Oliveira do Hospital acolheu debate sobre a floresta “num momento de viragem” após os incêndios

Oliveira do Hospital acolheu debate sobre a floresta “num momento de viragem” após os incêndios

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi hoje palco de um debate sobre a floresta portuguesa, agora que o concelho atravessa um “momento de viragem”, após o grande incêndio de outubro do ano passado.

Na sessão de abertura do evento, organizado pelo Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, José Francisco Rolo, vice-presidente do Município oliveirense, salientou a importância da concretização do debate. “Em territórios como Oliveira do Hospital, mas na generalidade dos territórios afetados pelos incêndios, nunca foi tão intenso o debate sobre a floresta que queremos, o uso sustentável dos recursos, a ocupação do solo e sobre que medidas legislativas têm de ser tomadas para evitar o despovoamento, o abandono das terras, a perda da atividade produtiva e o envelhecimento da população”, referiu, defendendo que “é preciso uma nova política de ordenamento florestal”.

Na ocasião, José Francisco Rolo, fez questão de evidenciar as medidas adotadas pelo Município em prol do ordenamento do território. O responsável adiantou que Oliveira do Hospital “está organizado em zonas de intervenção florestal, tem o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e foi um dos concelhos que entrou nos sete municípios piloto, objeto do cadastro da propriedade”. “Foram cadastrados cerca de 35 mil propriedades em Oliveira do Hospital, que dá uma taxa de cobertura de 63 por cento. Ou seja, há trabalho feito mas estamos num momento de viragem, em que o paradigma do nosso coberto florestal pode definitivamente alterar-se. Estamos num momento em que a paisagem que sempre conhecemos pode mudar infelizmente para pior”, garantiu, considerando que “é preciso mudar atitudes, políticas e práticas”. A propósito, José Francisco Rolo deu conta de que o Município oliveirense “lançou uma medida no Orçamento Municipal”, nomeadamente “o programa Reflorestar, com alocação de 750 mil euros”.

Segundo o vice-presidente, as medidas implementadas visam “apostar nas espécies autóctones e folhosas”, de forma a “evitar um fenómeno que tem estado à vista de todos que é a regeneração espontânea e descontrolada do eucalipto”.

Maria João Antunes, do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC) e uma das mentoras da iniciativa, explicou que o debate pretendia “fomentar o diálogo entre o direito e a técnica florestal, de modo a contribuir para encontrar soluções jurídicas que, a vários propósitos, permitam uma melhor estruturação e gestão das áreas arborizadas”.

Na sua intervenção, adiantou que o Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da UC “tem como propósito fomentar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, promovendo a pesquisa aplicável e envolvendo a colaboração com centros e instituições de referência”.

“O que hoje nos congrega em Oliveira do Hospital cumpre este propósito na perfeição, pelo tema geral, pelos subtemas, pela cidade que o acolhe, pela mão do poder local, pela qualidade e diversidade dos moderadores e intervenientes”, afirmou.

Durante o período da manhã, os intervenientes estiveram focados no tema “Propriedade florestal: registos e cadastro, fracionamento do solo, direito sucessório e fiscalidade de prédios rústicos”. Durante a tarde, o debate seguiu uma outra temática: Planeamento e obrigações florestais: PMDFCIs, PDMs, PROFs, gestão de combustível, condicionamento à construção, arborização e rearborização.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova
Next Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Artigos Relacionados

Destaque

ESTGOH recebe 88 novos alunos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai receber 88 novos alunos colocados na segunda fase do concurso nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Desporto

Veteranos AD Nogueirense vencem torneio “Veteranos Rapada Futsal Cup”

A equipa Veteranos Associação Desportiva Nogueirense foi a grande vencedora do torneio “Veteranos Rapada Futsal Cup”, que decorreu no passado fim-de-semana.

Última Hora

Coimbra entre os distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros,…

Região

Loriga recria tradições Lusitanas e apresenta Festival FOLK

Inspirado na identidade Lusitana, no lendário Viriato e em todos os heróis das batalhas contra os invasores Romanos, a vila de Loriga recebe, este fim-de-semana, de 13 a 15 de

Última Hora

O frio veio para ficar. Previsões apontam para baixas temperaturas ao longo dos próximos dez dias

O ano arrancou com temperaturas a fazer jus ao inverno. No que à meteorologia diz respeito, o cenário dos primeiros dias de 2019 vai manter-se: apesar do sol radioso, pode

Informação

Meruge volta a recriar o “Ciclo do Pão”

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, vai ser recriada a iniciativa “Ciclo do Pão”, que terá lugar no próximo domingo, dia 18, …

Última Hora

Altice liga maciço central da Serra da Estrela por fibra ótica

A Altice Portugal vai ligar seis concelhos do maciço central da Serra da Estrela, num investimento de vários milhões de euros. “Este projeto que, tem agora início, vai criar infraestruturas

Informação

Alunos da ESTGOH vão ter transporte grátis no próximo ano

O Município de Oliveira do Hospital alargou a isenção no pagamento de transportes aos alunos do ensino superior que frequentem a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do

Última Hora

GNR intensifica fiscalização com “Estrada Segura”  

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica a partir de amanhã, dia 21 e até 24 de setembro e no período de 27 a 30 de setembro a fiscalização rodoviária,…

Última Hora

PJ deteve viúva do homem enterrado no quintal de habitação

A Polícia Judiciária anunciou a detenção da mulher de 46 anos, viúva do cidadão estrangeiro, encontrado ontem à tarde enterrado na quinta onde ambos residiam, perto de Linhares da Beira,

Última Hora

Semana “Tábua + Social” decorre de 1 a 4 de outubro

A Rede Social – Conselho Local de Tábua e o Município de Tábua promovem, a partir de hoje e até 4 de outubro de 2018, a semana “Tábua + Social”,

Última Hora

Fim de semana com calor. chuva regressa segunda-feira devido ao Ophelia

O fim de semana vai ser marcado por temperaturas acima dos 30 graus Celsius na generalidade do território, mas na segunda-feira a chuva regressa devido à passagem do furacão Ophelia.