Oliveira do Hospital acolhe exposição e debate sobre Violência Doméstica

Oliveira do Hospital acolhe exposição e debate sobre Violência Doméstica

Até ao final do mês de junho encontra-se patente, em Oliveira do Hospital, a exposição “Aqui morreu uma Mulher” que reúne um conjunto de fotografias recolhidas…

…no âmbito da reportagem da revista Visão, sobre os casos das mulheres que viram as suas vidas ceifadas em contexto de violência doméstica.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, esta exposição tem percorrido o país através do projeto “Parar, Pensar, Agir pela Igualdade”, pela iniciativa Roteiro Cidadania em Portugal, promovida pela ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade.

A exposição foi inaugurada ontem com a visita de alunos do 1.º ciclo, numa ação que se pretendeu pedagógica para que a mensagem fosse levada pelos mais novos para a escola e para casa.

A exposição vai estar em diferentes espaços públicos, como o Jardim Oliveira Mano ou os Paços do Município e outros edifícios municipais, constituindo um desafio aos cidadãos para que conheçam esta realidade que é urgente mudar, reflitam sobre ela e sejam atuantes, denunciando os casos de violência doméstica, que é crime público desde 2000.

Ainda sob o mote “Parar, Pensar, Agir pela Igualdade”, na próxima quinta-feira, 21 de junho, vai ser dinamizado um debate que tem também como tema central a violência doméstica, com as participações de: José Francisco Rolo (autarquia); Paula Caldas (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género); Teresa Campos e José Carlos Carvalho (jornalistas da Visão autores da reportagem); Eunice Saraiva (ADIBER); Isabel Amaral (GAF); entre outros, com moderação de Sílvia Pereira, da ANIMAR.

Esta é uma das iniciativas comemorativas do Dia Municipal para a Igualdade em Oliveira do Hospital que vai acontecer às 15h00 no Jardim Oliveira Mano, aberto à participação de todos os cidadãos. Ainda nesse dia, nos Paços do Município (17h00), será inaugurada a exposição fotográfica que resulta da campanha “Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica” que tem desafiado figuras públicas de diferentes esferas da sociedade concelhia e nacional a dar a cara. A iniciativa visa sensibilizar e consciencializar a população sobre este tipo de violência bem como promover o envolvimento da sociedade num compromisso público para a sua erradicação.

O Dia Municipal para a Igualdade culminará com uma largada de balões noturna, no Largo Ribeiro do Amaral, no âmbito do programa mOHve-te Verão 2018.

O Município de Oliveira do Hospital, através da Equipa Igualdade Local: Cidadania Responsável tem dedicado o mês de junho à promoção da igualdade de género colocando o tema no centro da agenda pública concelhia e desafiando os munícipes a envolver-se ativamente no combate à discriminação de género e às diversas formas de violência.

Previous Tondela: Jovem morre afogado em praia fluvial
Next Lousã acolhe debate sobre o tratamento da diabetes na região Centro

Artigos Relacionados

Informação

Estudantes animaram a cidade em mais um cortejo académico

Os estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital cumpriram esta tarde mais um Cortejo Académico. A animação e a muita cerveja…

Sociedade

Coimbra entre os 15 distritos sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte

Quinze distritos do continente vão estar esta segunda-feira e terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento forte.

Sociedade

Tribunal de Coimbra vai julgar homem que abusou da mãe em Fiais da Beira, Oliveira do Hospital

O Tribunal de Coimbra vai julgar um homem de 53 anos que, em fevereiro do ano passado, terá abusado da mãe, uma mulher de 70 anos, na sua casa em

Destaque

CIM da Região de Coimbra afirma território na BTL

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra está a apostar numa afirmação forte dos 19 municípios que a integram na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Informação

Município oliveirense alerta proprietários de terrenos para remoção de árvores e materiais queimados nos incêndios

Em resultado do grande incêndio que assolou todo o concelho de Oliveira do Hospital no dia 15 de outubro de 2017, o Município alerta para o elevado número de árvores

Última Hora

Alandra apresenta “A noite é nossa” na Rádio Boa Nova

Alandra apresenta hoje no programa “Peça que Passa”, de Zé Conde, o seu primeiro disco intitulado “A noite é nossa”.

Destaque

José Carlos Alexandrino volta a ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

O atual presidente de Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é recandidato a um terceiro mandato para aquele órgão. A confirmação foi avançada pela própria Federação de Coimbra do PS.

Informação

“Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” iniciaram no Dia Internacional das Florestas

Tiveram início na segunda-feira, 21 de março, as “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” promovidas pelas Bibliotecas Públicas Municipais e pelo Município de Oliveira do Hospital. No dia em que

Última Hora

“Há Festa…” animou Zona Histórica de Oliveira do Hospital

A zona antiga da cidade de Oliveira do Hospital já não passa sem o “Há Festa na Zona Histórica”.

Região

Penacova promoveu ação de formação da Vespa Velutina

O Município de Penacova e a Associação Nativa – Natureza, Invasoras e Valorização Ambiental promoveram, no passado dia 30 de junho, uma ação de formação sobre a Vespa Velutina – Métodos de controlo

Última Hora

Oliveira do Hospital novamente reconhecida como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018”

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido, pelo quarto ano consecutivo, como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018” – um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR),…

Informação

“Temos todas as condições para um grande ano na Eptoliva”

A Eptoliva realizou, esta manhã, a aula de abertura do novo ano letivo. Diante dos novos alunos, a direção da escola vincou o propósito de repetir…