Oliveira do Hospital acolhe exposição e debate sobre Violência Doméstica

Oliveira do Hospital acolhe exposição e debate sobre Violência Doméstica

Até ao final do mês de junho encontra-se patente, em Oliveira do Hospital, a exposição “Aqui morreu uma Mulher” que reúne um conjunto de fotografias recolhidas…

…no âmbito da reportagem da revista Visão, sobre os casos das mulheres que viram as suas vidas ceifadas em contexto de violência doméstica.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, esta exposição tem percorrido o país através do projeto “Parar, Pensar, Agir pela Igualdade”, pela iniciativa Roteiro Cidadania em Portugal, promovida pela ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade.

A exposição foi inaugurada ontem com a visita de alunos do 1.º ciclo, numa ação que se pretendeu pedagógica para que a mensagem fosse levada pelos mais novos para a escola e para casa.

A exposição vai estar em diferentes espaços públicos, como o Jardim Oliveira Mano ou os Paços do Município e outros edifícios municipais, constituindo um desafio aos cidadãos para que conheçam esta realidade que é urgente mudar, reflitam sobre ela e sejam atuantes, denunciando os casos de violência doméstica, que é crime público desde 2000.

Ainda sob o mote “Parar, Pensar, Agir pela Igualdade”, na próxima quinta-feira, 21 de junho, vai ser dinamizado um debate que tem também como tema central a violência doméstica, com as participações de: José Francisco Rolo (autarquia); Paula Caldas (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género); Teresa Campos e José Carlos Carvalho (jornalistas da Visão autores da reportagem); Eunice Saraiva (ADIBER); Isabel Amaral (GAF); entre outros, com moderação de Sílvia Pereira, da ANIMAR.

Esta é uma das iniciativas comemorativas do Dia Municipal para a Igualdade em Oliveira do Hospital que vai acontecer às 15h00 no Jardim Oliveira Mano, aberto à participação de todos os cidadãos. Ainda nesse dia, nos Paços do Município (17h00), será inaugurada a exposição fotográfica que resulta da campanha “Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica” que tem desafiado figuras públicas de diferentes esferas da sociedade concelhia e nacional a dar a cara. A iniciativa visa sensibilizar e consciencializar a população sobre este tipo de violência bem como promover o envolvimento da sociedade num compromisso público para a sua erradicação.

O Dia Municipal para a Igualdade culminará com uma largada de balões noturna, no Largo Ribeiro do Amaral, no âmbito do programa mOHve-te Verão 2018.

O Município de Oliveira do Hospital, através da Equipa Igualdade Local: Cidadania Responsável tem dedicado o mês de junho à promoção da igualdade de género colocando o tema no centro da agenda pública concelhia e desafiando os munícipes a envolver-se ativamente no combate à discriminação de género e às diversas formas de violência.

image_pdfimage_print
Previous Tondela: Jovem morre afogado em praia fluvial
Next Lousã acolhe debate sobre o tratamento da diabetes na região Centro

Artigos Relacionados

Informação

Dois detidos por alegada burla de meio milhão de euros em Tondela

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de dois homens, no concelho de Tondela, pela presumível prática dos crimes de burla qualificada, …

Informação

Guarda: Bebé morreu no ventre da mãe à espera do parto

O Conselho de Administração da Unidade de Saúde Local da Guarda está a investigar o caso da morte de um bebé no ventre da mãe. A família fala em negligência

Última Hora

Concertos animam Oliveira do Hospital nas noites de verão

Numa parceria entre o Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital…

Última Hora

Arganil com espetáculo solidário “A Diferença Num Só Gesto”

A Câmara Municipal de Arganil, em conjunto com o Coimbra Gospel Choir, vai realizar um espetáculo solidário, intitulado “A Diferença Num Só Gesto”, a acontecer dia 8 de dezembro, pelas

Região

Sentido sismo de magnitude 2,8 na zona de Góis

Um sismo de magnitude 2,8 (escala de Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de seis quilómetros a norte-nordeste da Pampilhosa da Serra foi sentido no domingo, informou o

Sociedade

Oliveira do Hospital sinalizou “entre 20 a 25 casos de violência doméstica” em 2016

Oliveira do Hospital renova hoje, Dia Municipal para a Igualdade, o compromisso de combate às desigualdades e violência doméstica e no namoro. Em 2016,… … no âmbito do projeto “Igualdade

Informação

Oliveira do Hospital valoriza autores concelhios em mais uma edição da Feira do Livro

A Feira do Livro de Oliveira do Hospital abriu portas no domingo, dia 28 de maio, com uma homenagem aos vários autores do concelho. O certame que está de regresso

Última Hora

Entidade certificadora estima que a seca provoque redução de 50 % na produção de Queijo Serra da Estrela

O presidente da Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, Júlio Ambrósio, disse que a seca deverá reduzir a produção de queijo em mais de 50% face

Informação

Seia comemora Dia Municipal do Bombeiro

O Município de Seia presta homenagem aos bombeiros do concelho no próximo sábado, 19 de maio. O Dia do Municipal do Bombeiro, institucionalizado no ano passado, …

Última Hora

Dérbi entre FCOH e Lagares marca calendário desportivo de fim-de-semana

O dérbi entre o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva de Lagares marca a 20ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de

Região

CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal

O Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde das Neves, assinou hoje em Santarém, na presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural,…

Politica

Na reta final, candidatos apostam em comícios na cidade de Oliveira do Hospital

Hoje, dia 29 de setembro, termina a campanha para as eleições autárquicas que se realizam no próximo domingo, dia 1 de outubro.

Região

PS de Oliveira do Hospital congratula-se com anúncio do Governo de 38 Milhões de euros para a construção do IC6

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital (PSOH) congratula-se com o recente anúncio do Governo Socialista, que prevê investir 38 milhões de euros…

Última Hora

PJ deteve suspeito de atear dois fogos em Gouveia

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR – Destacamento de Gouveia – deteve um homem, sem profissão definida, presumível autor de

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital oferece Fichas de Estudo a todos os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) vai oferecer a todos os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB), no ano letivo 2017/2018, as fichas de apoio ao

Informação

Nogueirense joga em Águeda na 5ª jornada do Campeonato de Portugal e FCOH vai a Poiares para o Distrital.

A Associação Desportiva Nogueirense, de Nogueira do Cravo, desloca-se  no próximo domingo, dia 2 de outubro, a Águeda em jogo da 5ª jornada. O Tourizense desloca-se ao reduto do Pampilhosa.

Informação

Pedrógão Grande: 157 habitações reconstruídas após um ano da catástrofe

A maioria das casas destruídas pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande há um ano já foi reconstruída.

Informação

Estacionamento Subterrâneo vai passar a ser pago em Oliveira do Hospital

O estacionamento subterrâneo, conhecido silo auto, situado no centro da cidade de Oliveira do Hospital, quando estiver “liberto” dos bens doados para as vítimas dos incêndios, vai passar a ser

Última Hora

Oliveira do Hospital dedica o mês de junho à Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital, através da equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável” vai dedicar o mês de junho à promoção da igualdade de género, com um programa diversificado, …

Sociedade

Plano Municipal para a Igualdade cumprido com sucesso em Oliveira do Hospital

As comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, que se desenrolaram entre 18 e 24 de junho em Oliveira do Hospital, terminaram com uma mesa redonda…

Região

Câmara Municipal de Seia vai integrar 78 trabalhadores precários

A Câmara Municipal de Seia abriu hoje, e até dia 20 de abril, os procedimentos concursais para a regularização extraordinária dos vínculos precários de 78 trabalhadores, ao abrigo do Programa

Informação

Incêndios: Em Pedrógão mais de metade das casas estão reconstruídas. Em Oliveira do Hospital a adjudicação será na próxima semana

Das 265 casas de primeira habitação afetadas pelo grande incêndio de junho do ano passado, “mais de metade estão concluídas”. Na próxima semana vão ser adjudicadas as empreitadas para Oliveira

Última Hora

Rádio Boa Nova comemora 31º aniversário com emissão especial

É já no próximo domingo, 19 de março, que a Rádio Boa Nova comemora o 31º aniversário. A efeméride vai ser assinalada com uma emissão especial.

Última Hora

Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios voltam a manifestar-se em Coimbra

Os Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios de julho e outubro de 2017 consideram insuficientes as medidas de apoio disponibilizadas pelo governo…