Oliveira do Hospital afirma Marchas Populares como “uma das maiores iniciativas da região”

Oliveira do Hospital afirma Marchas Populares como “uma das maiores iniciativas da região”

As Marchas Populares de Oliveira do Hospital, “uma das maiores iniciativas da região”, é motivo de “orgulho” para o Município oliveirense.

O evento acontece no próximo dia 16 de junho, a partir das 21h00, no Parque do Mandanelho, com a participação de dez marchas concelhias e a presença da conhecida Marcha de Alfama.


Na sessão de apresentação decorrida hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, vereadora da Cultura do Município, adiantou que o certame vai contar com sete marchas seniores, três infantis e com a habitual marcha convidada, a marcha de Alfama.

A responsável garante que “o Parque do Mandanelho vai-se encher de cor, de alegria, de colorido e de um número elevadíssimo de marchantes”. “Eu diria mesmo que depois das marchas de Lisboa, estas serão, talvez, aquelas com mais movimento em termos de público, participantes e envolvência da comunidade concelhia”, afirmou, relembrando que “a iniciativa normalmente envolve mais de 800 participantes”.

Com “muita satisfação” é como Graça Silva observa a o trabalho feito pela “grande equipa e comissão”, que trabalha “sem receber nada em troca”. “Aqui não há prémios, não há competição, não há concurso. Há gosto em mostrar o trabalho que se vai realizando, chamando cada uma das instituições, apelando à colaboração, mostrando o que são capazes de fazer no âmbito desta temática”, referiu.

A abertura do evento com o desfile das marchas infantis, este ano com o Centro Social e Paroquial de Seixo da Beira, Obra D. Josefina da Fonseca e Fundação Aurélio Amaro Diniz, “é uma graciosidade” e um “momento muito gratificante”, defende a responsável.

Quanto aos participantes seniores, para além das habituais marchas do concelho (Arcial, Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira, Eptoliva, Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô, Rancho Folclórico de Lagares da Beira, freguesia de Meruge), destaque para marcha da Sociedade Recreativa e Progresso Seixense que tem, no sábado, a sua estreia. “Pela primeira vez, de norte a sul do concelho, temos marchas que representam as várias localidades”, disse Graça Silva, apreciando ainda a presença da Marcha de Alfama na noite de marchas em Oliveira do Hospital. “Há muitos anos que está connosco. É sempre aprazível e agradável termos uma marcha convidada e esta é, de facto, especial”.

José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, reconheceu o esforço coletivo patente na organização deste evento, que não contempla a atribuição de prémios para que as marchas se afirmem como “um fator de união do concelho e não um fator de desunião”. Para o autarca esta é também uma forma de os oliveirenses esquecerem a tragédia ocorrida em outubro. “São estes momentos coletivos que nos fazem esquecer os dias que nós vivemos. Precisamos de olhar para a frente e para o futuro”, afirmou.

As bandas filarmónicas do concelho, Avoense, Seixense, Fidelidade de Aldeia das Dez e Ervedalense, asseguram o acompanhamento musical.

image_pdfimage_print
Previous Mais quatro arguidos no inquérito aos incêndios de Pedrogão
Next Juventude Popular de Oliveira do Hospital reforça presença na Comissão Política Nacional

Artigos Relacionados

Última Hora

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016 atribuídos hoje em Bruxelas (com áudio)

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto português finalista…

Destaque

CDS-PP de Oliveira do Hospital prepara autárquicas e não descarta possível coligação com o PSD

O presidente do CDS-PP de Oliveira do Hospital garante estar a trabalhar para as eleições autárquicas de 2017. Ainda sem candidato à liderança da Câmara Municipal, …

Sociedade

Velas e badaladas em homenagem às 12 vítimas mortais dos incêndios em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em homenagem às vítimas mortais dos incêndios do dia 15 de Outubro, promove hoje pelas 19h00 …

Última Hora

Assembleia Geral da ADEPTOLIVA apresenta voto de louvor e aprova Relatório de Gestão e Contas, oferta formativa e Projeto Educativo

Na Assembleia Geral da ADEPTOLIVA, que contou com uma significativa participação dos seus promotores associados, o presidente da Direção, Daniel Costa,…

Última Hora

Autarca de Oliveira do Hospital refere que construção do IC6 será um “marco histórico”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital referiu, esta manhã, que a construção do IC6, tal como hoje foi anunciado pela Infraestrturas de Portugal, …

Região

Seia realiza Feira do Queijo Serra da Estrela de 25 a 28 de fevereiro

Entre 25 e 28 de fevereiro, o município de Seia convida a uma visita à Feira do Queijo Serra da Estrela, naquela que será a 39.ª edição de um dos

Desporto

“Oliveira do Hospital merecia este título e esta alegria depois do que passou com os incêndios” (Vídeo)

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital sagrou-se, ontem, campeão distrital da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) ao vencer o Carapinheirense por 2-0.

Região

Associação de vítimas acusa Governo de não a ouvir

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP), com sede em Oliveira do Hospital, acusa o Governo de não responder aos seus pedidos para ser ouvida.

Última Hora

Jovem de Oliveira do Hospital foi de Chaves a Faro em bicicleta, numa só etapa, em cerca de 27 horas (com áudio)

Habituado a superar desafios, o conhecido triatleta Rafael Delaunay Gomes cumpriu a aventura de ligar Chaves a Faro, pela EN2, em Bicicleta, numa só etapa com 738 Km e em

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

A disputa pela liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra continua. O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) permanece em primeiro lugar após

Informação

ASAE apreende em Águeda 4.500 garrafas de vinho espumante falsificado

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 4.536 garrafas de vinho espumante falsificado, em Águeda, no distrito de Aveiro, tendo o valor total da apreensão ultrapassado os cinco

Informação

Município de Oliveira do Hospital promove 4ª edição da Exposição Coletiva de Artes Plásticas

No âmbito do 44.º aniversário do 25 de abril de 1974, o Município de Oliveira do Hospital, através do pelouro da Cultura, vai promover a quarta edição da Exposição Coletiva

Informação

Aos 44 anos, Clube de Caça e Pesca será “o clube mais eclético do concelho”

O Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) comemora hoje, 18 de abril, o seu 44º aniversário. José Matias, presidente da direção faz um balanço positivo …

Informação

Temperaturas elevadas continuam

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Região

Governo procura “soluções legais” para habitações sem licença

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, informou que estão a ser procuradas “soluções legais, bem difíceis” para as pessoas afetadas pelos incêndios do ano passado, no Centro

Destaque

Oliveira do Hospital presta homenagem aos emigrantes que “labutam no estrangeiro” e vivem com “saudade”

Nos primeiros dias de agosto são muitos os emigrantes que regressam a Oliveira do Hospital e à região. Gente que vive o ano todo com “saudade”…

Última Hora

Bombeiros “com mágoa” pela perda de vidas humanas. Corporação da cidade comemora 96º aniversário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemora domingo, dia 25 de março, o 96º aniversário.

Região

Quinta de Jugais tornou-se acionista do Benfica

A Quinta de Jugais, empresa de retalho que comercializa cabazes de Natal, chás e doces, passou a deter mais de 2 por cento (2,004%) da SAD do Benfica, correspondente a 460.926

Educação

Projeto da Eptoliva distinguido com menção honrosa em Espanha

O projeto “Requalificação dos Resíduos do Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”…

Destaque

PS de Oliveira do Hospital exige simplificação nos apoios à agricultura

Volvido um mês após o incêndio de 15 de outubro, o Partido Socialista de Oliveira do Hospital não se conforma com o excesso de burocracia em torno dos apoios dirigidos

Sociedade

PJ deteve suspeito de atear oito incêndios florestais em Águeda

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou a detenção de um homem suspeito de ter ateado oito incêndios florestais, desde agosto, em Águeda, um dos concelhos mais fustigados pelos fogos

Última Hora

FCOH continua firme ao vencer o Marialvas. AD Lagares empata em Pampilhosa. ADN empata em casa frente ao Águeda

  O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua a somar pontos ao vencer em casa por 2-0…

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital aprova voto de pesar pelo falecimento de Belmiro de Azevedo

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por maioria, um voto de pesar pelo falecimento do “prestigiado empresário de renome internacional que sempre nos impressionou pela sua capacidade

Última Hora

PS de Oliveira do Hospital congratula-se com anúncio do Governo de 38 Milhões de euros para a construção do IC6

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital (PSOH) congratula-se com o recente anúncio do Governo Socialista, que prevê investir 38 milhões de euros…