Oliveira do Hospital acolhe exposição e debate sobre Violência Doméstica

Oliveira do Hospital acolhe exposição e debate sobre Violência Doméstica

Até ao final do mês de junho encontra-se patente, em Oliveira do Hospital, a exposição “Aqui morreu uma Mulher” que reúne um conjunto de fotografias recolhidas…

…no âmbito da reportagem da revista Visão, sobre os casos das mulheres que viram as suas vidas ceifadas em contexto de violência doméstica.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, esta exposição tem percorrido o país através do projeto “Parar, Pensar, Agir pela Igualdade”, pela iniciativa Roteiro Cidadania em Portugal, promovida pela ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade.

A exposição foi inaugurada ontem com a visita de alunos do 1.º ciclo, numa ação que se pretendeu pedagógica para que a mensagem fosse levada pelos mais novos para a escola e para casa.

A exposição vai estar em diferentes espaços públicos, como o Jardim Oliveira Mano ou os Paços do Município e outros edifícios municipais, constituindo um desafio aos cidadãos para que conheçam esta realidade que é urgente mudar, reflitam sobre ela e sejam atuantes, denunciando os casos de violência doméstica, que é crime público desde 2000.

Ainda sob o mote “Parar, Pensar, Agir pela Igualdade”, na próxima quinta-feira, 21 de junho, vai ser dinamizado um debate que tem também como tema central a violência doméstica, com as participações de: José Francisco Rolo (autarquia); Paula Caldas (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género); Teresa Campos e José Carlos Carvalho (jornalistas da Visão autores da reportagem); Eunice Saraiva (ADIBER); Isabel Amaral (GAF); entre outros, com moderação de Sílvia Pereira, da ANIMAR.

Esta é uma das iniciativas comemorativas do Dia Municipal para a Igualdade em Oliveira do Hospital que vai acontecer às 15h00 no Jardim Oliveira Mano, aberto à participação de todos os cidadãos. Ainda nesse dia, nos Paços do Município (17h00), será inaugurada a exposição fotográfica que resulta da campanha “Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica” que tem desafiado figuras públicas de diferentes esferas da sociedade concelhia e nacional a dar a cara. A iniciativa visa sensibilizar e consciencializar a população sobre este tipo de violência bem como promover o envolvimento da sociedade num compromisso público para a sua erradicação.

O Dia Municipal para a Igualdade culminará com uma largada de balões noturna, no Largo Ribeiro do Amaral, no âmbito do programa mOHve-te Verão 2018.

O Município de Oliveira do Hospital, através da Equipa Igualdade Local: Cidadania Responsável tem dedicado o mês de junho à promoção da igualdade de género colocando o tema no centro da agenda pública concelhia e desafiando os munícipes a envolver-se ativamente no combate à discriminação de género e às diversas formas de violência.

image_pdfimage_print
Previous Tondela: Jovem morre afogado em praia fluvial
Next Lousã acolhe debate sobre o tratamento da diabetes na região Centro

Artigos Relacionados

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital vai inspecionar associações  para evitar o que aconteceu em Vila Nova da Rainha

Os edifícios das associações do concelho de Oliveira do Hospital vão ser inspecionados por uma comissão. O objetivo é evitar que aconteça uma situação semelhante…

Última Hora

“Toque de entrada” chama cerca de 2500 alunos ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

É já na próxima quarta feira, dia 13 de setembro, que volta a soar o toque de entrada para o novo ano letivo em Oliveira do Hospital. No Agrupamento de

Educação

Bibliotecas promovem Férias Ativas em Oliveira do Hospital

Teve início, no dia 13 de junho, o programa “ Férias Ativas 2016” destinado à ocupação dos tempos livres das crianças, dinamizado nas Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital.

Região

PS de Oliveira do Hospital congratula-se com anúncio do Governo de 38 Milhões de euros para a construção do IC6

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital (PSOH) congratula-se com o recente anúncio do Governo Socialista, que prevê investir 38 milhões de euros…

Última Hora

Turismo Centro de Portugal congratula-se com prémios para museus da região

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de a região Centro de Portugal ter sido galardoada com alguns dos principais prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), na

Região

Dois detidos por furto de combustível em Gouveia

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial da Guarda, no passado dia 4 de junho, deteve dois homens de 40 e 50 anos, por furto de combustível, na

Última Hora

Marcelo Rebelo de Sousa em Gouveia para acompanhar processo de recuperação após incêndio

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita hoje, dia 21 de maio, o concelho de Gouveia, para acompanhar a evolução do processo de recuperação que se iniciou na

Informação

Sismo de 4,6 sentido no Norte e Centro de Portugal

Um sismo de 4,6 de magnitude foi registado no mar ao largo de Peniche, esta terça-feira pelas 07h12, e sentido particularmente no Norte e Centro do país.

Destaque

Greve de professores fecha EB1 da cidade de Oliveira do Hospital

A greve geral de professores que hoje se realiza, levou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica Nº1 da cidade de Oliveira do Hospital.

Informação

Proteção Civil alerta para risco “muito elevado e máximo” de incêndio

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o risco de incêndio “muito elevado e máximo” na generalidade dos municípios das regiões do interior Norte e Centro, Alentejo

Destaque

FCOH vai ter balneários novos no próximo ano

Os balneários em contentores têm os dias contados no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital. A Câmara Municipal vai avançar com a construção de balneários, …

Informação

Rádio Boa Nova e Município de Oliveira do Hospital apostam em programas de Educação Ambiental

A Rádio Boa Nova, numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital, deu hoje início a um conjunto de programas de educação ambiental…

Última Hora

Alfama voltou a vencer o concurso de Marchas Populares de Lisboa

Alfama repetiu a proeza do ano passado. Ontem à noite, com o tema “Não toquem na minha Alfama” voltou a ser considerada a melhor marcha …

Informação

PJ deteve suspeito de distribuir ilegalmente sinal de TV em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária deteve na quarta-feira “em flagrante delito” um comerciante em Oliveira do Hospital suspeito de distribuir ilegalmente sinal de televisão, disse hoje fonte daquela estrutura policial.

Nacional

Dezoito concelhos em risco máximo de incêndio. Calor coloca 14 distritos sob aviso amarelo no fim-de-semana

Dezoito concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Ciência ao Rubro na BLC3

Nos dias 27 e 29 de junho, a BLC3 assinalou o términus do ano letivo e da atividade “Ciência sobre Rodas” que decorreu durante o ano, nos Jardins de Infância

Informação

11 detenções, 862 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 20 a 26 de fevereiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Desporto

FCOH empatou frente ao Sertanense. ADN perdeu com o Caldas

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) empatou, este domingo, por uma bola, na 3ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, frente ao Sertanense.

Última Hora

FCOH – Já é conhecida a nova equipa técnica para o futebol sénior

O FCOH, que este ano vai disputar o Distrital de Honra da AFC, deu a conhecer através do seu facebook oficial, que está praticamente constituída a nova equipa técnica do

Informação

Autárquicas 2017 – Debate 25 de setembro – 2ª feira 21h00

AUTÁRQUICAS 2017 Esta segunda-feira, a Rádio Boa Nova em direto da Casa da Cultura Dr. César de Oliveira em Oliveira do Hospital, transmite o debate com os candidatos à Câmara

Última Hora

Oliveira do Hospital: Zona Histórica deverá ser requalificada no próximo ano

O Município de Oliveira do Hospital aponta para 2019 a requalificação da Zona Histórica da cidade. O pré-projeto, que está a ser preparado por um especialista em reabilitação de zonas

Informação

Eduardo Cabrita encara solução para IP3 “absoluta prioridade” nacional

O ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, defendeu ontem que é de absoluta prioridade nacional encontrar uma solução para o Itinerário Principal 3 (IP3), …

Sociedade

Aldeia das Dez prestou homenagem a Viriato Gouveia

O tecelão e poeta popular, Viriato Gouveia, com 87 anos, foi ontem homenageado em Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e