Oliveira do Hospital: 77 casas ardidas vão ser recuperadas e parte da sinalética vai ser substituída
5 Junho, 2018 1441 Views

Oliveira do Hospital: 77 casas ardidas vão ser recuperadas e parte da sinalética vai ser substituída

image_pdfimage_print

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) decidiu pela adjudicação da recuperação de 77 casas ardidas no concelho de Oliveira do Hospital…

… a uma empresa de Famalicão.

A “boa notícia” foi partilhada pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital na última reunião do executivo, referindo que o investimento é de “nove milhões e 792 mil Euros”. “Ontem houve abertura de procedimento com caráter de urgente com uma empresa da Famalicão que foi convidada. Há uma adjudicação neste momento de 77 casas”, afirmou José Carlos Alexandrino, informando que há também um conjunto de “17 casas em financiamento direto no valor de um milhão e seis mil Euros”.

A adjudicação direta à empresa de Famalicão decorre das dificuldades verificadas em situação de procedimento concursal, nomeadamente a falta de empresas interessadas em assumir o processo de recuperação. Refira-se que anteriores procedimentos ficaram “vazios”. José Carlos Alexandrino adiantou que a empresa que agora aceitou o convite, situação prevista em resolução de Conselho de Ministros, já iniciou contactos com empreiteiros do concelho para a realização dos trabalhos. “Uns já aceitaram, outros não por falta de capacidade”, explicou o autarca, verificando que muitos dos empreiteiros do concelho têm estado envolvido em outros processo de recuperação de habitações e outros espaços.

De acordo com o autarca, na totalidade, há registo de 133 afetadas pelo fogo que se encontram em processo de recuperação.

Em reunião da autarquia, foi t aprovada a abertura de concurso com “carácter de urgência” no valor de mais de 200 mil euros, destinado à substituição de sinalética e outros elementos de informação e proteção afetados pelo incêndio. No conjunto, o prejuízo da autarquia decorrente do incêndio é de 1, 5 milhões de Euros, esperando José Carlos Alexandrino que venha a ser suportado através de candidatura que carece ainda de da data de abertura. “Não tínhamos condições para continuar mais um verão”, comentou, justificando assim a decisão de abrir concurso. “Podemos perder essas verbas. É um risco assumido”, admite o autarca, referindo que, no imediato, o objetivo é “fazer o que é nuclear”.

Previous Consulta de Saúde Mental apoia 388 pessoas afetadas pelo incêndio em Oliveira do Hospital
Next 10 detenções, 543 infrações e 54 acidentes no distrito de Coimbra

Artigos Relacionados

Informação

Taça Hugo dos Santos – Meias finais jogam-se este sábado

Estão encontradas as equipas apuradas para os jogos das meias finais da Taça Hugo dos Santos.. O Benfica que venceu o Sampaense, joga o primeiro jogo às 15:30 com o Galitos Barreiro que

Região

Homem morre atropelado por comboio em Montemor-o-Velho

Um homem morreu, esta tarde, atropelado por um comboio junto ao apeadeiro de Formoselha, em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra.

Politica

Assembleia Municipal vota contas de 2016 e subsídios às Juntas de Freguesia

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne na próxima segunda feira, dia 24 de abril, em sessão ordinária, a partir das 14h30, no Salão Nobre da Câmara.

Destaque

Há duas empresas (uma de capital chinês) interessadas em viabilizar o Matadouro

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino adiantou ontem, em reunião pública do executivo, …

Desporto

FCOH, AD Lagares, Sampaense e FCOH Hóquei Patins somam vitórias. ADN derrotada.

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) conquistou os três pontos frente ao Penelense, com golos de Fred e David Lopes. A partida da 12ª jornada, realizada ontem, permitiu

Região

Maior eclipse total da Lua ocorre amanhã

A Lua vai estar, amanhã, mergulhada na sombra da Terra, mas Portugal apenas vai apanhar o fenómeno a meio porque a Lua nasce numa altura…

Destaque

 “Convidámos mil e outros poderiam cá estar. O meu coração e o coração de Oliveira do Hospital está com todos aqueles que nos ajudaram a renascer”

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital ficou marcada, este fim de semana, pela realização do almoço solidário com mil pessoas organizado pela Câmara Municipal, …

Informação

José Manuel Silva apresentou candidatura à Câmara Municipal de Coimbra

O ex-bastonário dos médicos José Manuel Silva é candidato à Câmara Municipal de Coimbra e disse que o que distingue o seu projeto é a independência, a liberdade de pensamento

Informação

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Natal e Ano Novo

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento,…

Informação

Município de Penacova desativou 85 ninhos de vespa asiática desde o início do ano

O município de Penacova informou que tem procedido à desativação dos ninhos de vespa asiática, que são detetados na área geográfica do concelho, como medida de controlo da proliferação…

Informação

Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo

Nos últimos cinco anos, Tiago Fernandes, jovem oliveirense, tem-se aventurado e percorrido inúmeros países no seu Land Rover e pretende viajar para o resto da sua vida.

Última Hora

“Vamos Plantar o Bosque da Memória” em Carragozela

O Movimento de Cidadãos Por Uma Estrela Viva irá levar a cabo uma ação de reflorestação nos Baldios da Carragozela (Seia), no próximo sábado, dia 24 de fevereiro, pelas 14 horas.