Oliveira do Hospital acolheu debate sobre a floresta “num momento de viragem” após os incêndios

Oliveira do Hospital acolheu debate sobre a floresta “num momento de viragem” após os incêndios

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi hoje palco de um debate sobre a floresta portuguesa, agora que o concelho atravessa um “momento de viragem”, após o grande incêndio de outubro do ano passado.

Na sessão de abertura do evento, organizado pelo Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, José Francisco Rolo, vice-presidente do Município oliveirense, salientou a importância da concretização do debate. “Em territórios como Oliveira do Hospital, mas na generalidade dos territórios afetados pelos incêndios, nunca foi tão intenso o debate sobre a floresta que queremos, o uso sustentável dos recursos, a ocupação do solo e sobre que medidas legislativas têm de ser tomadas para evitar o despovoamento, o abandono das terras, a perda da atividade produtiva e o envelhecimento da população”, referiu, defendendo que “é preciso uma nova política de ordenamento florestal”.

Na ocasião, José Francisco Rolo, fez questão de evidenciar as medidas adotadas pelo Município em prol do ordenamento do território. O responsável adiantou que Oliveira do Hospital “está organizado em zonas de intervenção florestal, tem o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e foi um dos concelhos que entrou nos sete municípios piloto, objeto do cadastro da propriedade”. “Foram cadastrados cerca de 35 mil propriedades em Oliveira do Hospital, que dá uma taxa de cobertura de 63 por cento. Ou seja, há trabalho feito mas estamos num momento de viragem, em que o paradigma do nosso coberto florestal pode definitivamente alterar-se. Estamos num momento em que a paisagem que sempre conhecemos pode mudar infelizmente para pior”, garantiu, considerando que “é preciso mudar atitudes, políticas e práticas”. A propósito, José Francisco Rolo deu conta de que o Município oliveirense “lançou uma medida no Orçamento Municipal”, nomeadamente “o programa Reflorestar, com alocação de 750 mil euros”.

Segundo o vice-presidente, as medidas implementadas visam “apostar nas espécies autóctones e folhosas”, de forma a “evitar um fenómeno que tem estado à vista de todos que é a regeneração espontânea e descontrolada do eucalipto”.

Maria João Antunes, do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC) e uma das mentoras da iniciativa, explicou que o debate pretendia “fomentar o diálogo entre o direito e a técnica florestal, de modo a contribuir para encontrar soluções jurídicas que, a vários propósitos, permitam uma melhor estruturação e gestão das áreas arborizadas”.

Na sua intervenção, adiantou que o Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da UC “tem como propósito fomentar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, promovendo a pesquisa aplicável e envolvendo a colaboração com centros e instituições de referência”.

“O que hoje nos congrega em Oliveira do Hospital cumpre este propósito na perfeição, pelo tema geral, pelos subtemas, pela cidade que o acolhe, pela mão do poder local, pela qualidade e diversidade dos moderadores e intervenientes”, afirmou.

Durante o período da manhã, os intervenientes estiveram focados no tema “Propriedade florestal: registos e cadastro, fracionamento do solo, direito sucessório e fiscalidade de prédios rústicos”. Durante a tarde, o debate seguiu uma outra temática: Planeamento e obrigações florestais: PMDFCIs, PDMs, PROFs, gestão de combustível, condicionamento à construção, arborização e rearborização.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova
Next Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Artigos Relacionados

Informação

José Carlos Alexandrino apresenta candidatura sob o lema “No Caminho Certo”

José Carlos Alexandrino apresenta no próximo domingo, dia 30 de julho, pelas 18h00, a sua candidatura pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

Pedro Coimbra pede reabertura do processo eleitoral e desafia António Campos ou o filho a entrarem na corrida à Federação do PS

O líder da Federação do PS de Coimbra e recandidato a novo mandato solicitou a reabertura do processo eleitoral, que se encontra suspenso pela direção nacional, para permitir o aparecimento

Última Hora

Volta a Portugal com o percurso mais longo em cinco anos

Decorreu esta terça-feira a apresentação da 78.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que decorre entre 27 de julho e 7 de agosto, …

Informação

Mais de  500 mil árvores já foram plantadas no Pinhal de Leiria

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e centenas de voluntários já plantaram mais de 500 mil árvores em ações de reflorestação da Mata Nacional de Leiria

Sociedade

S. Paio de Gramaços presta homenagem a Maria do Carmo Vasconcelos por ocasião do centenário do seu nascimento

A população de S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, presta amanhã, dia 7 de julho, homenagem a título póstumo a Maria do Carmo Pontes…

Informação

 “Convidámos mil e outros poderiam cá estar. O meu coração e o coração de Oliveira do Hospital está com todos aqueles que nos ajudaram a renascer”

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital ficou marcada, este fim de semana, pela realização do almoço solidário com mil pessoas organizado pela Câmara Municipal, …

Informação

José Manuel Silva apresentou candidatura à Câmara Municipal de Coimbra

O ex-bastonário dos médicos José Manuel Silva é candidato à Câmara Municipal de Coimbra e disse que o que distingue o seu projeto é a independência, a liberdade de pensamento

Última Hora

Polémica: Donativos para Pedrógão Grande terão sido desviados para obras que não eram urgentes

Uma verba a rondar o meio milhão de euros, destinada à recuperação de habitações consumidas pelo fogo em Pedrógão Grande, em 17 de Junho do ano passado, terá sido desviada

Informação

Novo modelo da Peugeot Citröen vai criar 400 novos postos de trabalho em Mangualde

A produção do novo modelo automóvel na fábrica da Peugeot-Citroen de Mangualde, a partir do próximo ano, poderá criar mais 300 postos de trabalho na linha de produção.

Região

Conselho Técnico-Científico da ESTGOH tomou posse

O Conselho Técnico-Científico da ESTGOH tomou posse esta segunda-feira, dia 5 de fevereiro. Na cerimónia esteve presente o Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde.

Última Hora

Alexandrino “assaca responsabilidades” ao Governo na retirada do amianto na escola oliveirense

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital opõe-se à ideia do Ministério da Educação de que seja a CIM Coimbra, através do pacto de coesão, …

Informação

Esplanadas de Oliveira do Hospital continuam isentas de taxas entre 1 de maio e 30 de setembro

Os cafés, bares e restaurantes de Oliveira do Hospital voltam este ano a estar isentos do pagamento de taxas de esplanadas entre 1 de maio e 30 de setembro. A

Informação

Viseu: GNR apreendeu 19 carros em corridas ilegais em Viseu

O Comando Territorial da GNR de Viseu apreendeu, no passado domingo, 19 viaturas envolvidas em corridas ilegais em Viseu. No âmbito de uma Operação Especial de Prevenção Criminal …

Nacional

Sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter a 6 quilómetros de Arraiolos

Um sismo pequeno de magnitude 3,1 na escala de Richter foi hoje registado na Rede Sísmica do continente às 04h15 e teve epicentro perto de Arraiolos, distrito de Évora.

Informação

Número de animais mortos pode chegar aos cinco mil em Oliveira do Hospital

Os primeiros números, após o incêndio de 15 de outubro, apontavam para cerca de três mil animais mortos, a maioria ovinos e caprinos,…

Informação

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense disputam, em casa, no próximo domingo, 16 de dezembro, pelas 15h00, a 15ª jornada da Série C

Destaque

Seis meses após o grande incêndio: “Acho que é um luto que eu tenho de fazer, que ainda não fiz, e não sei se algum dia o vou fazer”

Faz amanhã seis meses, exatamente num domingo, que Hélder Correia, de 59 anos, viu o fogo consumir o que construiu a vida toda.

Última Hora

Alvôco das Várzeas vai hastear Bandeiras Azul, de Ouro e de Praia Acessível

A Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai hastear a Bandeira Azul, a Bandeira Praia Acessível e a Bandeira Qualidade de Ouro, numa cerimónia

Última Hora

Marcelo Rebelo de Sousa tranquiliza autarca de Oliveira do Hospital quanto aos apoios à agricultura

Face à preocupação do presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, de que os apoios previstos para os produtores da agropecuária…

Última Hora

Unidade Local de Saúde da Guarda vive situação “explosiva”

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos entende que a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, onde se demitiram responsáveis de três serviços, vive situação “explosiva”, …

Informação

15 detenções, 870 infrações e 58 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Alunos do Centro Escolar de Nogueira participaram no simulacro  “A Terra Treme”

  O Município de Oliveira do Hospital promoveu hoje, 13 de outubro, junto dos alunos do 1.º CEB do Centro Escolar de Nogueira do Cravo, o exercício público de cidadania…

Informação

Distrito da Guarda conta com mais elementos no combate a incêndios

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) no distrito da Guarda inclui, este ano, mais elementos devido à constituição de nove Equipas de Intervenção Permanente.

Informação

Município de Arganil celebrou protocolo com Organização Mundial de Saúde

A Câmara Municipal de Arganil aderiu, na passada segunda-feira, dia 4 de junho, ao Plano de Ação Mundial para a Promoção da Atividade da Organização Mundial de Saúde (OMS),…