Oliveira do Hospital aposta em projeto pioneiro direcionado para “o aluno do século XXI” (com vídeo)

Oliveira do Hospital aposta em projeto pioneiro direcionado para “o aluno do século XXI” (com vídeo)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital tem em curso o projeto de autonomia e flexibilização curricular aplicado no início de cada ciclo escolar.

No 1º ano sobressai o projeto inovador “Ensinar a VOAR” direcionado para o “aluno do século XXI”.

A comemoração do Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro, serviu de mote à realização da 1ª Semana Multidisciplinar, entre 15 e 19 de outubro, e que envolveu todos os alunos do 1º anos do 1ºCEB em torno do tema globalizante “Pãorelho: o novo pão da Serra da Estrela”, produzido com o sorelho resultante da feitura do requeijão.

Natália Amaral, docente do 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital explicou esta manhã, na Rádio Boa Nova, que o projeto de flexibilização curricular decorre de despacho do governo e é transversal aos restantes ciclos de ensino, aplicando-se este ano apenas aos 1º,5º,7º e 9º anos de escolaridade. No caso do 1º ano, Natália Amaral destaca a escolha do “Pãorelho” como tema aglutinador, que servirá de mote a um conjunto de semanas multidisciplinares, num total de cinco. “Este despacho apela para a prática de novas pedagogias, menos expositivas e tendo em atenção o ritmo de aprendizagem dos alunos, tendo em vista a diminuição da indisciplina e alunos mais motivados.

No domínio da flexibilização curricular aplicada a nível nacional, na EB1 de Oliveira do Hospital sobressai o projeto “Ensinar a VOAR”, que para além inovador é também “pioneiro” no país. “Pretende dar resposta a todo um conjunto de dinâmicas e trabalhar em função do aluno do século XXI”, referiu Cristina Guerra, docente envolvida no projeto que está a ser aplicado este ano pela primeira vez. “É um projeto sem manuais. Só estamos presos aos interesses dos alunos. O trabalho de grupo, de pesquisa e de partilha é fundamental”, acrescentou.

No programa realizado esta manhã, na Rádio Boa Nova, destinado a divulgar a iniciativa realizada entre 15 e 19 de outubro, bem como o projeto de flexibilização curricular em curso no Agrupamento de Escolas participaram também as professoras Isabel Fonseca e Isabel Escalda; e os alunos: Vicente Lourenço, Simão do Carmo, António Gouveia, Miguel Alves e Rodrigo Cruz.

Veja o vídeo>>>

 

Previous Município de Oliveira do Hospital lança programa “Escola + Saudável”
Next CCDRC entregou chaves de habitações em Seia e garante que até ao final do ano "muitas habitações" estarão concluídas

Artigos Relacionados

Última Hora

Oito detenções e 54 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial da GNR de Coimbra realizou, na semana de 27 de dezembro a 2 de janeiro, um conjunto de operações visaram a prevenção e combate…

Região

Mulher morre afogada num poço em Montemor-o-Velho

Uma mulher com cerca de 80 anos morreu hoje vítima de afogamento após cair para um poço no concelho de Montemor-o-Velho.

Região

ADI prepara nova campanha de Natal em Tábua e Oliveira do Hospital

A ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital está a preparar a nova campanha de Natal, a desenvolver durante o mês de dezembro até

Informação

Oliveira do Hospital equipou “homens da Proteção Civil”

  Os “homens da proteção civil” de Oliveira do Hospital estão agora melhor equipados para o cumprimento da sua missão de prestar socorro às populações. Ontem, em dia de arranque

Informação

Chuva está de regresso e as temperaturas descem até oito graus

A chuva regressa a partir de hoje e prevê-se também uma descida entre cinco e oito graus da temperatura máxima.

Destaque

FCOH e ADN vencem jogos da 4ª jornada do Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN), as duas equipas do concelho oliveirense a jogar na Série C do Campeonato Nacional, venceram, ontem,

Região

PJ deteve homem que simulou o próprio rapto no Sabugal

Um homem de 47 anos foi detido pela Polícia Judiciária depois de ter simulado o seu próprio rapto na localidade do Sabugal, no distrito da Guarda.

Última Hora

Proteção Civil acredita que incêndio de Pedrógão Grande pode ser extinto até ao final da manhã

No primeiro balanço desta terça-feira, o comandante operacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, disse que os trabalhos de combate ao incêndio em Pedrógrão Grande…

Informação

Incêndios: Festival de música ajuda Oliveira do Hospital a recuperar dos fogos

Um festival de música eletrónica vai decorrer em São Gião, Oliveira do Hospital, de 21 a 24 de junho, e inclui trabalhos de reflorestação e ajuda financeira à reconstrução de

Região

PJ deteve suspeitos de assaltos à mão armada

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens, pela presumível autoria da prática de um crime de roubo, com recurso a armas de fogo,…

Informação

Estirpe da gripe é “particularmente perigosa”. DGS apela à vacinação

A diretora geral da Saúde disse hoje que a estirpe da gripe deste ano é particularmente perigosa e apelou à vacinação.

Informação

Câmara de Góis vai construir Parque Municipal

A Câmara de Góis vai avançar com a construção do Parque Municipal de Góis. A autarquia já assinou o Auto de Consignação com a empresa QT Civil – Engenharia e