Oeiras entregou a 30 municípios mapas para um melhor planeamento do território após grandes incêndios

Oeiras entregou a 30 municípios mapas para um melhor planeamento do território após grandes incêndios

image_pdfimage_print

A Câmara de Oeiras entregou ontem aos 30 municípios mais afetados pelos incêndios de 2017, informação geográfica de alta resolução que lhes vai permitir …

… um melhor ordenamento, num investimento de 450 mil euros da autarquia do distrito de Lisboa.

Numa cerimónia que decorreu em Coimbra, o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Moais, entregou os ortofotomapas de cada um dos municípios aos seus representantes.

Estes ortofotomapas são criados a partir de fotografias áreas da superfície terrestre que, posteriormente, são corrigidas para que todos os elementos apresentem a mesma escala, sendo informação geográfica de alta resolução, com uma margem de erro muito inferior à do Google Maps.

Com um investimento de 450 mil euros feito pela Câmara de Oeiras, o projeto, levado a cabo pela empresa Municípia, permite que os municípios apliquem agora os mapas “no planeamento florestal ou na elaboração de cadastro”, trabalhando com informação “com um rigor e segurança de uma margem de erro zero”, disse à agência Lusa Isaltino Morais.

Os municípios apoiados pelo projeto, intitulado “Oeiras30Mais”, foram Arganil, Carregal do Sal, Castanheira de Pêra, Castelo de Paiva, Figueiró dos Vinhos, Freixo de Espada à Cinta, Gavião, Góis, Gouveia, Lousã, Mação, Mangualde, Marinha Grande, Mira, Mortágua, Nelas, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Santa Comba Dão, Seia, Sertã, Tábua, Tondela, Vagos, Vila de Rei, Vila Nova de Poiares e Vouzela.

O projeto, que teve um prazo de execução de cerca de seis meses, arrancou em abril de 2018, com a realização de voos nos municípios abrangidos, para a recolha de fotografias aéreas.

Ao todo foram criadas 22.500 imagens aéreas, que resultaram em 3.500 ortofotos, que representam cerca de 700 mil hectares de território.

com lusa.pt
Foto:MOH

Previous GNR apreendeu 262 doses de droga em viagens de finalistas para Espanha
Next Oliveira do Hospital acolhe iniciativa “Dou Mais Tempo à Vida”

Artigos Relacionados

Última Hora

Chuva volta a Portugal continental a partir de quarta-feira

A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e a temperatura mínima vai subir.

Informação

Município de Oliveira do Hospital criou conta solidária de apoio às vítimas do incêndio

O Município de Oliveira do Hospital criou uma conta solidária de apoio às vítimas do forte incêndio que afetou o concelho. Vamos todos ajudar através do IBAN: PT50 0035 0567 00026953430

Última Hora

Detetada Legionella no Centro de Saúde de Mangualde

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) revelou hoje que foi detetada ‘legionella’ ambiental numa colheita efetuada em meados de outubro…

Destaque

Alvôco de Várzeas transforma-se, neste fim de semana, num “centro de cultura” (com vídeo)

Alvôco de Várzeas no concelho de Oliveira do Hospital serve de palco neste fim de semana à iniciativa “Paisagens Sonoras de Montanha” …

Última Hora

Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital quer que os alunos, em situação de queda ou doença considerada “não urgente”, possam ser vistos primeiro …

Região

Está apresentado o Troféu Rally Regional Centro (TRRC) 2017,que conta já na sua sexta edição.

Foi o Salão Nobre da Câmara Municipal de Penela que recebeu a apresentação oficial do Troféu Rally Regional Centro (TRRC) 2017,que conta já na sua sexta edição. No exterior do Município

Última Hora

Centro de Portugal marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Centro de Portugal vai estar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 13 a 17 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Informação

Nelas: investimento de 5 milhões cria 21 postos de trabalho na produção para a indústria farmacêutica de cannabis

A Câmara Municipal de Nelas acaba de protocolar com a empresa “Endopure, Lda” a cedência de um lote de terreno de cinco mil metros quadrados na Zona Industrial de Nelas,…

Informação

Figueira da Foz: Homem mata mulher a tiro

Uma mulher foi morta a tiro, esta manhã, em Quiaios, na Figueira da Foz.

Última Hora

“Grande Rota do Alva” vai ser apresentada hoje em Penacova

A Grande Rota do Alva é apresentada hoje, às 15h00, na Casa do  Povo de São Pedro de Alva, numa parceria do Município de Penacova  com a CIM Região de

Última Hora

Coimbra: Polícia recupera ouro e dinheiro furtados do interior de casas

No âmbito de um inquérito de investigação, relacionado com crimes de furto no interior de residências em Coimbra, praticados entre fevereiro e outubro de 2018, foram recuperados vários artigos que

Destaque

Mulher vítima de “roubo por esticão” em Oliveira do Hospital

Uma mulher, de 36 anos, foi vítima de “roubo por esticão” ontem à noite, pelas 22h00, no centro da cidade de Oliveira do Hospital.