“Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” representou Portugal na feira de emigração na Holanda

“Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” representou Portugal na feira de emigração na Holanda

image_pdfimage_print

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” esteve representado através do membro do Fórum Participativo, Hans de Herder, empresário turístico, na 20.ª edição da “Emigratiebeurs – Emigration Expo” na Holanda.

Naquela que é considerada a maior feira de emigração da Europa – com mais de 12.500 visitantes, destina-se a emigrantes e empreendedores, e a quem procura emprego ou pretende viver fora – foram divulgadas as iniciativas de acolhimento à comunidade estrangeira através deste projeto desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital (MOH).

De acordo com este promotor foi possível “informar holandeses e visitantes estrangeiros sobre o bem estar e qualidade de vida em Portugal” particularmente em Oliveira do Hospital cuja localização e paisagens fazem deste município “um local atrativo para onde emigrar”. Hans de Herder explica que o stand foi muito procurado ao longo dos dois dias e que “muitas pessoas estavam interessadas em Portugal”, pretendiam conhecer mais do nosso país, uns para ficar durante o inverno e outros para desenvolver atividades profissionais.

“As pessoas ficavam surpreendidas por saber que algumas centenas de famílias holandesas e belgas encontraram uma nova vida neste concelho e região e foi estimulante ouvir alguns dizer que estariam interessados em visitar a nossa região”, nota o empresário que sublinha, “é difícil calcular o investimento na feira comparando com os benefícios mas parece que junto de um grande número de pessoas foi possível colocá-las a olhar para Portugal de uma nova maneira aprendendo que há mais do que apenas o Algarve”. “Poderemos ter bastantes visitantes no verão para explorar um novo mundo”, acrescenta Hans de Herder, lamentando não haver mais representações oficiais portuguesas.

Oliveira do Hospital assume-se como um município amigo das várias comunidades e nesse âmbito criou o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”, através do qual dinamiza  o Fórum Participativo que integra as várias comunidades a residir no concelho de Oliveira do Hospital, e tem disponível um Gabinete de Apoio/Support Office que dá apoio e acompanhamento a residentes, funcionando no Gabinete de Apoio à Vereação. Trata-se de uma plataforma de acolhimento e apoio aos novos residentes, estrangeiros e nacionais, que fomenta o diálogo e ações em vários domínios. Enquanto projeto de boas práticas no contexto de acolhimento a novos residentes, foi formalizada a adesão ao programa governamental “Mentores para Migrantes” e tem sido reconhecido publicamente por diferentes organismos nacionais.

Neste momento, o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”, promovido pelo MOH é um dos cinco finalistas, a nível nacional, nomeado para o Prémio de Boas Práticas de Participação.

José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal, e vereador do Turismo lembra  que “com a participação das várias comunidades e com o empenho de vários empreendedores, o Friendly Municipality tem conseguido: ajudar pessoas no seu dia a dia; afirmar-se como iniciativa reconhecida de boas práticas, e projetar o nome de Oliveira do Hospital na Holanda”.

“Convidar visitantes para o nosso território e criar o ambiente para se tornarem novos residentes, têm feito deste projeto um caso de sucesso e uma plataforma reconhecida”, acrescenta, sublinhando que “também neste domínio, Oliveira do Hospital soube inovar com resultados positivos para a sua economia local e marketing territorial”.

Previous Alva Valley Hotel vai ser inaugurado quarta feira
Next Cientistas de Coimbra ajudam a enfrentar riscos de incêndio na Suécia

Artigos Relacionados

Região

11 detenções e 51 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações realizadas na semana de 11 a 17 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 11 detenções e 51 acidentes no

Região

Vinhos do Centro de Portugal promovidos em encontro mundial do setor

O Turismo Centro de Portugal vai participar na terceira edição do MUST – Fermenting Ideas, um dos mais importantes congressos mundiais de vinhos, que atrairá a Portugal 500 participantes, …

Destaque

Cerca de 480 alunos semearam 1500 bolotas e castanhas em Oliveira do Hospital

Hoje , Dia Mundial da Bolota, cerca de 480 alunos de vários estabelecimentos de ensino pré-escolar  participaram na ação “Semeia uma bolota, faz nascer uma árvore” que resultou na sementeira

Informação

Aldeias de Oliveira do Hospital “de fora” das 49 candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

A “7 Maravilhas de Portugal” desvendou esta sexta-feira na Aldeia da Pena (São Pedro do Sul) as 49 candidatas de entre 322 às aldeias mais maravilhosas do país.

Última Hora

Politécnico de Coimbra inaugura Centro Cultural Penedo da Saudade

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai inaugurar Centro Cultural Penedo da Saudade, no próximo dia 18 de janeiro, pelas 17h00.

Informação

Homem morreu em Penela após queda numa lareira

Um homem de 90 anos morreu esta terça-feira, em Penela, na sequência de uma queda sobre a lareira da sua casa.

Informação

Evacuada escola primária na Guarda devido a incêndio

Um incêndio deflagrou na Escola Primária Vila Fernando, na Guarda, ao final desta tarde.

Última Hora

Férias Ativas 2018 terminaram com um encontro de todos os participantes

As Férias Ativas 2018 terminaram com um mega encontro onde se reuniu a maioria dos participantes deste programa ocupacional dos tempos livres do Município de Oliveira do Hospital, que é

Sociedade

Chuva regressa este fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por períodos de chuva nas regiões do norte e centro, com as temperaturas a variarem entre 15 e 23 graus Celsius,…

Informação

Maratona Clube Vila Chã participou na 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha

Decorreu no passado dia 16 de Julho, a 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha, realizada em Malcata. Esta competição realizou-se em conjunto …

Informação

MAAVIM queixa-se de falta de apoios 11 meses depois do grande incêndio

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) continua no terreno a ajudar as populações afetadas pelos incêndios de Outubro de 2017.

Vídeos

Reunião da Câmara de Coimbra ficou marcada por “palhaçada” que se tornou viral (com vídeo)

Em reunião da Câmara Municipal de Coimbra que decorreu, ontem, José Manuel Silva, antigo bastonário da Ordem dos Médicos, que é atualmente vereador na Câmara Municipal de Coimbra…