Oliveira do Hospital abre candidaturas para atribuição de bolsas de estudo no Ensino Superior

Oliveira do Hospital abre candidaturas para atribuição de bolsas de estudo no Ensino Superior

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai atribuir bolsas de estudo no ensino superior a alunos com insuficiências económicas e de bolsas de estudo por mérito excecional.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que o prazo para apresentação das candidaturas já está aberto e decorre até 9 de novembro, podendo concorrer os alunos residentes no concelho de Oliveira do Hospital que frequentem os estabelecimentos de ensino superior público, particular ou cooperativo, sediados dentro e fora do concelho.

Para apoiar o prosseguimento de estudos aos alunos do concelho de Oliveira do Hospital, no ensino superior, o executivo deliberou também que o valor orçamental para este programa de atribuição de bolsas se cifra nos 50 mil euros.

Relativamente às bolsas de cariz social, os alunos terão um montante mensal máximo de 30% da Retribuição Mínima Mensal. No que respeita às bolsas por mérito excecional, serão atribuídas a um total de seis alunos, no valor de 750 euros anuais, a atribuir da seguinte forma:  três a alunos que irão frequentar o 1.º ano do ensino superior e que tenham obtido média igual ou superior a 17 valores; e três a alunos que já frequentem o ensino superior e que tenham obtido  média igual ou superior a 15 valores.

Os concorrentes deverão preencher cumulativamente os requisitos constantes do regulamento em vigor e deverão apresentar a sua candidatura – até 9 de novembro – através de impresso próprio datado e assinado juntamente com todos os documentos solicitados, sob pena de exclusão. As candidaturas podem ser entregues via CTT endereçado ao Município de Oliveira do Hospital; via e-mail para o endereço [email protected] ou presencialmente no Balcão Único da Câmara Municipal. O regulamento e o formulário de candidatura podem ser consultados no site do Município, nos serviços administrativos da Câmara Municipal e demais locais onde se encontra afixado o respetivo edital.

O apoio aos alunos e suas famílias tem sido uma prioridade da autarquia que procura desenvolver ações que fomentem a educação e o ensino. Consciente das dificuldades económicas que afetam algumas agregados familiares do concelho e que podem constituir obstáculo à prossecução do percurso formativo dos seus membros, a Câmara Municipal pretende contribuir para proporcionar o acesso ao ensino superior a jovens oliveirenses que, não obstante a sua situação económica, desejem continuar a sua formação académica. Visa ainda fomentar uma cultura de mérito, apoiando alunos que atinjam resultados excecionais, independentemente da sua condição económico-social.

Para além de estimular a frequência de cursos superiores e a continuidade do percurso académico, a atribuição destas bolsas de estudo visa a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio, através da dotação de quadros técnicos superiores, fomentando um desenvolvimento sustentado.

Previous Festa das Vindimas revive tradição que se está a perder em Lagares da Beira (com vídeo)
Next Concurso fotográfico assinala Dia Mundial do Turismo em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Cultura

“Cultura em Movimento” em Oliveira do Hospital

Começa este domingo em Alvoco das Várzeas, Oliveira do Hospital, mais um programa de descentralização da oferta cultural do município de Oliveira do Hospital, …

Informação

Calor extremo: Praias Fluviais do concelho servem de refúgio

Atendendo às elevadas temperaturas que se fazem sentir em Portugal nos últimos dias, turistas e população local têm recorrido às praias fluviais do concelho para se refugiar.

Última Hora

Acidentes com tratores agrícolas fizeram um morto e um ferido grave em Viseu

Dois acidentes com tratores fizeram ontem um morto, em São Pedro do Sul, e dois feridos, um deles grave, em Viseu, disse a Proteção Civil de Viseu.

Informação

Número de animais mortos pode chegar aos cinco mil em Oliveira do Hospital

Os primeiros números, após o incêndio de 15 de outubro, apontavam para cerca de três mil animais mortos, a maioria ovinos e caprinos,…

Última Hora

Viseu: ASAE apreende quatro toneladas de produtos cárneos impróprios para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, na sequência de uma ação de fiscalização através da Unidade Regional do Norte – Unidade de Mirandela,…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança agenda de eventos “Cá acONtece!” em formato digital

A agenda de eventos de Oliveira do Hospital “Cá acONtece!” passou “a estar online no site da Câmara Municipal”.

Informação

Câmara de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoio à reconstrução das habitações

O Município de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoios à reconstrução das habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro …

Região

Retomadas buscas para encontrar pastor de 90 anos desaparecido

As autoridades retomaram pelas 06h00 de hoje as buscas pelo pastor de 90 anos que está desaparecido em São Romão, no concelho de Seia, disse à agência Lusa fonte do

Última Hora

Dois homens identificados por pesca ilegal no rio Ceira

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção do Ambiente do Destacamento Territorial de Coimbra, identificou, no passado dia 18 de maio, dois homens por infração à lei

Cultura

Sociedade Recreativa Penalvense comemora aniversário com Semana Cultural

No âmbito da comemoração do seu 80º aniversário, a Sociedade Recreativa Penalvense, irá realizar na última semana de dezembro, em Penalva de Alva, um evento alargado dedicado à cultura e

Região

AHRESP promove ação de qualificação para proprietários de Alojamento Local

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai realizar, na próxima terça-feira, dia 2 de maio, em Aveiro, uma Ação de Qualificação dirigida aos proprietários de estabelecimentos de Alojamento Local.

Última Hora

Nogueirense promove palestra com Tarantini Vaz

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) vai realizar uma palestra com o preletor convidado Tarantini Vaz, com o tema “Sonha, Desafia-te, Concretiza”, …