Oliveira do Hospital acolhe debate “Florestas e Legislação: Que futuro?”

Oliveira do Hospital acolhe debate “Florestas e Legislação: Que futuro?”

O Município de Oliveira do Hospital recebe no próximo dia 7 de dezembro, no Salão Nobre, um importante debate sobre a floresta portuguesa.

Organizado pelo Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra sob a coordenação científica de Maria João Antunes e Dulce Lopes, este debate, que terá início às 9h30, com uma intervenção do presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, estará subordinado ao tema “Florestas e Legislação: Que futuro?”,

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, com este debate, o Instituto Jurídico pretende fomentar o diálogo entre o direito e a técnica florestal de modo a contribuir para encontrar soluções jurídicas que, a vários propósitos (como sejam a propriedade florestal, o ordenamento e planeamento florestal ou o uso concreto do solo para fins de florestação), permitam uma melhor estruturação e gestão das áreas arborizadas.

Durante o período da manhã, entre as 9h30 e as 13h00, os intervenientes estarão focados no tema “Propriedade florestal: registos e cadastro, fracionamento do solo, direito sucessório e fiscalidade de prédios rústico”, enquanto que à tarde o debate seguirá uma outra temática: Planeamento e obrigações florestais: PMDFCIs, PDMs, PROFs, gestão de combustível, condicionamento à construção, arborização e rearborização.

image_pdfimage_print
Previous Hugo Abreu, investigador ligado ao projeto pioloto da biorrefinaria, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior
Next Seia: Orçamento Participativo Escolar recebeu sete propostas

Artigos Relacionados

Educação

Oliveira do Hospital quer uma Escola Feliz

Pelo quinto ano consecutivo, o município de Oliveira do Hospital está empenhado em proporcionar um arranque de ano letivo mais feliz a um conjunto de 30 alunos do 1º ciclo.

Região

Mau tempo provoca constrangimentos no abastecimento de água em Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia

A Águas do Vale do Tejo alertou em comunicado para a possibilidade de se verificarem alguns constrangimentos no abastecimento de água em algumas localidades…

Informação

Meruge recria “Ciclo do Pão”

Pelo 9º ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Meruge e a ADSCVC, vão realizar a iniciativa “Ciclo do Pão”, que terá lugar no próximo dia 17 de setembro, …

Informação

Viseu: Dois homens detidos por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Viseu, deteve ontem, dia 28 de novembro, dois homens, com 33 e 40 anos, por tráfico de produtos

Sociedade

Mantém-se a “caça ao homem” que matou um GNR e um civil em Aguiar da Beira

Mantém-se a enorme ‘caça ao homem’ acionada pela Guarda Nacional Republicana, depois de na manhã de terça-feira um militar da GNR ter sido morto…

Região

22ª edição do CineEco com 90 filmes a concurso

Feitas as apresentações, começou a contagem decrescente para a 22ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Informação

50 Concelhos de dez distritos em risco máximo de incêndio

Mais de meia centena de concelhos de dez distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Detidos na Guarda oito suspeitos de integrarem rede de tráfico de droga

Ao longo da última semana, a Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda em colaboração com outros elementos,…

Região

Arganil entre os dois concelhos do país 100% Eco-Escolas

O trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Arganil, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Arganil, na melhoria do desempenho ambiental…

Informação

Ténis de Mesa: jovens do CCPOH em evidência no 5º Torneio de Tábua

A jovem equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) deslocou-se, este sábado, à vila de Tábua, mais precisamente ao pavilhão multiusos,

Sociedade

Homem detido com 14 quilos de canábis aguarda julgamento em liberdade

Um homem de 51 anos, detido em Oliveira do Hospital na posse de 14 quilos de canábis, vai aguardar o julgamento em liberdade, disse hoje à agência Lusa uma fonte

Sociedade

Call Center da Altice já é uma realidade em Oliveira do Hospital

O Call Center já entrou em funcionamento na cidade de Oliveira do Hospital. Nesta fase de arranque, o projeto assegura meia centena …

Sociedade

Igreja Moçárabe de Lourosa é monumento nacional há 100 anos

Hoje assinala-se o centenário da classificação da Igreja Moçárabe de Lourosa como Monumento Nacional. A efeméride fica marcada com o anúncio da requalificação do espaço envolvente num investimento de 400 mil

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 9 de dezembro, realiza-se mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital, uma

Informação

Cinfães: Acidente com fogo-de-artifício faz um morto

Um acidente com fogo-de-artifício, que estava a ser lançado junto a uma igreja em São Cristóvão da Nogueira, em Cinfães, fez uma vítima mortal esta manhã.

Última Hora

Nelas: GNR investiga onda de assaltos

A GNR está a investigar assaltos que aconteceram nos últimos dias no concelho de Nelas.

Sociedade

Hora muda na madrugada do próximo domingo

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada de domingo, 30 de outubro, dando início ao horário de inverno em Portugal, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Desporto

Mais de duas centenas de participantes na 3ª edição do Trail do Colcurinho

Mais de duas centenas de participantes oriundos dos mais diversos pontos do país marcaram presença ontem, dia 21 de outubro, na 3.ª edição do Trail Colcurinho,…

Informação

Infantário da FAAD com inscrições abertas nas várias valências

O infantário da Fundação de Aurélio Amaro Diniz, que acabou de comemorar os 20 anos de existência, viu renovada a autorização para poder lecionar em 3 salas de educação pré-escolar …

Região

Nelas lança concurso de ideias para monumentos aos bombeiros e combatentes

A Câmara Municipal de Nelas pretende prestar “um merecido tributo ao trabalho desenvolvido pelos Bombeiros e Ex-Combatentes.

Sociedade

Arganil candidata 10 aldeias às “7 Maravilhas”

Já está em marcha mais uma edição do projecto 7 Maravilhas de Portugal. O ano de 2017 tem como foco as aldeias e a fase de candidatura já arrancou, estando

Informação

Região: Duas vítimas encarceradas e um morto em acidente

Uma colisão ocorrida esta manhã, na estrada nacional 234 que liga Cantanhede a Coimbra, deixou duas vítimas encarceradas e provocou uma morte.

Vídeos

“Largo Encantado” anima quadra natalícia em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Até dia 24 de dezembro, o “Largo Encantando” proporciona a “magia do Natal” às crianças e suas famílias na cidade de Oliveira do Hospital. A iniciativa é do município de