Oliveira do Hospital afirma Marchas Populares como “uma das maiores iniciativas da região”
11 Junho, 2018 1782 Views

Oliveira do Hospital afirma Marchas Populares como “uma das maiores iniciativas da região”

As Marchas Populares de Oliveira do Hospital, “uma das maiores iniciativas da região”, é motivo de “orgulho” para o Município oliveirense.

O evento acontece no próximo dia 16 de junho, a partir das 21h00, no Parque do Mandanelho, com a participação de dez marchas concelhias e a presença da conhecida Marcha de Alfama.


Na sessão de apresentação decorrida hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, vereadora da Cultura do Município, adiantou que o certame vai contar com sete marchas seniores, três infantis e com a habitual marcha convidada, a marcha de Alfama.

A responsável garante que “o Parque do Mandanelho vai-se encher de cor, de alegria, de colorido e de um número elevadíssimo de marchantes”. “Eu diria mesmo que depois das marchas de Lisboa, estas serão, talvez, aquelas com mais movimento em termos de público, participantes e envolvência da comunidade concelhia”, afirmou, relembrando que “a iniciativa normalmente envolve mais de 800 participantes”.

Com “muita satisfação” é como Graça Silva observa a o trabalho feito pela “grande equipa e comissão”, que trabalha “sem receber nada em troca”. “Aqui não há prémios, não há competição, não há concurso. Há gosto em mostrar o trabalho que se vai realizando, chamando cada uma das instituições, apelando à colaboração, mostrando o que são capazes de fazer no âmbito desta temática”, referiu.

A abertura do evento com o desfile das marchas infantis, este ano com o Centro Social e Paroquial de Seixo da Beira, Obra D. Josefina da Fonseca e Fundação Aurélio Amaro Diniz, “é uma graciosidade” e um “momento muito gratificante”, defende a responsável.

Quanto aos participantes seniores, para além das habituais marchas do concelho (Arcial, Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira, Eptoliva, Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô, Rancho Folclórico de Lagares da Beira, freguesia de Meruge), destaque para marcha da Sociedade Recreativa e Progresso Seixense que tem, no sábado, a sua estreia. “Pela primeira vez, de norte a sul do concelho, temos marchas que representam as várias localidades”, disse Graça Silva, apreciando ainda a presença da Marcha de Alfama na noite de marchas em Oliveira do Hospital. “Há muitos anos que está connosco. É sempre aprazível e agradável termos uma marcha convidada e esta é, de facto, especial”.

José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, reconheceu o esforço coletivo patente na organização deste evento, que não contempla a atribuição de prémios para que as marchas se afirmem como “um fator de união do concelho e não um fator de desunião”. Para o autarca esta é também uma forma de os oliveirenses esquecerem a tragédia ocorrida em outubro. “São estes momentos coletivos que nos fazem esquecer os dias que nós vivemos. Precisamos de olhar para a frente e para o futuro”, afirmou.

As bandas filarmónicas do concelho, Avoense, Seixense, Fidelidade de Aldeia das Dez e Ervedalense, asseguram o acompanhamento musical.

image_pdfimage_print
Previous Mais quatro arguidos no inquérito aos incêndios de Pedrogão
Next Juventude Popular de Oliveira do Hospital reforça presença na Comissão Política Nacional

Artigos Relacionados

Região

Rede de Bibliotecas de Penacova promove iniciativa “Vamos comprar um poeta”

A Rede de Bibliotecas de Penacova presenteou os alunos do 9.º ano do Agrupamento de Escolas de Penacova com o espetáculo “Vamos comprar um poeta”, de Adriana Campos.

Última Hora

PJ deteve suspeitos de assaltos à mão armada

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens, pela presumível autoria da prática de um crime de roubo, com recurso a armas de fogo,…

Nacional

“Muito calor” deixa cinco distritos em alerta laranja

Os distritos de Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão hoje, e até às 21h00 de sábado, sob ‘aviso laranja’ devido ao tempo quente,…

Região

Incêndios: Município de Penacova faz balanço positivo do Programa REPOR

A Câmara Municipal de Penacova, através do seu Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social (GDES), reuniu 22 das 33 empresas do concelho…

Última Hora

Região: FPF, Benfica e Vitória doam veículo aos bombeiros de Figueiró dos Vinhos

A Federação Portuguesa de Futebol, representada pelo seu presidente, Fernando Gomes, doou hoje um veículo aos Bombeiros de Figueiró dos Vinhos, com o apoio de Benfica, Vitória de Guimarães e

Nacional

Bebé Martim encontrado com vida

Martim foi encontrado depois de ter passado 24 horas desaparecido. O bebé desaparecido esta segunda-feira em Ourém foi encontrado com vida esta manhã,…

Informação

Artistas portugueses unem-se em concerto solidário para com as vítimas dos fogos florestais

MEO Arena recebe concerto “Juntos Por Todos” a 27 de Junho, com transmissão ao vivo na RTP, SIC, TVI e em todas as rádios portuguesas.

Informação

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00 Em direto os resultados do concelho e da região.

Destaque

Bispo de Coimbra D. Virgilio Antunes, continua visita no concelho de Oliveira do Hospital

Este sábado iniciou o dia com a visita e bênção da Residência Sénior Sant’Ana do Grupo IG em Oliveira do Hospital. Em declarações à Rádio Boa Nova, salientou o excelentes

Região

Município de Arganil celebra protocolo para reabilitação e limpeza de linhas de água

A Câmara Municipal de Arganil assinou um Protocolo de Colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que vai permitir a limpeza e a reabilitação de linhas de águas nas

Informação

Misericórdia de Galizes promove mais uma Gala “Dr. António Vaz Patto”

É já no próximo domingo, dia 27 de novembro, que a Santa Casa da Misericórdia de Galizes realiza a 4ª Gala “Dr. António Vaz Patto”. Na Gala que serve de

Informação

PJ deteve homem que tentou afogar a mulher em Águeda 

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro deteve o homem, de 60 anos, que no passado dia 7 de abril tentou afogar a mulher no rio

Última Hora

202 famílias vítimas dos incêndios já receberam apoio do Governo

A Segurança Social já concedeu 104 mil euros em apoios a 202 famílias afetadas pelos incêndios de outubro de 2017, de forma a ajudar em gastos relacionados com rendas, fármacos,

Informação

Grupo “Pomares no Coração” avança com reflorestação da freguesia após o fogo

A freguesia de Pomares, no concelho de Arganil, afetada pelo incêndio de 15 de outubro vai ser alvo de uma ação de reflorestação.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

No sábado, dia 20 de maio, entre as 19h00 e as 20h00,  foi emitido o 30.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Hospitais de Coimbra curaram 307 doentes de Hepatite C desde 2015

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) já curou 307 doentes de Hepatite C no último ano e meio no âmbito do programa de erradicação da doença.

Informação

Assunção Cristas desloca-se ao concelho em solidariedade com os oliveirenses

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, desloca-se amanhã a Oliveira do Hospital para “presenciar o que aconteceu ao concelho, …

Informação

Universidade da Beira Interior integra programa das Nações Unidas

A Universidade da Beira Interior (UBI), sediada na Covilhã, vai integrar a “United Nations Academic Impact (UNAI)”, programa que reúne academias e instituições de todo o mundo ligadas à investigação.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de fevereiro, entre as 19.h00 e as 20h00, é emitido o 17.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Região

ASAE vai fiscalizar produtos tradicionais nas áreas afetadas pelos fogos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) inicia em março uma operação de fiscalização…

Informação

A Rádio Boa Nova lamenta o falecimento de Prudêncio Miguel Novais, filho da colaboradora e amiga Natália Novais.

A Rádio Boa Nova lamenta o falecimento de Prudêncio Miguel Novais, filho da colaboradora e amiga Natália Novais. A toda a família e, em particular a Natália Novais e a

Última Hora

Arganil cria Centro de Apoio à Integração de Migrantes

O Município de Arganil inaugura no próximo dia 5 de julho, pelas 15h00, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.

Última Hora

Sampaense Basket vai disputar a próxima época na Liga Portuguesa de Basquetebol num regresso aos grandes da modalidade.

Saiu hoje em comunicado, no site da FPB, a confirmação de que o Sampaense Basket vai participar na Liga Portuguesa de Basquetebol na época 2016-2017. Cláudio Figueiredo (um homem da

Região

Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola promovem-se em comum na China

A Comissão de Turismo da Eurorregião Alentejo-Centro de Portugal-Extremadura (EUROACE)  reuniu-se esta segunda-feira, dia 7 de maio, na Guarda,…