou hoje Oliveira do Hospital num gesto de solidariedade depois do…