Oeiras entregou a 30 municípios mapas para um melhor planeamento do território após grandes incêndios

Oeiras entregou a 30 municípios mapas para um melhor planeamento do território após grandes incêndios

image_pdfimage_print

A Câmara de Oeiras entregou ontem aos 30 municípios mais afetados pelos incêndios de 2017, informação geográfica de alta resolução que lhes vai permitir …

… um melhor ordenamento, num investimento de 450 mil euros da autarquia do distrito de Lisboa.

Numa cerimónia que decorreu em Coimbra, o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Moais, entregou os ortofotomapas de cada um dos municípios aos seus representantes.

Estes ortofotomapas são criados a partir de fotografias áreas da superfície terrestre que, posteriormente, são corrigidas para que todos os elementos apresentem a mesma escala, sendo informação geográfica de alta resolução, com uma margem de erro muito inferior à do Google Maps.

Com um investimento de 450 mil euros feito pela Câmara de Oeiras, o projeto, levado a cabo pela empresa Municípia, permite que os municípios apliquem agora os mapas “no planeamento florestal ou na elaboração de cadastro”, trabalhando com informação “com um rigor e segurança de uma margem de erro zero”, disse à agência Lusa Isaltino Morais.

Os municípios apoiados pelo projeto, intitulado “Oeiras30Mais”, foram Arganil, Carregal do Sal, Castanheira de Pêra, Castelo de Paiva, Figueiró dos Vinhos, Freixo de Espada à Cinta, Gavião, Góis, Gouveia, Lousã, Mação, Mangualde, Marinha Grande, Mira, Mortágua, Nelas, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Santa Comba Dão, Seia, Sertã, Tábua, Tondela, Vagos, Vila de Rei, Vila Nova de Poiares e Vouzela.

O projeto, que teve um prazo de execução de cerca de seis meses, arrancou em abril de 2018, com a realização de voos nos municípios abrangidos, para a recolha de fotografias aéreas.

Ao todo foram criadas 22.500 imagens aéreas, que resultaram em 3.500 ortofotos, que representam cerca de 700 mil hectares de território.

com lusa.pt
Foto:MOH

Previous GNR apreendeu 262 doses de droga em viagens de finalistas para Espanha
Next Oliveira do Hospital acolhe iniciativa “Dou Mais Tempo à Vida”

Artigos Relacionados

Politica

João Semedo, antigo líder do Bloco de Esquerda, morreu esta terça-feira

O antigo coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo morreu esta terça-feira, vítima de cancro, aos 67 anos. João Semedo morreu na sequência de uma batalha contra o cancro na

Informação

Queda causou morte a um homem de 70 anos em Tábua

Um homem com idade entre os 70 anos, morreu esta tarde na sequência de uma queda na localidade de Sevilha, concelho de Tábua.

Informação

Deputada do PCP visita concelho de Oliveira do Hosital na sequência do trágico incêndio

Esta segunda-feira, 23 de Outubro, 2017, a partir das 14 horas, a Deputada do PCP , Ana Mesquita, estará em visita de trabalho ao concelho de Oliveiira do Hospital…

Última Hora

GNR vai estar na estrada com a “Operação Carnaval”

É já a partir de amanhã, dia 24 de fevereiro, que a GNR irá iniciar a ‘Operação Carnaval’, intensificando assim nas estradas os patrulhamento …

Última Hora

Mais de 500 mil hectares de culturas agrícolas afetados pelos incêndios

Os incêndios afetaram este ano mais de 500 mil hectares de terrenos com culturas agrícolas, dos quais 8,8 mil hectares de olival, 2,8 mil de vinha e 2,4 mil de

Informação

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

Depois de disputarem o dérbi concelhio, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense estão prontos para conquistar pontos na 11ª jornada da Série C do

Desporto

Sampaense Basket perde frente ao Illiabum (73-87) e continua sem vencer na LPB Placard.

Foi uma partida com uma entrada muito forte do Sampaense a mostrar que queria ganhar vantagem bem cedo para tomar conta do jogo. Não conseguiu, já que o Illiabum criou

Última Hora

A Rádio Boa Nova ficou hoje mais pobre. Faleceu o Professor Ramos Mendes

A Rádio Boa Nova ficou hoje mais pobre. Faleceu o Professor Ramos Mendes

Informação

Farmacêutica de Coimbra vai produzir medicamentos de combate ao cancro para o Brasil

O grupo farmacêutico Bluepharma, sediado em Coimbra, vai produzir medicamentos de combate ao cancro para o mercado brasileiro, o que deverá acontecer dentro de dois anos.

Última Hora

Região: Homem de 83 anos detido por incêndio florestal

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial da Mêda, deteve ontem, dia 26 de fevereiro, um homem de 83 anos, pelo crime de incêndio florestal, no concelho da

Última Hora

José Carlos Alexandrino volta a ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

O atual presidente de Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é recandidato a um terceiro mandato para aquele órgão. A confirmação foi avançada pela própria Federação de Coimbra do PS.

Região

GAL ADIBER aprovou 1,4 milhões de Euros em novos incentivos para as micro e pequenas empresas

O Órgão de Gestão do GAL ADIBER / Beira Serra 14- 20 reunido, ontem, em Oliveira do Hospital, aprovou os termos do Aviso de Concurso às medidas do DLBC Rural