Oliveira do Hospital afirma Marchas Populares como “uma das maiores iniciativas da região”
11 Junho, 2018 1897 Views

Oliveira do Hospital afirma Marchas Populares como “uma das maiores iniciativas da região”

As Marchas Populares de Oliveira do Hospital, “uma das maiores iniciativas da região”, é motivo de “orgulho” para o Município oliveirense.

O evento acontece no próximo dia 16 de junho, a partir das 21h00, no Parque do Mandanelho, com a participação de dez marchas concelhias e a presença da conhecida Marcha de Alfama.


Na sessão de apresentação decorrida hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, vereadora da Cultura do Município, adiantou que o certame vai contar com sete marchas seniores, três infantis e com a habitual marcha convidada, a marcha de Alfama.

A responsável garante que “o Parque do Mandanelho vai-se encher de cor, de alegria, de colorido e de um número elevadíssimo de marchantes”. “Eu diria mesmo que depois das marchas de Lisboa, estas serão, talvez, aquelas com mais movimento em termos de público, participantes e envolvência da comunidade concelhia”, afirmou, relembrando que “a iniciativa normalmente envolve mais de 800 participantes”.

Com “muita satisfação” é como Graça Silva observa a o trabalho feito pela “grande equipa e comissão”, que trabalha “sem receber nada em troca”. “Aqui não há prémios, não há competição, não há concurso. Há gosto em mostrar o trabalho que se vai realizando, chamando cada uma das instituições, apelando à colaboração, mostrando o que são capazes de fazer no âmbito desta temática”, referiu.

A abertura do evento com o desfile das marchas infantis, este ano com o Centro Social e Paroquial de Seixo da Beira, Obra D. Josefina da Fonseca e Fundação Aurélio Amaro Diniz, “é uma graciosidade” e um “momento muito gratificante”, defende a responsável.

Quanto aos participantes seniores, para além das habituais marchas do concelho (Arcial, Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira, Eptoliva, Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô, Rancho Folclórico de Lagares da Beira, freguesia de Meruge), destaque para marcha da Sociedade Recreativa e Progresso Seixense que tem, no sábado, a sua estreia. “Pela primeira vez, de norte a sul do concelho, temos marchas que representam as várias localidades”, disse Graça Silva, apreciando ainda a presença da Marcha de Alfama na noite de marchas em Oliveira do Hospital. “Há muitos anos que está connosco. É sempre aprazível e agradável termos uma marcha convidada e esta é, de facto, especial”.

José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, reconheceu o esforço coletivo patente na organização deste evento, que não contempla a atribuição de prémios para que as marchas se afirmem como “um fator de união do concelho e não um fator de desunião”. Para o autarca esta é também uma forma de os oliveirenses esquecerem a tragédia ocorrida em outubro. “São estes momentos coletivos que nos fazem esquecer os dias que nós vivemos. Precisamos de olhar para a frente e para o futuro”, afirmou.

As bandas filarmónicas do concelho, Avoense, Seixense, Fidelidade de Aldeia das Dez e Ervedalense, asseguram o acompanhamento musical.

image_pdfimage_print
Previous Mais quatro arguidos no inquérito aos incêndios de Pedrogão
Next Juventude Popular de Oliveira do Hospital reforça presença na Comissão Política Nacional

Artigos Relacionados

Última Hora

Despiste de mota provoca um morto em Viseu

Um homem morreu ao início da noite desta segunda-feira na sequência do despiste de uma mota em Gumirães, na cidade de Viseu.

Região

Luís Mota vence mais uma edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela

Luís Mota foi o grande vencedor da 8ª edição do Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela (OMD), decorrida no fim-de-semana de 8, 9 e 10 de junho,…

Informação

Eptoliva quer continuar a crescer em Oliveira do Hospital e na região (com vídeo)

A Escola profissional Eptoliva é, hoje, responsável por ministrar um ensino de qualidade no concelho de Oliveira do Hospital e na região, captando alunos de vários concelhos limítrofes.

Última Hora

Grupo de Voluntariado Comunitário realizou sorteio a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro (com áudio)

Realizou-se esta manhã, na Rádio Boa Nova, o sorteio promovido pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Oliveira do Hospital com o objetivo de angariar verbas a favor da Liga Portuguesa

Informação

Tribunal de Coimbra vai julgar homem que abusou da mãe em Fiais da Beira, Oliveira do Hospital

O Tribunal de Coimbra vai julgar um homem de 53 anos que, em fevereiro do ano passado, terá abusado da mãe, uma mulher de 70 anos, na sua casa em

Destaque

Dois anos e dois meses de prisão com pena suspensa para ex funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital

O Tribunal de Oliveira do Hospital aplicou, hoje, a pena suspensa de dois anos e dois meses de prisão a Fernanda Duarte, de 52 anos, acusada dos crimes de peculato,

Região

Jovem detido por tráfico de estupefacientes na Covilhã

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Posto Territorial de Belmonte, no dia 18 de agosto, deteve um indivíduo de 18 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade de

Informação

Exibição do documentário “Guia de Portugal – Oliveira do Hospital”

No âmbito das comemorações do Dia do Município de Oliveira do Hospital, vai ser hoje exibido o documentário…

Última Hora

Sampaense Basket vai disputar a próxima época na Liga Portuguesa de Basquetebol num regresso aos grandes da modalidade.

Saiu hoje em comunicado, no site da FPB, a confirmação de que o Sampaense Basket vai participar na Liga Portuguesa de Basquetebol na época 2016-2017. Cláudio Figueiredo (um homem da

Região

Polícia Judiciária deteve um homem pelo crime de homicídio tentado no Concelho de Pombal

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através da diretoria do Centro, de um homem pela presumível autoria de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, cometido com arma

Informação

Adeptoliva quer escola profissional “virada para a comunidade”

A Adeptoliva integrou 25 novos sócios na sua Assembleia Geral. São empresas e outras entidades, cujo contributo, permite “melhorar o desempenho” da Eptoliva que, no próximo dia 11 de novembro,

Última Hora

Pizzaiolo Casimiro Santos comemora 50 anos com amigos e clientes

Casimiro Santos, o conhecido pizzaiolo que integrou a seleção nacional vencedora do campeonato do mundo de Pizzaiolos em Nápoles comemora hoje, dia 12 de junho, 50 anos.

Região

Incêndio em edifício desabitado provocou um morto

Uma pessoa morreu, hoje, num incêndio num edifício desabitado em Montemor-o-Velho.

Cultura

Vila de Almeida recebe Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”

A vila de Almeida, distrito da Guarda, recebe no fim-de-semana de 18 e 19 de maio, o segundo evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, um conjunto

Informação

Fogo em Manteigas mantém uma frente ativa

O incêndio que deflagrou no domingo na freguesia de Sameiro, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, mantinha hoje de manhã …

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 33.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Jovem ficou ferido em acidente durante festejos do “Tri” em Oliveira do Hospital

Um jovem sofreu, ontem à noite, ferimentos depois de embater de moto contra um poste de iluminação pública, no acesso à cidade de Oliveira do Hospital, quando festejava o “Tri”

Sociedade

Freguesia de Ervedal e Vila Franca da Beira aprova “voto de protesto” pelas indefinições e atrasos nos apoios às vítimas dos incêndios  

A Assembleia de Freguesia de Ervedal e Vila Franca da Beira aprovou um voto de protesto apresentado por João Dinis, eleito pela CDU, pelas “indefinições paralisantes e atrasos inadmissíveis…

Informação

FCOH venceu a Académica. AD Nogueirense perdeu no Sabugal

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) recebeu e venceu a equipa da Académica SF por 2-0 em jogo da jornada 10 do Campeonato de Portugal Prio, série E,

Nacional

Hoje arranca campanha para combater violência contra mulheres

O Governo lança hoje uma nova campanha de sensibilização contra a violência contra as mulheres, que arranca em Lisboa e percorre o país, em conjunto com o Ministério Público e

Região

Pombal: Um morto e um ferido grave em colisão no IC8

Uma jovem de 19 anos morreu hoje na sequência de uma colisão entre duas viaturas no Itinerário Complementar 8 (IC8) no concelho de Pombal.

Informação

Meruge recria “Ciclo do Pão” no dia 23 de setembro

A Junta de Freguesia de Meruge e a ADSC Vale do Cobral realizam, no próximo dia 23 de setembro, pelas 15h00, na eira singular da Lage Grande, em Meruge, a

Última Hora

Incêndios: “Aquilo que é mais chocante é a mentira. Diz-se que está tudo bem, quando está tudo mal”, diz Rui Rio

O líder nacional do PSD iniciou, esta manhã, uma visita aos concelhos afetados pelo grande incêndio de outubro. Em Oliveira do Hospital, Rui Rio esteve na empresa J.Guerra,…