Oliveira do Hospital: 77 casas ardidas vão ser recuperadas e parte da sinalética vai ser substituída
5 Junho, 2018 1295 Views

Oliveira do Hospital: 77 casas ardidas vão ser recuperadas e parte da sinalética vai ser substituída

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) decidiu pela adjudicação da recuperação de 77 casas ardidas no concelho de Oliveira do Hospital…

… a uma empresa de Famalicão.

A “boa notícia” foi partilhada pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital na última reunião do executivo, referindo que o investimento é de “nove milhões e 792 mil Euros”. “Ontem houve abertura de procedimento com caráter de urgente com uma empresa da Famalicão que foi convidada. Há uma adjudicação neste momento de 77 casas”, afirmou José Carlos Alexandrino, informando que há também um conjunto de “17 casas em financiamento direto no valor de um milhão e seis mil Euros”.

A adjudicação direta à empresa de Famalicão decorre das dificuldades verificadas em situação de procedimento concursal, nomeadamente a falta de empresas interessadas em assumir o processo de recuperação. Refira-se que anteriores procedimentos ficaram “vazios”. José Carlos Alexandrino adiantou que a empresa que agora aceitou o convite, situação prevista em resolução de Conselho de Ministros, já iniciou contactos com empreiteiros do concelho para a realização dos trabalhos. “Uns já aceitaram, outros não por falta de capacidade”, explicou o autarca, verificando que muitos dos empreiteiros do concelho têm estado envolvido em outros processo de recuperação de habitações e outros espaços.

De acordo com o autarca, na totalidade, há registo de 133 afetadas pelo fogo que se encontram em processo de recuperação.

Em reunião da autarquia, foi t aprovada a abertura de concurso com “carácter de urgência” no valor de mais de 200 mil euros, destinado à substituição de sinalética e outros elementos de informação e proteção afetados pelo incêndio. No conjunto, o prejuízo da autarquia decorrente do incêndio é de 1, 5 milhões de Euros, esperando José Carlos Alexandrino que venha a ser suportado através de candidatura que carece ainda de da data de abertura. “Não tínhamos condições para continuar mais um verão”, comentou, justificando assim a decisão de abrir concurso. “Podemos perder essas verbas. É um risco assumido”, admite o autarca, referindo que, no imediato, o objetivo é “fazer o que é nuclear”.

Previous Consulta de Saúde Mental apoia 388 pessoas afetadas pelo incêndio em Oliveira do Hospital
Next 10 detenções, 543 infrações e 54 acidentes no distrito de Coimbra

Artigos Relacionados

Informação

Município de Seia disponibiliza 100.000€ para Orçamento Participativo

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento participativo.

Informação

Evadido da prisão foi detido por furto de veículos em Vila Nova de Poiares

O Comando Territorial de Coimbra deteve na passada sexta-feira, dia 2 de março, em Vila Nova de Poiares, um indivíduo por furto de veículos.

Destaque

FCOH vence primeiro jogo da época frente ao Leiria. ADN perdeu com o Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, em casa, o jogo da primeira jornada da Série C do Campeonato Nacional frente ao União Desportiva de Leiria, por

Informação

Seia acolhe Ciclo de Conferências “Educação e Cinema”

A Casa Municipal da Cultura de Seia, com o apoio do Festival de Cinema Cine Eco, recebe no dia 20 de maio, das 15h às 18h, uma ação de formação

Última Hora

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho, conseguido há 8 anos com a eleição de José

Região

Região: Suspeito de abusar de enteada ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através da diretoria do Centro, de um homem de 30 anos suspeito de abusar sexualmente de uma menor, que era filha da mulher

Nacional

Mundial 2018: Portugal em jogo decisivo com o Irão para os oitavos-de-final

A Seleção Portuguesa de Futebol tem hoje um jogo decisivo no Mundial 2018. Portugal joga contra o Irão, pelas 19h00, para a passagem aos oitavos-de-final.

Desporto

“Pais Natais em Movimento” animaram Oliveira do Hospital

Domingo foi dia de mais uma edição da iniciativa “Pais Natais em Movimento”. Foram muitos os que enfrentaram o frio e participaram na edição de 2016 desta atividade, …

Informação

Freguesia em Oliveira do Hospital perdeu 80 empregos em duas serrações

Pelo menos 80 pessoas perderam o emprego na área da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, em Oliveira do Hospital, …

Informação

Associação quer autarca de Oliveira do Hospital a gerir “Fundo de Revita” para concelhos afetados pela tragédia de outubro

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) desafiou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital a gerir o “Fundo Revita”,… … 

Informação

Desporto de fim de semana – Resultados

O Nogueirense venceu este domingo em casa o Águeda por 1-0. Também o Tourizense em casa, venceu o Pampilhosa por 2-0. Jogos da jornada 14 do Campeonato de Portugal Prio.

Última Hora

Região Centro: 45 mortes, 800 casas e 500 empresas atingidas nos incêndios de 15 e 16 de outubro

Os incêndios que há um mês atingiram particularmente 27 concelhos da região Centro provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, destruíram total ou…